terça-feira, 5 de agosto de 2014

Pirata... e o incêndio no Shopping Praiamar


Caros amigos da pirataria alada, como bom pirata aposentado estava, junto com a Sereia pirateando pela aprazível  Santos!.( Cidade tão maravilhosa quanto o Rio de Janeiro e tão dinâmica quanto São Paulo, porem com a tranquilidade interiorana , segundo o Filósofo Mestre Adriano).


A verdade é que a Sereia e este bom e velho(mais bom que velho, ou vice versa)) pirata que vos fala vieram fazer uma visita ao nosso querido casal , Jose Barreira (o piloto sério de offshore) e sua adorável Maria do Carmo (a rainha do Parking).Depois de muito papo e algumas boas lembranças, resolvemos fazer uma rápida refeição no , belo Shopping Praimar de Santos.A ideia era comer num fast food e depois fazer algumas compras no supermercado abastecendo a geladeira para a semana de descanso regulamentar do meu (regulamentado)amigo piloto sério de offshore.Havia várias opções na praça de alimentação , e optamos por um novo estabelecimento que oferecia pratos executivos rápidos e ,fotograficamente, saborosos. Fizemos nossos pedidos e nos sentamos aguardando a chamada nos ,fatídicos aparelhinhos de senha (aqueles que fazem ...tiiii...róómm).O papo rolava agradável quando percebemos uma fumaça com cheiro de queimado . Logo pensei que minha picanha executiva estava passando do ponto .



Começou uma certa correria no entorno e foi aí que percebi que o fogão do fast food ardia em chamas!. Um dos funcionários acionava um extintor de incêndio de CO2 portátil sem sucesso por incompatibilidade do artefato com o tipo de incêndio. Nesse momento me preocupei  em ajudar uma das funcionárias que ainda permanecia no interior da loja. Com a confusão estabelecida , apareceu um “elegante “segurança do Shopping (daqueles com plug no ouvido e radinhos na mão vestidos com aqueles fatídicos ternos pretos parecendo agente funerário) cuja única preocupação era dizer que já havia chamado o bombeiro!(sem tomar qualquer outra atitude). Depois de uns 10 minutos sem nenhum outro tipo de providência, o meu regulamentado amigo piloto sério de offshore  tomado pela preocupação com o aumento das chamas tentou tomar uma providência e atacar o fogo de alguma forma. Nesse momento, foi impedido pelo ,incompetente segurança que repetia que o bombeiro já havia sido chamado 
(mas não aparecia... como mostra o filminho  do site abaixo)


NOTA do AUTOR
(neste site acima , o texto da g1 promoveu o " O Comandante Barreira a Funcionário do Shopping"...kkk ...isso cheira a FAKE )

Foi então ,nesse momento , quando as chamas já tomavam o teto e as paredes da loja, que surgiu como um raio, não se sabe de onde, aquele meu outro velho amigo ... o Comandante Barreira (aquele milicão carrancudo oficial de Marinha retirado ... mas que ainda tem “o Sangue do Lince” correndo nas veias .(vide site a seguir)


.Quebrou um armário que anunciava mangueiras de incêndio com a ajuda de um funcionário do fast food ao lado....esticou a mangueira... foi auxiliado para pular o balcão e empunhando a mangueira determinou : “- ABRE A AGUA!”
Num primeiro momento ... frustração . Nada aconteceu ...até que a mangueira começou a se encher ...  ele se preparou  e .....nova frustração!!... só saía lama preta!!...Ele continuou tentando apagar o fogo mesmo com lama preta que no entanto não tinha pressão suficiente para atingir o teto. A persistência deu resultado... depois de uns 2 minutos de lama preta , finalmente a água jorrou ... e com pressão suficiente para apagar instantaneamente o fogo ... do fogão... das paredes ... e do teto que nesse momento já ameaçava desabar !!


Fogo extinto...muita fumaça em todo o ambiente da praça de alimentação do Shopping sem que nenhuma outra providencia tenha sido tomada pelos “regulamentares” , “elegantes” e...incompetentes seguranças do Shopping.
Passado o perigo...e ainda sobe efeito da fumaça tóxica e da baixa visibilidade, procurei  o meu amigo comandante Barreira (o ranzinza milicão de Marinha) para dar-lhe um abraço...mas .... cadê?... o cara tinha sumido...da mesma forma como apareceu ....do NADA!
Passados mais de 15 minutos desde o inicio do evento (fogo) apareceu o 1 (UM) bombeiro da “brigada” de incêndio do Shopping que ficou ali segurando a mangueira , que já não jorrava mais água (até porque não havia mais fogo) para aparecer  nas fotos e(fatídicos) vídeos dos corajosos espectadores que nada fizeram para ajudar ... além de postarem seus vídeos nos Faces da vida....! O “bravo” segurança ainda me recriminou quando num momento de orgulho pelo ato do meu amigo , acendi instintivamente ,um relaxante e delicioso cigarrinho.! Ele está certo !!! afinal de contas ... o cigarro mata...e as pessoas em volta poderiam se intoxicar com a fumaça do” meu cigarro” !!!
Pois é meus caros leitores... isto sim foi uma bela aventura... e dela pode se tirar várias conclusões:
1-      Apesar de toda regulamentação , os profissionais de Shopping não estão preparados para defender e proteger o cidadão comum frequentador num caso de emergência.
2-      As pessoas (os jovens particularmente) não tem iniciativa coletiva nenhuma. Estão mais preocupadas com seus celulares para registrarem seus “furos” de Face e You tube.
3-      A Marinha do Brasil , realmente prepara HOMENS para todo o tipo de emergência da vida em defesa de cidadãos em geral e não só perseguem, ou torturam alguns  terroristas que há tempos atrás,com argumentos ideológicos cometiam crimes hediondos, como assaltos a bancos e sequestros de embaixadores e hoje posam de autoridades “legalmente” eleitas sob o manto da “dita” democracia (ou democratura... como quiserem ).


... e foi assim que esse pirata aposentado.. compartilhou com a Sereia de todos os mares.. um agradável dia comum ...na maravilhosa e dinâmica Santos..aquela do maior porto da America Latina com seus Marinheiros e piratas... a mesma da Bacia de Santos , a maior reserva de petróleo do pré sal com seus pilotos sérios(e regulamentados) de off shore.
Depois de toda essa confusão...fui fazer minhas compras no super mercado do Shopping ...porque afinal de contas , .. pirata que é pirata...não fica sem tomar umas BUDs bem geladas ... só para comemorar


Aos queridos milhões de leitores espalhados pelo mundo ....um carinhoso beijo na bunda...porque a vida continua ... com incêndios ...ou sem eles ......



6 comentários:

  1. O meu amigo Comandante não é herói ... só é um cidadão consciente...e proativo!!...mas valeu o comentário..."maninha pirata" . Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ótima história!! Muitas emoções vividas para nos contar👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro "Anônimo".
      Obrigado pelo comentário.
      Essa história foi vivida pelo meu amigo milico (Comandante Barreira) num momento de laser. Infelizmente as coisas começaram a ocorrer , sem que funcionários e clientes tomassem uma iniciativa proativa. Pior ainda , Imprensa e Administração jogaram a "verdade" para baixo do tapete da "História". (infelizmente isto está se tornando uma prática comum ultimamente) .
      Novos tempos , onde a "verdade" ... se esconde por trás dos interesses financeiros.
      Abraço ( cuidado com o gancho)

      Excluir
  3. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro(a) Anônimo
      Desculpe a demora (não havia percebido o comentário efusivo)
      Em tempos de FAKES ou Fatos , 8 anos passados deste FATO ocorrido e escondido pelos interesses econômicos envolvidos , tanto pela administração do Shopping quanto pela Imprensa (politicamente correta) , varreram para baixo do tapete a realidade.
      Restou este registro , do qual muito me orgulho pela minha formação profissional que permitiu evitar algo que poderia ter causado talvez , uma tragédia por falta de iniciativa , tanto dos clientes quanto dos responsáveis. encarregados da segurança.
      Assim era nosso Brasil de 2014.
      Obrigado pelo comentário

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado