segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Pirata....e o VETERANO


 Caros amigos da Pirataria Alada ...o meu cordial ...Olá !



Andei  afastado e meditativo, como convém (de vez em quando)... a um idoso . Sim idoso mesmo...como oficialmente todos acima de 60 são oficialmente chamados. Como até Pirata que é Pirata envelhece....o Pirata Alado ficou velho e as aventuras ficaram escassas ....mas ...(sempre existe um “mas”)...não há bem que sempre dure ...nem mal que nunca se acabe....e após o meu período meditativo de afastamento resolvi , a beira mar (mais conhecido como praia) reencontrar com meus antigos companheiros de jornadas aventureiras :





 o piloto sério de Offshore
         José Barreira
 ( aquele há algum tempo demitido) ,












            o milicão da Marinha
        Comandante Barreira
       (agora na inatividade)










e este Pirata Alado aposentado que vos fala 


. Na verdade um encontro de velhinhos unidos pelo mar cheio de histórias para contar.


Nos encontramos numa barraca na praia Boqueirão em Santos próxima ao Canal 4. A alegria do reencontro começou festiva , em que pese as ausências das caras metades de cada um : a Dona Maria do Carmo companheira do piloto sério de Offshore, a Pi , primeira dama do HA-1 , companheira do milicão da Marinha e a Sereia Alada minha cara metade.



O papo rolou frouxo mas.. pairava um certo tom amargo entre nós ... tipo decepção com as coisas da vida atual ...com a sociedade mais preocupada com o consumismo e a ostentação, do que com valores morais, ou fatos  e acontecimentos mais reais que virtuais.
O José Barreira do offshore confessou ter entrado num período de depressão social por ter parado de voar após a demissão...o Comandante Barreira milicão também aceitou estar com o mesmo tipo de depressão após ter sido agraciado oficialmente pela Capitania de Santos com o Distintivo Naval de “CMG INATIVO”. Eu, ouvindo aqueles lamentos depressivos, cheguei a conclusão que sofria do mesmo mal que meus amigos inseparáveis : ”depressão social aguda “ causada pela minha aposentadoria das aventuras piratescas aladas em função , principalmente , pela idade (quase) avançada.

Nesse momento ,  após algumas Buds consumidas ,o sol se pondo no horizonte perfeito do mar , o som das ondas quebrando e a agua salgada molhando nossos pés na maré alta.....que num momento de revolta piratesca gritei :
 “ NÃO...Não vamos nos entregar ao marasmo e a mesmice !!... vamos nos tratar !!”
Com o espanto do barman da barraca que nos servia mais Buds e com o olhar arregalado dos meus amigos alados....decretei :
“Vamos reagir e procurar o Dr Eumi !”
O Dr Eumi é um antigo conhecido especialista em Pirataria Geral, formado pela renomada U.A.L. (Universal Academy of Life). Ele é capaz de resolver qualquer problema  de Direito, Engenharia , Botânica, Zoologia, Administração, Negócios, Arquitetura, Desing, Ensino, Corretagem em geral de Seguros ou Imobiliária, Religião, Relações Humanas (amorosas ou não)...entre outras ....mas a sua especialidade mesmo é na área de Saúde  Geral....mais precisamente na área de Psicologia. Assim sendo, partimos céleres para o consultório de Dr Eumi que atende num quartinho de material de limpeza no Estacionamento e Lava Rápido Mar Auto Park ( o melhor da Baixada Santista ) aqui mesmo no Boqueirão.



Chegando lá , qual não foi a nossa surpresa ao encontrarmos o Marcelo (proprietário do estabelecimento) acompanhado de nossas três companheiras : A Maria do Carmo. A Pi ...e até a Sereia...apreensivas mas ao mesmo tempo ,... confortadas  pelo Marcelo....
Confesso que não entendi bem a situação... mas deixa pra lá... o nosso problema naquele momento era outro...era a consulta com o Dr Eumi. Entramos no quartinho da consulta e fechamos a porta. Afinal problemas  de Pirataria devem ficar limitados somente a seres afins, sem o conhecimento da imprensa e do publico em geral (ainda mais no Boqueirão onde todo mundo toma conta da vida de todo mundo).
Em 10 minutos expusemos a nossas mazelas e depressões e o veredito , ou resultado dos exames realizados pela análise do Dr Eumi  como sempre ,veio de imediato !:
“Voces estão sofrendo de um problema de depressão social profunda causada pela  velhice congênita agravada pelo problema de” tripla” personalidade qualificada que vos acompanha há algum tempo evidenciada ultimamente pela total falta do que fazer acompanhada da medicação errada....as Buds em doses excessivas . Assim sendo vocês abandonem definitivamente as expressões : “ piloto de offshore DEMITIDO” , “ milico INATIVO” e principalmente “ pirata APOSENTADO”. Daqui por diante vocês serão um só : “ O VETERANO” !....e ponham-se ... daqui pra fora ! e vão viver a vida....Ah!.. e não se esqueçam ....abandonem a fidelidade a Budweiser...cerveja é cerveja ...tomem qualquer uma ...mas todos os dias pelo menos ... uma latinha.

Felizes  nos abraçamos....e dissemos em uníssono :

                                 “ O Dr Eumi é o cara!!!”



...abrimos a porta e saímos para a vida...e qual não foi a surpresa ...de encontrar...uma senhora quase idosa...linda ... charmosa...elegante...(e cá entre nós e que ninguém nos ouça ... gostosa)que reconheci como a minha eterna e fiel companheira  Mulé , sentadinha ali num banquinho, que olhou com olhar meigo e disse suavemente :

Oi Zé...ja estava ficando aflita...voce demorou mais de 10 minutos com o Dr Eumi...ele não demora mais que 5 minutos para dar uma solução”

Ouvi um pássaro solitário cantando em cima do muro ... reparei  que um mamão enorme pendia solitário de um mamoeiro que nasceu espontaneamente no jardim das begônias... vi o Bomba (gerente do Estacionamento) finalizando um carro recém lavado e tudo aquilo me pareceu muito familiar e agradável....e até o Marcelo (proprietário do estacionamento) me cumprimentou e disse que já estava indo embora , me deu boa noite pegou sua moto e se foi com naturalidade...  a noite chegou de leve ...ouvi o o ruído familiar de um helicóptero que sobrevoou o estacionamento  na final pra pouso no heliponto do Mendes e instintivamente desejei  bom pouso aquele piloto desconhecido na sua labuta alada com ou sem aventura,... sem sentir nem um pingo de inveja...
Foi aí que percebi que estava curado....

Meus queridos Amigos Alados : ...milicão...piloto sério de offshore...e principalmente pirata...tenham vida longa ..(na verdade ..PIRATAS nunca morrem...vivem para sempre no imaginário de todos aventureiros...).

FUIiiiii................

Um forte e fraterno abraço....
do amigo ...

 o VETERANO


2 comentários:

  1. Muito bom! vc escreve muito bem.Bj. Irmã.

    ResponderExcluir
  2. Valeu irmãzinha querida. Melhor que seu elogio, é a honra de tê-la como leitora.
    Beijo do VETERANO

    ResponderExcluir