Amigos da pirataria alada.... cá estamos num belo dia de outono europeu... cruzando a costa mediterrânea da Espanha... próximos a Gibraltar...aquele funil do mediterrâneo por onde passa praticamente toda a riqueza da Europa.
...e foi nestas condições de navegação , que este meditativo pirata....lembrou de uma história contada pelo meu bom e velho amigo , o Comandante Barreira...aquele sério e carrancudo amigo de Santos oficial de Marinha retirado. Contribuiu para que eu lembrasse dessa história o meu bom amigo aqui da Nau ... o Claus... dinamarquês , ex comando da Marinha da Dinamarca... e mais conhecido à bordo da Nau como Magiver!(aquele faz tudo, do antigo seriado americano)....
...pois é .. estávamos jantando na sala dos crews de big boats ..quando o Magiver lembrou de uma antiga operação da Nato em 1998 ,da qual ele participou,ainda na ativa, aqui pelas bandas de Gibraltar... chamada “Operação Tapon 98 “... comandada pelos espanhóis e tinha uma força de 25 navios de várias nacionalidades(USA, Canadá,Inglaterra,Dinamarca, Alemanha, Grécia,França,Itália, Portugal,Espanha... que eu me lembre)capitaneados pelo Porta Aviões Príncipe de Astúrias, espanhol e incorporado a pouco.Muito bem... a operação consistia em impedir que um navio mercante , carregado de armamento, proveniente de Tenerife no Atlântico,penetrasse no Mediterrâneo e descarregasse o armamento na Grécia.Assim os 25 navios da Nato , se postariam na entrada de Gibraltar para ali , fazerem um TAPON...(tampão) impedindo qualquer navio indesejável de passar, por tão poderosa força.
|
Eu me lembrava de uma historia contada pelo amigo Comandante Barreira sobre esta Operação, quando o Magiver perguntou: "Pirata... e você ? não tem uma história de Marinha do Brasil pra contar?" Senti um certo ar de desafio na pergunta dos "gringos" crew de big boats, já que como brasileiro a bordo , era minoria a bordo e respondi: "Eu não ... mas um amigo meu me contou que certa vez participou desta tal de Operação Tapon 98"
....aí comecei a contar a história que o meu amigo Comandante Barreira me contou.. .Assim contava ele:
“---- Eu era comandante do HA-1, esquadrão que tinha acabado de receber 14 Super –Lynx novos e completamente update (ou ... no estado da arte... como queiram)..quando surgiu uma missão na Europa.Nós deveríamos embarcar um Lynx na Fragata Independência e formar um Grupo Tarefa para representar o Brasil na EXPO 98 (feira internacional) que seria realizada
Os navios representando a Marinha do Brasil , foram convidados pela OTAN,a participarem da Operação Tapon, que ocorreria dias após.
Convite feito ... convite aceito... e para tal nos dirigimos para ROTA na Espanha , onde seria realizado o briefing da missão.Lá chegando eu e o Comandante Marinho , meu amigo e companheiro de outras jornadas fomos a reunião preparatória, enquanto o Tenente Muller, terceiro piloto a bordo dedicou seu tempo livre a coletar a assinatura eletrônica dos radares dos 25 navios estrangeiros da OTAN que ali estavam.
No briefing ficamos sabendo que como Marinha convidada( e subdesenvolvida), que o nosso papel na operação seria de meros coadjuvantes dos atores principais , os poderosos navios da OTAN que afundariam o , inimigo mercante e seu escolta de Marinha inferior, papel esse que nós iríamos desempenhar.Ao regressar para o navio , meio constrangidos com nossa missão,um tanto quanto, ...digamos ...secundária...., soubemos que o Muller havia colhido um bom material de informações eletrônicas dos navios ... agora... inimigos.
... e assim fomos encontrar nosso mercante a ser escoltado em Tenerife....
|
Quando chegamos na entrada de Gibraltar ,local onde o pau ia cantar,...quis o destino ,que uma bruma densa e colada no mar viesse aparecer.Diante de tal situação propus ao Comandante da Fragata decolar o Lynx e tentar alguma coisa.......Decolei e voando .depois dos procedimentos para posiciona-lo...nos aproximamos...e no alcance dos nossos mísseis.....FIRE !...4 sea skuas no monstro....e voltamos para bordo.
Ao chegarmos de volta .... fomos recebidos com esfuziantes abraços ....do tipo ... filme TOP GUN.......havíamos colocado fora de ação o navio Capitânea da Otan na operação....com isso os outros ficaram sem coordenação...e ficaram perdidos..
Resumo da`Ópera..: ....entramos com nosso Mercante escoltado até a Grécia sem sermos incomodados!
Acabada a operação ... navios regressando a Rota para de-briefing.....e todos se questionavam ....Como um , apenas UM helicóptero brasileiro foi capaz de tanto estrago na OTAN ..?”...............
Assim contava o Comandante Barreira.....que não é de mentir ..... diga-se de passagem
Quando este humilde pirata , que vos fala, terminou de relatar o fato histórico , narrado pelo meu amigo Comandante Barreira,....a gringarada crew de big boat da Nau Pirata, estava com aquela cara (que eu já conheço) de : “ Esse pirata é mentiroso ..pra cacete”.....foi aí que o Claus (Magiver)...inconformado disse: “---- então foi você!...ou melhor... o seu amigo comandante!... que fez aquele estrago nas forças da OTAN na Tapon 98?....e alem do mais usando de meios heterodoxos ... tipo pegar a assinatura radar dos navios no porto !”
Todos incrédulos...pela autenticação emitida pelo Claus ,da história que acabara de contar ....me olharam com ar de reprovação....esperando a minha reação....... Não me restou outra alternativa...e solenemente declarei:
“---- IS SIMPLE......WAR... IS WAR !”
....e mais uma vez o pirata alado se retirou do recinto... não sem antes... se virar na porta e com o já famoso movimento de :” vem cá minha nega”...dizer: “----- NATO !!....CRÉU! “
Um beijo no coração da marinheirada brasileira ... e outro na bunda da gringarada da OTAN
REVISTA MARÍTIMA BRASILEIRA no INSTAGRAM |
Interessante relato Pirata , posso compartilhar com o grupo https://www.facebook.com/groups/fordefesa/ no facebook ?
ResponderExcluirMeu caro Marcio
ResponderExcluirFique a vontade para compartilhar. A pirataria do bem ....só faz ... BEM !
abraço
Ouvi dizer por ai ....que o Príncipe de Astúrias já teria passado por experiencia desagradável com a MB. Dizem por ai que ele já teria sido afundado na Operação Linked Seas 97 pelo Submarino Tamoio, outros dizem que foi o Submarino Tupi ( ha controvérsias).O importante é que as histórias só são contadas pelos vencedores...nunca pelos perdedores.... com o tempo...fantasias são criadas...
ResponderExcluirSua opinião ...Sereia faz qualquer aventura ... valer a pena.
ResponderExcluirBeijo