sábado, 25 de outubro de 2014

Pirata...e a Budweiser

Caros amigos da Pirataria Alada...meu cordial “Hi!”

Há muito tempo prometo falar sobre a relação deste bom e velho pirata (mais bom que velho...ou não),com o “precioso” liquido douradamente refrescante conhecido como : “ cerveja” (ou “Beer”...como preferem os gringos)... e particularmente a Budweiser (conhecida como a “king of the beer “...ou Bud para os íntimos)

Essa história começa há alguns anos( para ser mais exato em 1998)quando ainda a pirataria alada tinha contornos oficias e este pirata que vos fala ostentava a cobertura negra e a estrela dourada de Lince Lider outorgados pela querida Marinha do Brasil.

Naquela época,tive oportunidade de desfrutar da convivência com alguns “ases” da Aviação Naval do Tio Sam....e foi num barzinho da pacata Key West que conheci o Lt Tom Cane’s Foot  ,piloto de AV-8 da USNavy . Depois de alguma conversa mole ele me apresentou a “Bud”.Confesso que foi um caso de amor ao primeiro gole!Naquela época a Sereia de todos Mares (que respondia pela alcunha de Pi) e me acompanhava como Primeira Dama da Caverna dos Linces, testemunhou esse caso de amor e deu a sua benção nos momentos em que a minha atividade aérea , permitisse.

De Key West partimos para Pensacola, no litoral americano do Golfo do México.Lá,no balcão voltado para o por do sol, no clube dos “ Blue Angels”,foi onde consolidei o meu amoroso relacionamento com as Buds,acompanhado pelos Top Guns dos Anjos Azuis e seus F-18s,admirando em silêncio, a deslumbrante despedida diária do astro rei ao Golfo do México.Ao final da cerimônia o tradicional  brinde regado a Buds:

“Arriba...Abajo..El Centro..y a Dentro!!!...GGRREEUUOOu! (respeitoso arrôto)....AGA...Á “  (como convém a todo bom pirata alado).

De Pensacola... ligação direta com San Diego e seus museus navais. Ao admirar num dos parques a grande estatua que eterniza o beijo do marinheiro na desconhecida enfermeira ao ser anunciado o fim da 2° Guerra Mundial....brindei satisfeito...(logicamente com uma ... Bud).

Naquela época, descobri lá pelos USA que a tal de Budweiser e a tal de Coca- Cola, alem de deliciosas ,  eram” ícones” da cultura popular americana

Alguns anos depois, já como pirata privado ativo (e assumido) , eu não entendia porque, a bordo da Nau Pirata, tanto a Bud como a Coca (Cola ...que fique bem claro), não eram bem-vindas.

Muito bem , dito isso...passemos a outro cenário..: Ano de 2008 a bordo da Nau Pirata(que naquela época era comandada por Sir Roy), desfrutando das  águas e sol , da paradisíaca Polinésia Francesa.

Neste novo cenário,Sir Roy, sul africano com pinta e vontade de ser inglês,era conhecido como “Pirata Roy .. o picareta”. Grande navegador que navegava pelo Pacifico sempre com uma picareta na mão pronto a garimpar tesouros alheios perdidos e enterrados nas praias da vida.



Foi num dia maravilhoso,depois de desfrutar das transparentes águas do lago azul do paradisíaco e isolado atol de Temoe, no arquipélago polinésio das Gambiers, que pousei o Sea Baboon na Nau e fui recepcionado pelo captain Roy que rapidamente me comunicou :

“ We will  to New Zealand !”. 


Num primeiro momento ... pesar...  por deixar a paradisíaca Polinésia...mas logo resetei e virei minha atenção para o novo alvo ... a Nova Zelândia . Como não conhecia aquelas ilhas da Oceania, fui pesquisar e descobri  que o nome do país  (Nova ZÉlandia...ou Nova Terra do Zé ... como queiram) entre outras conjecturas, era uma homenagem ao meu bom amigo, ZÉ Barreira (piloto sério de offshore) e sendo assim, fiquei feliz de desbravar essa nova terra (e mares)
Navegamos sob mar de almirante até Auckland (capital da Terra do Zé)e lá chegando recebemos a noticia que receberíamos a bordo o grupo de “caçadores de peixes” que em outras oportunidades já haviam desfrutado das instalações da Nau Pirata(equipada para fazer de tudo... até para ...não fazer nada).Fiquei feliz com a notícia,até porque me era agradável a covivência com aquele grupo brasileiro de caçadores de peixes que sempre prenunciava fartura de Dourados  grelhados e filés de Tunas no jantar. Na falta das gringas Bud e Coca(Cola... claro..e proibidas a bordo...não sei porque) para refrescarem os jantares, certamente teríamos as brazucas Brahmas , Antárticas, Bohemias e etc alem do delicioso Guaraná Antártica.

No dia seguinte, chegaram os três subaquáticos caçadores.: 





O Jotapê, mais velho porem não menos atlético ,magro e altivo, muito educado com pinta de suíço , apesar da cidadania brasileira que era conhecido a bordo como “ Big Boss”







O Mike Tango, sempre muito ativo e focado, era conhecido a bordo como “Beard”.Acredito que a razão deste “call sing” dado pelos gringos a bordo era devido a barba curta e bem cuidada que o Mike Tango ostentava.








O terceiro caçador de peixe era alto , magro e por ser quem dava as ordens a mim diretamente, passei a chama-lo de “Chefe”.Os outros o chamavam simplesmente de Beto, e foi ele que determinou que a Nau deveria levantar ferro e se dirigir para Great Barrier (uma ilha a nordeste de Auckland ) distante umas 60 milhas náuticas.



Mais uma vez fiquei orgulhoso pela homenagem kiwi a outro grande amigo meu.Desta feita a homenagem era dirigida ao Comandante Barreira (aquele carrancudo milicão retirado de Marinha). Afinal a tradução de” Great Barrier” ( a ilha para onde nos deslocávamos) é : “ GRANDE BARREIRA” ( meu bom amigo carrancudo)

Levantamos âncora e nos dirigimos para a ilha do Grande Barreira.La chegando fundeamos a Nau na enseada de Port Fitzroy a tempo de apreciarmos um maravilhoso por do sol, enquanto os caçadores mergulhavam em busca dos nossos jantares : ... os peixes.
Tudo estava perfeito e passei uma noite tranquila e agradável, porem percebi que os caçadores de peixes estavam empenhados numa frenética atividade de comunicações por meio de internet e telefones celulares durante toda a madrugada.Como pirata que é pirata não se mete na vida de ninguém ... dormi o sono dos justos.


O dia seguinte amanheceu completamente fechado na enseada Fitzroy. Chovia uma chuva fina e o teto das nuvens não ultrapassava 300 pés. Era uma visão triste que não nos permitia curtir as belezas naturais da ilha, mas prenunciava um dia de meditação profunda sob os braços de Morfeu, se não fosse a frenética atividade de contatos telefônicos e virtuais exercida pelos caçadores de peixes.Em determinado momento , o Chefe,entrou no meu camarote e determinou:

“-Pirata...o Beard tem que ir para o aeroporto de Auckland para pegar o avião e decolar imediatamente para os USA !! “

... e completou com a pergunta :

“Voce acha que dá para levá-lo para Auckland no Sea Baboon ??”

Meio surpreso com a missão recebida e tentando responder a pergunta, dei um pulo do beliche e fui avaliar” in loco” as condições meteorológicas .Considerando que o seaBaboon não é um helicóptero preparado (nem homologado) para voos por instrumentos, só me restava o voo visual e para tal, teria que voar abaixo dos 300 pés (base da nuvens).Ao comunicar ao captain Roy a minha missão recebida , pedindo que preparasse o convés de voo para lançamento do Sea Baboon, ele alegou que não faria nada porque aquele voo não seria possível , aquela hora, porque o aeroporto de Auckland estava fechado para voos visuais.Nesse momento iniciou-se uma discussão sobre a realização da missão. Aleguei que iria decolar sozinho para avaliar as condições de visibilidade fora da enseada e caso julgasse o voo possível voltaria para bordo e decolaria com o passageiro para Auckland e lhe deixaria numa praia próxima com capacidade de pegar um transporte rodoviário para o aeroporto.(No meu íntimo , eu sabia que uma solicitação do Chefe, naquelas condições , só poderia ser algo muito importante , caso contrario ele não a faria).Quando a discussão , entre este pirata que vos fala e o Roy Picareta tomava rumos hostis, surge o Mike Tango (o Beard) e determina:

“- Vamos decolar e fazermos uma avaliação das condições juntos...se você Pirata Alado ,achar que não é viável... retornamos... se você achar que tem condições ... prosseguimos !”

Diante dessa ordem,o Captain Roy saiu muxoxando e preparou o convés de voo para decolagem do sea baboon.


Decolamos ,eu e Beard.Mantive 200 pés com 100pés setado no radar altímetro,com visibilidade restrita.(me lembrei dos bons tempos de Super Lynx quando executávamos planos de ataque a baixa altitude).Meu plano era, voar entre 100 e 200 pés mantendo condições de voo visual , tentando visualizar a ilha de Little Barrier ,distante cerca de 15 milhas do barco...de la mais 15 milhas para o litoral da North Island da Nova Terra do Zé, e ao atingir o litoral desembarcar o Beard para pegar uma condução terrestre para Auckland.Não foi preciso. Ao atingirmos uma praia no litoral me lembrei de uma famosa frase de um velho (e sábio) companheiro NAVAL do ninho das águias em São Pedro D’aldeia , o tio Ney,que dizia :

“- Me dê uma praia e chegarei ao Alaska !”

Não precisei ir tão longe.Com a praia no visual ,voei “praiodrômico” a baixa altitude e cheguei a Auckland em segurança, pousando no heliponto de Machanic Bays (um helicentro litorâneo da cidade) .De lá, Beard pegou um taxi e escafedeu-se apressado para o aeroporto.Eu ,fui para um hotel porque voltar para a Nau naquelas condições .... “nem pensar “ !

Passei uma excelente noite desfrutando do merecido descanso por mais uma missão cumprida em segurança, instalado num dos vários bares no entorno da marina de Auckland e observando os milhares de veleiros e seus tripulantes kiwis e claro , degustando um suculento filet de Angus grelhado com batata frita , brindando com uma Bud ..a mais um emocionante dia na vida de pirataria alada.


O dia seguinte amanheceu deslumbrante. Acordei tarde no hotel e fui para o café da manhã. A televisão estava ligada e mostrava imagens de um telejornal internacional. Em dado momento, uma manchete me chamou atenção: “- Brasileiros adquirem um ícone americano ...a Budweiser!..e a imagem que ilustrava a reportagem era a do Mike Tango (o Beard)sorrindo. Me aproximei para ouvir os comentário na televisão e fiquei pasmo quando ouvi o repórter anunciar que um grupo de brasileiros acabava de assinar a maior transação privada no mundo adquirindo a Anheuser-Bush , grupo americano proprietário da cerveja Budweiser (um dos ícones da cultura americana) , tornando-se assim a maior cervejaria do mundo .As imagens mostravam um feliz caçador de peixes Beard (que no dia anterior eu havia transportado da Nau para Mechanic Bays) apertando a mão de um carrancudo Mister Bush IV selando a transação .
Fiquei orgulhoso!Terminei meu café,consultei  a meteorologia, peguei o SeaBaboon e voltei para Nau com uma agradável sensação de vitória por uma missão importante cumprida. 

Ao pousar na Nau, percebi o clima alegre de vitória. Quando me dirigia para meu camarote cruzei nos corredores com o Chefe. Contidamente sorridente ele me cumprimentou e me convidou para um brinde na sala estar. Ao chegar, me surpreendi com a presença do Big Boss. Me foi oferecido um copo de cerveja  e reparei pela primeira vez a bordo da Nau uma garrafa de Budweiser repousando, em destaque, sobre a mesa...e brindamos em bom português brasileiro:
“- SAÚDE !!”  (tim-tim)
...intimamente desejei àqueles caçadores de peixes (agora proprietários da maior cervejaria do mundo)... muito sucesso! ...e fiquei imaginando que na próxima missão desses caras a bordo da Nau ....quem sabe não estaremos brindando com ...Coca-Cola ???!!!
Hoje meio retirado das aventuras piratescas do bem, devo dizer que me sinto honrado por ter  convivido e aprendido muito com esses três caçadores de peixes : o Jotapê, o Mike Tango e o Chefe. Alem de matarem muitos peixes, esses caras sempre foram muito corretos, leais e competentes em tudo que fizeram até onde me coube observar.

A eles (e a Bud) , ...o meu mais respeitoso ...desejo de sucesso e vida longa....
Aos meus caros seguidores...espalhados pelo mundo ...um beijo na bunda.



OBS:

 “O texto acima é a mais pura ficção fruto da imaginação de um pirata alado (não merecendo nenhuma credibilidade). Qualquer semelhança com fatos e pessoas é uma mera coincidência”


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Pirata....no fim do mundo









Amigos da Pirataria Alada....meu cordial Olá



"....hoje esse pacato e cansado pirata que vos fala do point da “Sun Coast” brazuca, mais conhecida como Cabo Frio, em plena sexta feira da festança de Momo......Pois é....a zorra está armada...os problemas são esquecidos ... e seja lá o que Deus quiser!
...mas como pirata que é VERDADEIRAMENTE pirata, não se emociona com festa do demônio....resolvi contar as ultimas andanças pelo “Fim do Mundo”......exatamente ...fim do mundo....como se orgulham de classificar os orgulhosos aborígenes argentinos e chilenos habitantes da Terra do Fogo ou Patagônia   


 Embarquei o Seababoon na fogosa Nau Pirata quando esta , magestosamente adentrava a foz do Rio da Prata aproximando-se para tocar o cais de Montevideo.O domingo estava lindo e agradável , e assim , os simpáticos uruguaios,estavam curtindo uma praia ou aproveitavam a brisa para um passeio de veleiro e pequenas lanchas.Quando viram a imponente Nau aproximando-se e preparando o convés de vôo para receber o Seababoon , todos sacaram suas câmeras fotográficas para registrar aquele raro momento......Aí.... este orgulhoso pirata, percebendo o interesse uruguaio pela manobra , esmerou-se na  aproximação e após um , plástico “wing over”,e realizou um pouso suave com a delicadeza que a Nau merecia.......e foi nesse minuto de glória que aconteceu !.....Quando desci do Seababoon , para desfrutar aquele pequeno momento de “star náutico”....percebi que as atenções se voltavam para um vulto distante que se aproximava rapidamente pela popa......Que decepção...

.o vulto se aproximou e em meio ao brilho do mar em dia ensolarado eu reconheci......era o “OCTOPUS”....pois é ....o mega iate do mega bilionário Paul Allen, sócio do Bill Gates...resolveu fazer sua entrada em Montevideo no mesmo momento que a boa e marinheira Nau, ofuscando completamente o brilho daquela , brilhante , manobra de pouso do Seababoon......mas não faz mal....pirata que é pirata ... não se deixa abater por qualquer megaiatezinho assim.....

 Deixando o Paul Allen e seu brinquedinho pra lá.....fui para Ushuaia na Terra do Fogo argentina para prepar as aventuras no Fim do Mundo.Por uma incrível coincidência, carregava comigo, presente do filhote de pirata, o ultimo livro do Amir Klink..”Linha d’Agua”...onde ele conta suas aventuras de construção do Paratii 2, e algumas viagens a Antártica fazendo um pit stop em Ushuaia.....Tudo que ele descrevia no livro ... eu via ao meu lado....me senti como se estivesse dentro da estória do livro....foi muito legal....e recomendo o livro a todos que gostam de aventuras responsáveis....não aquelas em que qualquer porra louca se mete e depois conta com a sorte para sobreviver



De lá fui para Punta Arenas, Patagônia chilena as margens do estreito de Magalhães.Lá, preparei a recepção a Nau e pra os gelados vôos do Seababoon, que nesse exato momento, enquanto este saudoso pirata deita letras no computador em Cabo Frio, está por lá executando com eficiência o seu destino comandado pelo  companheiro de pirataria alada MARINHO, apoiado pelo papagaio de pirata  HUMBERTO......bons vôos para a boa equipe de Pirataria Alada! BRAVO ZULO! ...




Pois é amigos da Pirataria Alada....começou a temporada 2007 pelas altas latitudes Sul ....a temporada promete ... aventuras pelo Pacífico ...Taithi...Nova Zelandia e Austrália....quem viver....verá....!

domingo, 24 de agosto de 2014

Pirata... e o acidente aéreo em SANTOS



Amigos da pirataria alada é com pesar e respeitando a dor das famílias dos vitimados no recente acidente aéreo no ultimo 13 de agosto em Santos que venho fazer algumas reflexões sobre o sinistro.

O acidente ocorreu próximo ao apartamento do meu amigo José Barreira (o piloto sério de offshore)e uma semana após o meu outro amigo o Comandante Barreira (milicão retirado de Marinha ) ter apagado um incêndio no Shopping. Assim sendo , depois da perplexidade pelo ocorrido,nos reunimos para procurar entender  os fatos e analisarmos alguns aspectos relativos ao acidente que nos chegou imediatamente, não só pela proximidade física com o acidente, como pela “aflição” midiática de prover informações (nem sempre corretas).
Em torno de 09:50 hrs do dia 13 de agosto de 2014, chovia fino e como ser alado , por força do hábito olhando pela janela avaliei que o “ teto” (base das nuvens) estava em torno de 500 pés (cerca de 150 metros) o que impediria o vôo em condições VFR (visual) caso fosse obrigado a voar  naquele dia. Após essa observação  fui para o computador ler os e-mails quando ouvi uma forte explosão e sem dar maior importância imaginei ser  algum bujão de gás ou alguma atividade no porto.Encerrei as minhas atividades caseiras e desci para encontrar com a Sereia  que neste momento estava ajudando a Maria do Carmo (rainha do Parking) nas suas atividades profissionais no ,eficiente Mar Café Auto Park (marketing gratuito)

 .Ao chegar , a televisão anunciava a queda de um helicóptero sobre casas há alguns quarteirões do estacionamento.Num primeiro momento imaginei que se algum helicóptero estivesse voando naquelas condições meteorológicas , sobre a cidade , certamente teria passado por maus momentos e bateria em alguma antena ou topo de prédios como sustentavam as primeiras noticias televisivas. Cheguei a acusar INJUSTAMENTE, um EC 130 que todos os dias sobrevoa a cidade a baixa altitude (muitas vezes de forma irregular). Nesse momento um amigo , de posse de seu fatídico i-phone vem me mostrar uma foto recebida pela internet do acidente pedindo que eu identificasse o tipo de helicóptero. A foto mostrava um helicóptero militar estrangeiro que se acidentou num lugar urbano sobre uma casa. Logo disse ao amigo que aquela foto deveria ser falsa e pouco provável que um helicóptero militar estrangeiro estivesse voando em Santos.Em seguida a televisão começou a divulgar que poderia ter sido um avião monomotor. Desconfiei dessa informação porque um avião monomotor não estaria voando nessas condições meteorológicas sobre a cidade.Nesse momento as informações eram desencontradas e demoravam para veicular um  pronunciamento oficial da Força Aérea, considerando que a Base Aérea de Santos ( no Guarujá) deveria manter contato com essa aeronave já que é o órgão responsável pelo controle aéreo na área.Nesse momento  senti  uma desagradável sensação de que estavam “abafando” a verdade dos fatos ! (depois entendi a razão do “abafamento”). Quando começaram a chegar pela televisão as primeiras imagens do local do acidente, o meu amigo milicão retirado (e investigador de acidente aeronáutico formado pelo CENIPA) declarou :-”Isso não foi feito por um helicóptero!”. O local era restrito e não aparecia nenhuma parte que se pudesse associar a um helicopero...um avião talvez...mas monomotor?...teria batido em alguma casa ou prédio num planeio emergencial ... e isso não ocorreu....o que gerou mais dúvidas e desconfiança.
Dessa forma as suposições e declarações de testemunhas leigas com a necessidade de aparecer em cadeia nacional no seu minuto de fama , falavam absurdos que diziam ter avistado” heroicamente” o piloto desviando de prédios e casas dentro de uma bola de fogo até colidir com o solo e até um imbecil ,auto proclamado , estivador do porto que disse ter sido o primeiro a chegar ao local e socorrido o candidato a Presidencia e visto o olho azul dele se “apagando”... e pior ... essa besteira foi veiculada pela respeitada rede GLOBO pelo respeitado repórter Bunier.Algumas imagens começaram a ser veiculadas o que me levaram a imaginar que um “jato” havia entrado de” bico” com motores acionados e funcionando num mínimo terreno baldio entre prédios e casas numa improvável conjunção de fatores de sorte (para os habitantes em terra) e azar (dos políticos aero viajantes). A cratera do impacto chegou a 3 metros de profundidade , corroborando a tese de “entrada de bico” assim como as palhetas das turbinas com deformações laterais comprovando o movimento dos compressores durante o impacto.
Passada mais de uma semana do acidente , começam a vir a tona a verdade do acidente e suas causas alem alterar o quadro eleitoral do país deixando a todos uma dúvida sobre o nosso futuro.Sobre a situação política, ... não me manifesto , como bom e velho (mais ..bom que velho) pirata, porem como ser “alado” me pergunto :
1-      Por que um avião novo com reputação de um dos mais seguros do mundo entra voando numa cidade fortemente povoada?
2-      Por que pilotos experientes, mesmo sabendo que as condições do destino são limítrofes para pouso, mesmo antes da decolagem, aceitam decolar .. e tentar a “sorte” para satisfazer os caprichos de seja la quem for?
3-      Por que as redes de TV (e seus sérios repórteres)veiculam e dão respaldo a informações descabidas baseadas em declarações de imbecis ou aproveitadores de momentos, sem um mínimo de seriedade ou compromisso com os fatos?
....eu poderia aqui listar mais uma infinidade de questões que me assaltam(no bom sentido) todos os dias em relação ao comportamento humano na atual civilização , dita ,” politicamente correta”, no entanto para não me tornar enfadonhamente filosófico prefiro ser bem pirata e me arriscar a apontar a resposta curta e grossa ...”.Está sobrando arrogância,ostentação,midiatismo,sensibilidade... e faltando (muito) foco,honestidade de propósito e , principalmente...profissionalismo honesto! ,em todos os setores da nossa querida sociedade civilizada. Isso é papo para muito chopp e batatinha (sei disso) mas acredito que está bem na hora de pararmos de gastar tempo esfregando i-pad, i-phone..i-qualquer coisa e focarmos na realidade e nos tornarmos mais....críticos da banalidade que assola o mundo(e particularmente esse nosso “paísinho” ,reconhecido , internacionalmente como  “anão diplomático”).
Como dizia o poeta...:-“No fim dá tudo certo ... se não deu ...é porque ainda não chegou no fim !”
Chega de falar abobrinha!... vou piratear por aí!... Pra vocês que ficam ... um grande beijo na bunda ! ...Fui !
O MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES ADVERTE :


“ FICAR EM CASA NÃO É MAIS SEGURO QUE  SAIR DELA (pode cair um avião na sua cabeça) PORTANTO, SAIA ! VÁ A LUTA! CURTA A VIDA ! (porque ela é curta)”


terça-feira, 5 de agosto de 2014

Pirata... e o incêndio no Shopping Praiamar


Caros amigos da pirataria alada, como bom pirata aposentado estava, junto com a Sereia pirateando pela aprazível  Santos!.( Cidade tão maravilhosa quanto o Rio de Janeiro e tão dinâmica quanto São Paulo, porem com a tranquilidade interiorana , segundo o Filósofo Mestre Adriano).


A verdade é que a Sereia e este bom e velho(mais bom que velho, ou vice versa)) pirata que vos fala vieram fazer uma visita ao nosso querido casal , Jose Barreira (o piloto sério de offshore) e sua adorável Maria do Carmo (a rainha do Parking).Depois de muito papo e algumas boas lembranças, resolvemos fazer uma rápida refeição no , belo Shopping Praimar de Santos.A ideia era comer num fast food e depois fazer algumas compras no supermercado abastecendo a geladeira para a semana de descanso regulamentar do meu (regulamentado)amigo piloto sério de offshore.Havia várias opções na praça de alimentação , e optamos por um novo estabelecimento que oferecia pratos executivos rápidos e ,fotograficamente, saborosos. Fizemos nossos pedidos e nos sentamos aguardando a chamada nos ,fatídicos aparelhinhos de senha (aqueles que fazem ...tiiii...róómm).O papo rolava agradável quando percebemos uma fumaça com cheiro de queimado . Logo pensei que minha picanha executiva estava passando do ponto .



Começou uma certa correria no entorno e foi aí que percebi que o fogão do fast food ardia em chamas!. Um dos funcionários acionava um extintor de incêndio de CO2 portátil sem sucesso por incompatibilidade do artefato com o tipo de incêndio. Nesse momento me preocupei  em ajudar uma das funcionárias que ainda permanecia no interior da loja. Com a confusão estabelecida , apareceu um “elegante “segurança do Shopping (daqueles com plug no ouvido e radinhos na mão vestidos com aqueles fatídicos ternos pretos parecendo agente funerário) cuja única preocupação era dizer que já havia chamado o bombeiro!(sem tomar qualquer outra atitude). Depois de uns 10 minutos sem nenhum outro tipo de providência, o meu regulamentado amigo piloto sério de offshore  tomado pela preocupação com o aumento das chamas tentou tomar uma providência e atacar o fogo de alguma forma. Nesse momento, foi impedido pelo ,incompetente segurança que repetia que o bombeiro já havia sido chamado 
(mas não aparecia... como mostra o filminho  do site abaixo)


NOTA do AUTOR
(neste site acima , o texto da g1 promoveu o " O Comandante Barreira a Funcionário do Shopping"...kkk ...isso cheira a FAKE )

Foi então ,nesse momento , quando as chamas já tomavam o teto e as paredes da loja, que surgiu como um raio, não se sabe de onde, aquele meu outro velho amigo ... o Comandante Barreira (aquele milicão carrancudo oficial de Marinha retirado ... mas que ainda tem “o Sangue do Lince” correndo nas veias .(vide site a seguir)


.Quebrou um armário que anunciava mangueiras de incêndio com a ajuda de um funcionário do fast food ao lado....esticou a mangueira... foi auxiliado para pular o balcão e empunhando a mangueira determinou : “- ABRE A AGUA!”
Num primeiro momento ... frustração . Nada aconteceu ...até que a mangueira começou a se encher ...  ele se preparou  e .....nova frustração!!... só saía lama preta!!...Ele continuou tentando apagar o fogo mesmo com lama preta que no entanto não tinha pressão suficiente para atingir o teto. A persistência deu resultado... depois de uns 2 minutos de lama preta , finalmente a água jorrou ... e com pressão suficiente para apagar instantaneamente o fogo ... do fogão... das paredes ... e do teto que nesse momento já ameaçava desabar !!


Fogo extinto...muita fumaça em todo o ambiente da praça de alimentação do Shopping sem que nenhuma outra providencia tenha sido tomada pelos “regulamentares” , “elegantes” e...incompetentes seguranças do Shopping.
Passado o perigo...e ainda sobe efeito da fumaça tóxica e da baixa visibilidade, procurei  o meu amigo comandante Barreira (o ranzinza milicão de Marinha) para dar-lhe um abraço...mas .... cadê?... o cara tinha sumido...da mesma forma como apareceu ....do NADA!
Passados mais de 15 minutos desde o inicio do evento (fogo) apareceu o 1 (UM) bombeiro da “brigada” de incêndio do Shopping que ficou ali segurando a mangueira , que já não jorrava mais água (até porque não havia mais fogo) para aparecer  nas fotos e(fatídicos) vídeos dos corajosos espectadores que nada fizeram para ajudar ... além de postarem seus vídeos nos Faces da vida....! O “bravo” segurança ainda me recriminou quando num momento de orgulho pelo ato do meu amigo , acendi instintivamente ,um relaxante e delicioso cigarrinho.! Ele está certo !!! afinal de contas ... o cigarro mata...e as pessoas em volta poderiam se intoxicar com a fumaça do” meu cigarro” !!!
Pois é meus caros leitores... isto sim foi uma bela aventura... e dela pode se tirar várias conclusões:
1-      Apesar de toda regulamentação , os profissionais de Shopping não estão preparados para defender e proteger o cidadão comum frequentador num caso de emergência.
2-      As pessoas (os jovens particularmente) não tem iniciativa coletiva nenhuma. Estão mais preocupadas com seus celulares para registrarem seus “furos” de Face e You tube.
3-      A Marinha do Brasil , realmente prepara HOMENS para todo o tipo de emergência da vida em defesa de cidadãos em geral e não só perseguem, ou torturam alguns  terroristas que há tempos atrás,com argumentos ideológicos cometiam crimes hediondos, como assaltos a bancos e sequestros de embaixadores e hoje posam de autoridades “legalmente” eleitas sob o manto da “dita” democracia (ou democratura... como quiserem ).


... e foi assim que esse pirata aposentado.. compartilhou com a Sereia de todos os mares.. um agradável dia comum ...na maravilhosa e dinâmica Santos..aquela do maior porto da America Latina com seus Marinheiros e piratas... a mesma da Bacia de Santos , a maior reserva de petróleo do pré sal com seus pilotos sérios(e regulamentados) de off shore.
Depois de toda essa confusão...fui fazer minhas compras no super mercado do Shopping ...porque afinal de contas , .. pirata que é pirata...não fica sem tomar umas BUDs bem geladas ... só para comemorar


Aos queridos milhões de leitores espalhados pelo mundo ....um carinhoso beijo na bunda...porque a vida continua ... com incêndios ...ou sem eles ......



quarta-feira, 4 de junho de 2014

Pirata ...filosofando e navegando





Amigos da pirataria alada.....cá está esse Zen pirata que vos fala ... para comentar esse dia de navegação...



Estamos cruzando a 9 nós o Mediterrâneo, com proa de Gibraltar.No momento vejo ao largo a boa e velha ilha de Palma de Mallorca , palco de algumas pirateadas anteriores.
Enquanto me dedicava a , estafante tarefa, de meditação..ouvindo Jack  Johnson,como convêm nessas ocasiões, e já imaginando o próximo visual da libertina ilha de Ibiza...aquela Sodoma e Gomorra moderna onde tudo pode , já descrita aqui anteriormente ,este light pirata que vos fala se deparou com uma visita inusitada..........


Em plena travessia marítima , um companheiro alado,sem características marítimas aparente , resolveu fazer seu pit stop na Nau Pirata...e escolheu , como é natural, a janela do camarote de alguém afim (ou seja tão alado quanto ele)...o Pirata Alado.Depois das apresentações formais obtive sua autorização para tirar algumas fotos e publicá-las neste espaço, uma vez que .. pirata que é pirata , mata a cobra ... e mostra o pau..(sempre no bom sentido).


Depois de trocarmos algumas impressões sobre nossa atividade comum(o voo) por terras e mares Europeus....o meu recente amigo pediu licença, alegando compromissos importantes, e decolou com muita facilidade, demonstrando não se tratar um amador na difícil arte de se manter no ar por meios próprios.....”---- BOM VOO ...MEU AMIGO ... E FELIZ ATERRIZAGEM..”..desejei sinceramente




... Voltei a minha importante atividade reflexiva....quando um novo movimento animal inusitado , novamente me chamou atenção....Dessa vez o elemento utilizado não era o ar ... e sim o mar........ Agucei meus instintos marinheiros e percebi companheiros navegantes que alegremente saudavam a Nau , me convidando para uma apresentação de habilidades na proa...
Munido de minha possante máquina de registrar momentos(mais conhecida como câmera fotográfica)... e me dirigi para o local da cerimônia...o bico de proa da Nau
Reparem caros leitores a qualidade artística da foto abaixo.



Não é montagem fotográfica...o mar estava espelhado e transparente....a proa da Nau aparece refletida no mar com a imagem deste fotógrafo pirata no bico......os seres marítimos, meus amigos golfinhos estão bailando submersos....desafiando a espuma formada pela proa da Nau , cortanto o mar.....lindo!!





Depois dessa.... só me resta....pensar: “o que será que fiz para merecer momentos como esse?”.....e respondo!  “não fiz nada.....a vida é assim mesmo... a gente é que tem que perceber..”







CADA PIRATA TEM A SEREIA QUE MERECE


Pirata...e o prazer de voar




    Hoje ,a beira da piscina na pousada da aprazível,pacata e progressista Guamaré – RN, em meio ao descanso regulamentar para cumprimento de alerta noturno (imposição da regulamentação offshore), sob efeito dos raios solares potiguar, fui assaltado (no bom sentido) pela constatação do prazer que a atividade aérea proporciona a seus profissionais.É verdade que a atividade tem o seu grau de risco, se considerarmos que o corpo humano não foi projetado para tal atividade, porem , imagino que por esta razão o prazer na execução da dita atividade se torna maior, por inusitado ou por desafio e pela sensação de perigo , tão presente no íntimo humano.Some-se a isso tudo, uma remuneração compensadora se comparada a outras atividades profissionais. Assim sendo resolvi deitar falação sobre um ultimo translado que fiz , desde Paracuru (a nordeste de Fortaleza) até Macaé(Meca do offshore na costa fluminense.)
      
     

    Se pararmos para analisar,me pergunto: “- Quantas pessoas no mundo tem a oportunidade de correr grande parte da, privilegiada,costa brasileira, a bordo de um helicóptero , ou seja , voando em altitude e velocidade compatíveis  com a observação das belezas proporcionadas pelo litoral nordestino ?”… Pois é pouquíssimas pessoas tem essa oportunidade e se adicionarmos a isso o fato de estar sendo remunerado, esse numero diminui mais ainda .Logo , sem a intenção de causar inveja a ninguém vou repartir esse prazer com os milhões de seguidores espalhados mundo afora.A aventura,ou melhor, a atividade profissional, começou em Paracuru, Para quem não conhece, se trata de uma aprazível cidadezinha do litoral cearense provida de belas dunas , um verde mar que se apóia em lindas praias onde a vida corre como em todas as pequenas cidades do interior brasileiro. Uma praça com sua bela igreja e seus habitantes daqui pra la e de la pra cá , sustentados pela economia gerada pelas atividades da Petrobras .


    Decolamos de Paracuru com destino a Guamaré, litoral do Rio grande do Norte, onde fariamos uma inspeção de manutenção.Depois de cerca de 2 horas de vôo apreciando o recorte das praias e suas dunas, e passando ao largo da bela Fortaleza, avistam os parques eólicos de Guamaré.É uma visão interessante daquela gigante plantação de ventiladores que brotam da areia da costa tocados pelo refrescante brisa constante da região.
    Depois de uma pizza , na já famosa pizzaria da Aninha(única da cidade)pernoitamos em Guamaré aguardando a inspeção do bravo EC-135 que nos carregava no lombo , tal qual um moderno jegue alado.
    Inspecionado, lavado e pronto, nosso jegue alado decolou com destino a João Pessoa. Foi uma pernada interiorana pelo sertão árido nordestino mas brindado com chuvas intensas nessa época do ano .Na capital paraibana para abastecimento ,alguns tripulantes encontraram parentes que aproveitaram a inusitada escala para reverem familiares e apresentar a nossa máquina de transporte.
    De João Pessoa seguimos para Maceió mantendo a beleza do litoral no visual. Mais um abastecimento e nova decolagem , agora com destino a Aracaju.Neste trecho me surpreendi com a beleza das falésia ao sul de Maceio. Não as conhecia , daí a agradável surpresa.O conjunto de cores formado pelas verdes higthlander tomadas de plantações de cana de açúcar que se rompiam abruptamente pelas falésias coloridas de roxo , vermelho, amarelo que se debruçavam nas areias brancas que recebiam as espumas das verdes azuladas ondas dor mar bravio.Simplesmente LINDA paisagem. Ao fim do vôo fomos brindados com um por do sol refletindo nas lagoas próxima a capital sergipana.Ao chegar ao acanhado aeroporto de Aracaju , um problema. Fomos comunicados pela Infraero sobre a impossibilidade de permanecermos no pátio em vista da realização do PréCaju,festa de carnaval fora de época que atrai gente de todo o nordeste , inclusive ricos fazendeiros e seus fatídicos jatinhos , helicópteros e avionetas.Após umas rápida negociação conseguimos uma quina de pátio para o descanso da nosso jegue alado.
    No dia seguinte, Salvador! Depois de sobrevoar a já conhecida e famosa orla baiana pousamos no aeroporto internacional Eduardo Magalhães , já enfrentando o movimento aéreo dos grandes pássaros que trazem a gringarada em busca de descobrir o que a baiana tem.
    Abastecido o kinder ovo decolou para Ilheus cruzando a Baia de Todos os Santos , tocando em terra em Morro de São Paulo, passando por Itacaré e chegando a terra de Gabriela cravo e canela.De Ilheus seguimos para Porto Seguro sobrevoando Comandatuba e seus infinitos coqueirais até Cabralia e a cruz da primeira missa . Abastecemos e seguimos para um longo vôo até Vitória, Depois das falesias de Trancoso , sobrevoamos algumas plantações de cacau,entramos numa interminável plantação de eucalipto qua abastece a fabrica de celulose da Aracruz.Chegamos a Vitoria já próximo ao por do Sol.
    Novamente abastecidos,decolamos com destino a Macaé já com o sol se pondo atras das montanhas espalhando seus raios para o céu colorido.Passamos por Campos já a noite identificando as luzes que formavam , no meio da noite , um tabuleiro dinamico iluminado .
    Finalmente a pista de Macaé se descurtinou a nossa frente indicando o fim da nossa estrada anunciando o cumprimento de mais uma missão.Pouso suave alegria por mais um trabalho realizado … e uma grande sensação de vitória….mais que isso….o prazer de ter voado.
    Esse deslocamento me fez lembrar de tantos outros realizados em tantas outras partes do mundo, as vezes mais exóticas, mas não mais prazerosas,porque afinal,... o prazer está simplesmente ....na atividade em si ... e não necessariamente ONDE. ... Voar é bom demais .... pergunte aos pássaros !


    Um grande beijo ...e se estiver estressado ....VAI VOAR!!
    👇Filminho para distrair