segunda-feira, 8 de abril de 2024

Pirata ... e a vida 2

 Amigos da Pirataria Alada ...meu cordial Olá.

Hoje , numa nova segunda feira nublada, depois de um final de semana  ensolarado , contrariando (como já se tornou comum) a previsão dos “arautos do apocalipse” meteorológicos televisivos , resolvo deitar letras observativas sobre a minha degradada Santos .

Hoje não, mas na quinta e sexta feiras parti célere para as minhas caminhadas meditativas praianas.

Na garagem fui visitar meu instrumento locomotivo , mais conhecido como carro , que pela característica ,"capota de lona retrátil”, permanece encapado visando preservá-lo da curiosidade natural que desperta , tanto quanto. de mal-intencionados com fácil acesso ao seu interior por meio de objetos cortantes.

Qual não foi minha surpresa ao constatar que a capa protetora se encontrava toda arranhada e furada em várias partes. Tentei imaginar qual teria sido a ação responsável por aquele tipo de dano . Confesso que não consegui definir a causa daquilo e procurei o zelador  para ver as imagens gravadas da região da garagem onde meu carro se encontrava. 

Quanta frustração ao saber que naquela posição do sistema de vigilância , havia um “arco cego” das câmeras. Foi uma decepção revoltante (entre as várias) que sinto em relação ao condomínio que pago regiamente há mais de 20 anos .

-“ foi um gato”. Declarou o zelador de cabeça baixa , constrangido .sem me olhar diretamente.

- “UM gato?....isso deve ter sido uma BACANAL de gatos”.... Respondi perguntando ao zelador.

Engoli a minha revolta já que nada poderia fazer e resignado continuei meu deslocamento por um corredor externo que me levaria a saída única de pedestres do prédio. Ao chegar à quina do prédio, pensativo na solução para o meu problema imediato (capa do carro), levei um grande susto por “quase” ter sido atropelado por uma “scooter elétrica” (politicamente correta) , pilotada por uma , bem-vestida moça em sentido contrário ( no corredor de pedestres do prédio). Recuperado do susto Olhei fixamente através da viseira transparente , na direção da jovem condutora do veículo , que educadamente disse :

-“ Desculpa ... Tio ! “

Educadamente me calei . Afinal era uma “dama ... e jovem “, portanto merecia todo respeito deste “rude pirata veterano“ (assim aprendi na Academia de Piratas de Villegagnon).Continuei meu caminho com alguns pensamentos (de certa forma impublicáveis ) sobre alguns “gatos” e algumas “damas jovens”.

Esses ocorridos levaram meu pensamento aos idos da minha infância com cerca de 9/10 anos, na rua Daniel Rossi em Santana, próxima ao Campo de Marte onde morava em São Paulo. Naquela época , eu possuía uma pequena scooter Indian Papoose (não era elétrica era movida a gasolina de aviação ). A Scooter havia sido um presente do meu pai, que comprou de um Sargento norte americano da USAF que regressava aos USA depois da entrega de uma aeronave “ Fortaleza Voadora” (sobras da Guerra )ao Brasil. Este equipamento motorizado era lançado por paraquedistas durante a Segunda Guerra mundial. Uma vez no solo era desdobrado e servia de locomoção rápida para o paraquedista , em terra .

Eu era o único garoto motorizado do bairro e isto se traduzia em sucesso garantido junto às jovens donzelas locais . Uma delas tinha um gato e eu tinha um certo “carinho especial “ por ela ( e ela .... pelo gato) .... logo a forma de me aproximar dela , seria primeiro me aproximar ... do gato . Assim fiz . No entanto , mesmo respeitando carinhosamente todos os animais , eu nunca tive muitas afinidades com ...gatos (especificamente ). Me aproximei (hipocritamente .... confesso) do gato o acariciando e atingi meu objetivo : levar a Jesus...para passear na minha Scooter. Ela adorou , mas acho que preferiu conviver com o gato.

Mais adiante na minha caminhada com destino a praia do Embaré percebi uma movimentação policial anormal na esquina do Canal 4 com a Avenida da praia.

Havia um carro da Polícia Militar tombado e outros isolando uma VAN preta . Não havia violência no local , portanto continuei minha caminhada em direção local atravessando o grupo de civis curiosos e policiais nervosos de um lado para outro.

Ultrapassei aquele evento e atingi a praia iniciando calmamente minha meditação praiana. A praia já estava praticamente vazia com o fim do verão e os “invasores” provenientes do Planalto em pequena quantidade.



Próximo ao Canal 5 , percebi um peixe se debatendo para retornar a água que se recolhia no processo de maré vazante. Carinhosamente recolhi o peixe de tamanho médio e o devolvi ao mar em condições de continuar sua atividade  marítima. Senti uma sensação estranha ao ver aquele peixe que se debatia para não morrer na praia , depois de tanto nadar.



Depois de cruzar a ponte em direção ao Canal 6....percebi uma correria inusitada . Era um pequeno cão que vinha na minha direção . Não identifiquei qual seria a raça (ou ‘grife”) do pequeno animal porque estava portando, uma aparência de que havia acabado de sair de um Pet Shop tendo usufruído de atenção por parte de um profissional de corte de pelos e unhas , cheiroso após um banho de enzimas além de uma coleira multicolorida com as cores do arco íris ( em moda em algumas comunidades humanas). Ao chegar perto afaguei o animalzinho e olhei para a pessoa que vinha correndo , certamente para recapitulá-lo.

Era uma jovem senhora entre os 30/40, visivelmente acima do peso, ofegante , vestindo um biquini de pouco pano e curiosamente segurando seus “equipamentos naturais” de aleitamento (em princípio) devido ao movimento intenso causado pela correria. Era cena no mínimo engraçada .


- obrigado ... senhor ! Disse a senhora ofegante.

- Ai ... Ai...Ai ... ZEUS... vamos brincar na barraca ! Disse a jovem senhora com dedo em riste no focinho do Zeus...e regressou em direção a barraca onde jazia uma garrafa de cerveja ao lado de outra jovem senhora.

Continuei minha caminhada meditativa até atingir o Canal 6 e retornei de olhos fechados curtindo o som das pequenas ondas que traziam a água salgada refrescando meus pés no seu processo de vai e vem da maré vazante.

Distraído com pensamento além do horizonte ... senti uma leve bolada na minha perna , interrompendo minha meditação. Parei e vi uma bola colorida e o Zeus se aproximando abanando o rabo com a língua pendendo de lado. Novamente o acariciei . A “proprietária” se aproximou dizendo irritada :

- ZEUS ... Já pra barraca !!! . ... e lá se foi o Zeus...

- Desculpe Senhor ! Completou a Proprietária do ZEUS.

- Não há o que desculpar .... mas a Senhora sabe que , NESTA PRAIA , é proibido trazer animais ? Perguntei com educação.

- Sei !! Respondeu a Jovem Senhora contrariada .

-Uhhh... então a Senhora é uma “contraventora” consciente . Pelo menos isso . Tenha um bom dia.

Conclui e continuei minha caminhada meditativa.

Já depois do Canal 5 vi um peixe morto na areia , Não sei se era o mesmo que tentei salvar mas fiquei triste .

O carro da Polícia Militar já estava sendo rebocado com pequenos danos na roda dianteira direita.

Duas bicicletas na minha calçada em direção contrária  quase se chocaram porque me recusei a sair da estreita calçada de pedestres do Canal 4 , em comparação a ciclovia central do mesmo Canal , que não estavam utilizando.

Consegui voltar são e salvo sem ser atingido por “balas perdidas”. Fiquei satisfeito.

Ao entrar no prédio , sem ser atropelado pela scooter elétrica e rever minha capa do carro , provavelmente, testemunha de uma “orgia felina” , sobre ela , subi no elevador pensando :

- Que fim levou a Jesus e seu gato ?

Ontem , domingo , fiquei sabendo que o carro tombado da PM no Canal 4 , perseguia ladrões de carro e fecharam os meliantes abalroando de forma imprópria e acabaram tombando a viatura. Os ladrões fugiram a pé para praia e foram capturados por outros policiais já na areia sem necessidade de tiros , evitando que as “balas se perdessem” na minha praia.(afinal elas são lotadas no Planalto não aqui na Baixada ).

No fim da tarde deste domingo, infelizmente , constatei que o peixe que vi morto não era aquele que tentei salvar .... era um bem maior que acabou morrendo na praia “planaltina” da CREFISA .

Hoje ao chegar a minha janela de observação da vida , fumando meu delicioso cigarrinho , meditando... senti um pingo de água proveniente de uma das nuvens passageiras. Era salgada .

- Provavelmente uma lágrima do Pelé... pensei.

Mas logo depois recebi uma mensagem psicografada :

- Não liga não Pirata ... o que importa é conquistar o caneco que nos falta “ Brasileiro da série B ”...o Paulistão foi só pré-temporada . Na pequena Vila Belmiro não tem mais espaço pra TAÇA pequena regional . As Nacionais , Continentais e Mundiais já ocuparam os espaços .... Além disso num país que hoje é considerado “anão diplomático internacionalmente “ governado por gente que pretende se promover tentando influenciar numa guerra alheia e o máximo que conseguiu foi ser promovido a “persona nom grata” em alguns lugares, lembra que só um grupo de brasileiros conseguiu isso ( sem patrocínio de nenhuma Empresa )....o grupo de brasileiros SANTOS FUTEBOL CLUBE.

Agora vou dormir tranquilo... o Pelé está certo! ... sobre a vida



Mais um "estória piratesca " baseada em fatos reais ... sem compromisso com a verdade.

Qualquer semelhança ...com fatos ocorridos ... é apenas mera semelhança...

10 comentários:

  1. Como sempre, meu amigo Barreira, um texto pitoresco e bem escrito, que prende a atenção do leitor. Já poderia pensar em escrever e editar um livro de contos do " Pirata Alado ". Forte abraço. Delfos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo Delfinho.
      Obrigado pelo comentário e o elogio.
      Quanto ao livro...já avaliei a ideia, no entanto, conclui que isso envolve um compromisso profissional ( dinheiro... editora..propaganda e etc). Não estou disposto a me comprometer neste nível comercial.
      Considero este espaço amador como meu " livro de contos ...virtual" ... não monetizado.
      Lê quem quer ..tipo "gratis "...se gostar...ótimo, eu agradeço. Se não gostar ...ótimo também...é só não ler...e eu não preciso agradecer.
      Escrevo para me divertir. Prezo minha liberdade de pensamento ( ainda não fui proibido de pensar ) Se alguém se diverte com meu pensamento...me sinto gratificado.( não precisa comprar o livro... nem fazer assinatura virtual... kkk)
      Valeu Delfinho.
      Abraço forte.. meu amigo alado...tanto quanto Pirata.

      Excluir
  2. Mais um conto que nos prende do início ao fim! Meu digníssimo pirata alado, cuidado com os gatos, as scooters, os cãozinhos e…….. as baleias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo amigo Pirata seguidor Vouga.
      Obrigado por mais este comentário.
      Sempre me dei bem com os animais e motos...
      No entanto, os novos tempos mudaram as coisa ...tanto com os animais... quanto as motos ...
      Hoje , eu procuro tomar cuidado com tudo...porque não tenho " seguros" de nada ...nem seguro de animais ...nem de scooters...
      Só tenho contrato com a " EUMI SEGURO".
      Obrigado pela preocupação...dizem que as " baleias" estão em extinção e devemos proteje-las...Eu tenho dúvidas 🤔
      Abraço forte meu amigo

      Excluir
  3. Respostas
    1. Caríssimo Anônimo.
      Obrigado pelo comentario
      Se sou o CARA ?..não sei..e não acredito nisso ...mas que tem gente se achando ... ahh. isso tem.
      Se você gostou ...eu também gostei....mas que ninguém nos ouça..." da próxima vez se identifica para facilitar a vida do Pirata " .
      Abraço forte ... e Anônimo

      Excluir
  4. Caro Pirata, o cotidiano que nos cerca é uma fonte inesgotável de historinhas. Mas apenas aqueles com olhar de lince podem identificar situações pitorescas e delas construir uma obra. Tal ocorre com os artistas, pintores, escritores, filósofos, etc. E também, por que não, com um Pirata Alado aposentado. Abçs!

    ResponderExcluir
  5. Grande Compa... meu amigo , alé m de tudo.
    Obrigado por mais um comentário.
    O cotidiano é...em outras palavras " a vida que vivemos"....daí a fonte de historinhas, que bem trabalhadas se tornam uma boa " estória ". O tom dessa estória que é o segredo. Triste ou alegre.?..heis a questão.
    Nós , " linces " por formação profissional desenvolvemos características de " busca visual" ( esclarecimento)...para depois adotar uma ação corretiva (ataque).
    Hoje , já um " veterano" só faço por em prática aquilo que a Marinha nos ensinou:
    " navegar pela vida...observar buscando um alvo...atacar ( se necessário) .. usando apenas letras como armas ...contando estórias...no tom mais alegre...do tipo "sarcástico" !
    Obrigado amigo Pirata.. ou Lince ( como preferir)
    Abração

    ResponderExcluir
  6. Prezado Pirata Alado, já quase cruzando o estreito de Gibraltar, finalmente consegui sinal de Internet suficiente para conseguir mais este seu brilhante texto, e sou obrigado a concordar com o Delfos quanto a sugerir que faça uma coletânea deles em um livro, mesmo sabendo dos obstáculos para fazê-lo. Talvez vendo a preciosidade do conjunto de texto, alguma editora se voluntarie a fazê-lo.
    Parabéns por mais esse agradabilíssimo texto.
    E um forte abraço do PP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande PP...Pirata Alado Lince ( ou versa)
      Muito obrigado pelo comentário from Gibraltar.
      Fico honradocom esses comentários....e feliz por emocionar e divertir ... os amigos. Esse já é o meu pagamento.
      Quanto ao livro...ele está aí.
      Curta sua viagem...boas recordações..são o que importam na vida..
      Obrigado
      Forte abraço

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado