Amigos da pirataria alada meu cordial ... Olá.
Hoje (23 de novembro) acordei e vi um dia nublado da minha janela com vista para o mar.
A Sereia havia acordado cedo e levado a nossa cortina da nossa dita janela para servir de molde para o “cortinador” confeccionar uma nova , devido aos danos sofridos por ela (a cortina não Sereia) durante a lavagem na nossa máquina de lavar roupas .
Eu sozinho , apreciando o mar da grande janela agora desnuda meditava sobre a minha atual leitura do livro “Capitão Blood “ (presente do meu filho no meu aniversário em junho) .
O livro é um romance de um personagem irlandês , inicialmente formado em medicina , no século XVIII que adotou o “Anarquismo” como filosofia de vida e por uma serie de fatores acabou se tornando um “Pirata do Caribe “ cheio de aventuras e um romance” . (para aqueles que ficaram curiosos eu recomendo a leitura do Capitão Blood de autoria de Rafael Sabatini , publicado em 1922 se tornado um sucesso de vendas e tornando-se filme de sucesso em 1935).
Com a imagem do mar a minha frente e as aventuras do “colega” Blood na mente , comecei a minha “home office” de veterano reformado consultando o meu celular. No whatsapp havia uma mensagem do “Lince Lider Aguirre” anexando uma NOTA da MARINHA , que transcrevo abaixo parcialmente :
Hoje, às 04h, a Marinha do Brasil (MB) realizou o resgate de uma tripulante de um navio mercante a cerca de 1200 km de costa. A Fragata Independência, da MB, encontra-se com o enfermo a bordo e regressando para a terra mais próxima, o Rio de Janeiro.
A MB informa que, às 9 horas desta quarta-feira (20), o Navio foi acionado para realizar uma Evacuação Aeromédica de uma tripulante brasileira do Navio Mercante “ATLANTIC ZONDA”, com bandeira da Libéria. Por ocasião do acionamento, a Fragata “Independência” encontrava-se atracada na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), em Niterói. Após receber o pedido de resgate, o Navio respondeu prontamente, desatracando às 12:43 do dia 20 de novembro para prestar socorro à enferma.
A tripulante foi resgatada pelo helicóptero do navio e trazida para a Fragata na manhã do dia 23, com suspeita de AVC. Logo após o seu resgate, o Navio iniciou o regresso a fim de transferir o tripulante, também por aeronave, para o hospital, previsto para ocorrer ainda no dia 23.
A bordo, a equipe médica do navio recebeu, na enfermaria, a Sra Priscila, a qual encontra-se em observação e com seu quadro sendo monitorado, a fim de garantir que ela chegue com a saúde preservada até o hospital em terra.
https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:f7bed17a-a2eb-4356-a732-59efeb6b4054
De posse dessa informação , passei a ser informado sobre as
discussões que hoje dominam nosso noticiário sobre investigações políticas no
nosso judiciário e propostas de cortes orçamentários governamentais ao
Congresso , particularmente no Ministério da Defesa , que dão conta sobre as despesas com as “pensões militares “. As
outras discussões em pauta são sobre o regime trabalhista 6x1 , 5x2 ou 4x3 do
regime CLT.
Com a mente no limite da capacidade diante da variedade de
informações diversas, passei a imaginar se a IA (inteligência artificial)
poderia me ajudar a obter uma noção razoável para as informações que me estavam
apresentado .
Num feriado do dia 20 , enquanto todo cidadão está desfrutando descanso de um feriado , comemorando a data
orgulhando-se de uma “consciência” particular , me pergunto como deveriam proceder os
cidadãos que foram acionados para resgatar uma pessoa acometida por um AVC a
bordo de um navio estrangeiro que estava executando o seu trabalho no oceano,
distante 1200 km da terra mais próxima , cumprindo um acordo firmado pelo
governo , que agora decide sobre como remunerar aqueles que são capazes de
executar esse acordo internacional. A “ IA “, não me apresentou nenhuma
solução.
Independente da falta de solução da IA , imaginei que este governo deveria dispor de um Navio rápido com capacidade de operar um helicóptero com capacidade de resgatar em segurança a pessoa enferma e com segurança e trazê-la (viva) para terra três dias depois do feriado , quando todos já estariam descansando em terra se o regime de remuneração trabalhista a ser adotado vier a ser o 5x2.
Olhando para o mar divaguei e pensei : - O Capitão Blood ... certamente teria uma solução brilhante para esse dilema . Afinal , no século XVIII as coisas eram resolvidas de forma mais prática.(a vida naquela época não tinha o mesmo valor de hoje. As consciências eram outras e os feriados eram por outros motivos ).
Confesso . Eu estava ficando cada vez mais confuso.
Neste momento a porta se abriu e a Sereia entrou feliz da vida . “- já está resolvido. A cortina nova será feita em dez dias . Só falta fazer o PIX e pronto !. Já podemos ir comer nossa feijoada de sábado na padaria “. Ela disse.
Me vesti apropriadamente para o evento social caseiro de sábado e pegamos o elevador do prédio. No elevador uma surpresa !Estava ocupado pela vice sindica do prédio , recém reeleita (por falta de qualquer outra opção)na reunião de condomínio na noite anterior onde ela . num momento de “ Ira incontida” em público , em tom autoritário , me acusou de ser um vagabundo que não tinha o que fazer e ficava o dia inteiro contando as minhas “moedas”. Essa atitude descontrolada foi após eu ter apontado algumas discrepâncias administrativas financeiras ocorridas durante o ano e ter me recusado a ser candidato a sindico.
Em resposta a essa acusação respondi serena e placidamente :
- Maria desculpe. Não me lembro de alguma vez você ter dormido na minha casa para saber o que fico fazendo em casa.
Dito isso a reunião foi encerrada e todos se retiraram em silêncio.
Boa tarde, Maria . Disse em tom suave entrando, após a Sereia, no elevador. Me desculpe por ontem. Eu só quis chamar atenção pelas irregularidades administrativas que estão sendo perpetradas pela Empresa Administradora de Condomínios contratada pelo Condomínio, ao qual você e a sindica respondem ... e nós proprietários pagamos. Completei minhas desculpas.
A revolta da Maria voltou , agora dentro elevador .
Preferi me calar e ir comer minha feijoada de sábado.
Agora deitando letras no computador cheguei a uma conclusão :
“ Só sei ... que nada sei !”
O Capitão Blood é que estava certo . Feliz dele no Século XVIII. Ele teria solução para este problema.
Imaginei que a IA me sugeriria adotar o regime trabalhista de 4x3 com “ home office” nos 4. Nessa hipótese a enferma do ATLANTIC ZONDA poderia ser tirada do navio a 1200 km de terra em segurança por um único “oficial de Marinha” em home office” ou no feriado de “consciência particular“ ... controlando o navio e o helicóptero num vídeo game. Se der “ruim”... tipo “game over”... é só dar “reset “ e um “start” ... e começar de novo . Quem sabe o hipotético oficial de Marinha , em home office controlando o navio e helicóptero automatizados remotamente em algum momento consiga resgatar a tripulante ainda viva , passando assim de estágio .
Bom domingo a todos...como dizem atualmente : "Bom descanso ... companheiro "
Como sempre indo direto na ferida sem anestesia meu amigo de fé!! Bravo zulu.🙌
ResponderExcluirMeu querido comentarista Anônimo.
ExcluirObrigado pelo comentário. Tal qual o Capitão Blood....sempre vou "direto na ferida"....( assim os médicos recomendam aos piratas ). Visa " mitigar " a dor...
Se fé nos une ( seja ela qual for)...quem poderá nos separar?
Frater abraço meu amigo
Paulo Ferraz
ResponderExcluirAgora sim Santa...continua valendo a minha resposta ao comentário do " Anônimo Paulo Ferraz " ...Pirata Minha Santa dos mares do Sul...
ExcluirBeijunda Pirata
Nada melhor que começar um domingo lendo uma inspirada e inteligente matéria do nosso criativo "Pirata Alado", agora já inserindo as elucubrações da IA em seus texto.
ResponderExcluirE assim já levanto mais feliz e inspirado para este domingo.
"ARRIBA!..."
Forte abraço! PP
Grande Pirata Alado PP de mares e ares nordestino...
ExcluirBom te-lo a bordo.
Bom também saber que consigo te alegrar num domingo.
Obrigado pelo comentário de amigo condescendente.
O relógio não para...portanto...curta seu domingo.
Fraterno abraço
Como sempre leitura clara e objetiva. Quanto à Dna. Maria Capitão Blood a teria convidado à percorrer a prancha rumo aos tubarões. Feliz domingo e forte abraço..... Kinkas
ResponderExcluirQuerido Dr Pirata Kinkas...seja bem-vindo a bordo.
ExcluirPelas suas palavras...acredito que já tenha feito contato com o Capitão Blood...se não...faça...vocês Doutoures Piratas...são muito úteis nas atividades anarquistas.
Fraterno abraço dominical
Pois é, meu estimado Pirata Alado! Que bom seria se a IA pudesse trazer isonomia a todos, se não no financeiro, pelo menos na disponibilidade para o trabalho....
ResponderExcluirGrande Pirata Alado Vouga
ExcluirObrigado pelo comentário.
A IA se tornou o " assunto da moda". O Pirata ( que não é lá muito ignorante ) não a despreza ...chega até a brincar com ela ( a IA...que fique bem claro).
Cada um tem a sua própria atitude em relação a "ela ".
Como toda novidade...assusta ...mas por outro lado ela " enche o saco" porque toma conta da nossa vida em tudo ...e " pirata" não gosta disso.
Assim sendo...eu espero que ela resolva essa quantidade enorme de injustiça que a IN ( Inteligência Natural ) criou. Se ela não conseguir ...Eu não poderei fazer nada ...porque o relógio não para ( nem a IA)...e o meu tempo está ficando curto...🙂
Relaxa...e aproveita.
Fraterno abraço do ☠️ PA ( Pirata Alado)
Pirata Alado (Meu Comandante…),
ResponderExcluirLeitura, como sempre, agradável!
Recomendação de um livro (e de um filme…), observação do dia-a-dia familiar (consertos caseiros…), um pouco da nossa conturbada politica “mambembe”, comentários sobre “reunião de condomínio” (sempre confusas…), sugestões de boas atividades no fim-de-semana (feijoada sempre cai bem…) e, mais importante, a IA em nosso cotidiano (pro bem ou pro mal???), isso sim é um “rápido” texto para degustar e começar uma nova semana.
Reflexões, por que não dizer preocupações, sempre presentes no dia de cada um de nós, ilustradas como se momentos engraçados fossem.
Obrigado por mais essa oportunidade de acompanhar as narrativas do PA…
Grande abraço… Navaus!
Caríssimo Amigo Companheiro de muitas horas de cabines omnianas...Navaus Alado.
ExcluirVocê ,como sempre, traduziu o sentimento que nos assalta ( no bom sentido)sobre o cotidiano que vivemos nos dias de hoje.
Me emociona saber que minhas " sessões de descarrego" escritas sejam compartilhadas por alguns.
Livro e filme...são legais...mas significam comprissos remunerados, aos quais não estou disposto a...assumir. Prefiro a "solidão livre " do meu laptop sem intenção de me tornar " influencer".
Li uma frase de um filósofo alemão Athur Schpernhauser ,do passado, que disse:
"Um homem só pode ser ele mesmo quando estiver sozinho;
se ele não ama a solidão, não amará a liberdade, pois só
quando está sozinho é realmente livre".
Gostei da filosofia e a adotei.
Obrigado pelo comentário meu amigo Marcus Vinícius
Fraterno abraço do PA.
Maurillo
ExcluirCaro Amigo Barreira,
ResponderExcluirSó me resta adjetivar o “companheiro” (no significado marinheiro) de “O CÃO DANADO DAS FRASES SINCERAS E PRECISAS”.
Continuo “na escuta”, aguardando suas novas histórias.
Queira receber, mais uma vez, o meu BRAVO ZULU!!!
Forte abraço e saudações marinheiras/engenheiras.
Meu querido amigo Maurillão.
ExcluirVocê sempre preciso e sincero. Adorei o seu novo adjetivo em relação a mim:
“O CÃO DANADO DAS FRASES SINCERAS E PRECISAS”.
Obrigado pelo comentário e pelas saudações Marinheiras/ Engenheiros, que retribuo. ( facilitam as comunicações quando falamos o mesmo idioma ).
Fraterno abraço , meu amigo
Caríssimo, Guru, Pirata Alado!
ResponderExcluirEssa serenidade na resposta à síndica descontrolada foi ótima!
Quanto à conjuntura nacional que vivemos (ou sofremos?), tenho apenas uma certeza, dentre inúmeras incertezas: não tem a menor chance de dar certo.
Grande abraço!
“INVENIRE HOSTEM ET DELERE!”
(aliás, esse nosso lema nunca foi tão atual e inspirador…)
ROH
Caríssimo Amigo Rohwer
ExcluirMais uma vez obrigado pelo pertinente comentário.
Hoje , a Maria( vice sindica e ex descontrolada ) parece ter voltado a normal. ( melhor assim ).
Concordo com você quanto a conjuntura atual ... " tem tudo pra dar ruim!...mas como já sou um " velhinho impotente"...( no bom sentido )...só me resta ... relaxar e... aproveitar ( quando possível)🙂
Fraterno abraço pirata
INVENIRE HOSTEM ET DELERE!