quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Veterano.... e o "Sebo "

Amigos da Pirataria Alada ...  Aloha (  um cumprimento praiano).

Porque em tempos de COP 30 Amazônica e não Amazonense  (segundo um certo Líder descondenado ) eu prefiro cumprimentos praianos . Adoro Belém (particularmente Val de Cães) mas ...chove muito e o  calor é úmido...e cai muita manga nos carros . Eu prefiro brisa fresca piratesca marítima ... sem cair manga sob a sombra das mangueiras.. 


Depois de uma sexta feira repleta de alarmes meteorológicos dando conta de um "apocalipse anticiclonal " na minha praia no final de semana , com ventos de até 200 km por hora, o sábado amanheceu com sol e uma brisa fresca sem que o anunciado , em todos os celulares da baixada santista  (moradores ou turistas) , anticiclone apocalíptico tivesse se apresentado . A praia ficou deliciosa com poucas barracas e turistas , infelizmente para os comerciantes praianos. O Veterano Pirata se animou para  uma caminhada meditativa , quem sabe colhendo observações semelhantes a exposição de tatuagens rebolativas ... que ocorrem naturalmente nos sábados ensolarados . Que decepção ! A praia estava pouco frequentada desfrutando da sua normalidade sem apocalipse. 

No regresso para casa , resolvi me abastecer de um livro , onde pudesse me distrair a tarde no terraço do meu prédio desfrutando do sol ouvindo a minha Playlist Favorita do Spotify . Para tal resolvi passar no "Sebo" do Luiz  na Conselheiro Nébias ( perto de casa ).

Para aqueles que não são frequentadores de "Sebo" , a internet esclarece :

"Sebo" pode se referir tanto a uma loja de livros usados quanto à substância gordurosa produzida pelo corpo para proteger a pele e os cabelos. A origem mais aceita para o nome da loja é a ideia de que livros muito manuseados ficariam "engordurados" com o tempo. 


O Sebo do Luiz , é uma plataforma suspensa na calçada com muitos livros enfileirados onde se busca algo interessante , Busquei um "Frederick Forsyth " mas antes encontrei um Sidney Sheldon e separei. 


Continuei e um livreto fino me chamou a atenção pelo nome : Pescador de Varagrande ! O titulo de " duplo sentido " me fez folear para descobrir o assunto que o livro propunha com esse titulo . Na primeira pagina havia um "Prefácio" que falava sobre " Os 9 círculos do Inferno de Dante Alighieri na sua obra A Divina Comedia ". Já havia ouvido falar mas minha , limitada, cultura literária piratesca não me permitiu saber o que seriam os 9 círculos do Inferno ... seja de Dante ou seja lá de quem for. 


Fiquei curioso e fui perguntar para o Professor Google, que me esclareceu:

Dante Alighieri (Florença, entre 21 de maio e 20 de junho de 1265 – Revena, 14 de setembro de 1321) foi um poeta, escritor e político florentino, nascido na atual Itália. É conhecido por sua epopeia A Divina Comédia, um dos primeiros trabalhos do Renascimento, que exerceu forte influência sobre o pensamento humanista. Junto com Petrarca e Boccaccio, é considerado um dos principais nomes da literatura do Terceto, sendo por vezes chamado de il sommo poeta ("o sumo poeta").

Nasceu em Florença, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser exilado. No exílio, escreveu sua principal obra, originalmente intitulada Commedia e mais tarde rebatizada com o adjetivo Divina por Boccaccio, nome que se consagrou a partir de 1555




Os nove círculos do Inferno de Dante Alighieri são uma estrutura de punição hierárquica, onde os pecados ficam mais graves à medida que se desce. Os círculos, em ordem, são: Limbo, Luxúria, Gula, Ganância, Ira, Heresia, Violência (dividida em três subcírculos), Fraude e Traição.

Imaginei a super lotação que está ocorrendo em todos os "andares" do Inferno .

De posse dessa informação , fiquei mais curioso ainda ( e de certa forma meio preocupado porque comecei a me auto enquadrar em alguns desses círculos infernais procurando saber onde consigo fazer uma reserva nos andares superiores , mais amplos e arejados  ) . Como isso é para mais tarde , separei o livrete do Pescador de Varagrande também , além de um Forsyth que encontrei depois. Paguei "30 mangos" pelos três e fui pra casa , 

Iniciei a minha leitura pelo " Pescador de Varagrande ". 

A Estória se passa em tempos antigos ( que interpretei anos 70 ) sobre um casal que a bordo de um carro conversível (descapotado) vem do interior de São Paulo  para o litoral , Santos ( que no Livro seria a cidade de Varagrande ) e encontra um cego que indica o caminho para Varagrande . A partir daí , todos personagens com nomes de "duplo sentido" encontram um Vigário da Paróquia de Varagrande que indica a casa do Pescador para acolhe-los .... e aí várias coisas acontecem, até um crime , onde entra um policial para investigar (militar). Todos os personagens tem nomes e sobrenomes que juntados formam um duplo sentido . Por exemplo , o policial é o Detetive Ado . O casal de turistas paulistanos são artistas . O radialista Adolfo Dias e a bailarina Tereza Berta .

Ao constatar isso fui pesquisar mais sobre o autor e encontro esta foto abaixo no final do livro 👇 




Qual não foi a minha surpresa ao constatar que o autor é  meu "vizinho de quarteirão "...  Formado  e Professor de História de Universidade Estatal Paulista aposentado. Publicou o livro por conta própria  para "divertir e emocionar " ... pensamento semelhante ao Pirata Alado e seu Blog. Me identifiquei com o Cara !
Acho apenas que ele focou excessivamente no sarcasmo de nomes com duplo sentido sexual . de certa forma satirizando a Sociedade que vivemos ... até hoje.  Também gosto disso envolvendo Politica , Religião , Jornalismo Midiático , Agro Negocio , Educação, Interesses Financeiros Empresarias e Autoridades Policiais / Militares , Povo ignorante.... e até opções sexuais .  

No próprio livro tem um e-mail para contato . Mandei uma mensagem para ele , propondo um encontro num boteco do bairro para nos conhecermos pessoalmente . Me identifiquei como Veterano Oficial de Marinha na reserva e blogueiro amador , com o propósito de divertir e emocionar . Não recebi resposta até agora ... mas considerando que temos idades semelhantes e que vivemos todos os ambientes de sua estória sarcástica , já estou planejando uma "estória" do Pirata Alado , onde haverá um personagem "professor universitário paulista" , com nome de "duplo sentido"  naqueles tempos de antigamente ....do tipo : 

Professor Angeke Darrabo ! (fugitivo palestino , passageiro clandestino de navio ,  que se estabeleceu em Santos e com ajuda de políticos influentes  locais conseguiu por meio de um diploma falsificado , se tornar Professor de História em Universidade Estatal . Depois de um tempo , publicou um livro independente , apenas com recursos provenientes do Hamas  ( Grupo terrorista politico estabelecido em Gaza , terras litorâneas do Oriente Médio deflagrado pela Guerra dos 6 dias em 1967 )  

Na filosofia Piratesca Alada Naval   há um ditado literário que diz  : "Quem com Livro fere ... com Blog será ferido ". A diferença é que Blog é on-line ... e Livro ... tem que ser impresso e distribuído .
Já na filosofia Professoral Universitária Paulista  acredito que não haja um ditado sobre " Guerra " 

Caro Autor, editor e diagramador independente do "Pescador de Varagrande " 
Aguardo sua resposta ao meu e-mail para um papo de Boteco no Boqueirão . Eu pago a conta.
Já consegui uma reserva (flexível) no site Airbnb para o "Círculos do Inferno de Dante" (só não sei ainda em que andar ... e quando ).
Me desculpe por reproduzir algumas partes do seu livro (afinal , sou Pirata ... né ?) ...cumprindo uma sugestão sua , constante do último parágrafo (reproduzido acima com sua bela foto) do RECADO FINAL  da obra literária " Pescador de Varagrande" :

- Gostou do livro ? Recomende para seus amigos e conhecidos nas redes sociais .
Eu gostei (+ ou - ) do livro .

Recomendação dada ...recomendação ... cumprida ! (propaganda feita sem nenhuma remuneração cobrada ... É de GRÁTIS... como dizem  os Piratas de Varagrande ). 

À todos (as) amigos (as) leitores (as) um forte e carinhoso abraço do Veterano Pirata Alado (tomando sempre cuidado com a ASA de Boreste  e com o gancho de Bombordo . 

NAMASTÊ 🙏



10 comentários:

  1. Ah esse Pirata!!! Sereia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...minha Sereia...." passa...mas não " rela"...né?
      Você já conhece.
      Beijo amoroso do Veterano😘

      Excluir
  2. Talvez o cara não abra e-mail. Cada vez mais comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Anônimo...obrigado pelo comentário.
      Talvez seja melhor mesmo ele não abrir e-mail....mas como somos " retrógrados "....quem sabe um dia a gente se encontre ..." pela aí...em Varagrande" ...afinal somos meio vizinhos "...varagrandenses...
      Forte abraço.. amigo Anônimo

      Excluir
  3. Caro Pirata, essas idas descompromissadas em sebos sempre dão boas historinhas, e boas lembranças também. Acho que hoje em dia a quantidade de bons sebos diminuíram, talvez (vou chutar) porque atualmente compram-se menos livros. Lembro- me que, ainda pré-adolescente, ganhei de uma tia a ótima coleção de Monteiro Lobato, comprada num sebo enorme na Rua da Constituição, no Centro do Rio. Acho que tudo isso já foi para o espaço: livros de M. Lobato, aquele grande sebo, o Centro do Rio e, também, a Constituição... Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal meu querido Compa , eterno comentarista do Pirata.
      Como você, também adoro um " sebo" . Esse do Luiz em Santos é perto de casa e o cara já me conhece há tempos. Sempre me oferece algo no meu perfil.
      Hoje , acredito que realmente estão lendo menos. Além disso o conteúdo está perdendo para a beleza decorativa , dos livros.
      Eu ainda gosto dos livros de " virar página de papel" do que aqueles de esfregar tela de celular para mudar a página.
      Os tempos mudaram mas as " estorias" continuam acontecendo ...e merecem ser escritas .
      .seja lá aonde for.
      Obrigado pelo comentário...amigo Compa ( saudoso dos M.Lobatos da vida).
      Fraterno abraço de Pirata Alado Lince

      Excluir
  4. Meu caro Pirata Alado, levei um tempo para desfrutar de mais um belo conto. Assim, espero que o Professor tenha tido tempo de responder ao seu convite, o que deverá nos brindar com mais e mais reflexões neste blog.

    Acho que foram 30 mangos muito bem usados, ao contrário das mangas irritantes...kkkk

    Agora, essa passagem me fez até sentir uma inversão de valores (ou não). Fiquei com pena do inferno....kkkk

    Um grande abraço, meu caro amigo e mentor, Pirata Alado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo Lincirata Alado ( ou vice versa) Voulga.
      Obrigado por mais este comentário .
      O professor não me respondeu. Acho que ele não gosta muito do blog do " Pirata de Varsgrande ". Kkk
      Só para constar...eu adoro Belém (apesar de suas mangas)...e não fui eu que botei fogo na COP30 ( apesar de já ter recebido a confirmação da minha reserva Airbnb.. no inferno.
      Valeu meu amigo. Curta seus voos pela aí...
      Fraterno abraço do Pirata

      Excluir
  5. Grande Chefe Barreira… Amigo e Mentor.
    Realmente vejo que a “garotada” hoje não gosta de LER… só por obrigação (provas do Colégio, ENEM) ou livros de filmes…
    Aqui em casa tenho minha filha, com seus 24 anos, que sempre gostou de ler e meu “moleque”, com 16 e detesta ler… até pra estudar tem que “apertar”…
    Posso até observar que, por pura curiosidade, participei do ENEM esse ano e, mesmo sem estudar nada me saí bem com mais de 60 acertos no 1º dia (no 2º já entrava química, biologia, física, aí não passei de 45 acertos) estava preocupado com a parte de linguagem pois só ouvia reclamação dos textos… “Balela”: o problema é não sabem interpretar o que se pede nem analisar as informações dadas. Notei que a falta de leitura atrapalha bastante essa garotada nessa prova…
    Quem sabe um dia voltemos a ver a importância da leitura sendo retomada mas não com os livros atuais, que só tratam de assuntos com viés político e identitário.
    Forte abraço!
    Que DEUS possa voltar a iluminar nosso país e nosso povo!
    Seu esterno “Copila”

    ResponderExcluir
  6. Meu caro e querido amigo escudeiro omniano " Navau".
    Sinto o mesmo que você. A leitura ( aquela na brochura mesmo) ainda me ensina muito. Acabei de ler um romance do " Frederick Forsyth "...O VINGADOR .!
    Recomendo com empenho. Aprendi muito sobre os túneis nas florestas que derrotaram os EUA no Vietnan.
    Depois no mesmo livro aprendi as razões que levaram a Iguslavia a se despedaçar na Guerra da Bósnia.
    Tudo isso interligado com as consequências familiares que levaram os " combatentes americanos" sofrerem com diversos traumas ao regressarem aos USA.
    Hoje as Guerras são diferentes...remotamente se mata e destrói...sem muitos riscos.
    As Academias de militares devem priorizar os " vídeos games" ao invés dos livros.
    Na vida civil está semelhante. Na dúvida, consulta o Professor Google . ...ele sabe tudo.
    Valeu meu amigo. Não esquenta. Não adianta remar contra a maré. Seu filho encontrará o caminho no jeito dele. Minha neta também está nesse barco.
    Relaxa... e aproveita...a nossa memória.
    Fique bem.
    Fraterno abraço meu amigo escudeiro Marcus Vinicius " o Navau"

    ResponderExcluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado