Amigos da Pirataria Alada ...meu cordial Olá!
Num domingo ensolarado na minha querida Santos, admirando a “
infinita” união de Céu e Mar , da minha janela, me perguntei intimamente :
“- Qual atividade profissional permite unir estes dois “espaços
“ (teoricamente definidos pela “linha do horizonte”) de forma aventureira e ao
mesmo tempo rentável ? “,
Eu mesmo me respondi :
“-Entre outras ..a Marinha ! (seja ela Mercante ou Militar ) “
Fiquei satisfeito com essa conclusão e sorri .
Ainda permanecia em letárgica meditação , enquanto observava
a beleza do horizonte marítimo isento de um visual “manufaturado”.... tudo
parecia “natural e tranquilo” .... e melhor “isolado” (algo raro nos dias de
sociedades civilizadas , desenvolvidas , superlotadas , ambiciosas ... e globalizadas) ! Era um visual confortante.
Estamos em tempos de “Copa do Mundo de Futebol “ e de alguma
forma , me reportei a 1970 , ano que tomei a decisão de “Entrar para a Marinha “.
(Provavelmente eu devia estar observando uma imagem semelhante a de hoje quando
tomei esta decisão há 52 anos , ou devo ter visto algum filme de Pirata que me incentivou
).
Passei no concurso para o Colégio Naval da Marinha do Brasil.
O primeiro passo foi dado. Estranhei a vida militar. Resisti por um tempo até
me adaptar a disciplina , organização e hierarquia, afinal eu queria apenas a
liberdade da linha do horizonte .
Depois de rápidos 6 anos , me formei e fui mandado como oficial
para a Amazônia . Foi uma experiência sensacional . Aprendi muito sobre lugares
isolados e me aproximei de animais selvagens e suas características naturais .
... mas faltava a “linha do horizonte marítimo “.
2 anos passaram rápido na Amazônia . Eu já me sentia “meio
Pirata “, quando entrei na Aviação Naval e fui designado para o HA-1 (esquadrão
de Helicópteros de Ataque da Força Aeronaval da Marinha ).
Descobri que o HA-1 era o Esquadrão mais moderno de helicópteros
militares que operavam em modernas Fragatas e viajavam muito . Me tornei um
verdadeiro Pirata que admirava a linha do horizonte... melhor que isso operava um
helicóptero Lynx (Lince em português )que
me reportava a animais selvagens , aos quais eu passei admirar no meu tempo de
Amazônia . Como piloto de Lynx fui batizado e inoculado pelo Sangue do Lince ,
me tornando (e incorporando ) as características de um verdadeiro “Lince”.
Definição de LINCE na Internet
Um dos felinos mais admirados pela sua beleza exótica, o
lince é considerado um animal de médio porte, com peso entre 13 e 40 kg em
média e comprimento variando de 100 à 130 cm. As medidas variam de espécie para
espécie. O nome lince, vem do próprio gênero das espécies, Lynx, que por sua
vez vem do grego antigo lúnx mas alguns consideram originada do proto-indo
europeu lewk. De qualquer modo, todos os termos significam “brilhante, claro”,
em referência aos brilhos dos olhos dos linces quando avistados à noite.
É um animal de comportamento solitário e hábitos geralmente
noturnos. Por ser um caçador que usa táticas de espreita, o lince é bastante
silencioso ao caminhar, dificultando ainda mais sua visualização em ambientes
naturais. Em algumas comunidades dos Bálcãs, uma região do sudeste europeu
formada por países como Bósnia, Bulgária, Sérvia e Grécia, os linces são
considerados “fantasmas”, pelo fato de raramente serem vistos.
Os linces são caçadores ativos e a maioria da suas presas é
composta por animais de pequeno porte como roedores, lebres, coelhos e aves. No
entanto podem capturar peixes (considerada uma iguaria especial).
Geralmente associado à áreas frias, os linces ocorrem em boa
parte do hemisfério norte, com representantes tanto na América do Norte, quanto
na Europa e Ásia.
Definição de PIRATA
na Internet
Um pirata (do grego πειρατής, peiratés, derivado de πειράω,
"tentar, assaltar", pelo latim e italiano pirata) é um marginal que,
de forma autônoma ou organizado em grupos, cruza os mares só com o fito de
promover saques e pilhagem a navios e a cidades para obter riquezas e poder. O estereótipo mais conhecido do pirata se refere aos Piratas do Caribe, cuja a
época áurea, conhecida como Época Dourada da Pirataria, ocorreu principalmente
entre os séculos XVI e XVIII.
Do fim do século XVI até o século XVIII, o Mar do Caribe era
um terreno de caça para piratas que atacavam primeiramente os navios espanhóis,
mas posteriormente aqueles de todas as nações com colônias e postos avançados
de comércio na área. Os grandes tesouros de ouro e prata que a Espanha começou
a enviar do Novo Mundo para a Europa logo chamaram atenção destes piratas.
Muitos deles eram oficialmente sancionados por nações em guerra com a Espanha,
mas diante de uma lenta comunicação e da falta de um patrulhamento
internacional eficaz, a linha entre a pirataria oficial e a criminosa era
indefinida.
As tripulações de piratas eram formadas por todos os tipos
de pessoas, mas a maioria deles era de homens do mar que desejavam obter
riquezas e liberdades reais. Muitos eram escravos fugitivos ou servos sem rumo.
As tripulações eram normalmente muito democráticas. O capitão era eleito por
ela e podia ser removido a qualquer momento.
Eles preferiam navios pequenos e rápidos, que pudessem lutar
ou fugir de acordo com a ocasião. Preferiam o método de ataque que consistia em
embarcar e realizar o ataque corpo a corpo. Saqueavam navios de mercadores
levemente armados, mas ocasionalmente atacavam uma cidade ou um navio de
guerra, caso o risco valesse a pena. Normalmente, não tinham qualquer tipo de
disciplina, bebiam muito e sempre terminavam mortos no mar, doentes ou
enforcados, depois de uma carreira curta, mas transgressora.
Por mais estranho que possa ser , a mistura de Pirata com
Lince me atraía, por algumas das características que eram comuns aos dois “inspiradores” de minhas fantasias
pessoais , mas faltava alguma coisa , já que os dois não voavam ... e eu sim .
Isso me incomodava !
Durante anos, mais precisamente, até a virada do milênio em
2000. O Pirata Militar, já estava realizado profissionalmente ,por ter liderado
os Linces da “Caverna HA-1”...mas o espirito militar não me proferia a
liberdade que um verdadeiro Pirata ... almejava.
Depois de 30 anos , passei para a reserva militar e me
tornei um Pirata livre em busca de aventuras...mais “anárquicas” ... e mais rentáveis.
Depois de alguns meses dedicados a observação praiana numa
atividade classificada como : “vendedor ambulante de praia “ onde consegui auferir
algumas “pratas” vendendo uma invenção própria chamada “Beach Bag “, recebi um
convite para desenvolver a operação de um barco rápido que tivesse a capacidade de operar
com helicóptero a bordo.
Era a oportunidade tão esperada . Abracei a causa com afinco.
Reuni todos meus conhecimentos de Pirata Militar unido a minha experiência de Lince
e coloquei tudo em prática visando adquirir “aventuras aliadas às pratas”.
Fui chamado de maluco , irresponsável , inconsequente e
outros adjetivos menos votados , mas ... continuei contra muitos e a favor de
poucos (os meus novos patrões que tinham a mesma filosofia de vida ). Com o tempo atualizei minha licença internacional de voo e passei operar numa NAU , que navegava pelo mundo sob a bandeira e o porto de registro "Hamilton" , capital das Bermudas ( paraíso fiscal e famoso porto de apoio , dos Piratas do Caribe ).
Passados 10 anos nesta aventureira atividade , depois de muitos
dias de mar , muita horas de voo ao redor do mundo (e algumas pratas ) me senti completamente realizado , pessoal,
profissional e financeiramente. Finalmente eu havia me tornado um :
“ Lince Pirata
ALADO “. ... admirador da Linha do Horizonte onde o Céu ... encontra o Mar
Parabéns meu amigo pela belo relato de sua história.
ResponderExcluirBZ pelas realizações e conquistas.
Caro amigo Pirata Conterrâneo Mansano
ResponderExcluirObrigado pelo fraterno comentário elogioso. No entanto penso que Pirata nenhum conquista nada sozinho. Quando busco relatar minhas conquistas particulares, viso principalmente enaltecer o privilégio que tive de pertencer a instituição que moldou o que sou hoje : A Marinha do Brasil. Foi ela , e os amigos que ela me ofereceu que fazem parte deste "horizonte marítimo tranquilo " que sempre busco em meio a "tempestades" que por vezes nos deparamos .... porque aprendi que : " Depois da tempestade ...sempre virá... uma BONANÇA "...
Me orgulho das realizações e conquistas ... e não me envergonho de expô-las.. por mais "polêmicas " que possam ser. Afinal somos humanos e erramos . Com os erros devemos aprender ... e não esconde-los. Com os acertos devemos divulga-los .
Quem sabe, podem se tornar :EXEMPLOS a serem seguidos por alguém. Chega de tantas IMPOSIÇÕES pelos meios de comunicação . Cada qual deve ter liberdade de seguir os exemplos que melhor lhe convier .
VIVA a LIBERDADE !!!
Forte abraço meu amigo,
Caro M. Barreirra
ResponderExcluirPirata Alado, Lince, mas para mim toujour "mon compagnon alado", com quem fiz vários voos de testes dos Super Pumas avec queu repliable (inovação da Aerospatiale) sur les ciels de la Provence, Golf de Lyon, le Alpes Provence, sur Les callangues de Marseille. Bons tempos. E ao ver suas palavras sobre mar-horizonte, ótimas lembranças também me vêm "sur ma tête"
. Grande abraço e à "bien tôt".
M.Athaydê
M.Athaydê (Pirate de Provence)
ExcluirC'est toujours un plaisir de vous avoir à bord.
Nossas aventuras a bordo de "Pumas e Esquilos sur les ciels de la Provence" , em muito contribuíram para minhas gratas recordações. Melhor que o aspecto profissional que nos envolveu, foi a fraterna amizade desenvolvida naqueles tempos .
Obrigado pelo comentário.
Grande abraço e à "bien tôt...mon ami "
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluirCaro Anónimo
Excluir🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗
Obrigado pelo comentário