Depois de uma caminhada meditativa após a leitura do livro “Piratas
do Brasil” (presente de aniversário da minha filhota ) , meditando sobre a
minha “ignorância “ anterior a leitura, resolvi fazer este post “didático”
sobre o assunto . Para tanto fui aprimorar meus conhecimentos na internet.
Para que todos saibam a diferença entre Corsário e
Pirata :
É importante fazer a distinção entre corsário e pirata. Os piratas agiam ilegalmente em tempo de guerra ou de paz, sem qualquer regra, sem pertencer a reis ou a qualquer governo. Ao contrário, os corsários agiam de acordo com seu soberano, exclusivamente em período de conflito.
Dito isso, passemos a ver , o que é dito na internet sobre a
Ilha de Villegagnon :
O almirante francês Nicolas Durand de Villegagnon era de Provins, Seine-et-Marne, na França e nasceu em 1510, vindo a falecer em Beauvais-en-Gâtinais em nove de janeiro de 1571. Ele foi um diplomata e cavaleiro da Ordem de Malta que ganhou notoriedade pela fundação de uma colônia de exploração francesa no litoral brasileiro, a Ilha de Villegagnon.
Localizada no interior da baía de
Guanabara, a Ilha de Villegagnon fica na capital do Rio de Janeiro. Os
indígenas a haviam dado o nome de Ilha de Sergipe, já os portugueses deram-lhe
o nome de Ilha das Palmeiras. Seu nome atual deriva da época em que os
franceses exploraram a região. O almirante francês Nicolas Durand de
Villegagnon chegou na ilha em 1555 e construiu o Forte Coligny. Nesta época os
descobridores franceses tentavam estabelecer a França Antártica no Brasil.
Este tipo de invasão ocorreu no
período colonial, mas não foram apenas os franceses que tentaram cravar sua
bandeira em território tupiniquim, diversas incursões estrangeiras de ingleses
e holandeses também fizeram suas tentativas e, em muitos casos, obtiveram
êxito, como nas invasões holandesas no nordeste brasileiro.
Durante a ocupação da Ilha de
Villegagnon, calvinistas e colonos protestantes realizaram o primeiro culto da
Santa Ceia nas Américas. Após este episódio, Nicolas Villegagnon os
participantes obrigando-os a declararem os termos de sua fé. Este episódio ficou
conhecido como Confissão da Guanabara. No dia 24 de março de 2007, um marco foi
inaugurado na ilha em homenagem a tais acontecimentos históricos.
Em 1560 chegaram reforços da Capitania de São Vicente. Liderados por Mem de Sá, os grupos de soldados portugueses aportaram na ilha e iniciaram um conflito com os franceses. Os lusos conseguiram destruir a fortaleza e fizeram os franceses abandonarem Villegagnon e procurarem refúgio junto aos Tamoios. Para selar o domínio português na região, foi celebrada uma missa portuguesa na Ilha.
Os franceses somente foram
expulsos de forma efetiva em 1567, em um embate que teve a participação de
Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro. Temendo novas tentativas
de domínio de outras nações, a ilha foi fortificada pelos portugueses no ano de
1733. Foi o início da construção da Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha
de Villegagnon, iniciada após a destruição do monte das Palmeiras.
Assim que o Brasil se tornou
independente, a Ilha de Villegagnon foi transferida para a Marinha. Em 1843, o
local tornou-se sede do Corpo de Imperiais Marinheiros. No século XX,
precisamente do ano de 1935, a Marinha do Brasil iniciou as obras da Escola
Naval, que foi inaugurada em 1938.
De posse das definições acima , publicadas na internet por
historiadores e tendo aumentando o meu próprio cabedal cultural por meio da
leitura do presente da minha filhota, caminhando pelas areias que testemunharam
muitos dos fatos descritos, no que foi um dia a Capitania de São Vicente/Santo
Amaro, criadas em 1534 , depois que o Tratado de Tordesilhas fui implantado
em 1494 (antes do descobrimento “oficial”
do Brasil ), uma conclusão me assaltou (no bom sentido) : “ Os interesses de
Poder e a ganância do ser humano, aliadas as “crenças religiosas “ foram o embrião
do que chamamos hoje de “Sociedade Brasileira”. As tripulações Corsárias eram
compostas além de marinheiros , por combatentes e... religiosos (de acordo com
as crenças que os “nobres” pretendiam disseminar.) Todos buscavam “valores “...
dos outros !
Os valores da época de colonizações católicas eram ,além de metais e pedras preciosas que sustentariam as disputas europeias ,as iguarias orientais . Daí a busca frenéticas pelo “caminho das Índias marítimo”, evitando os caminhos terrestres dominado pelos “mulçumanos”. Essa busca frenética impulsionou o “descobrimento oficial” de várias colônias que já seriam de conhecimento dos antigos Vikings , considerados “pagãos “ e depois convertidos ao catolicismo após invasão da Inglaterra criando os povos de origem “Anglo Saxão”,(reconhecidamente bons marinheiros).
As terras das Américas serviriam a todos propósitos europeus.
Ricas em ouro, prata , grandes extensões cultiváveis , produtoras de iguarias (açúcar
)além de geograficamente, excelentes paradas logísticas em busca das rotas marítimas
(sejam em sentido horário ou anti-horário em relação ao meridiano de Greenwich.
O Brasil no século XVI , como Colônia Portuguesa já chamava
atenção pelas descobertas de filões de ouro pelos “ Bandeirantes “ que saíram em busca da
prata descoberta nas colônias espanholas a noroeste (o Peru , principalmente . A
prata sul-americana foi importante para os espanhóis, pois as Américas produziam
muito mais do que a Europa. A prata era usada para comprar mercadorias da Ásia
e financiar o expansionismo do Império Espanhol. ) . Além da prata , os
Bandeirantes buscavam índios que pudessem ser escravizados, barateando o custo
na aquisição de escravos importados da África. O lado bom desta história é que
os Bandeirantes , rompendo a “linha do Tratado de Tordesilhas “ acabaram
ampliando as fronteiras da colônia portuguesa , O Brasil ! (coisa de piratas
terrestres ).
Com todo esse sucesso, a colônia portuguesa além mar virou um lugar atrativo para qualquer
tipo de Pirata , O inglês Thomas
Cavendich foi um dos primeiros , seguido pelo franceses Jean François Du Clerc
e René Duguay-Trouin ...muitos outros de diferentes nacionalidades andaram
pisando na nossa terra até chegarmos ao nosso Nicolas Durand de Villegagnon.
Para nós , marinheiros piratas / corsários , além dos franceses Villegagnon ...Du Clerc ...Dugay Trian , há os ingleses James Lancaster e , particularmente Lord Cochrane , de quem já comentei no post abaixo
...
https://pirataalado.blogspot.com/2021/10/piratae-o-lorde-cochrane.html
...estes históricos piratas / corsários construíram as bases que sustentam as atitudes daqueles que hoje se formam nas Escolas de Piratas de Villegagnon .... da qual eu me orgulho de ter sido formado “Profissional do Mar “ (mais conhecido como "Bacharel em Ciências Navais " ou popularmente Oficial de Marinha "). Sabemos como defender nosso território de piratas/corsários estrangeiros . Sabemos como eles agem .
Bem legal essa associação dos piratas/corsários do Brasil Colônia com os Piratas Navais da atualidade. Herdamos muitas de suas características. Mas um outro detalhe do seu post me despertou uma curiosidade. A época em que a EN de hoje foi inaugurada se confunde com a época de construção do Aeroporto Santos Dumont. Fui pesquisar mais e encontrei um ótimo relato sobre o início de SDU:
ResponderExcluirhttps://ceabbrasil.com.br/blog/historia-do-aeroporto-santos-dumont/
Achei interessante, pego essa carona pra compartilhar. Abçs alados!
Grande Pirata Alado Compa..
ExcluirAlém de amigo ... seguidor atento.
Eu não havia atentado a esse detalhe. Fui estudar o assunto no site indicado por vc.
As duas construções..EN e Aeroporto são da mesma época ( governo autoritario de Getúlio Vargas). Não existia a FAB...a primazia da Aviação brasileira era disputada por Marinha e Exército.
Santos Dumont havia se suicidado em 1932 durante um bombardeio militar no Guarujá à, o que via ser a Base Aérea Naval da Marinha , que havia sido tomada pelos revolucionários paulistas , na Revolução Constitucionalista de 1932.
Santos Dumont, era contrário a utilização de sua invenção ( o avião) como arma militar...então...como bom " político" ... Getúlio Vargas (ex militar , advogado e ditador) pode ter tido essa brilhante ideia de fazer " barba ...cabelo... e bigode "... agradando " gregos e troianos "...construindo um Aeroporto civil ,ao lado de uma Escola de Piratas/Corsários militares. !!!
Obrigado pelo comentário, pertinente...meu querido amigo.
Fraterno abraço ☠️
Lendo esse interessante artigo, fiquei imaginando se este blog não deveria se chamar "As Aventuras do Corsário Alado"...
ResponderExcluirCaríssimo leitor Anônimo Portas...
ExcluirPois é ... este post me criou uma crise de identidade...Pirata... ou Corsário?...."ser ou não ser , eis a questão ".....
Como isso foi dilema do Hamlet ...( e eu não Shakespeare.)...prefiro continuar sendo Veterano Marinheiro...metido a blogueiro amador ...sem maiores compromissos históricos.
Valeu Portas ... seja bem-vindo a bordo.
Forte abraço
Além de uma viagem nostálgica, mais uma aula de história do nosso Pirata Alado (Pirata mesmo, jamais corsário).
ResponderExcluirObrigado por mais esse texto, caro Pirata Alado!!
Caríssimo amigo Alado Vouga.
ExcluirObrigado pelo comentário de fiel seguidor.
Mesmo com a crise de identidade pessoal , vou confessar cá entre nós ( que ninguém nos ouça), que intimamente, prefiro assumir o perfil de Pirata...(mais livre de lideranças oficiais)...que o de Corsário ( prefiro assumir o meu " anarquismo " pessoal , do que botar a culpa em quem me direcionou a esse tipo de atividade...um tanto quanto...questionável , em tempos de " politicamente correto ").
Respeito o livre arbítrio e liberdade de pensamento...respeitando todas opiniões, mesmo não concordando com algumas.
Quanto a " aula" de história...prefiro reverenciar à Internet ( ela sim fornece todo tipo de "conteúdo "). Quanto a disseminação e a validação disso...depende da consciência de cada indivíduo...não da ordem de qualquer um que se considera " ungido " para tal.
Muito bom ( sempre) tê-lo a bordo
Fraterno abraço meu amigo..marujo Alado.