sábado, 28 de junho de 2025

VETERANO..... e o “Non ducor, duco”




Amigos da Pirataria Alada , meu cordial 

Olá... Uuurra Meu !

 ( popular cumprimento típico de paulistanos) 




Durante esta semana andei passando por emoções diversas . Passei o domingo (22 de junho) comemorando , mais um, aniversário 'meditativamente" solitário (por diversas razões) sob o , delicioso calor invernal proporcionado pelo nosso astro rei , na minha praia predileta da baixada santista , a do Embaré em Santos. Já me acostumei a comemorar  minha data natalina longe de familiares , devidos a vários compromissos profissionais, na atividade aérea (militar, executivo e comercial ) como é comum.


 


A Sereia , estava desfrutando à convivência de sua família em Campos do Jordão (lotada de turistas) como é normal nesta época do ano em meio ao um feriadão religioso (Corpos Christi ). 

Sentindo a brisa marinha , observando a linha do horizonte observando as gaivotas bailando no ar  demonstrando toda liberdade que o voo proporciona , meditava sobre o privilégio de ter tido a sorte de ter me tornado um Aviador da Marinha, quando meu celular tocou. Era uma mensagem da Revista Força Aérea digital , dando conta de uma doação, feita pela família do , falecido ,Comandante Rolim  Amaro (ex proprietário da TAM ), para o futuro Museu Aeronáutico Paulista , a ser inaugurado em São Paulo , localizado no popular Campo de Marte, naquela capital. 



Me senti feliz , afinal era o dia do meu aniversário e recebo a noticia de que haverá um Museu dedicado a Aviação , no mesmo local onde nasci à exatos 71 anos. Sorri internamente pensando se haveria , no futuro uma homenagem a este "humilde Pirata Alado paulista " (isso é uma raridade kkkk).

Meu pensamento viajou com as gaivotas : Homenagem ao Pirata seria demais mas, à Aviação Naval ... seria justo , porque afinal a Marinha foi a precursora da Aviação Militar no Brasil , além do Estado dispor do maior porto da América Latina que merece "defesa" por parte da Marinha ...e suas aeronaves treinadas e especializadas ... no mar. Uma das doações da família Amaro é justamente um F4U Cosair (Corsário ou Pirata , em inglês ) da Marinha Americana , que na Segunda Guerra Mundial fez história defendendo os Aliados . Aí me perguntei :- Por que não um exemplar semelhante da Marinha do Brasil que tenha operado a bordo do maior Porta Aviões dos Hemisfério Sul , que carregava uma homenagem ao Estado Paulista , pintada no seu costado NAe SÃO PAULO - A12 ?

Já sei o que muitos vão dizer : - ...mas o NAe São Paulo operou por pouco tempo e deu muitos problemas. Não tenho como discordar ! No entanto fez parte da nossa história e depois de tantas discussões , finalmente teve um fim "meritório ". Hoje " jaz " nas profundezas abissais em aguas internacionais dando abrigo a seres marinhos , já que os interesses políticos ,econômicos e pseudos-ecológicos , patrocinados por políticos de caráter questionável que andaram conduzindo o país , se abstiveram de torná-lo uma atração turista como em vários portos pelo mundo , tais como San Diego - USA , com seu Museu SS Midway .

Meu pensamento , voltou e pousou na minha praia . Olhei em volta e reparei as pessoas desfrutando a deliciosa praia ensolarada com poucos turistas paulistanos , cujas crianças se impressionavam com os enormes Navios Cargueiros  que desfilavam próximos a praia no seu vai e vem de entrada e saída do canal portuário . Imagino se essas crianças tivessem a disposição um verdadeiro Porta Aviões e suas aeronaves , além de uma profissional estrutura turística , dedicada a eles ( as crianças ). Poderiam se referir a Santos , não como a " cidade  dos prédios tortos " e passassem a querer visitar a cidade para caminhar por dentro do " Museu NAe São Paulo

 " e seus A4 Skyhawks  , SH3 Sea Kings , Super Pumas , Esquilos , Bells , WASP  e a até o mais Pirata Naval de todos .... os LYNX. Poderiam  descobrir que o melhor jogador do Santos , não foi o Neymar e sim um tal de Pelé ( que também tem um museu) . Até o café , tem museu aqui .

O sol começou a se aproximar do horizonte marítimo , proporcionando um espetáculo de cores impossível de ser visualizado em áreas turísticas serranas . Meu dia natalino estava se encerrando de forma deslumbrante e uma frase me veio a mente :

 "non ducor, duco"

na internet definida como : 

A frase em latim "non ducor, duco", que significa "não sou conduzido, conduzo", é o lema da cidade de São Paulo. Essa frase, presente no brasão da cidade, reflete o papel de liderança e protagonismo da capital paulista. 

... e era o Lema do A12- NAe SÃO PAULO...

A Sereia retornou de Campos do Jordão , e ganhei um saquinho de bolinhas de chocolate com recheio de café .... foi mais um aniversário para ser lembrado !

Forte abraço a todos queridos leitores da Pirataria Alada (cada vez mais .... VETERANA)

4 comentários:

  1. Prezado Corsair, digo, Pirata. O A-12 foi tema de várias ideias, dos mais variados segmentos, civis ou militares, dava até para escrever um livro. Mas todas não prosperaram, "caíram pela manobra", como dizem os Piratas, da mesma forma como cairia o tal livro, pois sua provável meia dúzia de leitores não convenceria editora alguma. Dentre tais ideias, após a aposentadoria do A-12, houve três que me chamaram a atenção. Uma seria a criação de um Grupo de Interesse para manter viva a mentalidade de uma Aviação Naval com aviões embarcados em NAe, à espera de uma utópica aquisição de um A-13. Isso não ocorreu, é claro, mas o A-140 consegue manter a chama ativa, embora à "meia bomba". A outra ideia seria aproveitar a embarcação em "hub" para apoiar operações de helicopteros off-shore. Muito chope batata frita nesse cenário... A terceira, seria aproveitá-lo com Museu, atracado em Santos, é claro, como você bem apontou. Isso seria a meu ver uma bela propaganda nesses tempos dificeis. Mas, infelizmente, não temos grana para bancar essa atividade cultural, culpa de um tal de Rouanet, que prefere outros padrões de entretenimentos. Abraços alados!

    ResponderExcluir
  2. Prefeito (e instrutivo ) comentário...meu querido amigo Compa.
    Eu conheço e me aprofundei na história do nosso A12.
    Foi exatamente por ter me interado do " samba do Crioulo doido" que envolveu nossa " Nau Pirata própria de Alados " que resolvi " falar" sobre.
    Além de uma homenagem ao meu Estado representado pela alpha crux na nossa bandeira nacional...imagino ser uma forma de manter viva a instituição que tenho a honra de fazer parte ( mesmo reformado) a tal de Aviação Naval . A " cultura " oferecida nas atuais escolas brasileiras ensinam que a " verdadeira " história do Brasil " é produto de ignorantes mordomicos e aventureiros exploradores dos impostos pagos pelos " coitadinhos trabalhadores " ...injustiçados !
    Nesse país o que nao falta é " justiceiros e influencers "...o que falta é cultura ...honestidade.... e vergonha na cara !
    A luta continua ... companheiro!
    Como costumam dizer os ...atuais e ex presidiários.
    Fraterno abraço... agora mais Veterano

    ResponderExcluir
  3. Realmente, meu caro Pirata, Museu NAe São Paulo em Santos seria um gol de placa, digno do santista atleta do século. E o mais Pirata Naval, com certeza, seria a mais procurada atração! Quem sabe um dia, Pirata Alado. Afinal, meditar sobre isso e sonhar não faz mal a ninguém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Voulga.
      Obrigado pelo comentário.
      Você disse tudo " meditar e sonhar não faz mal a ninguém " ...( ainda...kkk). Falar e escrever ...já estão querendo restringir.
      Eu me divirto ...só imaginando.
      Fique bem e curta sua vida .
      Fraterno abraço

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado