domingo, 8 de junho de 2025

Veterano ... e o país Brasil

 


Amigos da Pirataria Alada...

meu cordial...Olá 

Hoje , num domingo com pouco sol , este Veterano Pirata acordou disposto a desfrutar um dia televisivo "esportivamente " agradável.



Como o esporte em alta no nosso Brasil , é o Tênis ...em função da nova "joia esportista brazuca " ( o João Fonseca ) , resolvi assistir a final de Roland Garros . Liguei a tv e comecei a ver o jogo. Como a "aula de tênis " entre o italiano Sinner (01 no ranking ) e a joia espanhola Alcaraz (02 no ranking) estava se estendendo  resolvi , observar  (da minha janela) a "Parada Naval " anunciada pela Prefeitura da Cidade , (patrocinada pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos ) em comemoração ao "Dia da Marinha" (11de junho , data da Batalha Naval de Riachuelo, heroicamente vencida pela Esquadra Brasileira . 
Meio "confuso" , com o que vi , saí para comer os meu bolinho de bacalhau no boteco da esquina ( habito de Veterano Pirata aos domingos ), O jogo de tênis continuava na tv do boteco . Pude acompanhar o início da virada do "espanhol " sobre o "italiano ".
Na volta pra casa terminei de maratonar o tênis e ver o fim da "aula" e a garra dos dois naquela "batalha moderna " vencida pelo espanhol Alcaraz.

Cansado de ver tênis mudei de canal para ver outra "batalha " esportiva , desta feita sobre a agua. O Sail GP , etapa de New York sobre as aguas do Rio Hudson, Aí teria Brasil , batalhando contra vários países desenvolvidos. Comecei a vibrar , quando o barco brasileiro , o "MUBADALA BRASIL" , ganhou a primeira regata. Na segunda ficou em quinto lugar , se classificando para a final desclassificando a Espanha.
Infelizmente , os organizadores (poderosos ) resolveram fazer mais uma regata "classificatória" e o barco espanhol  acabou desclassificando o barco brasileiro , da final e acabou vencendo a etapa.
No final do dia esportivo "televisado" a Espanha acabou perdendo para Portugal a final da Copa de Futebol Europeia , para Portugal ! (menos mal , porque  se ela ganha eu ia acabar me achando "vingado" pela Espanha quando ainda como Lince Líder ativo afundei (teoricamente) o Príncipe de Astúrias (moderno Porta Aviões espanhol ) no exercício operativo da OTAN ,  a TAPON 98..nos bons tempos ativos de 1998. ( me senti aliviado ),

A noite chegou ... e uma "musiquinha chiclete" assaltou o meu pensamento : " Que país é esse ? " do grupo " Legião Urbana" em 1987  (um ano politicamente movimentado no Brasil e que eu vivia com a família na França , a serviço do Brasil podendo conhecer o respeito que existia na Europa sobre o "Poder Militar (e econômico) do Brasil " , naquela época.
Resolvi pesquisar na Internet : 


Situação Política no Brasil;

Diretas Já foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil, durante a ditadura militar brasileira. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil durante o regime ditatorial, se concretizou com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso. No entanto, a proposta foi rejeitada, frustrando a sociedade brasileira. Ainda assim, os adeptos do movimento conquistaram uma vitória parcial em janeiro do ano seguinte  quando Tancredo Neves foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral.[

Diretas Já

Manifestação por eleições diretas no plenário da Câmara dos Deputados do Brasil.


Localização : Maiores cidades do Brasil

Participantes :

Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Leonel Brizola, Miguel Arraes, André Franco Montoro, Dante de Oliveira, Mário Covas, Gérson Camata, Iris Rezende, Orestes Quércia, Luiz Inácio Lula da Silva, Eduardo Suplicy, Roberto Freire, Fernando Henrique Cardoso, Ricardo Tripoli e muitos outros.

Resultado :

• Eleição indireta de Tancredo Neves e aprovação de uma Assembleia Constituinte.

• Fim oficial do período da Ditadura Militar no Brasil.

• Início de uma nova fase de democracia para todo o Brasil.

• Criação da constituição brasileira de 1988, considerada a mais livre, justa e democrática da história do país.

 

Legião Urbana 1987

 A Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock formada em 1982, em Brasília, por Renato Russo (vocais) e Marcelo Bonfá (bateria), que contou com Dado Villa-Lobos (guitarra) e Renato Rocha (baixo) em sua formação mais conhecida.[3]


Formação clássica da banda.

Da esquerda para a direita; Renato Rocha, Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos



Que país é esse? 

favelas, no senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a constituição

Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?

Que país é esse?

Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia-ia-ia

Na Baixada Fluminense

Mato Grosso, Minas Gerais

E no nordeste tudo em paz

Na morte eu descanso

Mas o sangue anda solto

Manchando os papéis

Documentos fiéis

Ao descanso do patrão

Que país é esse?

Que país é esse?

Que país é esse?

Que país é esse?

Terceiro mundo se for

Piada no exterior

Mas o Brasil vai ficar rico

Vamos faturar um milhão

Quando vendermos todas as alma

Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?

Que país é esse?

Que país é esse?

Que país é esse?



Depois de viver um domingo agradavelmente esportivo televisivo como VETERANO LINCE PIRATA,

Eu me pergunto :

- Por que a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos patrocinam uma "Parada Naval " comemorando o "Dia da Marinha " na data errada ( com 2 "pequenos "  Navios Patrulha... da Capitania dos Portos )  ?

- Por que a história  contada nas mídias, teimam em afirmar  que vivíamos num "regime autoritário ditatorial" nos anos 80. se o povo pedia "Diretas Já" ... e o voto não era "obrigatório" (como hoje) e havia eleições indiretas (como até hoje ocorre nas verdadeiras "DEMOCRACIAS LIBERAIS" ... tendo sido eleito um Presidente do partido de oposição (Tancredo Neves em 1985).?

- Por que uma banda roqueira , a Lenda Urbana criada em Brasília em 1982 (num regime autoritário) , não era censurada , "influenciando" sobre situações muito ruins sobre o país e que existem até hoje (em piores condições ) , onde censuram quem fala,? 

Assim sendo , finalmente me pergunto :

- QUE PAÍS É ESSE ?



Esquadra de um país respeitado no mundo inteiro nos anos 80


Um forte e agradecido abraço a todos pacientes leitores 

do VETERANO PIRATA ...  confuso !


8 comentários:

  1. Pois é, meu caro Pirata Alado! Que País é esse?
    Por isso me limitei a ficar somente no tênis mesmo, nesse domingo. Até assisti um pouco da final de Roland Garros, mas prestigiei mesmo a semi final da partida de tênis da minha sereia no Clube de Piratas aqui em Brasília, entre um e outro papo com outros velhos piratas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo amigo Vouga.
      Em primeiro lugar, parabéns pra sua sereia que se impõe no tênis, ainda mais no clube de Piratas em Brasília.( olho neles)kkk
      Quanto ao.."Que país é esse?"...vê se encontra alguém por aí que responda...no dia 11de junho , porquê aqui pelos mares tá difícil de achar " Piratas " de verdade.
      Se cuida meu amigo.
      Beijo pra Sereia.
      Fraterno abraço

      Excluir
  2. Pirata, esse patrocínio dessa associação santinha cheira a qualquer coisa, menos patriotismo. Mais convincente seria colocar dançarolando na proa do líder alguma figura do tipo Pablo Vitar bancada pela Rouanet. A gente entenderia de boa. O que não dá pra entender é essa tal CF/88. Se não é para cumpri-la, por que ela existe? Bem, isso é outro papo, haja bolinho de bacalhau...! Abraços alados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Compa Veterano.
      Tá difícil de entender porquê o mundo chamava o BRASIL de...o país do"milagre" brasileiro ( nos anos 70/80 ).
      Parece mentira...e estou começando a achar que " milagre " não existe.
      Quanto a tal CF/88..é mais um monte de bla..bla...que alguns " pulhas" do momento se aproveitaram para se " lucupletarem " e outros togados se perpetuam no Regime Autoritário com ares de donos da verdade de um país que navega na lama.
      Ainda bem que ainda não é " crime " comer bolinhos de bacalhau em boteco da esquina.
      Se cuida meu amigo.
      Piratesco abraço Veterano

      Excluir
  3. GALVÃO MB 1971 - Uma reflexão que mostra toda a contradição que vivíamos, quando não, estamos ainda hoje nela, não nos firmamos como soberania tampouco temos a tão sonhada liberdade, haja visto o rumo que o BRASIL está tomando, da música que não apresenta nada melhor do que foram os anos 80 aos políticos que hj rasgam a constituição, um País que de tão rico, tornou-se pobre de dignidade e educação, deixando a bandeira do País se manchar de outra cor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Galvão.
      Infelizmente é a realidade atual que estamos vivendo.
      Eu não saberia hoje, apontar as razões de estarmos..." desiludidos " pelas várias esperanças que nos foram prometidas desde os anos 80 por caçadores de marajás , Messias que acabariam com a pobreza dividindo o pão com os menos afortunados...e outras promessas do lado esquerdo , direito... do centro .. .de baixo...ou de cima...
      A bandeira se descoloriu...ou se "
      multicoloriu"!
      Ao invés de LIBERTADADE ...colhemos todos os dias TRISTEZA...
      Aguardo respostas aos meus questionamentos.
      Obrigado pelo comentário meu amigo.
      Fraterno abraço

      Excluir
  4. Caro amigo Barreira
    Daqui de Paris onde estou hoje lendo mais uma de suas belas crônicas, naquele domingo também assisti a final da Liga das Nações. Rolando Garros sendo jogado quase perto onde estou no 8° Arrd. Cheguei na sexta-feira depois de um ótimo tour pelo Vale do Loire de 30 dias. Mas vamos ao seu ótimo Artigo. Naqueles anos éramos vizinhos em Aix-en-Provence e vizinhos de bureau no GFRHF na Aerospatiale. Ótimos tempos para nós na França, quando Le Pen brigava com Chirac e Miterrand. No Brasil líamos nos jornais, que chegavam para nós uma semana depois, os diasconturbadosdas diretas já. Insistiam e insistem até hoje em nomear aqueles anos como de chumbo, mas que todos podiam contestar, criticar, saiam a noite sem assaltos, havia segurança. Eram ótimos tempos. Hoje temos que verdadeiramente perguntar, que país é esse.
    Volto amanhã para o Rio de Janeiro.
    Parabéns mais uma vez.
    Ah, esqueci de dizer, matei as saudades da ORANGINA.
    Athayde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Athayde desde os tempos franceses de Aix.
      Ahh...que saudade dos anos 80.
      Legal saber que está matando saudade em Paris.
      Quando estiver de volta espero encontrá-lo para saber das novidades.
      Você encontrou por aí com o " 4 dedos pendurado nos ovos macronianos" ?
      Depois vc me conta.
      Boa viagem de volta.
      Fraterno abraço meu amigo

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado