Definição de Ilha da Trindade na Internet:
A ilha da Trindade fica no extremo
oriental da cadeia de montanhas submarinas denominada Vitória-Trindade,
distante 1.160 quilômetros do continente, e pertence ao estado do Espírito
Santo.
Como podemos constatar , a Ilha da Trindade é pouco falada e
pouco conhecida . Poucas pessoas sabem qual é sua importância para o Brasil e
poucos sabem quem são os brasileiros que sustentam, e mantem a distante ilha
sob domínio dos brasileiros. Como este espaço literário não é fórum educativo,
deixo ao livre arbítrio de cada um pesquisar o assunto.
Dito isso passemos a verdadeira aventura vivida naquelas
“bandas” oceânicas:
Ao chegarmos ao final do ano , nosso comandante do HA-1, CF Chrockatt,
vendo que ainda tínhamos combustível sobrando na nossa cota , decidiu que
deveríamos utilizá-lo fazendo adestramento de voo por instrumentos voando sobre
terra para termos alternativas de pouso , em caso de apagamento de motor. Pelo
mesmo motivo, a Esquadra limitou nosso voo a 150 NM (milhas náuticas) de algum
ponto de apoio sobre o mar. Assim o Esquadrão decolou com todas as aeronaves
disponíveis na época , 3 para o Nordeste
e 3 para o Sudoeste do Brasil no dia 21 de dezembro . Russo e eu fomos para Foz
do Iguaçu a bordo da 3023. Voaríamos todos em treinamento, ora em formatura,
ora isolados fazendo adestramento de IFR ( voo sob regras de voo por
instrumento).
Decidimos que o regresso seria realizado independente,
cumprindo voo sob regras IFR . A nossa 3023 seria a primeira a decolar ,
observando as condições meteorológicas a frente e informando as demais pelo rádio.
“ Bacacheri .... Marinha 3023....bom dia .... de Cascavel para Bacacheri ... IFR ....6 mil pés ... 120 nós ....com 3 no POB ... 15 fora ...
instruções “
“ Marinha 3023 .... Bacacheri...informo aeródromo fechado
para operação VFR/IFR por condições meteorológica abaixo dos limites ...
prossiga para sua alternativa Paranaguá.... tenha um bom voo. “ Respondeu a
torre de Curitiba .
Rapidamente refizemos o cálculo para Paranaguá. Teríamos 18
minutos de sobra na nossa autonomia . Chamamos no rádio a “Alcateia de Linces” que já estavam
voando com destino a Curitiba:
“Geral de Linces...Lince 23 ... participo Curitiba fechado
instrumento ... alternando Paranaguá...sugiro avaliarem regresso Cascavel”.
“ Lince 23 ... 22... regressando Cascavel “
“Lince 23....28...regressando Cascavel ... bom pouso”
Sabiamente os outros regressaram sem se arriscarem entrar na
tempestade que caía em Curitiba.
“ Senhores ... bom dia.... informamos que estamos sem QAV (querosene
de aviação ... alimento das nossas turbinas )”. Foram as palavras do orientador de Paranaguá.
Eu e Russo nos entreolhamos com cara de “ e agora? ”.
Pegamos o Mapa ( 1982 não havia GPS ). Joinville seria uma
alternativa. A tempestade continuava . A alternativa seria praiodrômico , o que
aumentaria a distância para 50 NM. Refizemos todos os cálculos . Estávamos no
limite considerando a velocidade de maior alcance.
“ Estamos de acordo ?” . Perguntou o Russo , comandante da
aeronave .
“ Alguma vez estivemos em desacordo ?” . Perguntei. Ele
sorriu e guarnecemos a 23 e decolamos debaixo de muita chuva.
Atingimos o litoral a 100 pés e continuamos até ingressar na
boca da Baía de Babitonga. Baixamos para 50 pés quando a “luz da bruxa” acendeu
.
“Joinville... Marinha 3023...de Paranaguá ...visual ... com
3 no POB .... 50 pés ...na Baía de Babitonga ... 2 minutos para pouso “. Falei
no rádio.
“Marinha 3023...Joinville ... pista em uso 33 ...tenho você no visual...vento
calmo ... acuse na final...bom pouso “
“ Marinha 3023 ... pista no visual ... final direta para
pista 33”.
Pousamos. Abastecemos e agora seria proa direta para Santos a baixa altitude sobre o mar (nosso habitat natural). Voo de 1h 45 , debaixo de chuva sobre o mar até a “boa e velha” Santos de tantas jornadas. De Santos para São Pedro da Aldeia (caminho da roça).
“ Macega ...Lince 23 ...de Santos para ” casa “... com 3
almas a bordo...5 fora “
“ Lince 23 ... Macega... pista 06... vento calmo ...acuse
final “
“ Lince 23 ... na final... Feliz Natal “
“ Macega... ciente...bom pouso ... Feliz Natal “.
O Esquadrão estava vazio . Fomos chamados a câmara do
Comandante.
“ Parabéns a vocês dois. Foram os únicos que conseguiram
regressar. As aeronaves do Nordeste ficaram retidas em Caravelas em função do
tempo. As que estavam com vocês ficaram retidas em Cascavel pela mesma razão.
Assim sendo infelizmente tenho que comunicar que amanhã ao nascer do sol estarão
embarcando na Fragata Liberal quando
estará passando pelo traves de Aldeia com destino a Ilha da Trindade. O medico
da guarnição da Ilha faleceu e deve ser substituído imediatamente. O corpo está
sendo mantido na frigorifica e para tal, os gêneros foram retirados . Vocês
levarão o novo médico e trarão o corpo , liberando a frigorífica o mais rápido possível.
Alguma dúvida ?”
Foram as ordens de um constrangido Comandante Chrockatt.
“ Não “. Respondeu o Russo olhando para mim.
“ Não eram vocês escalados, mas foram os únicos que chegaram
a tempo. Vão pra casa , descansem e tenham um Feliz Natal... se for possível “.
Fomos para casa contar a “boa nova” para as famílias, que já
estavam no Rio de Janeiro para as festas de fim de ano.
No dia 24 ao amanhecer, estávamos a cerca de 50 NM da Ilha .
De comum acordo com o Comandante Domingos , resolvemos decolar com destino a
Ilha permitindo que o navio desse meia volta e começasse a regressar . Nós o
alcançaríamos voando.
Quando pousamos na Ilha de Trindade fomos instruídos a “
cortar o motor” aguardando o processo de embalsamento do corpo. Consideramos
que seria arriscado cortar os motores aguardando o processo que poderia demorar
( caso não conseguíssemos partir, nos tornaríamos monumentos em Trindade sem
apoio técnico) . Manter os motores em funcionamento consumiria nosso combustível,
impedindo nosso regresso ao navio com segurança. Decidimos voltar ao navio e
aguardar o pronto do procedimento médico na Ilha liberando o corpo para
embarque imediato. Pousamos na F-43 e aguardamos. Uma hora mais tarde pelo rádio
fomos informados:
“ Fragata Liberal ... Estação Oceânica de Trindade... Corpo pronto
para embarque “.
“ Trindade ... Liberal ... Falcão 23 ... pouso em 20 minutos “.
Pousamos ... embarcamos o corpo e quando íamos decolar, um fotografo paisano que estava na Ilha , sabe-se lá com a autorização de quem pediu para fazer um sobrevoo da Ilha para uma matéria fotográfica que estava sendo produzida para a Marinha. Ele embarcou e fizemos um rápido ” turn around ” da ilha e o desembarcamos , continuando nossa missão.Pousamos na Liberal em torno de meio dia. Naquela velocidade
(32 nós) , a previsão seria o navio atracar no Rio de Janeiro em torno das 13:00 horas do dia 25 ( em tempo para a tripulação desfrutar um almoço de Natal com a
família ). Haja turbina ( nesse tipo de navio elas só eram usadas por pouco
tempo em manobras táticas radicais , ou em necessidades humanitárias ).
O corpo foi acondicionado num armário de aço, cheio de gelo
dentro do paiol de misseis e torpedos em temperatura controlada monitorada por
um marinheiro de plantão. Ele estaria seguro para chegar nas melhores condições
para ser periciado , dadas as condições que ocorreram , no isolamento da ilha .
Dia 25 amanheceu e quando tomava o café da manhã , percebi uma
certa correria quando o navio reduziu a velocidade. Fui informado que havia um
incêndio sendo combatido na Praça de Máquinas. Russo e eu não nos preocupamos.
Isso ocorria eventualmente a bordo, mas as equipes de combate a incêndio sempre
davam conta. A movimentação não parava e resolvi verificar onde estávamos. 200
Milhas Náuticas de Vitória (terra mais próxima). Não poderíamos decolar segundo
a limitação da Esquadra imposta aos Lynx. O comandante entrou no passadiço e
quando nos viu , disse :
“ O incêndio está fora de controle . Devo preparar o navio
para abandono. O que vocês querem fazer com a aeronave?”.
Eu e Russo rapidamente avaliamos e decidimos abastecer a
aeronave até o “talo”. Poderíamos decolar e pedir socorro. Buscar um navio
Porta Container no radar e tentar pousar nele e direcioná-lo para resgate da
tripulação. Se nada encontrássemos poderíamos ir para terra buscar
abastecimento e direcionar o PARASAR. Comunicamos nossa decisão ao Comandante
Domingos que deu o Ok e disse:
“ Vou fazer uma nova tentativa enquanto abastecem, cruzem os
dedos “.
“Boa sorte”. Desejou o Russo , enquanto nos dirigíamos para
o abastecimento da 3023.
Do convoo vimos a equipe de combate a incêndio enfiando uma
mangueira pela chaminé da turbina do navio. A ideia do Comandante Domingos era
inundar a praça da turbina com “Aero-foan” (espuma de combate a incêndio de aeronaves
movidas a turbinas abastecidas de QAV , querosene de aviação e para turbinas de
Navios ). Deu certo !. O “Aero-foan” apagou o incêndio.
Não era mais necessário abandonar o navio, no entanto a nossa velocidade ficou reduzida a 10 nós. Nessa velocidade a cerca de 250 milhas do Rio de Janeiro, a Liberal só atracaria no dia 26. Adeus Natal com a família para a tripulação ... mas não para o Lynx. Estávamos a 150 NM das plataformas de petróleo da Bacia de Campos , portanto , dentro da limitação imposta pela Esquadra ao voo de Lynx sobre o mar. Ponderamos isso com o Comandante Domingos , pedindo autorização para decolar.
“ Autorizo. Obrigado por tudo . Agora estamos com tudo sob
controle. Aproveitem o fim do dia natalino juntos as suas famílias. Brindem por
nós. Feliz Natal “.
“Feliz Natal ... bom regresso ao Rio. Se tiver algo que
possamos fazer e só falar”. Desejou o Russo em nosso nome. O comandante
Domingos rascunhou um número num papel.
“Por favor liguem para minha esposa e digam que chegarei
amanhã e se ela puder ligar para as outras famílias avisando , eu agradeço. Bom
voo”. ( em 1982 não existia o “celular”)
“ Boa tarde, Comandante . Missão cumprida . Lince 23 na toca
“
“ BZ . Feliz Natal “ Foram as palavras do Comandante naquele
Natal. As outras aeronaves já haviam regressado de Caravelas e Cascavel.
Russo e eu fomos para o Rio sem muita conversa no carro,
chegando à noite , carregando mais uma história...triste. Não havia muito a
brindar.
Na proximidade deste Natal de 2023, concito a todos “piratas do bem “, alados ou não, a dedicarem alguns segundos durante as comemorações junto a vossas famílias para desejarem silenciosamente, uma boa noite/dia de Natal àqueles que por algum motivo estejam trabalhando em prol da sociedade, seja de serviço , de alerta ou seja lá qual for a atividade profissional que exija trabalho distante de suas famílias.
Essa data se transformou para mim num dia de reflexão. Passei longe da minha família durante o tempo de Marinha , muitas vezes em alerta , outras embarcado cumprindo missão. Quando na aviação executiva estive embarcado na Índia, na Nova Zelândia e na Tailândia portanto bem longe da família. Na aviação comercial de Off Shore. Minha quinzena voando aeronave ambulância , exigiu meu alerta em Aracaju - SE , Guamaré-RN e finalmente em Paracuru-CE , quando em 2015, fui demitido num dia de Natal depois de cumprir missão. Finalmente pude comemorar o Natal com a família. “Comemorar?... o que? Acho que não sei mais festejar essa data.,,mas relembro todos com quem de alguma forma compartilhei esta data comemorativa.
Ao meu particular amigo Russão (companheiro de Natal na Trindade , e a todos meus amigos e amigas), independe de raça, cor ou credo...opção política , religiosa ou sexual ... cargo, função ou situação econômica .... civil empregado, desempregado ou aposentado , militar , na ativa ou na reserva , bonito ou feio , gordo ou magro, careca ou cabeludo ....desejo sinceramente que sejam ... FELIZES ... todos os dias (inclusive no Natal na Trindade ou seja lá onde estiverem) porque como diz o meu grande amigo Zé Barreira :
" Viver bem ... é apenas uma questão de ponto de vista . Em princípio , o importante .... é estar VIVO "
Caro amigo Barreira. Quantas vezes no Natal, em decorrência da nossa carreira ficamos longe da família. De serviço, prontidão ou em comissão. Essa reflexão que você sugeriu é muito válida e vou fazer isso este Natal. Aproveito para desejar ao grande amigo um Feliz Natal, extensivo à família e à todos aqueles que lhe são caros. Um ótimo 2022, com muita saúde. Meu fraterno abraço
ResponderExcluirAthayde
Grande amigo pirata de Natais franceses Athayde. Num deles eu estava sozinho . O de 1987, em função do ano letivo diferente França/Brasil. A família já havia partido da França (havia me esquecido deste).
ExcluirTenha um Feliz Natal bem juntinhos Athayde & Maria. Ótimo 22 pra todos.
Se pensar um momento nos "isolados" não fizer bem ... mal não fará .
Forte abraço
Belas lembranças.
ResponderExcluirLembro de um gruhelo.
Atacamos com três linces, no limite da autonomia.
No regresso, passei o controle de duas e iniciei os procedimentos para trazer para bordo, a que estava embarcada na F União, de onde fazia o controle.
O Emílio entra na fonia:
Controle UN participo que o lince 2??? Está com 20 minutos de conta corrente.
Respondi:
Ciente, na Gate reduza para 60.
O grande Emílio estava em Positivo com um integrante da ATAC. Nada a temer.
Rimos muito na P Darmas.
Abraços
Caro amigo pirata , companheiro mais antigo da ATAC, Ilcão .
ExcluirSinto ter atingido meu objetivo:
"despertar em todos nós as histórias adormecidas que fazem da nossa profissão algo ... inesquecível, seja no Natal, seja em qualquer época ao longo da nossa existência ".
Felizes daqueles que tem histórias emocionantes para lembrar!
Foi bom te encontrar na festa da ATAC , assim como sempre foi muito bom contar com voce em tantas aventuras vividas.
Obrigado pelo comentário.
Tenha um Feliz Natal e saiba que sua missão na Marinha foi muito bem cumprida.
Forte abraço meu amigo . (o gancho da mão esquerda você já conhece mas é sempre bom tomar cuidado)
Caro amigo, um dos "privilégios" de qualquer Pirata é desfrutar de bons feriados a bordo, inclusive o Natal. Quem não passou por tal não pode se considerar um Pirata. Aspirar o ar marinho, ou o cheiro de QAV nessas datas, onde quer que a pirataria esteja operando, não é pra qualquer um. Ao ler este seu blog, muitas lembranças acordaram... aquela época não era tudo maravilha, vc se lembra. Mas nos ensinou muitas coisas, que foram extremamente úteis mais tarde. Abração!
ResponderExcluirCaro Pirata Compa.
ExcluirVocê devia estar numa dessas aeronaves que ficaram por Caravelas ou Cascavel. Eu não me lembro. Podia até ter sido voce a ser enviado para Trindade .kkkk....Teria gostado do cheiro de QAV queimando a turbina da "Lili".
Valeu por mais esse comentário.
Forte abraço
Feliz Natal, grande Pirata. Desta vez, sem a Lili turbinando, aproveite a família junta, que é o que realmente interessa.
ResponderExcluirGrande Compa ... fiel leitor e amigo de tantas jornadas.
ExcluirEste post editado ... e atualizado , tem um espirito conciliador. Chega de tantas "surpresas , discussões , fiscalizações e principalmente ações judiciárias. NINGUEM é dono da verdade ! ... portanto, cada um que encontre a sua própria verdade e seja FELIZ .... da forma que melhor lhe convier .
Obrigado pelo comentário ...e um sincero abraço forte ... meu AMIGO Pirata
Mais uma passagem que nos prende do início ao fim, Comandante! Esses seus textos nos fazem reviver o passado como se fosse hoje, rejuvenescendo nossa alma!
ResponderExcluirPrezado Amigo Anônimo .
ExcluirConsidero uma honra seu comentário.
Se meus textos o fazem reviver o passado com tal intensidade ? ....ja me considero realizado como "Pirata Blogueiro".
Quanto a capacidade de "rejuvenecer nossa alma " ...considero um "dom" que me faz bem como pessoa.
Muito obrigado pelo comentário.
Um sincero abraço forte ... prezado amigo Anônimo, do Pirata emocionado.
Seja Feliz
Grande M. Barreirrá
ResponderExcluirExcelente essa sua narrativa, realmente, no Natal temos que lembrar aqueles que estão labutando no mar, de serviço ao invés de estarem no seio da família. A sua narrativa na Trindade me faz lembrar de faina idêntica que fiz quando comandava o NDCC Mattoso Maia, quando tivemos que suspender em EMERG, para a Ilha da Trindade. Um militar caiu de um penhasco e abriu o crânio. Nosso braço aéreo foi um SH3B, do HS-1. Salvamos o militar, que foi deixado no heliporto do HNMD pela "Garça ". Esses fatos nos marcam para o resto da vida. A minha faina só não foi no Natal.
Aproveito para desejar ao grande amigo de labutas francesas e sua família, um Feliz Natal e que 2023 seja repleto de saúde e muitas aventuras do "Pirata Alado".
Meu grande abraço
Athayde
Grade amigo "Tatá"
ExcluirEsse é o meu objetivo.! trazer "a tona" memórias ...que todos nós temos da nossa atividade profissional , que a maioria das pessoas desconhecem , influenciadas por " pretensos especialistas políticos midiáticos " que preferem denegrir a imagem de verdadeiros patrótas que não são movidos a "poder e ganância "....controlando uma imprensa com vários interesses econômicos escondidos de baixo do tapete.. Acabo de desembarcar de uma Nau Comercial ITALIANA , que carrega um grande "C" em sua chaminé e vi , como eles tratam a tripulação humilde de vários países asiáticos e sul americanos (entre outros ).
É revoltante ver a hipocresia com que o hábito moderno do "políticamente correto " vem tomando conta do mundo . Esses tripulantes desses navios comerciais , no dia de Natal são tratados como "invisíveis" pelos oficiais europeus controladores da empresa "C". Vi ... e conversei com vários tripulantes, Já vivi isso em outros Natais . ...O sentimento que tenho é de ... tristeza !!! Essa é a verdadeira "humanidade ".
Tenha FELIZ ...todos os dias do ano .
Abraço do Pirata
Que bacana ler suas histórias. Me sinto privilegiada, pois posso ouví-las presencialmente também. Suas experiências de vida e de carreira muitas vezes me trazem momentos de reflexão e aprendizado. Obrigada por estar tão presente em nossas vidas e por nos proporcionar momentos agradáveis em família.
ResponderExcluirQuerida Nora Predileta.
ExcluirBom vê-la neste espaço literário.
Suas palavras me emocionaram.
Se te impulsionei a "reflexão" ,,, já me sinto realizado. Se aprendeu alguma coisa com minhas histórias ....me sinto honrado. Não tenho intenção de ensinar nada a ninguem ( não sou professor ) ....só desejo compartilhar "experiências " vividas. .... e seus resultados !
Como dizia um certo Almirante alemão chamado Bismarck :
" Todos seres humanos erram ....eu prefiro aprender com o erro dos outros ....não com os meus " .
Voce ...seu marido e...sua filha .... moram no meu coração. Não precisa me agradecer por isso .
Carinhoso beijo... do pirata