terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Pirata... relembrando Natal na Trindade

 

                                                

 

Amigos da Pirataria Alada  meu cordial :

Feliz Natal a todos

Assim sendo , decidi atualizar este post, incluindo a mensagem abaixo que resume o meu pensamento 

mensagem recebida do meu amigo Camilão, a quem agradeço fraternalmente


Definição de Ilha da Trindade na Internet:

 Trindade é uma ilha vulcânica na costa do estado do Espírito Santo, Brasil, que, junto com Martim Vaz, forma um arquipélago.

A ilha da Trindade fica no extremo oriental da cadeia de montanhas submarinas denominada Vitória-Trindade, distante 1.160 quilômetros do continente, e pertence ao estado do Espírito Santo.

Como podemos constatar , a Ilha da Trindade é pouco falada e pouco conhecida . Poucas pessoas sabem qual é sua importância para o Brasil e poucos sabem quem são os brasileiros que sustentam, e mantem a distante ilha sob domínio dos brasileiros. Como este espaço literário não é fórum educativo, deixo ao livre arbítrio de cada um pesquisar o assunto.

Dito isso passemos a verdadeira aventura vivida naquelas “bandas” oceânicas:

Era dezembro de 1982 , eu um Capitão Tenente Aviador Naval do 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) . Havíamos passado por um extenso período de incertezas técnicas em relação a segurança das aeronaves SAH-11 Lynx. Havia um problema de apagamento de motores que foram  modernizados naquele ano. Isso , no entanto não impediu que eu e meu eterno companheiro de Aventuras Aladas , o CT Postarek ( Russo ´para os íntimos ), tivéssemos passado por um apagamento de motor (o primeiro depois da modernização)  durante a Operação Fraterno , na Argentina em novembro 1982 ( logo após o fim da “Guerra das Malvinas”).

Ao chegarmos ao final do ano , nosso comandante do HA-1, CF Chrockatt, vendo que ainda tínhamos combustível sobrando na nossa cota , decidiu que deveríamos utilizá-lo fazendo adestramento de voo por instrumentos voando sobre terra para termos alternativas de pouso , em caso de apagamento de motor. Pelo mesmo motivo, a Esquadra limitou nosso voo a 150 NM (milhas náuticas) de algum ponto de apoio sobre o mar. Assim o Esquadrão decolou com todas as aeronaves disponíveis na época  , 3 para o Nordeste e 3 para o Sudoeste do Brasil no dia 21 de dezembro . Russo e eu fomos para Foz do Iguaçu a bordo da 3023. Voaríamos todos em treinamento, ora em formatura, ora isolados fazendo adestramento de IFR ( voo sob regras de voo por instrumento).

No primeiro dia, chovia mas tudo correu perfeito. Chegamos a Foz do Iguaçu com as 3 aeronaves em perfeitas condições. As três tripulações se reuniram para um delicioso churrasco gaúcho , comemorando um final de ano alegre depois de algum tempo de muito trabalho para colocarmos o HA-1 no patamar que merecia “Esquadrão de Elite” da Aviação Naval.

Decidimos que o regresso seria realizado independente, cumprindo voo sob regras IFR . A nossa 3023 seria a primeira a decolar , observando as condições meteorológicas a frente e informando as demais pelo rádio.

Na primeira pernada , para Cascavel-PR , enfrentamos uma grande tempestade e avisamos as outras aeronaves que vinham atrás. Abastecemos e decolamos com destino a Curitiba. Seria um voo de 2h 30m , quase no limite da nossa autonomia . Ao chegarmos a 15 minutos para Curitiba chamamos a torre :

“ Bacacheri .... Marinha 3023....bom dia .... de Cascavel  para Bacacheri ... IFR ....6 mil pés ...  120 nós ....com 3 no POB ... 15 fora ... instruções “

“ Marinha 3023 .... Bacacheri...informo aeródromo fechado para operação VFR/IFR por condições meteorológica abaixo dos limites ... prossiga para sua alternativa Paranaguá.... tenha um bom voo. “ Respondeu a torre de Curitiba .

Rapidamente refizemos o cálculo para Paranaguá. Teríamos 18 minutos de sobra na nossa autonomia . Chamamos no  rádio a “Alcateia de Linces” que já estavam voando com destino a Curitiba:

“Geral de Linces...Lince 23 ... participo Curitiba fechado instrumento ... alternando Paranaguá...sugiro avaliarem regresso Cascavel”.

“ Lince 23 ... 22... regressando Cascavel “

“Lince 23....28...regressando Cascavel ... bom pouso”

Sabiamente os outros regressaram sem se arriscarem entrar na tempestade que caía em Curitiba.

Cruzamos a vertical de Curitiba sob um tapete de nuvens negras. Ao atingirmos o litoral vimos o mar e por lá descemos e nos dirigimos para Paranaguá visual . Pousamos com 28 minutos de combustível nos tanques.

“ Senhores ... bom dia.... informamos que estamos sem QAV (querosene de aviação ... alimento das nossas turbinas )”.  Foram as palavras do orientador de Paranaguá. Eu e Russo nos entreolhamos com cara de “ e agora? ”.

Pegamos o Mapa ( 1982 não havia GPS ). Joinville seria uma alternativa. A tempestade continuava . A alternativa seria praiodrômico , o que aumentaria a distância para 50 NM. Refizemos todos os cálculos . Estávamos no limite considerando a velocidade de maior alcance.

“ Estamos de acordo ?” . Perguntou o Russo , comandante da aeronave .

“ Alguma vez estivemos em desacordo ?” . Perguntei. Ele sorriu e guarnecemos a 23 e decolamos debaixo de muita chuva.

Atingimos o litoral a 100 pés e continuamos até ingressar na boca da Baía de Babitonga. Baixamos para 50 pés quando a “luz da bruxa” acendeu .

“Joinville... Marinha 3023...de Paranaguá ...visual ... com 3 no POB .... 50 pés ...na Baía de Babitonga ... 2 minutos para pouso “. Falei no rádio.

“Marinha 3023...Joinville ...  pista  em uso 33 ...tenho você no visual...vento calmo ... acuse na final...bom pouso “

“ Marinha 3023 ... pista no visual ... final direta para pista 33”.


Pousamos. Abastecemos e agora seria proa direta para Santos a baixa altitude sobre o mar (nosso habitat natural). Voo de 1h 45 , debaixo de chuva sobre o mar até a “boa e velha” Santos de tantas jornadas. De Santos para São Pedro da Aldeia (caminho da roça).


“ Macega ...Lince 23 ...de Santos para ” casa “... com 3 almas a bordo...5 fora “

“ Lince 23 ... Macega... pista 06... vento calmo ...acuse final “

“ Lince 23 ... na final... Feliz Natal “

“ Macega... ciente...bom pouso ... Feliz Natal “.

Pousamos felizes. Eu e Russo nos cumprimentamos já imaginando as festividades de Natal daquele ano.

O Esquadrão estava vazio . Fomos chamados a câmara do Comandante.

“ Parabéns a vocês dois. Foram os únicos que conseguiram regressar. As aeronaves do Nordeste ficaram retidas em Caravelas em função do tempo. As que estavam com vocês ficaram retidas em Cascavel pela mesma razão. Assim sendo infelizmente tenho que comunicar que amanhã ao nascer do sol estarão embarcando na Fragata Liberal  quando estará passando pelo traves de Aldeia com destino a Ilha da Trindade. O medico da guarnição da Ilha faleceu e deve ser substituído imediatamente. O corpo está sendo mantido na frigorifica e para tal, os gêneros foram retirados . Vocês levarão o novo médico e trarão o corpo , liberando a frigorífica o mais rápido possível. Alguma dúvida ?”

Foram as ordens de um constrangido Comandante  Chrockatt.

“ Não “. Respondeu o Russo olhando para mim.

“ Não eram vocês escalados, mas foram os únicos que chegaram a tempo. Vão pra casa , descansem e tenham um Feliz Natal... se for possível “.

Fomos para casa contar a “boa nova” para as famílias, que já estavam no Rio de Janeiro para as festas de fim de ano.

Ao nascer do sol do dia 23 de dezembro de 1982, Russo, eu , o fiel (que me desculpe , pois não me lembro quem foi ) e o 3023 decolamos e pousamos na F-43 Fragata Liberal , comandada pelo CMG Domingos, quando passavam “turbinando” a 32 nós pelo traves de São Pedro da Aldeia. Não havia tempo a perder . Seriam 740 NM percorridas em 22 horas.

No dia 24 ao amanhecer, estávamos a cerca de 50 NM da Ilha . De comum acordo com o Comandante Domingos , resolvemos decolar com destino a Ilha permitindo que o navio desse meia volta e começasse a regressar . Nós o alcançaríamos voando.

Quando pousamos na Ilha de Trindade fomos instruídos a “ cortar o motor” aguardando o processo de embalsamento do corpo. Consideramos que seria arriscado cortar os motores aguardando o processo que poderia demorar ( caso não conseguíssemos partir, nos tornaríamos monumentos em Trindade sem apoio técnico) . Manter os motores em funcionamento consumiria nosso combustível, impedindo nosso regresso ao navio com segurança. Decidimos voltar ao navio e aguardar o pronto do procedimento médico na Ilha liberando o corpo para embarque imediato. Pousamos na F-43 e aguardamos. Uma hora mais tarde pelo rádio fomos informados:

“ Fragata Liberal ... Estação Oceânica de Trindade... Corpo pronto para embarque “.

“ Trindade ... Liberal ... Falcão 23 ... pouso em 20 minutos “.

Pousamos ... embarcamos o corpo e quando íamos decolar, um fotografo paisano que estava na Ilha , sabe-se lá com a autorização de quem pediu para fazer um sobrevoo da Ilha para uma matéria fotográfica que estava sendo produzida para a Marinha. Ele embarcou e fizemos um rápido ” turn around ” da ilha e o desembarcamos , continuando nossa missão.

Pousamos na Liberal em torno de meio dia. Naquela velocidade (32 nós) , a previsão seria o navio atracar no Rio de Janeiro em torno das 13:00 horas do dia 25 ( em tempo para a tripulação desfrutar um almoço de Natal com a família ). Haja turbina ( nesse tipo de navio elas só eram usadas por pouco tempo em manobras táticas radicais , ou em necessidades humanitárias ).

O corpo foi acondicionado num armário de aço, cheio de gelo dentro do paiol de misseis e torpedos em temperatura controlada monitorada por um marinheiro de plantão. Ele estaria seguro para chegar nas melhores condições para ser periciado , dadas as condições que ocorreram , no isolamento da ilha .

Dia 25 amanheceu e quando tomava o café da manhã , percebi uma certa correria quando o navio reduziu a velocidade. Fui informado que havia um incêndio sendo combatido na Praça de Máquinas. Russo e eu não nos preocupamos. Isso ocorria eventualmente a bordo, mas as equipes de combate a incêndio sempre davam conta. A movimentação não parava e resolvi verificar onde estávamos. 200 Milhas Náuticas de Vitória (terra mais próxima). Não poderíamos decolar segundo a limitação da Esquadra imposta aos Lynx. O comandante entrou no passadiço e quando nos viu , disse :

“ O incêndio está fora de controle . Devo preparar o navio para abandono. O que vocês querem fazer com a aeronave?”.

Eu e Russo rapidamente avaliamos e decidimos abastecer a aeronave até o “talo”. Poderíamos decolar e pedir socorro. Buscar um navio Porta Container no radar e tentar pousar nele e direcioná-lo para resgate da tripulação. Se nada encontrássemos poderíamos ir para terra buscar abastecimento e direcionar o PARASAR. Comunicamos nossa decisão ao Comandante Domingos que deu o Ok e disse:

“ Vou fazer uma nova tentativa enquanto abastecem, cruzem os dedos “.

“Boa sorte”. Desejou o Russo , enquanto nos dirigíamos para o abastecimento da 3023.

Do convoo vimos a equipe de combate a incêndio enfiando uma mangueira pela chaminé da turbina do navio. A ideia do Comandante Domingos era inundar a praça da turbina com “Aero-foan”  (espuma de combate a incêndio de aeronaves movidas a turbinas abastecidas de QAV , querosene de aviação e para turbinas de Navios ). Deu certo !. O “Aero-foan” apagou o incêndio.

Não era mais necessário abandonar o navio, no entanto a nossa velocidade ficou reduzida a 10 nós. Nessa velocidade a cerca de 250 milhas do Rio de Janeiro, a Liberal só atracaria no dia 26. Adeus Natal com a família para a tripulação ... mas não para o Lynx. Estávamos a 150 NM das plataformas de petróleo da Bacia de Campos , portanto , dentro da limitação imposta pela Esquadra ao voo de Lynx sobre o mar. Ponderamos isso com o Comandante Domingos , pedindo autorização para decolar.

“ Autorizo. Obrigado por tudo . Agora estamos com tudo sob controle. Aproveitem o fim do dia natalino juntos as suas famílias. Brindem por nós. Feliz Natal “.

“Feliz Natal ... bom regresso ao Rio. Se tiver algo que possamos fazer e só falar”. Desejou o Russo em nosso nome. O comandante Domingos rascunhou um número num papel.

“Por favor liguem para minha esposa e digam que chegarei amanhã e se ela puder ligar para as outras famílias avisando , eu agradeço. Bom voo”. ( em 1982 não existia o “celular”)

Decolamos . Sobrevoamos as plataformas da Bacia de Campos e pousamos em São Pedro da Aldeia 2h e 30 minutos depois ainda no dia 25 de dezembro de 1982. Do Esquadrão , no hangar com todas as aeronaves e apenas o pessoal de serviço, naquele feriado,  ligamos para o Comandante Chrockatt.

“ Boa tarde, Comandante . Missão cumprida . Lince 23 na toca “

“ BZ . Feliz Natal “ Foram as palavras do Comandante naquele Natal. As outras aeronaves já haviam regressado de Caravelas e Cascavel.

Russo e eu fomos para o Rio sem muita conversa no carro, chegando à noite , carregando mais uma história...triste. Não havia muito a brindar.

Na proximidade deste Natal de 2023, concito a todos “piratas do bem “, alados ou não, a dedicarem alguns segundos durante as comemorações junto a vossas famílias para desejarem silenciosamente, uma boa noite/dia de Natal àqueles que por algum motivo estejam trabalhando em prol da sociedade, seja de serviço , de alerta ou seja lá qual for a atividade profissional que exija trabalho distante de suas famílias.

Essa data se transformou para mim num dia de reflexão. Passei longe da minha família durante o tempo de Marinha , muitas vezes em alerta , outras embarcado cumprindo missão. Quando na aviação executiva estive embarcado na Índia, na Nova Zelândia  e na Tailândia portanto bem longe da família. Na aviação comercial de Off Shore. Minha quinzena voando aeronave ambulância , exigiu meu alerta em Aracaju - SE , Guamaré-RN e finalmente em Paracuru-CE , quando em 2015, fui demitido num dia de Natal depois de cumprir missão. Finalmente pude comemorar o Natal com a família. “Comemorar?... o que? Acho que não sei mais festejar essa data.,,mas relembro todos com quem de alguma forma compartilhei esta data comemorativa.


Tenham todos um Feliz dia de Natal. ( do fundo do coração pirata).



Ao meu particular amigo Russão (companheiro de Natal na Trindade , e a todos meus amigos e amigas), independe de raça, cor ou credo...opção política , religiosa ou sexual ... cargo, função ou situação econômica .... civil empregado, desempregado ou aposentado , militar , na ativa ou na reserva , bonito ou feio , gordo ou magro, careca ou cabeludo ....desejo sinceramente que sejam  ... FELIZES ... todos os dias (inclusive no Natal na Trindade ou seja lá onde estiverem) porque como diz o meu grande amigo Zé Barreira :

" Viver bem ... é apenas uma questão de ponto de vista . Em princípio , o importante .... é estar VIVO "




Vídeo da Marinha sobre a Ilha de Trindade👇





14 comentários:

  1. Caro amigo Barreira. Quantas vezes no Natal, em decorrência da nossa carreira ficamos longe da família. De serviço, prontidão ou em comissão. Essa reflexão que você sugeriu é muito válida e vou fazer isso este Natal. Aproveito para desejar ao grande amigo um Feliz Natal, extensivo à família e à todos aqueles que lhe são caros. Um ótimo 2022, com muita saúde. Meu fraterno abraço
    Athayde

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    1. Grande amigo pirata de Natais franceses Athayde. Num deles eu estava sozinho . O de 1987, em função do ano letivo diferente França/Brasil. A família já havia partido da França (havia me esquecido deste).
      Tenha um Feliz Natal bem juntinhos Athayde & Maria. Ótimo 22 pra todos.
      Se pensar um momento nos "isolados" não fizer bem ... mal não fará .
      Forte abraço

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  2. Belas lembranças.

    Lembro de um gruhelo.

    Atacamos com três linces, no limite da autonomia.

    No regresso, passei o controle de duas e iniciei os procedimentos para trazer para bordo, a que estava embarcada na F União, de onde fazia o controle.

    O Emílio entra na fonia:

    Controle UN participo que o lince 2??? Está com 20 minutos de conta corrente.

    Respondi:

    Ciente, na Gate reduza para 60.

    O grande Emílio estava em Positivo com um integrante da ATAC. Nada a temer.

    Rimos muito na P Darmas.

    Abraços

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    1. Caro amigo pirata , companheiro mais antigo da ATAC, Ilcão .
      Sinto ter atingido meu objetivo:
      "despertar em todos nós as histórias adormecidas que fazem da nossa profissão algo ... inesquecível, seja no Natal, seja em qualquer época ao longo da nossa existência ".
      Felizes daqueles que tem histórias emocionantes para lembrar!
      Foi bom te encontrar na festa da ATAC , assim como sempre foi muito bom contar com voce em tantas aventuras vividas.
      Obrigado pelo comentário.
      Tenha um Feliz Natal e saiba que sua missão na Marinha foi muito bem cumprida.
      Forte abraço meu amigo . (o gancho da mão esquerda você já conhece mas é sempre bom tomar cuidado)

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  3. Caro amigo, um dos "privilégios" de qualquer Pirata é desfrutar de bons feriados a bordo, inclusive o Natal. Quem não passou por tal não pode se considerar um Pirata. Aspirar o ar marinho, ou o cheiro de QAV nessas datas, onde quer que a pirataria esteja operando, não é pra qualquer um. Ao ler este seu blog, muitas lembranças acordaram... aquela época não era tudo maravilha, vc se lembra. Mas nos ensinou muitas coisas, que foram extremamente úteis mais tarde. Abração!

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    1. Caro Pirata Compa.
      Você devia estar numa dessas aeronaves que ficaram por Caravelas ou Cascavel. Eu não me lembro. Podia até ter sido voce a ser enviado para Trindade .kkkk....Teria gostado do cheiro de QAV queimando a turbina da "Lili".
      Valeu por mais esse comentário.
      Forte abraço

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  4. Feliz Natal, grande Pirata. Desta vez, sem a Lili turbinando, aproveite a família junta, que é o que realmente interessa.

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    1. Grande Compa ... fiel leitor e amigo de tantas jornadas.
      Este post editado ... e atualizado , tem um espirito conciliador. Chega de tantas "surpresas , discussões , fiscalizações e principalmente ações judiciárias. NINGUEM é dono da verdade ! ... portanto, cada um que encontre a sua própria verdade e seja FELIZ .... da forma que melhor lhe convier .
      Obrigado pelo comentário ...e um sincero abraço forte ... meu AMIGO Pirata

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  5. Mais uma passagem que nos prende do início ao fim, Comandante! Esses seus textos nos fazem reviver o passado como se fosse hoje, rejuvenescendo nossa alma!

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    1. Prezado Amigo Anônimo .
      Considero uma honra seu comentário.
      Se meus textos o fazem reviver o passado com tal intensidade ? ....ja me considero realizado como "Pirata Blogueiro".
      Quanto a capacidade de "rejuvenecer nossa alma " ...considero um "dom" que me faz bem como pessoa.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Um sincero abraço forte ... prezado amigo Anônimo, do Pirata emocionado.
      Seja Feliz

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  6. Grande M. Barreirrá
    Excelente essa sua narrativa, realmente, no Natal temos que lembrar aqueles que estão labutando no mar, de serviço ao invés de estarem no seio da família. A sua narrativa na Trindade me faz lembrar de faina idêntica que fiz quando comandava o NDCC Mattoso Maia, quando tivemos que suspender em EMERG, para a Ilha da Trindade. Um militar caiu de um penhasco e abriu o crânio. Nosso braço aéreo foi um SH3B, do HS-1. Salvamos o militar, que foi deixado no heliporto do HNMD pela "Garça ". Esses fatos nos marcam para o resto da vida. A minha faina só não foi no Natal.
    Aproveito para desejar ao grande amigo de labutas francesas e sua família, um Feliz Natal e que 2023 seja repleto de saúde e muitas aventuras do "Pirata Alado".
    Meu grande abraço
    Athayde

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    1. Grade amigo "Tatá"
      Esse é o meu objetivo.! trazer "a tona" memórias ...que todos nós temos da nossa atividade profissional , que a maioria das pessoas desconhecem , influenciadas por " pretensos especialistas políticos midiáticos " que preferem denegrir a imagem de verdadeiros patrótas que não são movidos a "poder e ganância "....controlando uma imprensa com vários interesses econômicos escondidos de baixo do tapete.. Acabo de desembarcar de uma Nau Comercial ITALIANA , que carrega um grande "C" em sua chaminé e vi , como eles tratam a tripulação humilde de vários países asiáticos e sul americanos (entre outros ).
      É revoltante ver a hipocresia com que o hábito moderno do "políticamente correto " vem tomando conta do mundo . Esses tripulantes desses navios comerciais , no dia de Natal são tratados como "invisíveis" pelos oficiais europeus controladores da empresa "C". Vi ... e conversei com vários tripulantes, Já vivi isso em outros Natais . ...O sentimento que tenho é de ... tristeza !!! Essa é a verdadeira "humanidade ".
      Tenha FELIZ ...todos os dias do ano .
      Abraço do Pirata

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  7. Que bacana ler suas histórias. Me sinto privilegiada, pois posso ouví-las presencialmente também. Suas experiências de vida e de carreira muitas vezes me trazem momentos de reflexão e aprendizado. Obrigada por estar tão presente em nossas vidas e por nos proporcionar momentos agradáveis em família.

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    1. Querida Nora Predileta.
      Bom vê-la neste espaço literário.
      Suas palavras me emocionaram.
      Se te impulsionei a "reflexão" ,,, já me sinto realizado. Se aprendeu alguma coisa com minhas histórias ....me sinto honrado. Não tenho intenção de ensinar nada a ninguem ( não sou professor ) ....só desejo compartilhar "experiências " vividas. .... e seus resultados !
      Como dizia um certo Almirante alemão chamado Bismarck :
      " Todos seres humanos erram ....eu prefiro aprender com o erro dos outros ....não com os meus " .
      Voce ...seu marido e...sua filha .... moram no meu coração. Não precisa me agradecer por isso .
      Carinhoso beijo... do pirata

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Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado