“Bom dia Senhores passageiros. Apertem os cintos , porque vamos decolar !”
Hoje num dia de poucas nuvens e um calor de cozinhar em fogo brando qualquer um, preferi trocar minha caminhada praiana meditativa , por um dia útil caseiro, desentupindo ralos sanitários (trabalhinhos sujos , nojentos .... mas necessários em qualquer lar ). Tudo bem que existem “profissionais” para isso .... mas numa cidade balneária no verão , “invadida” por turistas sazonais que inflacionam tudo (inclusive mão de obra de qualquer atividade doméstica )...como bom pirata anárquico que não aceita imposições de “pretensos especialistas” em qualquer assunto para os quais a
Cansado de ouvir e ver as últimas notícias midiáticas sobre “acidentes aéreos “, acompanhadas de opiniões as mais variadas de muitos “especialistas” no assunto (alguns verdadeiros e muitos nem tanto), resolvi pensar no assunto enquanto soltava o ralo entupido do box de banho. Ao deparar com um chumaço de cabelos enrolados no cano , me lembrei da Sereia , que naquele momento ouvia um noticiário dando contas sobre a última tragédia aérea ocorrida em São Paulo próxima do Campo de Marte (local onde nasci há 70 anos).
Meu pensamento viajou até os primórdios da Aviação aqui no Brasil no tempo que Santos Dumont , particularmente em 1932 quando o “Pai da Aviação “, se suicidou aqui ao lado de Santos , no Guarujá. Naquela época o Brasil estava envolvido numa verdadeira “guerra” entre Forças do Governo de Getúlio Vargas e do Estado de São Paulo , durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
Essa “guerra” foi (talvez) a primeira “Batalha aérea” realizada no Brasil entre a Aviação Militar de Getúlio Vargas contra a Aviação civil de São Paulo , disputando o controle da Base Aérea de Santos (no Guarujá) que estava sendo construída pela Marinha para abrigar parte da Aviação Naval com seus aviões anfíbios , que precisavam hangares de manutenção ( a FAB não existia em 1932) e que havia sido tomada pelos paulistas.
Santos Dumont estava no Guarujá em tratamento médico de alguns problemas de saúde (inclusive depressão) por ver seu invento utilizado militarmente e não como um benefício para toda humanidade , encurtando distância entre os povos.
O cano do ralo do box já havia desentupido e me preparei para o ralo da pia .
Outra das muitas atividades que a Marinha me preparou foi a de “ Investigador de Acidente Aeronáutico” quando, já como Aviador Naval formado com alguma experiência ,fui enviado a Brasília para cursar no CENIPA ( Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) pertencente a FAB ( fundada em 1941). Foi um dos melhores cursos que já fiz. O Brasil é respeitadíssimo internacionalmente ( neste assunto), seja pela qualidade dos instrutores ( as vezes até estrangeiros) , seja pelo volume tráfego aéreo que dispomos. As várias matérias ministradas no curso são basicamente em 3 aspectos principais e abrangentes : Fator Técnico , Fator Meteorológico e Fator Humano.
O Fator Técnico ...abrange setores que vão desde fabricação (e validade) de aeronaves e seus componentes mecânicos de todos os tipos, componentes elétricos/eletrônicos e capacitação de oficinas de manutenção/reparo como equipamentos de controle instalados em terra e de logística de atendimento em aeródromos.
O Fator Meteorológico...é autoexplicativo ... envolvendo uma série de órgãos especializados no assunto.
O Fator Humano é extremamente complexo ... e onde mora o principal FATOR CONTRIBUINTE de acidentes (não só os aéreos ). O Humano é falho por construção! Ele (o humano) atua nos acidentes basicamente por uma deficiência física ...ou por deficiência mental (nos dois casos por alguma ocorrência não detectada nos inúmeros exames médicos a que são exigidos por lei àqueles que trabalham em todos vários aspectos que implicam ... num VOO. ( coisa que naturalmente só era permito aos ... pássaros). A tecnologia teima em “alterar” a Natureza ( em várias atividades).
Dentro deste quesito Humano/mental ainda tem o “subquesito” psicológico que é afetado por uma grande quantidade de fatores que são impulsionados pelas modernas ferramentas midiáticas de comunicação em massa , que são a GOV (Ganancia, Ostentação e Vaidade). A máquina que voa (seja ela. qual for e como for) é uma “ferramenta” que ajuda na construção do índice GOV de todo ser humano (isso é FATO).
Deixando em “descanso” este momento filosófico piratesco , passemos a algumas ocorrências reais famosas , já investigadas com resultados conhecidos e causas (nos seus diversos fatores contribuintes ) já identificados.
Jato Comercial da Air France entre Brasil e França no Oceano Atlântico em 2009.
Neste acidente foram identificadas como causas principais, um congelamento no tubo de Pitot , dando informações erradas (Fator Técnico/ Meteorológico...que não seria capaz de derrubar o avião por isso) e uma deficiência de treinamento dos (dois Copilotos que de fato causaram o acidente) que comandavam o avião no momento do acidente (irregularmente) porque o único Comandante descansava cumprindo uma regulamentação , em quanto a Empresa não havia cumprido outra regulamentação (por economia de salario) , que previa ter na tripulação 2 Comandantes e 1 Copilo (não 2 Copilotos) visando flexibilidade no descanso regulamentar mantendo pelo menos um Comandante na cabine .
O quê causou o acidente ? ... a GANÂNCIA empresarial ( na minha opinião).
Este foi um acidente famoso da Aviação Comercial. Passemos então para outro acidente famoso. Desta feita da Aviação Executiva (para não dizer que o Pirata é parcial nas suas...argumentações opinativas ).
Jato executivo que caiu no meio da cidade de Santos transportando um candidato a Presidência da República, em 2014.
Neste acidente , este pirata que vos fala já publicou um post sobre o assunto na época , que disponibilizo no link abaixo para aqueles que quiserem saber mais detalhes sobre o assunto .
https://pirataalado.blogspot.com/2014/08/pirata-e-o-acidente-aereo-em-santos.html?m=1
Este acidente já investigado e concluído quase causou danos ao Pirata . O pequeno jato caiu muito perto do consultório do meu dentista. No momento eu não estava lá , mas fiquei preocupado com Dr Celso e sua assistente (além do meu tratamento que poderia ser interrompido a longo prazo ).
Não houve um Fator Técnico apontado. A investigação concluiu que o Fator Meteorológico foi um fator contribuinte, mas não causador do acidente. Já o Fator Humano (mais uma vez ) foi o principal causador do acidente.
A pista da Base Aérea de Santos , no Guarujá não foi projetada para jatos, mas era homologada para que pilotos experientes nesta pista “curta”, pousassem pequenos jatos. A pista servia a FAB , para usá-la com aviões militares de apoio ao Esquadrão de Instrução de Helicópteros da FAB . Curiosamente este Pirata junto com a Sereia, tiveram uma emocionante experiencia ,numa carona que pegamos num Bandeirante da FAB servindo ao COMDABRA em Brasília , quando nosso Comandante ultrapassou o limite final da pista 17 , no sentido sul onde ainda existe mato rasteiro depois do limite . Se tivéssemos aproximado no sentido da pista 35 ( norte)... onde passa o Canal de Bertioga , teríamos naufragado ( mas essa é outra história) .
O avião acidentado aproximou por esta pista 35 , mais alto e com velocidade incompatível, o que resultou numa emergencial arremetida , totalmente irregular considerando a conhecida Serra do Mar a sua frente. Tentando se manter visual a baixa altitude , para não perder tempo no procedimento IFR (voo por instrumentos) para uma nova tentativa , acelerou as turbinas a jato e não subiu para altitude segura do procedimento. Tentando voar visualmente , entrou nas nuvens baixas sobre a cidade em alta velocidade e se desorientou espacialmente , achando que estava subindo , quando na verdade estava fazendo curva a esquerda acelerando e descendo um foguete no meio da cidade de Santos . Por sorte “pregou” num terreno baldio entre casas e prédios próximos ao consultório do Dr Celso. Não sobrou nada , nem do avião ...nem dos tripulantes e passageiros políticos.
As primeiras imagens do buraco no solo formado pelo acidente não permitiam concluir se havia sido um meteoro , um helicóptero ou avião . Tão logo os meios de informação tiveram a comunicação do acidente , o repórter da TV GLOBAL, encontrou uma testemunha do acidente no local que de forma “furo de reportagem” entrevistou um “sindicalista” , que passava “ao acaso” no local e viu o avião se aproximando (e desviando de prédios) até se chocar com o solo. Ele teria sido o primeiro a tentar socorrer o Candidato à Presidência , que ainda com vida teria agradecido ao sindicalista quando então fechou definitivamente os “olhinhos azuis”. O jato saiu das nuvens mais ou menos a 300 pés numa velocidade de cerca 300 MPH ... ou seja , a única testemunha do acidente teve a capacidade visual de descrever os detalhes ocorridos durante o enorme tempo de ...0,6 segundos de exposição do jato aos olhos do sindicalista que deve ter proporcionado pelo menos 10 minutos de alta audiência ao brilhante jornalista da TV GLOBAL. Se fosse hoje seria considerado FAKE com julgamento do STF...mas seria considerado “inocente” porque não houve intenção de praticar golpe ao Estado de Direito, nem pelo “jornalista global” nem pelo “Sindicalista portuário “.
Sem entrar em maiores detalhes , mais uma vez interpreto essa falha humana operacional insuflada pela GOV (não a sigla de “governo” em sendo envolvido um candidato a cargo eletivo ... mas a GOV que afeta aos seres humanos ). A “cede “ de PODER , realiza altos índices de ganância , ostentação e vaidade . Fico imaginando o nível de sentimentos que povoaram aquela cabine no momento que os pilotos arremeteram atrasando a “agenda política” dos passageiros. Seres humanos poderosos tendem a se autojulgar acima das leis ( até as da física ). Já uns não tão poderosos tendem a obedecer às ordens dos outros, os poderosos. Pode não ter sido o único fator humano contribuinte a GOV . A falta de experiência na curta pista pode ter influenciado as decisões erradas.
A verdade é que fatores econômicos de homens poderosos e responsáveis pelo pagamento de indenizações a possíveis “vítimas indiretas (ou diretas)” do acidente , como as “Seguradoras” que aguardam a conclusão da investigação técnicas do CENIPA , para desencadear a “briga judicial “ entre os vários responsáveis (de cada setor investigado) apontado como “fatores contribuintes”. O curso do CENIPA inclui até a matéria “Direito Internacional” ministrada por Jurista renomado internacionalmente , tal a magnitude de valores indenizatórios às vítimas . Isso se torna uma festa de advogados que incluem um alvo inicial : “ a correção técnica e provas usadas pelo investigador do CENIPA , (seja ele civil ou militar) para publicar oficialmente sua conclusão com resultados que visam, apenas, evitar novos acidentes . O CENIPA não aponta “CULPADOS”... apenas FATORES CONTRIBUINTES. A investigação de acidente aeronáutico envolvendo Aviação Executiva é complicada . Tem muita GOV envolvida que não gosta de publicidade negativa.
Chegamos finalmente à terceira vertente da Aviação... a Militar . Aí muda tudo ...porque não há o fator “Seguradora”. A Aviação Militar não tem seguro porque envolve uma atividade de “altíssimo risco” ... a tal de Guerra... ou salvamentos em catástrofes ...e voos em áreas não controladas e pouco fiscalizadas. Tudo se torna complicado já que as Forças Armadas , são gerentes do material que pertence ao povo que elege seu Comandante em Chefe (normalmente um político profissional da turma dos “poderosos”...sujeito a muita GOV) . Não há seguradora para o material utilizado em questão a “aeronave militar”, mas existem as seguradoras das vítimas do acidente envolvendo material de propriedade do “povo” que sustentam , tanto o material quanto seus tripulantes com seus impostos . Mais uma bela “ briga judicial”.
Infelizmente os recentes acidentes envolvendo aeronaves militares foram ; Um no Brasil entre dois aviões Tucanos da FAB em voo de instrução/treinamento de voo em formatura.
Os dois aviões voando muito próximos (alto risco)que acabaram se chocando.
O outro acidente entre uma aeronave comercial e um helicóptero militar do Exército dos EUA realizando voo de instrução/treinamento noturno em área de enorme tráfego aéreo próximo do Aeroporto de Washington. Os dois colidiram causando mais uma tragédia sobre uma cidade.
Os dois acidentes ainda estão em investigação, mas os primeiros indícios nos indicam Fator Humano como principal fator contribuinte , seja de pilotos ou controladores. Há ainda uma novidade que desperta outra discussão social . As duas aeronaves militares , nos dois acidentes , eram tripuladas por militares do sexo feminino. Isso não é a causa do acidente...mas fará parte da investigação...e despertará outra briga judicial política (pelo menos nos USA de viés conservador atualmente).
Acidentes envolvendo aeronaves militares são poucos, mas envolvem interesses estratégicos e regras locais que vão muito além de regras internacionais aceitas como as das Aviações civis , sejam as Executivas e as Comerciais.
Como podem ver , o assunto Acidentes Aéreos, não é para piratas alados ou sem asas ...mas como este Pirata Alado já desfrutou dos prazeres e emoções proporcionados pelas três Aviações ... a militar ...a executiva ...e a comercial como os meios mais seguros de transportar humanos por pelo menos metade da minha existência ... sem nunca ter sofrido um acidente sequer (na atividade aérea já nas rodoviárias foi diferente )... tendo passado por algumas emergências... e todas resolvidas... tendo transportado muitas pessoas em segurança ... e ajudado a salvar algumas vidas ...aí pode !
Uma coisa é FATO : “ as caixas pretas e a IA (inteligência artificial) se tornaram as principais ferramentas de um Investigador de Acidentes Aéreos” .
Assim sendo só me resta declarar (respeitando o livre arbítrio opinativo de todos) :
Senhores passageiros ... foi uma honra tê-los a bordo desta Nau Aérea Literária.
Espero encontrá-los sobre as asas da Aventuras do Pirata Alado , numa nova oportunidade.
Ahhh...já ia me esquecendo : Todos os ralos sanitários foram devidamente desentupidos e fluem sem restrições como devem . A Sereia aprovou o trabalhinho ...amador. Foi baratíssimo ... e suas madeixas loiras descartáveis já podem nos deixar sem problemas. O amor é lindo.
Tenham uma ótima existência.
Fraterno e humano abraço do Pirata