quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Veterano ... e a Cabeçudas



Amigos da Pirataria Alada ...      meu cordial ... Olá
Antes que me perguntem –“por que Cabeçudas ?” Esclarecerei.

“Cabeçudas” na Internet assim nos é esclarecido :
“São a espécie mais abundante de tartaruga marinha encontrada nas águas costeiras dos EUA.”

Também pode ser aplicado de forma popular :
“Quem é muito apegado às próprias ideias; insensível a argumentos; obstinado, teimoso”

No entanto , existe uma praia no Brasil que foi batizada com este nome , a Praia de Cabeçudas.
“ O nome "Cabeçudas" deriva de grandes pedras arredondadas na praia, que lembram cabeças, e da presença histórica de tartarugas-cabeçudas que frequentavam a região para desova”.
Tendo esclarecido isso , vamos nos fixar na linda e pacata, Praia de Cabeçudas de Itajaí – Santa Catarina.
Depois do “mar virado” em Santos , resolvi abraçar a Sereia e “descapontadamente” nos dirigirmos a Praia de Cabeçudas  .  (casa de praia do irmão Pirata Paulo Ferraz e sua Sereia Cida).
O alagamento de Santos havia diminuído , permitindo a saída da garagem , do Careca Azul Calcinha ... e assim fizemos com proa sul.
O sol ainda não animava muito , mas em torno do meio-dia partirmos para 670 km de estrada. Até Curitiba tudo correu bem quando começou a escurecer e aumentar o tráfego de caminhões na descida da Serra do Mar , além de um temporal chuvoso que desabou , tornando a viagem perigosa e cansativa.

Buscamos um hotel de beira de estrada próximo a Joinville.  Vimos um hotel da rede “Hotel 10 “ e paramos. Cobraram um preço abusivo adiantado para um pernoite. Aceitei derrotado pelo cansaço . Só queria comer um cheeseburger tomar banho e dormir. Fomos ao restaurante do hotel que oferecia um hamburguer no cardápio. Fomos atendidos por uma garçonete que nos disse que o “hamburguer “ (sem o Cheese) demoraria 45 minutos para ser confeccionado ... mas havia uns pratos prontos no Buffet por R$ 59,99 (por pessoa). Agradeci (revoltado com a exploração turística). Me dirigi a portaria para reclamar quando a Sereia reparou numa geladeira que oferecia um “cheeseburger de microondas” por R$ 20,00. Não reclamei , e comemos nossos Cheeseburguers com coca cola e fomos dormir. No dia seguinte havia um café da manhã (quase colonial incluído no preço abusivo da diária ). Conclusão : “se você só precisar de um pernoite ( de passagem por Joinville ) não pare no “HOTEL 10”... porque vai custar o preço de um “Café   Colonial pra 5 pessoas”.
O dia seguinte amanheceu ensolarado e continuamos a viagem descapotado e  “colonialmente” alimentados. 

Chegamos a “Cabeçudas” onde o Pirata Paulo nos aguardava na porta. Sob efusivos e saudosos abraços e beijos nos instalamos . Fizemos uma caminhada praiana curtindo o visual aguardando a Rainha Sereia Cida que chegaria mais tarde ,acompanhada de seus Pet caninos.

A minha Veterana Sereia aproveitou a caminhada praiana para tirar fotos , fazendo variadas poses de modelo fotográfica , ora sentada , ora apoiada em troncos da praia.... e vegetações praianas.

A Sereia Cida chegou. Muitos cumprimentos até que um dos pets abocanhou um filhote de “rolinha” que caiu do ninho quando tentava no estágio” ALFA “, uma decolagem ainda não dominada. Salvamos a “rolinha acidentada “ com danos no “trem de pouso” e com a asa direita “despenada” além de danos na estrutura central perfurada. Fiquei emocionalmente abalado por testemunhar o acidente aéreo sofrido pela rolinha aprendiz. (fato comum na Irmandade Alada).

Na falta de um “expert” neste tipo de acidente , liguei para minha filhota Dani, pedindo instruções . Recebi um diagnóstico não muito esperançoso e uma receita que incluía a aquisição de uma papinha própria de “farelo de insetos” para o caso que se apresentava.
Fizemos uns curativos preliminares e programamos uma busca pelo receitado “farelo de insetos “ para o dia seguinte.
A noite chegou e nos deliciamos num buffet de caldos próximo, quando os jornais televisivos anunciavam uma grande movimentação da Marinha no Porto de Itajaí , em função da cerimônia que ocorreria nos próximos dias  de “lançamento ao mar da “novíssima Fragata Jerônimo de Albuquerque ( a segunda da classe Tamandaré )“ com a presença do Vice-Presidente Alckmin.


O dia seguinte amanheceu ensolarado. Propus uma busca do “ farelo de insetos” , descapotado aproveitando o dia lindo . O Paulo assumiu o comando Careca Descapotado (carro de “biba” , segundo alguns catarinenses ).
Como não sabia o significado do termo “ biba” , fui procurar o termo
 na internet :
Biba : Gíria para homossexual masculino; Termo pejorativo para homem afeminado. Sinônimo de Biba. bicha · gay · homossexual. 


O Paulo no comando do “carro de Biba” do Veterano Pirata , estacionou no Pet Shop especializado em peixes e pássaros.
Fomos atendidos por uma simpática moça que confirmou que tinha o receitado “ farelo de insetos” e comentei feliz que seria o alimento para nossa “filinha alada acidentada”... a “rolinha”.
Enquanto ela cobrava o preço da compra na maquininha do meu cartão bancário , a simpática jovem atendente olhou pra mim e perguntou :
- Vocês estão juntos ?
- Sim... já  há alguns anos .... como não pudemos ter filhos , resolvemos adotar a “rolinha” que se acidentou como nosso filhinho ... e agora estamos tentando salvá-la. Respondi sério com ar de pesar.
A moça cobrou a conta . Me deu o recibo , agradeceu e se despediu da dupla de clientes com cara triste , mas com leve sorriso nos lábios.
Quando voltamos para o Careca (carro de Biba) ... o Paulo voltou e disse para a  jovem e simpática atendente:
- Moça ... não tenho nada contra ... mas nós não somos GAY....ok?

Entramos no carro com ele no comando e tive um ataque de risos como há muito tempo não tinha . Valeu o dia . (quase botei em dúvida na Sociedade de Itajaí , a masculinidade do meu amigo Prático Respeitado do Porto de Itajaí . o Pirata Paulo Ferraz.)
Fomos fazer compras para o delicioso churrasco que ocorreu a tarde na casa de Cabeçudas.

Durante o churrasco ensolarado vimos sobrevoos de um caça A4 Skyhawk da Marinha treinando para sobrevoo da cerimônia de batismo que ocorreria no dia seguinte . Marinha que não tem Porta Aviões , seus “caças  navais” têm mesmo que abrilhantar Cerimônias de batismo de Fragatas .( operando de Aeroportos ).
Tentamos alimentar o nosso “filhinho alado acidentado “. Observamos a mãe do acidentado visitando a “caixa” em que acomodamos o acidentado. Tive esperança de salvá-lo. Foi um dia divertido e emocionante.


O dia seguinte amanheceu chuvoso e triste . A rolinha encerrou suas atividades existenciais e nos deixou . A cerimônia Naval no Porto de Itajaí ocorreu diante de muitas autoridades ( e Imprensa) protegidos da chuva numa cobertura daquelas alugadas para esse tipo de atividade . Deve ter havido uma passagem rasante do A4 sobre o mar a baixa altitude (porque ouvi o barulho da turbina ). Não o vi , porque a base das nuvens chuvosas não permitia o “sobrevoo”.

Curtimos uma deliciosa feijoada sob encomenda num restaurante muito legal próximo de casa . Batemos muito papo de boas lembranças comuns e trocamos muitas fotos.
Foram dias deliciosos com  meu irmão Pirata Paulo Ferraz e sua Sereia Cida na Casa aconchegante pé na areia da linda Praia de Cabeçudas .

No dia seguinte o sol voltou. A minha Sereia embarcou no descapotado (carro de Biba) na posição de Co Piloto, e partimos para uma deliciosa viagem com destino a Baixada Santista. Desta feita , a Sereia só recebeu uma “buzinada “ de caminhoneiros . ( pouco, se comparado a quantidade de buzinadas na Dutra quando ultrapassamos os “brutos”  no rumo do Rio de Janeiro ).

Assim se encerrou mais uma divertida Aventura do Veterano Pirata Alado e sua Sereia, abordo do Careca descapotado ( carro de Biba ).

Aos amigos Cida e Paulo Ferraz , obrigado por tudo . Foram dias maravilhosos.

Paulo ... se alguém tiver dúvidas ... eu posso atestar em cartório : “ Você não é GAY “ . Eu assino em baixo !
Fraternos abraços piratescos  alados a todos leitores


... e a primeira Tamandaré foi pro mar...
e não voltou...
ainda


 a Sereia 
e a 
Praia de Cabeçudas 
continuam lindas 
com chuva ...

ou
Sem chuva


F45 Fragata União 
Deixando o Porto de Itajaí 
carregando belas histórias de uma
MARINHA 
que era respeitada internacionalmente 
nos felizes anos 80/90