terça-feira, 24 de maio de 2022

Pirata....e o TOP GUN 2


Amigos da pirataria Alada ....meu cordial “Hi”. 

Hoje , após ter curtido um final de semana maravilhoso na cidade maravilhosa , mais conhecida como Rio de Janeiro, desfrutando das mordomias proporcionadas pelo “My Son's Home Resort”, agora de volta ao lar santista ( não menos maravilhoso e ensolarado que as plagas cariocas ) me lembrei de um papo que tive com meu primogênito Denis (o marrento do vôlei no Cidade Jardim ). 


Estávamos na resenha após a “pelada” de vôlei de praia do condomínio onde meu filho me disse que um amigo dele (o Toninho) havia comparecido a um evento profissional de lançamento do filme “ Top Gun Maverick”  em San Diego (USA) a bordo do Porta Aviões museu Midway da US NAVY (Marinha dos USA). No evento o tal de Tom Cruise havia chegado em grande estilo pilotando um helicóptero (segundo o Toninho amigo). 


Meu filho, sabendo da aproximação entre mim e o estrelado ator de Hollywood,(como já publiquei anos atrás no link 

 https://pirataalado.blogspot.com/2012/06/piratae-o-tom-cruise.html    ,

    me perguntou : 

“Pai o Tom Cruise sabe pilotar helicóptero ?” 

“Não sei filhão ... eu dei apenas uma "pequena instrução" pra ele no SeaBaboon , quando ele esteve embarcado no Karima em 2005 na costa Croata. Pode ser que ele tenha aprendido .“ 

Respondi sem muita convicção por achar que apenas uma rápida instrução tenha sido suficiente para dominar o “ovo voador”. (sabe lá ...né? O cara é o Tom Cruise dizem que ele não usa dublê nem para pilotar F-18....mas helicóptero ? ...é um pouco mais difícil que F-18. 



Fiquei com a pergunta do meu filho na cabeça e curiosamente hoje, vi uma matéria jornalística de lançamento do filme em que aparecia uma cena do Tom Cruise chegando a cerimônia justamente a bordo de um helicóptero modelo AS 350 (exatamente o modelo do SeaBaboon onde ele teve o privilégio de receber as primeiras instruções do Pirata na costa da Croácia. 



Pensei cá comigo orgulhosamente : “ O cara é bom mesmo...se aprimorou e já pôs em prática os ensinamentos de pouso a bordo que recebeu a bordo do Karima “. 

Aproveitando esse pensamento fui buscar mais informações sobre o Tom , agora facilitada pela ferramenta Google. Acabei descobrindo que ele anda negociando com um amigo dele, um tal de Johnny Depp , uma participação num filme a ser lançado da série Piratas do Caribe. 


Tá certo ele . A idade chega e quando nos falamos há tempos, eu disse : 

 “ Tom , já estamos ficando velhos ... esse negócio de ficar voando e fazendo filme de ação aérea exige muito...você não acha que é melhor arrumar um filminho mais light .... tipo de Piratas...onde o barco só balança e não envolve variações de força G ?” 

Ele pensou e disse apenas : “Yeah...maybe...let's see” 

Tudo indica que ele resolveu seguir o meu conselho.

 

Fiquei satisfeito de ver as imagens do “trailer” do Top Gun Maverick  ( https://youtu.be/aUFUVctfzzE ) . Deve ser um “filmaço”. 

Gostei mais ainda quando numa das cenas o , Capitan Maverick é comunicado pelo seu chefe que deverá ministrar "aula" de voo , e  se manifesta da seguinte forma : 


      “With all due respect Sir....I'm not a teacher” 


Quando vi essa fala , me reportei ao CAAVO 89 (Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais de 1989) quando meu amigo Comandante Barreira foi designado para ser Encarregado da formação dos novos Aviadores Navais da Marinha do Brasil ( a contragosto) e ao receber a turma que iniciaria o curso , proferiu uma frase semelhante. 


Espero que ao final do Top Gun Maverick o meu amigo Capitan Maverick tenha o mesmo orgulho que meu outro amigo , o Comandante Barreira , sentiu ao final do CAAVO 89 por ter contribuído para formar a “elite” de aviadores da Marinha. Alguns desses formandos ascenderam ao estrelato naval e/ou hoje dominam ares e mares do Off Shore brazuca,  como bem me lembrou um certo pirata alado Lince Supremo Pli , fiel companheiro de muitas jornadas , inclusive me substituindo numa aula de navegação visual .



Bom TOP GUN MAVERICK a todos. 

AVISO AOS NAVEGANTES: 

“Essa estória é baseada parcialmente em fatos...mas sem compromisso com a verdade completa” 

Homenagem do Pirata aos verdadeiros TOP GUNS BRASILEIROS

Abraço do Pirata 

 fotos do arquivo pessoal do Pirata

Tom e Katie a bordo do Karima na Croácia


Pirata e Sereia ao lado do USS Midway em San Diego 

17 comentários:

  1. Caro amigo Laselva , companheiro de aventuras literárias de outros tempos e atual Grande cervejeiro do Planalto Central.
    Seu comentário neste espaço literário me honra , no entanto a minha "extrema humildade " não me permite admitir que esteja correto na sua afirmação.
    Top Gun de helicoptero (ou não) ...só sei que este HUMILDE Pirata se diverte ... divertido outros revendo e reportando hi/estórias . Você tem uma parcela de culpa nisso , dos tempos de "Sala da Fragata" no Colégio de Piratas da Enseada Batista das Neves em Angra dos Reis.
    Obrigado.
    Forte abraço (cuidado com o gancho)

    ResponderExcluir
  2. Amigo Barreira,

    Mais um excelente texto que vc nos oferece desse maravilhoso Pirata Alado.

    Quero acreditar que esse seja mais um capítulo de um futuro livro da sua vida.

    Parabéns meu amigo.
    Forte abraço desse também Santista
    Mansano


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Amigo santista Pirata Mansano ,colega do Colegio de Piratas da Enseada Batista das Neves.
      Em primeiro lugar , muito obrigado pela divulgação desta "peça" literária deste reformado Pirata que vos fala.
      Em segundo lugar , obrigado pelo comentário elogioso ( isso infla o EGO Pirata) . É uma hora tê-lo a bordo. Pega tua caneca e brindemos a isso ...tim..tim.
      Forte Abraço

      Excluir
  3. Realmente, nosso amigo Barreira sempre nos brindando com excelentes his/estórias do "Pirata Alado". Que continue assim...
    Forte e fraterno abraço.
    Delfos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grandíssimo amigo Pirata Alado Lince Lider Delfinho
      Sempre uma honra tê-lo a bordo , seja compartilhando uma cabine , seja na transmissão do "chicote " da Caverna dos Linces , ou até mesmo em datas natalinas em terras francesas .
      Obrigado pelas palavras...são um incentivo para continuar ,,,,assim.
      Forte abraço. (sobre cuidado com o gancho...você ja sabe tudo)

      Excluir
  4. Grande amigo Barreira
    Mais uma boa história do Pirata alado, que conheci em solo francês. Mas o mais legal de tudo foi ver o Denis "o travesso". Aquele garotinho de Aix-en-Provence, que perturbava o professor francês e um ótimo aluno em sala de aula francesa. E seguindo nossos antigos passos de jogador de voloey. Ele é tão bom quanto o pai? Grande abraço a vocês.
    Athayde

    ResponderExcluir
  5. Meu Caro Amigo Pirata Athayde ( o "terror da Provence" )..
    O tempo passou mas como o "alemão" ainda não roubou a minha memória, me divirto "deitando letras" oriundas da memória. Uma fase muito intensa e cheia de lembranças foi a fase francesa .O "travesso" daquela época virou o "marrento" de agora parece que "capturou" alguns exemplos... e hoje se arrisca a aplicar uma "SAMBÁ" nas peladas de vôlei do Condomínio.. Quanto a bom aluno ...não sei não....ele só conseguiu se formar numa "escolinha de beira de estrada"...uma tal de ITA...mas fazer o que né? não quis entrar para a pirataria...
    Foi bom te ver na Confraria. Até a próxima,
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pirata Alado!
    Como sempre enveredando por outros mares e nos brindando com excelentes histórias que nos fazem viajar com a sua narrativa. Continue assim, jovial e carregado de grandes emoções, tudo isso só engrandece a pessoa e a habilidade que adquiriu ao tornar-se este Pirata Alado que hj conhecemos.
    Forte abraço 🤗 do Amigo Marinheiro Galvão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Pirata Marinheiro Galvão
      Como sempre você sempre fiel as Aventuras e sempre gentil no seus comentários , o que muito me honra e alegra.
      Obrigado pelas palavras lapidadas desde o tempo que convivíamos pelas salas e corredores da Enseada Batista das Neves.
      Bons tempos
      Forte abraço meu amigo

      Excluir
  7. Obrigado amigo Zé Pirata. Conforme eu já te falei, é sempre uma enorme satisfação poder viajar no tempo e no espaço, tendo vc como piloto. Agora não mais no comando dos nossos "falcões" indicativo fonia daquelas máquinas de guerra dos tempos embarcados, mas sim utilizando dessa ferramenta que vc também manobra com maestria: a escrita. BZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Anônimo
      Sem dúvida um pirata .
      Suas palavras me emocionam ( ainda mais nesse momento que acabo de ver o " incomparável " filme " TOP GUN MAVERICK").
      O filme é emocionante sob todos aspectos. Em tempos de heróis de jaleco branco ou togas negras , pelo menos os filhos do tio Sam ainda fazem filmes enaltecendo aqueles que defendem a liberdade , longe das familias , arriscando as suas vidas sem interesses financeiros. Particularmente os nautas se sentem representados neste filme, os alados então nem se fala.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Meu particular abraço a todos os " Mavericks" que vivem dentro de todos nós " Piratas" ( alados ou nao).
      Até mais ver...
      Forte abraço...meu caro Anónimo

      Excluir
  8. Caro amigo Pirata Alado. Leio suas historinhas com a mesma sensação de que tinha antigamente em ler as do Veríssimo, pela suavidade da narrativa. Esta foi mais uma. Ler sobre Top Gun me lembra um certo cinema em Santos, onde assisti (ou pelo menos tentei) à versão inicial daquele bom filminho, que marcou nossa época de Pirata Fragateiro. Como sempre, aprendi mais uma curiosidade: nunca soube que o galã Tom Cruise tinha voado contigo no Seababoon!!! Taí a resposta pq ele pilota tão bem, inclusive esses simplissimos jatinhos top guns! Absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande e caro amigo Pirata Alado Companhoni
      A honra que sinto pelos seus comentários , certamente inflam o EGO do pirata, mas ser comparado ao mestre Veríssimo ... aí é exagero !!. ( no entanto , exagero, também é uma marca Pirata)
      Ontem , aqui em Santos , fui a uma sessão as 15 horas do cinema, com meia dúzia de gatos pingados para ver o TOP GUN MAVERICK. Não sei o que dizer do filme." Imperdível" é a palavra que me vem mente (principalmente para todos que tem uma intimidade com o tema), São fortes emoções sobre todos assuntos em pauta nessa "nova" situação social e política de relacionamentos humanos, que vivemos. O filme me emocionou particularmente ( quase me levando a situação ridícula de verter lagrimas em público...afinal pirata que é pirata ...não pode dar essa moleza ).
      Quanto ao voo do "galã" no SeaBaboon....me sinto na obrigação de reconhecer que faz parte das "liberdades literárias imaginativas " de qualquer escritor. Vide o "AVISO AOS NAVEGANTES" publicada no texto em pauta. A culpa disso tudo foi a publicação em matéria de capa da revista sensacionalista croata EXTRA, sobre a presença a bordo do Karima, do casal Tom & Katie . Esse é um exemplo clássico de FAKE NEWS (tão cometido pela imprensa formal nos dias de hoje ).Essa revista criou , na época uma série de problemas para o gerenciamento a bordo. A Revista só nao sabia que havia a bordo "um pirata escritor " que se aproveitou da FAKE NEWS alheia para se auto promover ... isso é um ABSURDO !!!
      Mesmo que "absurdo" seja compreendido como "abraço ".....kkkkk
      Valeu Compa .... forte absurdo ...ops.. abraço. (cuidado com o gancho)

      Excluir
  9. Absurdo não. É Abraços! (corretor legal!)

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Muito obrigado Vougarelis
      Os elogios são sempre uma honra e um incentivo para novos textos
      Tenha um ótimo fim de semana
      Forte abraço

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado