sexta-feira, 3 de junho de 2022

Pirata ... e a Declaração de Operação Militar




Amigos da Pirataria Alada ....  
Olá
Em tempos de comemoração da marca de 10 anos e 20 mil acessos atingidos por este Blog (segundo a estatística disponibilizada a este blogueiro amador "Pirata Alado", pelo Google) resolvi transcrever um artigo , do meu amigo CMG Barreira, publicado na respeitada e centenária publicação da Marinha a RMB (Revista Marítima Brasileira) no seu Volume 142 numero 01/03 na coluna  "O LADO PITORESCO DA VIDA NAVAL". 



Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia

Aqui nascem , crescem , aprendem a voar , são treinados e batem asas todos TOP GUNs Brasileiros. que pertencem a FORÇA AERONAVAL da MARINHA do BRASIL


Assim contou a RMB :

 Declaração de “OPERAÇÃO MILITAR”*

 


Em 1981 ocorreu em águas nordestinas uma Grande Operação Militar , classificada como UNITAS XXII. Esta Operação envolveu 11 navios da US Navy ( Marinha Norte Americana) , 2 navios da Marinha da Venezuela e 13 navios da Marinha do Brasil. Era uma Operação de grande proporção, dada a situação geoestratégica e política da época de “Guerra Fria” entre Estados Unidos e União Soviética.

 



O Grupo Tarefa brasileiro foi composto de vários tipos de navios e aeronaves , incluindo o nosso bravo e saudoso NAeL Minas Gerais e 3 das mais modernas Fragatas dos anos 80, a F40 Niterói , F42 Constituição e F44 Independência , equipadas com suas “ novíssimas “ aeronaves SAH-11 Lynx.

 



Os SAH-11 Lynx , na época , eram uma grande novidade bélica operadas somente por britânicos ( fabricantes) e brasileiros ( aliados corajosos) que aceitaram desenvolver um projeto revolucionário que reunia grande capacidade bélica , grande potência de motores compactos e grande velocidade/agilidade de manobras no campo de batalha. No entanto , como todo projeto revolucionário , exigia muitas horas de testes em voo para que adquiríssemos experiência de manutenção. Alguns problemas ocorreram acarretando algumas emergências de perda de motor , que acabaram sendo corrigidos anos depois , mas em 1981 o problema era , no mínimo , preocupante para nós , pilotos de Lynx. 

Eu , completava um ano no 1° Esquadrão de Helicópteros de Ataque Anti Submarino (HA-1), no Departamento de Manutenção. Meu amigo Russo ( CT Postarek)** era o meu guia neste início de carreira como Aviador Naval. Fazíamos muitos voos de manutenção testando nossos Lynx problemáticos daquele período. Não estávamos embarcados na UNITAS XXII , exatamente para garantir uma retaguarda da importante Operação que se desenvolvia em águas nordestinas, quando fomos chamados pelo Comandante do Esquadrão a câmara.


 “Postarek e Barreira, preparem a melhor aeronave que vocês tiverem aí na manutenção e amanhã, no nascer do sol decolem para Salvador. Uma de nossas aeronaves na UNITAS , acaba de pousar em emergência numa praça da cidade com forte vibração não identificada .

A missão de vocês será : pousar no navio ao qual a aeronave estava embarcada , entregar a aeronave para o DAE (destacamento aéreo embarcado ) , para que a Fragata continue a UNITAS completa. Depois que eles suspenderem , descubram o que aconteceu com a aeronave pousada na praça, resolvam o problema e tragam ela de volta !”

 Eu fiquei pasmo enquanto o Russo , mais antigo, disse ao Comandante Chrockatt*** :

“Temos um problema , não sou “COA” (Comandante Operativo da Aeronave) da aeronave , portanto não podemos fazer este deslocamento para Salvador”

O Comandante Chrockatt, recém assumido o Esquadrão proveniente, da CNBE (Comissão Naval do Brasil na Europa) em Londres, disse sem preâmbulos:

 “ Eu o declaro COA , Tenente Postarek ! Cumpram essa “IMPORTANTE” missão . Tenham um bom voo”.

Nada mais foi dito, saímos e fomos nos preparar para a IMPORTANTE missão.

 Ao nascer do sol ... o sol não nasceu. Chovia muito em São Pedro da Aldeia. A visibilidade estava abaixo dos limites para decolagem IFR em SBES (aeródromo da BAeNSPA****). Mesmo assim guarnecemos a aeronave no pátio para decolagem . O Russo nos comandos e eu de copiloto, na esperança de melhora do tempo. A meteorologia havia me indicado que aquela capa de nuvens se estendia até Campos dos Goitacazes e depois o tempo estava aberto. No “briefing” discutimos o assunto e avaliamos a situação , mas dependíamos de autorização da Torre de “Aldeia”*****, para decolarmos. Com nosso plano de voo aprovado chamei a Torre :


 
“Aldeia ... Lynx 22...com plano aprovado solicito acionamento “.

 “Lynx 22... Aldeia ...fechado ... abaixo dos mínimos ... acionamento NÃO autorizado.”

 Nos entreolhamos decepcionados.

 “ Barreirão... topa declararmos OPERAÇÃO MILITAR ? .... perguntou o Russo”

 “TOPO” ... respondi imediatamente.


 
“ Aldeia .... Lynx 22.... declara OPERAÇÂO MILITAR ...referência OPERAÇÃO UNITAS XXII. ...Disse o Russo com autoridade na fonia.

 Instalou-se um silencio sepulcral na fonia. Depois de alguns segundos que pareceram intermináveis a Torre se manifestou:

 “ Lynx 22 ... Aldeia .... vento de 060 com 25 nós... visibilidade abaixo dos mínimos .... decolagem por conta e risco do comandante da aeronave ... confirme nome do Comandante ... isto está sendo gravado “.

 " Aldeia ... Lynx 22....Capitão Tenente Postarek , comandante do Lynx 3022 .... ciente ... acionando.“.... foi a seca resposta do Russo.

 Cumprimos o “ Check List ” , acionamos motores e rotores e chamei Aldeia.

 “ Aldeia... Lynx 22 ... decolando”.

 “Lynx 22 ... Aldeia ....vento de 060 com 25 nós.... acuse quando estabilizado .... BOM VOO ... COMANDANTE !”.

 “Obrigado Aldeia “

 Alguns minutos depois reportei para a Torre , enquanto o Russo se concentrava no voo :

 “ Aldeia ....Lynx 22... estabilizado 6000 pés , .... em condições IFR... velocidade 120 nós ...estima Vitoria mais 1 hora e 45 minutos... transfere Macaé... “

 “Lynx 22 ... aldeia ciente ... tenho você no radar...boa missão”


 Depois disso, tudo correu tranquilo. Ao sobrevoarmos Campos dos Goitacazes , o céu abriu. Pousamos para abastecimento em Vitória e Caravelas até pousarmos na Fragata Niterói, atracada no porto de Salvador e passarmos a aeronave para o DAE a bordo, depois de 7 horas de voo.

 A UNITAS XXII já estava desatracando os vários navios, atracados em vários portos nordestinos , que faziam parte da Operação Militar Importante , enquanto o Russo, eu e o fiel ****** nos preparávamos para ir para a Praça Dendezeiros de Salvador encontrar o “Lynx ferido”.          Praça Dendezeiros 👇

 Já anoitecia na Praça Dendezeiros. O 3027 estava isolado e guardado pela Polícia. Inspecionamos e fizemos um “giro no solo”. Tudo parecia funcionando. Fomos para o hotel planejarmos como faríamos o “resgate” para uma área segura para testes e reparo da “possível “ pane.          
 

 No dia seguinte iniciamos os trabalhos. Giramos no solo. Executamos um “pairado” a baixa altitude por 10 minutos para deleite dos transeuntes da Praça. Pedimos para a polícia isolar uma área de decolagem.... decolamos na direção do mar e voamos sobre ele até pousarmos em segurança na Base Aérea da FAB em SBSV, aeroporto soteropolitano.

 Durante uma semana voamos todos os dias cumprindo 6 horas de voo por dia testando todos os equipamentos da aeronave, mecânicos , hidráulicos e eletro/eletrônicos, buscando a origem da pane . Nada encontramos. O Lynx 27 não apresentou nenhum problema. Estimamos que poderia ter sido uma interferência eletromagnética no nosso estabilizador proveniente de várias antenas de Salvador , ou de uma das antenas do Grupo Tarefa da US Navy ou Marinha da Venezuela (vai saber...). No final da tarde ligamos para o Comandante Chrockatt e expusemos a situação.

“ Se vocês tem confiança na aeronave , podem regressar agora para a Base “ ....Ele foi simples e direto.


 Pegamos nossa bagagem no Hotel de Trânsito. Dispensamos o “Acarajé “ que comeríamos naquela noite , fizemos o plano de voo e decolamos “instrumento noturno “ para Caravelas.

O Aeródromo de Caravelas (SBCV), com suas grandes pistas em X , próximo ao litoral Sul da Bahia, entre nada e coisa nenhuma na época, foi construído pelos americanos durante a Segunda Guerra Mundial, como ponto de abastecimento estratégico para o esforço de Patrulha aérea do Atlântico , contra submarinos alemães.

Foi um agradável voo noturno sobre o mar iluminado pela radiante lua com céu estrelado. O Lynx 27 se comportando como um verdadeiro Lince sem surpresas até chegarmos em Caravelas. La como é mundialmente conhecido pelos aviadores , “reside” um CB (nuvem Cumulus Nimbos) terror da aviação, e ele estava em casa. Quando fomos obrigados a entrar no CB cumprindo o procedimento de aproximação IFR (regras de voo instrumento) aí sim o Lince começou a trepidar. O Russo segurava o “bicho” como um “domador de feras” experiente. Eu de olhos esbugalhados por trás da viseira do capacete , consegui ver as luzes da pista em meio a uma fresta do CB , e disse ao Russo pela fonia.:

“ To vendo a Pista”

 “ Onde ?” .... ele perguntou . “ Ali”.... apontei respondendo.

 “ Estou entrando em AUTO-ROTAÇÂO********. ...Fica de olhos nos instrumentos , me canta rotação e altitude! “ .... ele determinou com firmeza ...e transmitiu para a rádio de Caravelas :

 “ Radio Caravelas .... Marinha 3027... com pista no visual ... na final para pouso !”

 Pousamos com segurança. O “domador de feras” dominou mais uma.

 

Fomos recepcionados pelo Suboficial da FAB encarregado do Aeroporto sob sua responsabilidade. Ele nos ofereceu a única Kombi da FAB que havia , para que fossemos para a cidade distante uns 10 Kms do aeroporto numa estrada de terra ( agora de barro em função do temporal que havia se abatido), para o pernoite no único hotel disponível da cidade. Aceitamos e depois de fecharmos o Lince , nos dirigimos para a Kombi com as cores da FAB , sem bateria , sem freio e sem motorista disponível. Por incrível que possa parecer , o trio do HA-1 conseguiu fazer Kombi pegar no tranco (e na lama) com ajuda do Comandante do Aeródromo de Caravelas , da FAB. Finalmente chegamos ao Hotel de Caravelas , naquela época, com divisória entre quartos muito finas de compensado e um único banheiro coletivo que, para acessá-lo, tínhamos que cruzar a Recepção do Hotel. Essa noite foi “histórica” e merece um livro. Como foge ao escopo desta publicação , prefiro deixar para uma próxima oportunidade.

 No dia seguinte , decolamos com tempo bom e chegamos a São Pedro da Aldeia sem novas surpresas. Nos apresentamos ao Comandante Chrockatt:

 “Missão cumprida “ .... disse o Russo.

 “ Bom trabalho... a OPERAÇÂO MILITAR está sendo cumprida de acordo com os interesses do Brasil”.


Fomos para o CPC ( Casa da Praia Clube) na Vila de Oficiais da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia bridar mais uma missão IMPORTATE cumprida.



O Almires******* , eterno encarregado do bar do CPC, testemunhou quando ergui minha caneca de Lince e propus um brinde:

“Ao COA Russo...ao HA-1 , a Força Aeronaval e a Marinha do Brasil .... saúde ....Tim ... Tim “

 




Roda pé de página

 *OPERAÇÂO MILITAR : Declaração prevista na legislação de “tráfego aéreo “da época , que quando “declarada” pelo Comandante de uma aeronave militar, eximia o controlador e todos os órgãos de controle oficiais , da RESPONSABILIDADE de qualquer danos causados por acidente da aeronave.

 O militar , comandante da aeronave , assumia toda responsabilidade de cunho jurídico, indenizatório e de carreira por qualquer dano causado a terceiros por sua decisão individual.

 Para executar esta “declaração” , o militar tem que ter absoluta certeza dos riscos que está assumindo em contrapartida aos interesses que estão envolvidos . Era uma decisão muito corajosa e difícil de ser tomada com rapidez. Daí a “raridade” de ocorrências desse tipo, historicamente.

 ** CMG (Ref.) Mario Cezar Postarek

 *** CMG (Ref.) Herbert de Sá Jacobs Chrockatt (já falecido)

 ****Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia

 *****termo de chamada na fonia , da Torre de SBES

 ******termo usado para classificar a praça mecânico que acompanha a aeronave , fazendo parte da tripulação, (infelizmente a memória me impediu de lembrar o nome deste importante personagem , na história)

*******Funcionário civil encarregado “histórico “ do bar do CPC , hoje pai de 2 oficiais das Forças Armadas

********Procedimento para descida rápida com motores desacoplados dos rotores , normalmente utilizada em emergência de mal funcionamento de motores..   


Homenagem a Confraria de todos os TOP GUNs da Marinha do Brasil

Abaixo alguns Veteranos Top Guns , que representam todos aqueles que emprestam as suas competências para um Brasil forte , respeitado em todos os mares do planeta

OBS : outras fotos serão acrescentadas a esta galeria a medida que eu as receber, portanto aguardo contribuições (de grupos veteranos , preferencialmente)







Vídeo sobre a Marinha do Brasil  https://youtu.be/C_5zgv1FsgY

4 comentários:

  1. Grande Pirata. Muito bom publicar mais essa historinha no blog. Muitos não a conheciam, por não terem acesso à RMB. A satisfação de dar o pronto após uma missão cumprida, não importa como, e receber em troca um sincero reconhecimento, não tem preço pra nós Piratas.
    Pela época, eu devia estar embarcado também nessa Unitas. Se vc e Russo ficaram a bordo, certamente eu estava numa das naus. Tenho vagas lembranças desse episódio.
    A propósito, aguardo com ansiedade as historinhas daquela noite no hotel de CV, devemos rir muito. Abraços e... cuidado com o gancho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo fiel leitor , ex chefe graxeiro daquela época difícil Compa.
      Certamente você era um dos "piratas alados " nessa DRAGÃO XXII.
      Meu amigo Barreira ainda "engatinhava" na "caverna dos Linces", e mirava nos ensinamentos dos "Linces Criados". Me orgulho de tudo isso daí essa publicação fazendo justiça a atitude do saudoso Comandante Chrockatt que, na minha opinião, sacrificou o prazer de voar , em benefício de tornar o HA-1 umas das referências de Aviação Naval ,,,operativamente confiável que é hoje.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Quanto a noite "exótica" no hotel de Caravelas, em algum momento (apropriado) será contada, Só como "spoiler" ...imagina o Russo com seus 1,95 de altura , cruzando a recepção (cheia de velhinhos vendo televisão) , coberto apenas por uma toalha de "rosto" , em direção ao único banheiro coletivo do hotel para tomar banho , todo sujo de lama !!!...
      Aguarde ... " Coming soon on this Blog "
      Abraço..

      Excluir
  2. Boas histórias..
    Temos algumas do tempos que esse pirata não tinha asas...
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu caro amigo Anônimo
      obrigado pela avaliação das minhas histórias. Aquelas do tempo que este pirata não tinha asas , podem ser boas ou não ....afinal ...pirata ...é pirata (com ou sem asa) kkkkk ....o importante é ter ...histórias
      Forte abraço (cuidado com o gancho)

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado