Por ser uma estória longa , o Veterano Vovô (e seus Avatares) continuarão contando em " partes " os fatos ocorridos....para atingir o desfecho pretendido.
PARTE 5 - Deslocamento do Vovô para o Rio de Janeiro
Depois de toda preparação e surpresas , o Vovô já autorizado oficialmente pelo 1° Distrito Naval , planejou um deslocamento rodoviário para o Rio de Janeiro ( sem surpresas desagradáveis). Para tal , "elegi o Fubeca " como meio de transporte , por ser mais espaçoso (e familiar ).
As vestimentas ( vestido da Sereia e farda do Comandante ) mereciam mais espaço confortável durante o deslocamento.
O "Resort My Son" do Condomínio Cidade Jardim , já estaria ocupado por outros familiares . Dessa forma reservei via site de reservas Airbnb um ap próximo, no Verano Stay, visando facilitar as providências para o grande evento.
Os organizadores do evento programaram um "ensaio geral" no local da festa , o BallRoom Alto da Boa Vista ", no dia 19 (dia do aniversario efetivo da minha neta).e para isso planejei a minha chegada.
Em função dos 600 Km que deveria percorrer entre Santos e Rio, por segurança contra "imprevistos" , o "Fubeca" nos transportou até Penedo (sem surpresas) para um pernoite " profilático", na véspera (dia 18).Em Penedo , nos instalamos na pousada "Moradas de Penedo" , uma velha conhecida de outros tempos .
A noite fomos comer uma deliciosa pizza de piperone com catupiry no Oh Baba (também velha conhecida de outras paradas ) . O "banana" que havia nos indicado não estava mais por lá , mas o Bruno (proprietário) lá estava e se lembrou do "Pirata" e suas estórias . Foi uma noite muito agradável.
No dia seguinte (19) , depois do café da manhã (quase Colonial) da pousada pegamos uma Via Dutra (sem acidentes e chegamos cedo ao Rio. Depois dos primeiros contatos familiares , nos instalamos no Verano Stay. Aproveitamos o almoço familiar a base de picanha , para comemorar o aniversario da minha neta que completava os 15 , naquele dia , Aproveitando o momento entreguei o meu presente :
A minha moeda talismã de 1 Real (retirada do " Baú do Pirata Alado ").
Aprendi com o Tio Patinhas , na minha literatura preferida na infância , o gibi do Pato Donald. A moeda talismã do Tio Patinhas deixa claro para toda família Disney, que tudo que ele possuía (e ajudava à todos ) foi conseguida com sorte ( de quem trabalha muito ). Eu sempre gostei dessa filosofia . Nunca cheguei a ser Tio Patinhas ... mas me satisfaço em ser o Vovô Pirata Alado.
Na hora marcada para o "ensaio geral" chegamos ao BallRoom . Recebi as instruções e a coreografia da minha "valsa moderna " (que eu deveria decorar os passos). Após algumas tentativas ... consegui decorar a marcação junto a minha neta.
PARTE 6 ... Compromissos do Pirata Alado
No dia 20 , o primeiro compromisso do Pirata seria ver o irmão Postarek no Rio. Em contato com a "leoa Cristina (sereia do Pirata Alado Lince Líder Russão, meu irmão ) soube que o melhor horário seria as 5 da tarde. Assim sendo parti direto para o segundo compromisso :
A Confraria de Piratas Alados no Clube Piraquê as margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. (dessa vez o Fubeca não me surpreendeu como da ultima vez). Cheguei cedo e fui procurar meu amigo Monteiro (facilitador de todos eventos que ocorreram na preparação para o evento " Debut da Piratinha ". Como Comodoro do Piraquê , encontrei-o mantendo a higidez física na academia do Clube. Para não atrapalhar, agradeci informalmente e preferi deixar para outro momento as formalidades.
A Confraria começou sob a batuta do Pirata Alado Kavica ,"Pegazus" de primeira linha.
O Pirata Alado encontrou um fiel seguidor , o Comandante Téo (entre outros) , que além de "chefe mais antigo" se tornou amigo apreciador das Aventuras do Pirata Alado.
Por dever de justiça deveria citar vários outros Piratas Alados que costumam frequentar este prazeroso "habitat" , mas para não cometer esquecimentos (típico de memórias gastas pelo tempo ) prefiro citar aquele que nos lidera na Confraria (e meu primeiro Comandante Operativo na Macega ) o Pirata Alado Lince Supremo Fredinho de todos os céus , terras e mares (mais conhecido como Almirante Frederico ) . Que todos Piratas Alados da Confra não citados nominalmente sintam-se abraçados pelo Pirata.
Cumprido o prazeroso compromisso , na Lagoa, parti para a Barra da Tijuca. ( "Chez Russo ")
O Russão estava numa sessão de fisioterapia. Aguardei até a Leoa Cristina abrir a porta e dizer :
-" Mário ... olha quem está aqui !"
-" Esse é meu irmão ". Disse o Russão depois de me ver e olhando para a fisioterapeuta que perguntou :
- " Ficou feliz ... né TOP GUN ?
Segurando as lágrimas ... só consegui dizer para a fisioterapeuta :
-" Este é o verdadeiro TOP GUN ! ... aquele outro do cinema é FAKE ( aquele é só artista que representa este ... que é o VERDADEIRO TOP GUN ) .
A partir daí as mulheres se retiraram e batemos um longo papo ... ele recostado descansando e eu sentado a sua frente emocionado.
Voltei para o Verano Stay agradecido pelo dia agradávelPARTE 7... o dia do "Debut" chegou !
O dia amanheceu ensolarado com poucas nuvens (contrariando as previsões “diluvianas” das mídias jornalísticas ) . Peguei o “Fubeca “ que estava meio distante (porque o Airbnb não oferecia estacionamento na diária) e estacionei numa vaga próxima , visando não expor o deslocamento da Sereia , “ festivamente “ vestida com seu “ longo azul celeste “ (a gavionada do Verano , só estava de olho ). Fui informado que antes do início da festa , deveria chegar as 19 horas no BallRoom ... para uma sessão de “ fotos preliminares “. Dediquei as horas seguintes a higiene pessoal , corte de pelos indesejáveis (desenvolvidos depois do avanço da idade) e a maquiagem (da Sereia , porque Lince Pirata que é Lince Pirata não se maquia para festa ...só pra Guerra.... para se camuflar ).
Fiz o planejamento do deslocamento para a “missão" , usando o Google Map. considerando que um deslocamento terrestre rodoviário no Rio de Janeiro entre a Barra da Tijuca e o Alto da Boa Vista em função do tráfego (não tráfico) automotivo no horário exige , no mínimo , ... precaução ! ( se fosse de helicóptero seria mais rápido evitando sobrevoo de algumas comunidades que gostam de treinar tiro ao alvo em alguns helicópteros "sobre voantes" de seus “espaços aéreos controlados “.
Me vesti com o básico do meu jaquetão (calça , camisa , sapato e meia ) . O jaquetão montado (com Asa de AvN, estrela prateada de Comando , bolacha de EGN e barreta de condecorações), dentro do” pra-terno naval” conviveu com a alternativa “B” ( paletó azul marinho civil) para qualquer contingência imprevista.
Embarcamos no Fubeca e chegamos em segurança no BallRoom 15 minutos antes do horário (como é recomendado em passagem de serviço a bordo das Naus ).
Enquanto a Sereia se dirigia para o ambiente reservado as “moças “ que se preparavam para a sessão fotográfica , eu , ainda no estacionamento percebi uma servente da cozinha fumando um cigarrinho e me aproximei dela numa área aberta
- “ Olá Ana Paula”. Cumprimentei com um sorriso que foi correspondido.
- “Oi ... seu Zé . Vou pegar seu cafezinho “. Disse a Ana Paula que no treinamento do dia 19 fez um café pra mim e ficamos batendo um papo no estacionamento enquanto eu aguardava a minha vez. Ela era uma das encarregadas da confecção dos docinhos da festa. Me enturmei com todo “staff” logístico antes do início da festa (o que me promoveu a “cliente preferencial “entre eles , na hora de servir durante a festa . Hábito de Pirata simpático ) .
Fumando meu cigarrinho pós café , no estacionamento, um carro de Uber estaciona próximo a mim . Dele desembarca uma linda jovem bem-vestida que classifiquei mentalmente de “gata”. Me surpreendi quando vi desembarcar do mesmo carro meu genro Daniel e minha prima Tuquinha (mãe dos meus filhos ) . Foi só aí que reconheci a moça “gata” . Era a minha Filhota querida Daniela ...kkkk (acho que estive ausente mais tempo do que imaginei ).
A sessão de fotos iniciou e o jaquetão cumpriu o seu papel dignificando a Marinha do Brasil portado pelo Veterano Comandante Barreira (autorizado oficialmente e orgulhoso , depois de 25 anos).
A festa começou e enquanto a minha “ participação coreografada de dançar a valsa com minha neta “ não chegou , me socializei com meus familiares e com o “Netuno” CMG José Maria Barreira da Fonseca (ex-comandante do Cruzador Tamandaré , meu primo e sogro) que iniciou todo esse relacionamento familiar . Ele devia estar feliz observando lá de cima, na Alfa Crux , onde imagino habitar atualmente (brindei calado a ele ).
Eu havia cumprido o “exótico” desejo da minha querida “Netinha” ... a “Lady Leticia “ que veio ao mundo há 15 anos no mesmo lugar onde a minha exótica ( e deliciosa) vida começou.... São Paulo. Agora , no Rio de Janeiro ela estava “debutando “. Os cariocas que fiquem bem espertos ! O Vovô milico paulista , Lince e Pirata Alado, está de olhos bem abertos ... ainda !
( meus “Avatares” felizes bailavam Rock and Roll movidos a muita Vodka imaginária na minha mente).... mais uma “missão cumprida “. !
Devo tudo isso a MARINHA do Brasil.
EPÍLOGO
No entanto, por dever de justiça , nada disso teria ocorrido sem a ajuda do meu amigo contemporâneo Monteiro . Foi ele que acionou a engrenagem da nossa instituição "maior" : a MARINHA do BRASIL e sua eficiente estrutura que existe para DEFENDER nosso país... onde o COLETIVO precede os interesses pessoais e escusos de alguns . Obrigado amigo CMG (IM) Monteiro .