Influencers são indivíduos com credibilidade e muitos seguidores em um nicho específico, que utilizam plataformas digitais como redes sociais, blogs e vídeos para influenciar as decisões de compra de seu público.
Ou seja...é gente que depois de se tornarem famosos ( seja lá por que motivo for ) se tornam “ críveis “ e usam essa credibilidade para ganhar dinheiro.
Esse não é o perfil que busco....mas é o que está na moda. Prefiro a definição que traduz uma “ atitude “ : - aquele que influencia com sua atitude e/ou seu pensamento.
Pronto agora achei o que queria e assim sendo posso afirmar que o meus maiores “ influencer “ foram... meus Pais! ( cá entre nós, acredito que nossos pais devem ser os maiores influenciadores de qualquer filho , se não forem ... é porque eles falharam na atividade paternal) . Isso não quer dizer que eles ( os pais ) estejam sempre certos, mas isso caberá a você decidir.( depois de ver o resultado).
Dito isso, comecei a pensar sobre qual famoso me influenciou para ganhar dinheiro. Pensei em vários , mas parei em um que realmente tentei imitar , já como adolescente frequentando uma escola militar , o Colégio Naval quando tinha 16 anos : foi o Henfil !
...mas como o Henfil...??? vocês me perguntam .. Incrédulos.
- O cara era de esquerda socialista e você um milico interno num colégio militar na Ditadura implantada em 1964. Todos diriam.
Na época eu ainda não sabia, mas o espírito Pirata já me possuía.( ou seja).a Aventura e a Liberdade me atraiam. As regras eram necessárias desde que beneficiasse o “ coletivo “ , jamais o “ individual “. Censura ( de qualquer forma )...me parecia “ autoritário “ ...e foi exatamente isso que me fez admirar no Henfil.
Vejamos o que a internet fala sobre o Henfil:
Henrique Souza Filho, universalmente conhecido como Henfil (Ribeirão das Neves, 5 de fevereiro de 1944 — Rio de Janeiro, 4 de janeiro de 1988), foi um influente cartunista, quadrinista, jornalista, escritor e ativista brasileiro. Reconhecido por seu humor ácido, crítico e profundamente engajado com as questões sociais e políticas do Brasil, especialmente durante a ditadura militar, Henfil deixou um legado duradouro na cultura e no jornalismo do país.Eu , em 1971 resolvi me tornar “ cartunista” amador no jornaleco do Colégio Naval , o “ GINGILIM “. Neste jornaleco amador eu teria liberdade de criticar tudo que não me agradava naquele “ regime militar “.
- Mas não havia censura ?
Se havia, eu não vi...nem eu ... e nem o Henfil que era um dos produtores do jornaleco profissional “ O PASQUIM “. Eu maior crítico das regras militares que me eram impostas e ele crítico da sociedade politicamente influenciada pela classe trabalhadora de origem socialista ( não capitalista). Eram opiniões opostas que conviviam em harmonia numa sociedade democrata. Os excessos , tais como sequestro de Embaixador e assalto a bancos, cometidos em nome da “ luta” política eram punidos com rigor da Lei...que a maioria do povo brasileiro apoiava nas eleições indiretas votando “ facultativamente” em seus representantes legais do Legislativo ( Deputados e Senadores ) do partido ARENA, da situação, que por sua vez elegiam os postos do Executivo ( Presidente, Governadores e Prefeitos ) . Isso sim era um Estado de Direitos Democráticos.
Eu , criava o Zi , aluno do Colégio Naval , adolescente revoltado, que resistia as regras militares e que precisava ser colocado “ nos trilhos “ de uma coletividade que privilegiava a hierarquia e organização para que fosse atingido o bem maior coletivo nacional expresso em nossa bandeira republicana : “ ordem e progresso “.
Henfil...criava o “ Fradim “ entre outros personagens que criticavam além das autoridades militares constituídas assim como qualquer organização autoritária como o Judiciário e até a Igreja...sem nunca ter sido censurado ou punido por opiniões diversas. Havia liberdade de expressão e respeito às opiniões contrárias. Assim funciona uma sociedade democrática.
As instituições de ensino público de qualidade, ( civis de ensino basico , médio e superior UFRJ, USP e outras ou colegios militares alem dos ITA e IME ) em todos os níveis previam acesso gratuito a todos , formando profissionais respeitados em todas atividades; agrícola, comercio ,indústria e serviço .
Nossos produtos industrializados automotivos , aeronáuticos e marítimos de alto valor agregado, além de comodities e agro negócio eram exportados e admirados em todo o mundo.
Grandes obras civis, usinas hidroelétricas e nucleares de energia limpa, auto estradas despontavam em todos estados.
O Petróleo brotava em quantidade na plataforma continental marítima sob o direito de exploração na área marítima economicamente exclusiva finalmente conseguido nas Côrtes internacionais, tornando país em referência de exploração em aguas profundas.
Era o “ milagre brasileiro” sendo realizado e o povo brasileiro sendo respeitado .
As invasões a propriedade privada sendo impedidas de serem desenvolvidas e combate ao tráfico de drogas e contrabandos sendo contido dentro do possível na imensidão de nossas fronteiras.
Se fizermos uma comparação entre aqueles tempos , regidos por militares honestos e os dias de hoje por civis desonestos , o que será que o Henfil ( que morreu de AIDS) diria ou escreveria ?
Pois é ele não foi eleito “ imortal “ da ABL ( Academia Brasileira de Letras ) como uma questionável” jornalista global” de nome suíno foi.
O que ele diria sobre a Justiça de hoje depois que mandou soltar um réu julgado ladrão dos cofres públicos e “descondenado” por detalhes burocráticos judiciais sendo eleito pelo voto obrigatório , mandante máximo de uma República considerada pária no cenário geopolítico atual?
O que diria Henfil de uma ex assaltante de banco, que foi anistiada politicamente eleita PresidAnta “impichada” e acabou sendo nomeada PresidAnta de um Banco de Desenvolvimento internacional ( o dos BRICS )?
Pois é meu caro Henfil...não sei por onde andas...porque como você “ meu influencer”, também não sou crente , gostaria de ter uma conversa séria porém sarcástica sobre tudo que ocorreu depois que criamos os nossos personagens de “ cartoons”...como o seu Fradin do Pasquim ...e o meu Zi do Gingilin ... naqueles “anos de censura”.
Obrigado pela sua sincera e honesta influência. Aprendi muito com você...inclusive a “ pensar”.
Fique em paz Henfil.
Aos meus pacientes leitores ( amigos ou não de opiniões diversas ) , eu os respeito e me reservo o direito de eventualmente discordar sem discussão , oferecendo o meu...sincero
Fraterno abraço do Veterano Pirata Alado.
Uauuuuu...Sereia
ResponderExcluirUaaau....Felizes... os Piratas que tem suas Sereias....seguidoras.😘
ExcluirGostava muito do Pasquim. Realmente a liberdade de expressão nos tempos de governo militar era significativamente maior do que agora na atual "democracia" comandada por um simpatizante de Chinas, Rússia e Coreias (do Norte). Fui "interrogado" por um COMCA, em pleno Iibirapuera, em São Paulo, onde a equipe de volei foi jogar, que quis saber a razão da minha preferência pela cor vermelha??? Coisa de maluco!! Mas...Bons tempos. Abs
ResponderExcluirIpanema
Meu caríssimo amigo Pirata Alado planaltino Ipanema ( o Magno ).
ExcluirObrigado por mais este comentário.
Nós ( Veteranos)...temos o péssimo hábito de nos referimos a tempos passados como : " Bons tempos".
Que não os viveu de fato..., hoje só fala sobre , por meio de " influencers " midiáticos carregados ( e monetizado) por interesses escusos de marketing. Esses são os " novos tempos ". Se são melhores ou não, eu não sei. Depende do " ângulo " ( ou lado) de observação.
A única coisa que sei...é que " nada sei...e que o relógio não para ... e meu tempo está diminuindo".
Assim sendo...meu amigo...curta o sol...e fique bem.
Fraterno abraço piratesco.
Mais uma obra prima, meu caro Pirata Alado! Comparações pontuais e certeiras, para muito além do Gi e do Fradin: Henfil não eleito imortal contra uma jornalista de nome suíno...kkkkk; militares honestos x civis desonestos; PresidAnta impichada nomeada PresidAnta de novo; desenvolvimento das indústrias, petróleo e agro no passado x bandidagem de hoje.
ResponderExcluirRealmente, um prato cheio para o Henfil! Como seria se estivesse aqui? Ou melhor, se tivesse sobrevivido a tudo isso até hoje?
Obrigado por mais essa brilhante reflexão, meu prezado Pirata Alado!
Meu caríssimo seguidor e principalmente Amigo Voulga, muito obrigado por mais esse elogioso comentário.
ExcluirHoje, me sentindo um " idoso impotente" ( em vários aspectos kkk ) mas principalmente , no aspecto político, sinto que devo falar " verdades" ( ou fatos ) onde quem sabe! ,eu consiga " influenciar" gerações mais novas que não viveram tempos anteriores, que hoje são " manipulados " por interesses espúrios ( normalmente atrelados a Poder e Ganância , ostentativos).
A forma " sarcástica " ... diverte! (faz a realidade doer menos). Melhor assim ....kkk
Fique bem meu amigo.. porque " não há mal que sempre dure...nem bem que nunca se acabe ".... e o relógio não para.
Fraterno abraço piratesco alado...meu amigo
Tema muito interessante, por abordar uma época da nossa história em que vivíamos intensa turbulência política, de natureza muito semelhante à atual. Eu também curtia o Henfil, em especial o Fradim, embora meio escondido. Tinha medo do Comca, talvez. Me lembro que eu também curtia Chico, Caetano, Gil, etc, sem me importar muito o que as letras de suas músicas queriam dizer. Naquela época, confesso, eu estava mais interessado em saber onde teria Hi-Fi com Cuba Libre do que com o discurso de Fidel. Bons tempos? Acho que não, pois só comecei a voar alguns anos depois. Aí sim, as coisas começavam a ficar bem melhores...! Forte abraço, Pirata!
ResponderExcluirMeu caríssimo Compa.
ExcluirObrigado pelo comentário " confissional "... kkk
Todos nós " adolescentes" fomos influenciados ...pelos Beatles e Roling Stones da vida.
Eram tempos mais " libres" tal qual..as " cubas " , e aventureiros ... apesar do Regime Militar vigente.
Já hoje ... tenho receio até... de falar " verdades" históricas.
Vai que acabo " indiciado" pelo " careca" Supremo 🤫
Fraterno abraço... meu amigo