domingo, 7 de novembro de 2021

Pirata.....e A Origem

 

Amigos da Pirataria Alada....meu cordial “Olá”


AVISO AOS NAVEGANTES

Caro leitor

Me sinto na obrigação de avisar que o seguinte texto desta postagem , é longo e foge um pouco do padrão "Aventuras do Pirata Alado". A razão para isso é pessoal . Eu diria que é uma "parcial biografia " direcionada particularmente a amigos próximos e familiares . Isso é fruto de um questionamento que tenho ouvido ultimamente ;" Por que você se tornou um Pirata Alado?", Posso garantir que não foi nada planejado e sem nenhum tipo de interesse de me tornar um "blogueiro". Antes eu era apenas um falante contador de estórias.  A vida me levou a escreve-las (antes que o " Dr Alzheimer " roube a minha memória ). Portanto, este texto é apenas um Tributo às pessoas que me levaram a essa exótica situação. No entanto , se vc for curioso , me sentirei honrado com a sua leitura. Se isso fosse um livro , certamente a CAPA seria esta.( inspiração da minha filha "Designer"


    

                A Origem

Hoje acordei meditativo depois de uma noite de “descobertas” familiares proporcionadas pela facilidade oferecida pela internet. Fui pesquisar um acidente aéreo ocorrido em 1963 com um avião Aero Commander  de matrícula PT-BHZ e me surpreendi com o resultado. Acabei voltando ao passado e descobri por que me tornei um “Pirata Alado”.



Nasci em 1954 no Hospital do Parque de Aeronáutica de São Paulo (PASP) no Campo de Marte (hoje conhecido como HASP). Esta unidade militar  da FAB dividia a pista com o Aeroclube de São Paulo.

Meu pai , era um oficial do quadro de “especialistas” da FAB . O quadro de “especialistas” era um quadro destinado a oficiais originalmente ingressados na FAB como subalternos especializados em manutenção de aeronaves, que por meio de concurso ascendiam ao quadro de oficiais. No caso do meu pai , ele era um Sargento especialista em motores, que havia ingressado na FAB em 1945 , final da II Guerra Mundial. Durante este período da vida fez parte da tripulação de Catalinas na FAB , sendo condecorado com a medalha de Guerra de “ Campanha do Atlântico Sul” outorgada aqueles que defenderam o tráfego marítimo do Atlântico Sul contra o ataque de submarinos alemães.

Com o fim da Guerra e criação do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em 1950, foi convidado, anos depois a cursar Engenharia Mecânica Aeronáutica, por um jovem tenente da FAB Ozires Silva. Não se interessou. Tinha se tornado pai de primeira viagem em 1954 e não estava disposto a encarar o desafio.

Já como oficial , meu pai em 1958  era chefe de manutenção do hangar 20 (hangar de Operações do PASP) . Eu passei toda minha infância brincando dentro de aviões no Hangar 20, acompanhando meu pai , sempre que possível. Ele era um chefe respeitado , e toda tripulação de manutenção do hangar queria me agradar. Aprendi a dirigir, a bordo de um trator de puxar aviões instruído por um soldado encarregado dessa atividade. Me tornava piloto nas cabines de B-25 e de B-19 ( Fortalezas Voadoras) que estavam estacionadas no pátio de sucatas do PASP. Ali eu voava participando de combates aéreos “virtuais” com brinquedos “reais”. Foi lá que presenciei meu primeiro voo a jato executado na chegada de um F 8 Gloster Meteor inglês, adquirido pela FAB.

Nessa época , já início dos anos 60 , a Guerra do Vietnã, dominava os noticiários militares. No PASP, apareceu uma novidade fazendo demonstrações. Era um helicóptero movido a turbina da Bell, o Jet Ranger 206. O piloto da fabrica convidou meu pai para um sobrevoo sobre a cidade de São Paulo. Meu pai perguntou se eu poderia ir com ele, o que foi autorizado . Eu devia ter 8/9 anos na época. Fiquei maravilhado com aquela máquina , que voava baixo e decolava/pousava sem precisar de pista. Quando pousamos, o piloto disse para mim, num português de vendedor americano : “ Parabéns...Baby Bell ...você ser primeira criança do mundo  que voar um Bell Jet Ranger”. Eu cristalizei...e guardei na memória aquela cena ... eu era agora o “Baby Bell”.

Nessa mesma época eu estudava no Colégio São Bento , no Vele do Anhangabaú , centro de São Paulo. No meu aniversario, meu pai me presenteou com um transporte para ir para o colégio : uma MOTO de paraquedistas americanos, “Indian Papoose”. Agora havia me tornado o “Baby Bell motoqueiro” a sensação do trânsito paulista e do Colégio São Bento.

No final de 1963 ocorreu um acidente aéreo Araraquara-SP, sem grandes danos materiais ou vítimas . Era uma aeronave civil Aero Commander PT-BHZ , pertencente na época  a uma grande empreiteira. Meu pai como especialista em manutenção de aeronaves , conceituado na área de aviação , foi contactado pelo presidente da Empreiteira para recuperar a aeronave acidentada. Meu pai, ainda ativa da FAB , aceitou pelo valor proposto, com a condição de trabalhar fora do horário de expediente (durante a noite). Montou uma equipe com mecânicos da FAB de sua confiança , transportou a aeronave acidentada para um hangar do Aeroclube de São Paulo , do outro lado da pista compartilhada, no Campo de Marte e iniciou os trabalhos. Eu , por vezes, o acompanhava no trabalho.

O ano de 1964 começou conturbado no país. Os ambientes, político e  militar, não se entendiam. Essa situação culminou com a , necessária , assunção do Poder pelos militares, em março. Meu pai nessa época tinha bom relacionamento com os civis da Empreiteira dona do avião acidentado , o que gerou desconfiança dos seus Chefes da FAB, que chegaram a exigir sua renúncia das atividades noturnas. Ele não renunciou e imagino que tenha sido para ele um período extremamente difícil de relacionamento profissional. Seu irmão mais velho, então Coronel Aviador da FAB  caçador e veterano da II Guerra condecorado pelos ataques na Itália, foi nomeado Comandante da Base Aérea de Santos, no Guarujá, que pertencia anteriormente a Aviação Naval , e foi entregue , juntamente com as aeronaves de asa fixa da Marinha, para a FAB quando da sua criação, em 1941 . A Base Aérea de Santos , em 1964 se tornou um presidio , o que tornou o relacionamento entre irmãos complicado. Eles haviam construído uma pista de pouso de terra batida numa propriedade comum da família , em Pilar do Sul – SP, onde meu tio , por vezes pousava com aviões da FAB de pequeno porte , usando sua prerrogativa de Comandante de Base Aérea da FAB.

Essa situação perdurou até 1966 , quando então o PT-BHZ recuperado pela equipe do meu pai ficou pronto em condições de voo. Meu pai não era piloto e, portanto, pediu para um grande amigo Capitão da FAB e piloto de testes , que se dispusesse a fazer o voo. Ele topou.

No dia do voo teste, depois de 3 anos em reparo , o pessoal do Aeroclube , que não acreditava que a aeronave tivesse capacidade de voar, e eu preocupado e ansioso com 12 anos, paramos para testemunhar aquele voo de uma aeronave sem nenhuma pintura parecendo uma lata velha.

O avião decolou. Voou sobre o circuito durante 30 minutos e pousou suave. Eu chorei e o pessoal do aeroclube aplaudiu.

O proprietário do avião cumprimentou o piloto e abraçou meu pai e disse a ele : Quero que você se torne meu piloto. Saia da FAB . Pagarei um curso de pilotagem e te contratarei.

Meu pai juntou toda sua documentação e percebeu que a medalha de guerra “ Campanha do Atlântico Sul” lhe proferia direitos que o permitia a reivindicar passagem para a reserva em pouco tempo, e assim fez ao completar o tempo necessário.

Fez o curso de piloto e de posse do “brevê” foi contratado como piloto e responsável do PT-BHZ . Tinha autorização de usar o avião para fazer o máximo de horas de voo, para adquirir experiência de pilotagem . Embarquei com ele várias vezes com destino a nossa pista particular , já homologada como  SSPI , em Pilar do Sul. Durante esses voos meu pai me dava instrução de voo onde pela primeira vez eu senti o prazer de voar como os pássaros controlando a própria atividade. Tomei gosto pela coisa.

Meu pai começou a ganhar um bom dinheiro com a atividade de piloto privado e mudamos para um bairro nobre . Eu passei a estudar num renomado colégio publico o Instituto de Educação Fernão Dias Paes. Quando aos 14  manifestei a ele minha intenção de fazer um cursinho para prestar concurso para EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica), querendo me tornar piloto da FAB, tive a grande surpresa ; “Você vai ser qualquer coisa na vida , menos piloto da FAB ! “ palavras do meu pai que fizeram desabar meu mundo e azedaram nosso relacionamento. Não entendi a reação dele e hoje imagino que teve relação com a saída dele da FAB e o relacionamento complicado com o irmão a partir de 1964.

Procurei uma alternativa para ganhar o mundo sozinho. Percebi que meu pai nutria pela Marinha uma grande admiração , desde o tempo dele de Patrulhas no Atlântico a bordo dos Catalinas, durante a II Guerra. Foi assim que , em 1970, mudei de ideia e propus a ele , fazer cursinho preparatório para entrar para o Colégio Naval (CN), mesmo sem nunca ter entrado numa embarcação. Prestei concurso , passei e em 1971 me apresentei em Angra dos Reis para ingressar na Marinha.

A Marinha me ensinou tudo que sei sobre o mundo. Em 2 anos no Colégio Naval mais 4 na Escola Naval e 1 anos em viagem de instrução pelo mundo , aprendi mais que nos 16 anos que convivi com meus pais. Aprendi a amar o Mar, mas sentia saudade de Voar através do AR. Descobri que a Marinha operava os helicópteros que não haviam sido transferidos para a FAB em 1950 . Me candidatei e fui aprovado numa seleção em 1979 enquanto desempenhava a função de Chefe de Máquinas num Navio Patrulha na Amazônia. Nesse ano  nasceu meu primeiro filho enquanto já cursava , em São Pedro da Aldeia, para me tornar Aviador Naval.

Em 1980 , comecei o curso pratico de voo usando na instrução aeronaves Bell Jet Ranger 206. Era o “Baby Bell” aprendendo a dominar aquela máquina que havia me deslumbrado há cerca de 14 anos no PASP. Fui o primeiro da turma a fazer o voo “solo”. Isso, me credenciou a honra de ser “batizado com um banho de óleo” pelo Almirante Comandante da Força Aeronaval. Na cerimônia, me obrigaram a estar vestido com uma fralda , portando um cartaz escrito “ Baby Bell” . Mesmo lambuzado de óleo eu trasbordava de alegria. Depois de muitos voos de Instrução , me formei recebendo, de fato, as minhas asas me tornando um ” piloto “, e melhor ainda  “ da Marinha”.  Era a realização de um sonho de infância. Meu pai estava certo, e chorou de orgulho na cerimônia.


Fui o único da turma recém-formada designado para o novo Esquadrão de Helicópteros de Ataque da Força Aeronaval, que operava as moderníssimas aeronaves Lynx SAH-11, da época. La, deixei de ser o “Baby Bell” para me tornar um “Lince” . Assumi função no Departamento de Manutenção. Me senti orgulhoso por seguir as águas profissionais do meu pai. Os primeiros anos foram difíceis pela complexidade e falta de horas voadas do projeto Lynx inglês .  Isso exigia muitas horas de voo testando o equipamento, o que proporcionou para mim e outros colegas de manutenção uma vasta experiência no equipamento em pouco tempo.

Minha filha nasceu em 1983 quando a atividade aérea do meu Esquadrão mais exigia a minha ausência longe de casa operando a bordo de vários navios diferentes, em grande parte do Oceano Atlântico Sul (o mesmo que foi patrulhado pelo meu pai durante a II Guerra ) e por vezes no Caribe e Mediterrâneo (águas famosas dominadas por piratas em tempos passados ) .

Durante os meus 20 anos como Aviador Naval na Marinha , tive o privilegio de exercer varias e honrosas funções que foram desde fiscalizar a fabricação e receber em voo 17 helicópteros (6 Super Pumas e 11 Esquilos Bi) na França além de testar o Dauphin Naval, até como Superintendente Administrativo do Projeto do Submarino Nuclear Brasileiro, passando por Encarregado da Formação de Aviadores Navais, Desenvolvedor de Táticas da Força Aeronaval, Representante da Marinha no Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro ( na FAB), Chefe da Policia Naval do Estado de São Paulo e Comandante do 1° Esquadrão de Ataque da Força Aeronaval.

Nesse período tive a felicidade de ver meu filho ingressar do ITA para se formar anos depois um Engenheiro Mecânico de Aviação, honra que meu pai optou não ter, por minha causa em 1954.

Em 1998 , compareci a cerimônia de formatura do serviço militar obrigatório (CPOR) , do meu filho quando completou o primeiro ano no ITA , optando por ser Tenente da Reserva da FAB , continuando o curso como aluno civil. Eu era Comandante do 1° Esquadrão de Helicópteros de Ataque da Marinha e pude pousar o meu Super Lynx 4001, no CTA ao lado do ITA e encontrar na cerimonia meu filho e meu pai , ambos agora oficiais da reserva da FAB.

Por motivos pessoais, e políticos, resolvi passar para a reserva da Marinha no ano 2000, já com meu tempo cumprido pela lei como um Capitão de Mar e Guerra.

Depois de passar por uma, breve e inusitada experiência como “camelo de praia” em Santos , vendendo uma invenção minha , com algum sucesso financeiro, fui convidado por um grande empresário brasileiro para assessorar o estaleiro na construção de um Iate com capacidade de operar helicópteros a bordo. O iate ficou pronto e fui contrato para receber  e ser o piloto do helicóptero EC-120 Colibri, que iria operar a bordo do iate. Voltei a voar muito em 2001, por todo Brasil.

Nesse ano tive outra grande alegria . Minha filha havia passado no vestibular em 2000 e começou a Cursar Desenho industrial na respeitada Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) de Bauru, tornando-se mais tarde uma brilhante “Designer”.

Em 2002 recebi a ordem de me deslocar em voo do Guarujá -SP até o Panamá , no Caribe. Foi um voo histórico e emocionante para operar a bordo de outro Iate do empresário que ficaria baseado naquele país Caribenho. Foi um recorde de distância de deslocamento executada por aquele tipo de helicóptero na época , além de uma experiência de voo incomparável.

Em 2003 assisti ao lançamento do filme “ Piratas do Caribe”. Fiquei maravilhado com as travessuras do Pirata Jack Sparrow. As operações “aero marítimas “ continuaram intensas entre águas brasileira e caribenhas até que em 2006 surgiu uma novidade. O empresário, meu patrão resolveu comprar um novo Iate , maior com capacidade de helicóptero que ficaria embarcado permanentemente . O iate teria hangar e todas as condições de acomodações para um piloto . A operação deste novo iate se iniciaria no Mediterrâneo , assim que eu recebesse o novo helicóptero AS 350 B2 que eu faria a aquisição e recebimento na França .

Entre 2006 e 2008 , me desdobrei em viagens por todo o mundo operando em 3 iates voando 2 tipos de helicópteros. Para tanto contratei um amigo , também Aviador Naval para dividirmos as tarefas ao redor do Mundo.

Neste período , quando estava embarcado , eu me comunicava com minha família por meio da internet . Na época a ferramenta usada para comunicação era o Orkut e e-mail IG. Quando eu regressava ao Brasil , repetia inúmeras vezes as varias aventuras que vivia pelo mundo a bordo dos 3 iates. Minha filha já formada “Designer”, contratada por uma Editora, num dia me perguntou : 

“ Pai... por que você não cria um Blog ? “

“BLOG ?...o que é isso ?”....perguntei surpreso ... digitando meu computador por meio do Orkut , dentro da minha cabine a bordo do Iate Karima , que navegava pela Polinésia Francesa em águas do Oceano Pacifico.

Minha filha me explicou em detalhes como o tal de “Blog “ funcionava. Apanhei um pouco até descobrir como funcionava e consegui criar o Blog . Naquele momento achei que seria razoável , por vários motivos de segurança,  criar um "pseudônimo" apropriado as histórias que pretendia contar. Inspirado por Jack Sparrow, me senti como um Pirata. Mas além de navegar como um pirata pelo mundo eu voava , ou seja, era um Pirata com asas. Logo , deixei de ser apenas um LINCE e me tornava um PIRATA ALADO. Assim nasceu o blog “ Aventuras do Pirata Alado “, inicialmente no IG , depois transferido para o UOL , que acabou migrando para o Google quando foi criado.

Na época eu lia um livro de um Aviador que se tornou Escritor e produziu entre outras a obra : NADA POR ACASO.

Hoje, eu admirando da minha janela o encontro do céu com o mar de Santos , digitando meu computador fico imaginando se uma determinada aeronave  Aero Commander de prefixo PT-BHZ, não tivesse se acidentado em dezembro de 1963 no interior de São Paulo , se eu estaria aqui agora, pai de um filho Engenheiro Mecânico Aeronáutico e uma filha Designer  (dos quais eu muito me orgulho).

Meu pai  e o Richard Bach estavam certos:

Foi melhor eu ter entrado para a Marinha , ao invés da FAB .... porque nada acontece por acaso.




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A VIDA DE PIRATA






6 comentários:

  1. Ae Ze gostei. Achei q ia ser mais longo mas ficou pequeno.
    Legal como sempre. Beijo na b...

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    1. Que bom que gostou
      Os melhores perfumes estão nos menores frascos.
      Beijos... são sempre bem vindos....independente do lugar. (melhor que tapas)
      Obrigado pelo comentário.
      Beijo ... no coração (politicamente correto) :-)

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  2. Com certeza somos agradecidos a aquele Aero Comander. Sem ele não teríamos essas raras oportunidades de viajar através das experiências do nosso querido amigo pirata alado. Deliciosas aventuras!!! Obrigado Zé!!

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    1. Meu caro Paulinho
      Obrigado pelo carinho. Obrigado pela amizade... e obrigado pelo Comentário.
      Nos vemos por aí.
      Forte abraço

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  3. Um belo e breve depoimento dos momentos marcantes da trajetória do Pirata Alado. A riqueza dos detalhes nos transporta para os cenários descritos, como se estivéssemos também presentes. Belo filme. Inclusive o do YouTube, anexado. Como de costume, parabéns!

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    1. Valeu amigo Compa .
      Fico lisonjeado com seus comentários . Ao longo dessa jornada , algumas pessoas foram muito importantes para a construção dessa história. Sem dúvida nenhuma , você é uma dessas pessoas . Algum dia eu consigo fazer um depoimento mais longo e mais detalhado. Você estará lá.
      Obrigado
      Forte abraço

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Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado