terça-feira, 2 de novembro de 2021

Pirata....e os Piratas da Somália



 
Amigos da Pirataria Alada.....Hi !

Hoje me reportei a Dallas , quando incorporava o perfil do Comandante José Barreira, piloto sério do Offshore.   

Naquela época , idos entre 2011-15 , eu conduzia um EC-135 da OMNI pelas plataformas de petróleo, principalmente no Nordeste e vez ou outra em Macaé. Para executar esta tarefa com segurança, a Empresa me enviava anualmente para fazer uma reciclagem de emergências em simuladores da FlightSafety nos USA.

Certa feita , ao desembarcar no Aeroporto Dallas-Fort Worth , peguei uma VAN de transfer para o hotel. Eu era o único passageiro além do motorista, visivelmente um imigrante , tanto pelo biótipo quanto pelo “sotaque” falando inglês. Como é normal nestas situações , o motorista me perguntou: “ where are you from ?”

“Brazil” respondi secamente. Eu estava cansado da viagem sem dormir.

“Oohh ...Pelé...Carnaval... big ass women” Disse o motorista naturalmente de acordo com o estereótipo que todo estrangeiro associa ao nosso Brasil. Confesso que não gostei muito e perguntei de bate pronto :

“and you?...where are you from?”

A resposta demorou alguns segundos e veio tímida e simples : “África”

Não satisfeito perguntei de novo :“ África? but which country?”

A resposta demorou um pouco mais, mas o silencio não foi suportado e ele respondeu de forma quase inaudível : “ Somália “



“OHHH PIRATE !” disse instantaneamente , movido pelo estereótipo criado pela mídia em relação aos somalis, principalmente em função do filme baseado em fatos reais “ Capitan Philip” em 2009.

Instalou-se um silencio sepulcral na VAN até o Hotel .

Durante o restante do percurso me transportei para a Nau Pirata Karima nas Maldivas em 2009.

Depois de uma passagem de ano 2009/10 no Oceano Indico, a bordo da Nau Karima, nas ilhas de Andamã-Nicobar pertencentes a Índia , na Baía de Bengala ,rebemos ordem para nos deslocarmos para a África do Sul, onde ocorreria a Copa do Mundo de Futebol de 2010.

 Minha ferramenta de trabalho, o Sea Baboon (um helicóptero AS-350 B2), completava 600 horas voadas o que exigiria um grande inspeção de manutenção. Aproveitando a existência de uma grande oficina Eurocopter em Johannesburg, iniciei via internet, os difíceis contatos para a execução da grande (e cara) inspeção de 600hrs , durante a Copa futebolística. Tudo foi acertado e iniciamos o nosso deslocamento para a África.

Como ninguém é de ferro, fizemos um planejamento para o longo deslocamento prevendo uma parada, logisticamente prazerosa , nas Maldivas e outra, exoticamente turística, em Madagáscar, antes de chegar a África do Sul.







Atracamos em Malé em fevereiro de 2010. Cumprimos as formalidades aduaneiras e nos deslocamos para o norte em busca das paisagens paradisíacas das Maldivas. 

Além das paisagens , nos deparamos com algumas situações “exóticas” da cultura mulçumana em Gan . Nada disso impediu que desfrutássemos as belezas locais , mas tínhamos uma missão a cumprir. Depois de alguns dias de relaxamento voltamos para Malé para nos abastecermos e iniciarmos o deslocamento longo (cerca de 2.000 MN) para Madagascar.


Quando estávamos atracados na Marina de Malé atracou ao nosso lado um lindo Super Iate veleiro de três mastros de bandeira francesa. Era o  Le Ponant . Como manda a boa educação entre piratas , fui prestar as boas-vindas ao Comandante francês . Ele agradeceu e me convidou para um drinque a bordo. Aceitei quando ele me perguntou : “Para onde vocês estão indo ?”.Respondi :” África do Sul com uma parada em Madagáscar”.

O Comandante francês que mantinha nosso diálogo no idioma inglês , emocionado, mudou o tom e disse em francês:

 “Ne fais pas ça ! “

“Pourquoi ?” Perguntei assustado. 😲

A partir daí continuamos nos comunicando em francês , e ele contou, quase chorando, a seguinte história :

Estávamos  cruzando de Seychelles para o Mediterrâneo , quando fomos invadidos por piratas da Somália. Não pudemos fazer nada. Eles invadiram o barco a noite, fortemente armados. Fomos sequestrados e conduzidos para águas somalis. Durante 15 dias eles fizeram o “diabo” com a tripulação. Por sorte estávamos sem passageiros , mas, principalmente, as nossas " meninas " tripulantes sofreram demais nas mãos daqueles ” animais “ que exigiram uma fortuna do nosso contratante para liberar barco e tripulação. Sem outra opção , nosso contratante cedeu por impossibilidade de apoio militar, em águas territoriais da Somália. Fomos liberados depois do pagamento. Isso ocorreu em 2008  e passamos a operar nas Maldivas, para nos refazermos de todo esse trauma.

Depois dessa emocionada exposição do Comandante francês, ofereci qualquer tipo de apoio que pudéssemos prestar a “ toda” tripulação traumatizada , provavelmente com uma “festa nos moldes brasileiros” a bordo. Agradeci as informações , peguei o celular e liguei para o meu contratante que foi rápido na decisão :

“ Cancela tudo ... não preciso do barco na África. Vou de avião! ... próxima missão será na Austrália podem ir para lá”.

“AUSTRALIA ???!!!” disse apavorado e completei: “ ...e a inspeção de 600 hrs do Sea Baboon já agendada com a Eurocopter de Johannesburg   ?”


“ Dá o teu jeito !”      Foi a seca resposta que recebi.

Fizemos uma “festa a bordo” nos moldes brasileiros em homenagem a tripulação traumatizada do Le Ponant. Eles e, principalmente, as tripulantes barbarizadas pelos “piratas maus “somalis adoraram o tratamento gentil dos “piratas bons” do Karima e prometeram voltar em outras ocasiões.

Refiz todo planejamento da inspeção de 600hrs do Sea Baboon , contatei a Eurocopter de Brisbane e fomos embora para a Austrália. Bye..,Bye Maldivas



“ we arrived “ Era o motorista somali avisando que havíamos chegado ao Hotel.

Agradeci ... dei uma bela gorjeta e desejei boa sorte...já que ele havia sobrevivido a “pirataria do mal”.

Fui para meu quarto me preparar para o simulador de voo pensando:

‘Piratas existem muitos.... de muitos tipos e de muitas atividades, mas “piratas do bem “ são aqueles que tem diplomas fornecidos pela “Academia de Pirataria de Villegagnon” e alguns desses ganham asas , se tornando alados na “Escola de Pirataria Alada de São Pedro da Aldeia”.

A OMNI e alguns “contratantes espertos” sabem disso , além da tripulação do Le Ponant.


Homenagem aos Piratas do Bem formados pela Escola de Pirataria Alada De São Pedro da Aldeia.

( alguns reconhecidos pela OMNI).

Forte abraço a todos


Soube mais tarde que uma certa "aeronave" andou fazendo estragos nos Piratas da Somália

 

10 comentários:

  1. Os piratas maus, além de te pouparem de presenciar o vexame futebolistico tupiniquim frente aos alemães, lhes levaram à bela Austrália.

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    1. Caro Pirata Compa.
      O primeiro comentário (do dia) a gente nunca esquece. Obrigado pela "fidelidade" literária.
      Quanto ao vexame tupinica, em 2010 , foi contra holandeses....contra alemães foi 2014.
      Fato é que os maus Piratas me levaram para a Austrália via Indonésia (Bali) onde assisti a Copa. Não foi nada mal) , A inspeção de 600hrs foi feita em Brisbane . Desmontaram o SeaBaboon inteiro , mas essa é outra história . Aguarde para breve.
      Forte abraço

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  2. Sorry, me deu um tilt. Na África do Sul, o Brasil saiu depois da derrota pra Holanda por 2 x 1.

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    1. Sem problema .... ja foram tantos tropeços que devem estar pondo os pés na forma para próxima.

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  3. Também tô atento às duas emocionantes histórias... bz

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    1. Obrigado "Unkown" continue atentos `as duas .... e às outras também....kkkk
      abraço

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  4. Obrigado meu amigo Zé Pirata por mais uma deliciosa aventura.

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    1. Caro Pirata PSergio....eu é que agradeço seu comentário. Sempre bom ter uma "autoridade" piratesca, além de amigo entre os leitores.
      Abraço (cuidado com o gancho que vc já conhece)

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  5. Olá grande Pirata Aldo e Cmt Barreira. Fizemos muitas travessuras juntos (MB&FAB)em Marignane, Aix en Provence e Marselha. Hoje mantenho o meu "Aviao de Rosca" hangarado aqui no Rio.
    Foi bom reencontrá-lo, através do Athayde.
    Boa sorte. Abç Joel.

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    1. Grande Pirata Alado "honorário" Joel.
      Você não imagina a minha emoção por ler este comentário.
      As nossas travessuras francesas tem que serem revivido num encontro pessoal. o Athayde ja foi acionado para providenciar esse encontro.
      Esta sendo um grande prazer reencontra-lo , meu amigo.
      Um forte abraço.

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Pirata Alado