quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Temporada no Panamá - parte 2

 


A Temporada iniciou

 

Amigos da Pirataria Alada...

meu cordial “Hola!”

A Temporada continua.

Definição de Panamá City na internet:

“ A Cidade do Panamá, capital do Panamá, é uma cidade moderna cercada pelo Oceano Pacífico e pelo artificial canal do Panamá. Casco Viejo, o seu centro histórico calcetado, é célebre por pontos de referência da era colonial como o Palácio Presidencial neoclássico e plazas preenchidas com buganvílias e repletas de cafés e bares. As Comportas de Miraflores proporcionam vistas para os navios que atravessam o canal, uma rota de navegação fundamental que faz a ligação entre o Atlântico e o Pacífico”.

Depois do emocionante deslocamento do Guarujá ao Panamá. Junior e eu nos instalamos no final de maio de 2002 no hotel Plaza Paitilla Inn de Panamá City , próximo ao Bennigan’s , rede de restaurantes temáticos irlandeses. Essa localização foi estratégica em função da utilização da “Internet”, em 2002 ,  disponível em “desktop” via cabo telefônico , somente em alguns lugares. A rede “ Bennigan’s ” era um desses lugares , além da deliciosa culinária e caneca de Chopp irlandês. Bem instalados , aguardávamos a chegada da Nau Trindade que estava fundeada na área de espera no Porto de Colón (na costa caribenha) , dependendo de autorização para o cruzamento do Canal . Meu celular “flip up” de cartão pré-pago panamenho tocou :

“ Pirata...temos um problema de motor. Preciso que você receba no aeroporto , os técnicos da MWM que estão chegando do Brasil e os tragam o mais rápido aqui para o barco “

Era o Comandante da Nau Trindade fundeada em Colón , pedindo um apoio aéreo. Trocamos detalhes sobre o problema e acertamos a ida dos técnicos para o dia seguinte. Eu teria que fazer , novamente, a complicada travessia da cordilheira (sem sobrevoo proibido, do Canal).

O dia amanheceu perfeito . Consegui as autorizações necessárias para pouso em Colón , mediante o eficiente trabalho de nosso agente aeronáutico em Tocumen , o Sr Pippo , conhecido como “ O dono de Tocumen”.

Recepcionamos os 2 técnicos da MWM, na escada de desembarque do avião proveniente do Brasil , e imediatamente embarcamos no Colibri, decolando com destino de Colón. Foi uma travessia da cordilheira sem nenhum problema. Ao sobrevoar a área de espera chamei o Trindade no rádio , anunciei minha chegada e solicitei seu deslocamento para uma área isolada , visando evitar sobrevoo das várias embarcações pequenas na área de espera de Colón. Me mantive em órbita observando a movimentação e aguardando “luz verde” para pouso. Quando o barco alcançou uma área isolada , ouvi no rádio:

“Colibri ... Trindade... rumo 350 ...5 nós...vento 025 BB ... 8 nós.... luz verde”

“Trindade ... Colibri.... na final”.

Pousei suavemente no Trindade , que estava num local isolado da área de fundeio,  aglomerada de Iates de todos os tipos. Cortei o motor enquanto o Trindade fundeava. Os técnicos da MWM iniciaram os trabalhos , enquanto eu me confraternizava com a tripulação, comemorando o sucesso da nosso evento de decolagem no Mar do Caribe, em condições críticas.

Ouvimos uma sirene. Era a lancha de Polícia Nacional Panamenha que se aproximava , solicitando atracação a nosso contra bordo.

“ Buenos días señores, ¿quién es el responsable?” Perguntou o Comandante da lancha sem preâmbulos.

“buenos dias soy yo”. Respondi , já que o comandante do Trindade estava na Praça de Máquinas com os técnicos da MWM.


O policial rascunhou um papel e me entregou dizendo :

“Los caballeros fueron multados por irregularidades en la maniobra de aterrizaje a bordo. El plazo para pagar la multa es de una semana. El yate solo podrá cruzar el Canal después de que se haya pagado la multa. Que tenga un buen día”

... e se retirou me deixando mudo ... e pasmo. Nem ao menos pude perguntar qual teria sido a irregularidade. Quando li o papel li o valor da multa : “15 MIL Dólares Americanos”

Imediatamente liguei para o Pippo, meu agente. Contei o ocorrido e depois de 30 minutos de conversa ele me disse que toda minha documentação e autorização de pouso estavam corretas. Completou dizendo que entraria imediatamente com um recurso na “ Autoridade do Canal do Panama “. Completou dizendo:

“Regrese inmediatamente a Tocumen. Puede despegar. Yo garantizo.”

Expliquei o ocorrido ao  Comandante do Trindade e de comum acordo decolei regressando a Tocumen , aproveitando o dia claro para  travessia da Cordilheira.

No regresso a Tocumen , o Pippo me disse que teríamos uma audiência na sede do “Autoridad del Canal de Panamá” no dia seguinte as 9 horas da manhã , pontualmente. Completou dizendo :

“Quédate tranquilo. Estamos en lo correcto. Nuestros permisos fueron emitidos por ellos mismos.”

Me preparei com toda documentação , me vesti com sobriedade e elegância e as 08:45hrs me apresentei na Recepção do “ Palacio” da Autoridade do Canal. Fui recepcionado por uma senhora elegantemente vestida que se apresentou como , Doutora Martinez, advogada. A Dra . me conduziu a uma enorme sala , tipo tribunal onde estavam e pessoas sentadas por trás de uma longa mesa talhada em madeira nobre , num nível mais alto que o resto da sala. Eram 3 juízes ( 2 homens e uma mulher).

Depois das apresentações formais, expus todas as minhas ações apoiado pela documentação , que o Pippo ao meu lado me fornecia , quando ao final solicitei aos juízes :

“Considerando todos los hechos expuestos y la documentación pertinente, solicito respetuosamente, la revocación de la infracción así como la multa impuesta. Muchas gracias.”

A decisão veio rápida e respeitosa :

“Gracias por su explicación, sin embargo debo informarles que la infracción no fue cometida por el Señor, sino por el Yate Trindade, el cual viajó a un área prohibida sin autorización de la Policía Nacional en Colón.

Si el comandante de Trindade hubiera aceptado contratar un "despachador local" por valor de 200 dólares, ahora no tendría que pagar 15.000 para cruzar el Canal.”

Eu estarrecido , escutei a decisão final :

“ Se mantiene la decisión final. Sin embargo, si el Capitán quiere apelar, el Yate Trindade estará detenido por 30 días en Colón, para investigación, y si la apelación no tiene éxito, los costos del proceso pueden llegar hasta los US $ 100 MIL.”

... e o martelo foi batido ... e a audiência foi encerrada . Os Juízes se levantaram nos cumprimentaram ... e se retiraram .Pippo e eu ficamos com cara de bobos... ali parados ... mudos ... sem saber o que fazer.

Peguei o telefone , disquei e quem atendeu ouviu a minha solicitação :

“ Chefe ... preciso que autorize a transferência de 15 mil dólares para a Autoridade do Canal do Panama , em 2 dias , no máximo”

“ O QUÊ ???” foi a resposta que ouvi.

Expliquei sucintamente a situação. Recebi um “Ok” como resposta e voltei para o Hotel. Na noite , fomos  Junior e eu , acompanhados do Pippo “enchermos a cara” no Bennigan’s. Era um 31 de maio e assistimos na Tv a França , campeã do mundo em 1998 , quando ganhou do Brasil a final, perder do Senegal na abertura da Copa de 2002. Os tempos haviam mudado.


No dia seguinte fui visitar a Marina Flamenco , na ilha de mesmo nome. La seria nossa Base , nos próximos meses. O lugar era perfeito. Antiga Base militar Norte Americana , transferida ao Panama por ocasião da pacífica transmissão do “estratégico controle” do Canal entre os dois países, em 1999 cumprindo acordo assinado em 1977, pelo “ Tratado de Carter – Torrijos” . A infraestrutura para execução de Temporada Panama (do patrão) , estava montada.



Com a multa paga , o Trindade chegou a Marina Flamenco, enquanto o Colibri descansava em Tocumen sob os cuidados do Pippo. A equipe completa aguardava as ordens do patrão , e ela não demorou muito.

“ Preparem tudo para uma pescaria no arquipélago da Isla del Rey , ao Sul . Chego amanhã e vou direto para o barco de Colibri. Quando chegarem lá , aluguem uma lancha rápida “

Foi a ordem recebida via rádio HF. O Trindade se abasteceu e partiu para Isla del Rey , 50 milhas sudeste da Marina. Eu aguardei e no dia seguinte embarquei o patrão e convidados no Colibri “atopetado” de combustível , para um voo de meia hora até o Barco.

No “briefing da caçada de peixes “ para o dia seguinte fiquei sabendo que :

“O barco rápido de apoio alugado, deverá se posicionar  na “Isla Galera” , cerca de 10 milhas sudeste de “del Rey”, ao nascer do sol. O Colibri , com caçadores pousa na ilha deserta com os caçadores, e lá aguarda  até o final do dia , quando então trará de volta a “caça e os caçadores”. O cozinheiro do Trindade deve estar preparado para executar uma peixada, para o jantar . Alguma dúvida ? “

Foram as ordens do patrão.

Decolamos cedo com o barco fundeado em águas protegidas. Em 10 minutos encontrei a pequena ilha deserta Galera e encontrei um lugar seguro de pouso na areia , entre as pedras e os altos coqueiros. Os caçadores embarcaram na lancha rápida alugada de apoio e se foram para a atividade programada. Eu , fui explorar a pequena ilha deserta e fiz grandes descobertas: os coqueiros eram repletos de coco verde fora do alcance ( os coqueiros eram muito altos). As pedras e corais formavam piscinas naturais , com a vazão das marés, com água salgada e gelada nas sombras dos coqueiros. Me instalei na praia coberta de conchas , numa cadeira de praia que trouxe no bagageiro do Colibri. Deixei uma latinha de Guaraná Antarctica na piscininha gelada ao meu lado. Abri meu livro e degustando um sanduiche misto frio, que preparei antes do voo , me dediquei a “vagabundagem no paraíso”, ouvindo o som do mar batendo nas pedras e escoando sob as conchas . Era um dia de trabalho “surreal”. Me senti privilegiado .

A leitura estava consumindo toda a minha atenção, degustando meu misto e dando uma golada do meu Guaraná Antártica gelado , quando comecei a ter a sensação estranha da areia ao meu redor estar se movendo em câmera lenta. Tirei meu olhar do livro , ... e a sensação ...cessou . Voltei a ler ... e a sensação voltou. Resolvi ficar imóvel mexendo somente o globo ocular e aí ... eu vi !!!! Eram centenas de “Ermitões” , inquilinos de várias conchas “caracóis”. Enquanto eu ficava imóvel, os Ermitões criavam coragem para se aproximarem das migalhas caídas do meu misto. Bastava eu me movimentar e eles se recolhiam imediatamente e permaneciam enclausurados, em suas conchas. Fiquei sorrindo e brincando com o movimento dos meus companheiros de praia.

 O calor estava grande por volta do meio-dia e meu guaraná chegou ao fim. Não me conformava com a quantidade de cocos longes do meu alcance. Pensei em várias formas de resolver o “problema” executando um rápido PPM (processo de planejamento militar). Das várias LAs (Linhas de Ação) estudadas, as que previam “subir no coqueiro foram reprovadas”. A Linha de Ação, vencedora foi : “pegar o coco usando o helicóptero”.

Recolhi rapidamente meu acampamento praiano , dei partida no Colibri , decolei , fiz um “pairado” sobre os coqueiros mais carregados e ... “ voilà”....o “downwash” do Colibri , balançou os coqueiros e fez “chover “ cocos verdes na praia. Problema resolvido ! Pousei satisfeito. Peguei uma chave “philips” no bagageiro. Catei os cocos maiores e mais bonitos e coloquei nas minhas piscininhas geladas. Voltei a minha leitura aguardando a natureza fazer a sua parte. No final da tarde vejo ao largo a lancha rápida se aproximando com os caçadores de peixes extenuados. Ajudei a colocar o produto da caçada em sacos plásticos grandes no bagageiro e ofereci água de coco gelada para o patrão e seus convidados. Todos olharam para os altos coqueiros quando o patrão perguntou :

“ você sabe subir em coqueiro?”

“claro “  respondi ... e completei : ” no curso de aviador naval , aprendemos nas aulas e exercícios de sobrevivência na selva , a técnica de “pecanha” ou alça, para subir em coqueiros. Já estão gelando ali nas piscininhas “

Peguei um grande , apoiei na pedra e com outra pedra bati no cabo da chave “Philips “ do helicóptero . Peguei canudos  que trouxe do Trindade, para a latinha de guaraná e servi primeiro a um dos convidados. Repeti a ação aos outros que, mudos observavam a altura dos coqueiros com olhar de ... incredulidade. Decolamos , retornando ao Trindade ,com muitos peixes caçados , e muitos cocos gelados no bagageiro do Colibri. Foi um bom primeiro dia de Temporada Panamenha.


Depois de um delicioso jantar a base de peixe regado a vinho branco, preferi  refrescar a garganta com água de coco gelada, afinal o piloto deveria estar pronto para tudo a bordo ... até para nada. Soubemos do resultado futebolístico da Copa em andamento : Brasil 2X1 Turquia.


No dia seguinte , a excelente caçada de peixes do dia anterior , se repetiu. A estrutura de espera na Isla Galera foi aperfeiçoada . A refeição dos meus amigos “ermitões” foi providenciada com várias migalhas que espalhei sobre as conchas, me retirando em respeito a privacidade deles. Há distancia , sem me mover , me deleitei observando imóvel o “banquete” daqueles seres interessantes.

 Ao entardecer retornamos ao Trindade fundeado. Depois do pouso, joguei uma água na estrutura do Colibri tirando o sal , acendi um cigarro, sozinho no convés admirando o pôr do sol deslumbrante , quando percebi uma lancha se aproximando em alta velocidade. Era um casco escuro. 

Fixei o olhar e percebi 2 homens de pé na proa da embarcação portando grandes fuzis apontados na minha direção. Fiquei imóvel. Quando se aproximaram diminuíram a velocidade e começaram a rodear nossa embarcação sem baixar os fuzis apontados na minha direção . Não falaram nada. Não havia matrícula nem qualquer coisa que pudesse identificar aquela lancha tripulada por homens fortes , escuros , com capuzes cobrindo o rosto . Depois de 2 voltas em torno do Trindade , um deles se comunicou com alguém que comandava a lancha , baixaram as armas e arrancaram sem nada dizer. Relaxei, imaginei a minha perna bambear e joguei a bituca do meu cigarro (já apagado sem eu ter dado nenhum trago) no mar . Desci para a sala de jantar onde tripulação e caçadores de peixes , brindavam mais um dia de operação exitosa sem imaginar o que havia ocorrido na parte externa do barco. Preferi não contar nada porque estaríamos suspendendo com destino a Marina Flamenco encerrando aquela primeira etapa da , “feliz Temporada”. O Colibri permaneceu “spotado” no convés do Trindade atracado na Marina e se tornou atração turística.

Contei a estranha aproximação ocorrida, para o Comodoro da Marina. Ele me alertou que , depois do atentado terrorista de 11 de setembro no ano anterior, o DEA (Drug Enforcement Administration) intensificou suas atividades em águas próximas a região de Medelín na Colômbia. Provavelmente seriam eles , e quando identificaram o Trindade como embarcação legalmente registrada , abandonaram a abordagem .

O patrão retornaria ao Brasil em seu avião (um Falcon tri reator) que estava estacionado em Tocumen no pátio executivo. Só trazia como única bagagem, um “iglu” de plástico hermeticamente fechados com “silver tape’” carregado com cerca de uns 20 kilos de Atum pescado por ele , conservados em gelo . Eu o transportei de Colibri até o Aeroporto , onde fui o responsável de fazer a burocracia aduaneira de embarque. Quando apresentei a “bagagem “ do patrão para inspeção o policial me perguntou : “qué tienes ahí ?”.

“ pescado ! “  Respondi sem emoção. O policial , riu sarcasticamente e determinou : “Abrelo “.

A partir daí começamos a discutir. Eu ponderei que estava hermeticamente fechado e bastaria passar a caixa no raio X sem abri-la. Ele se empertigou ... e rispidamente determinou a abertura da caixa. O Pippo ao meu lado , com o olhar me incentivou a abrir a caixa . Eu resolvi atendê-lo para não atrasar a decolagem do patrão.  Depois de constatar que era PEIXE e passá-lo no raio X várias vezes , com cara decepcionada liberou o Iglu cheio de gelo e “pescado”, para embarque.

O Falcon já estava pronto para iniciar o taxi. Depois do embarque do “peixe” começou a taxiar . Reparei em uma das janelinhas  laterais o “Chefe prestando uma continência” em minha direção . Respondi respeitosamente quando ouvi o policial ao meu lado dizer : “¡Este es el kilo de pescado más caro del mundo! “.

“ ... pero que esto es pescado ... es pescado....algunos pueden pagar por ello”. Respondi com sorriso sarcástico.

Deixei o Colibri em Tocumen hangarado para dar um ” trato no costado”, sob responsabilidade do Pippo. Aluguei um carro e voltei para o Trindade para assistir Brasil 4 X 0 China , na Copa. Tudo estava correndo a contento na Temporada Panamenha.

Tinha missões a cumprir por ordem do Chefe : Explorar  os arquipélagos de Coíba , no extremo oeste da costa panamenha do Pacifico , Bocas del Toro e San Blas na costa panamenha no mar do Caribe. Iniciei o planejamento.

Comecei por Coiba. Junior e eu decolamos para Santiago de Veraguas , principal cidade da região e nos instalamos num hotel simples . Na chegada ao hotel me chamou atenção no estacionamento , uma Corvette conversível prateada. Me reportei ao seriado dos anos 60 “Rota 66”, onde os atores Martin Milner e George Maharis, interpretavam dois jovens , Ted Stiles e Buz Murdock, em busca de aventuras , voando a bordo do “bólido descapotado” e resolvendo todos os problemas insolúveis que apareciam .Eu me identificava com esse perfil e agora com meu parceiro Junior , tudo se encaixava. Busquei saber quem era o proprietário da Corvette prateada. No Check-in perguntei ao gerente do hotel: “¿Quién es el dueño de Corvette?” O gerente sem falar nada me apontou um senhor de cabelos grisalhos amarrados expondo um , cuidadoso rabo de cavalo. Observei-o a distância lendo um livro sentado numa poltrona isolada . Li a capa do livro : “A-6 INTRUDER”. Me simpatizei com o “ coroa”, e imaginei : “ o cara é do ramo “. Me aproximei e me apresentei :

” Buenos días señor . Veo que tienes buen gusto: tienes un hermoso Corvette y lees un libro sobre "A-6 Intruder". Me llamo Barreira. Soy piloto de helicóptero brasileño y necesito información local. ¿Me puedes ayudar?.. Mucho gusto!”



O cara me olhou sem se mover , me “mediu” calado e respondeu em inglês :


“Sit down, pilot. I'm an American veteran of Vietnam, a Navy helicopter pilot. What do you want?  My name is Pirate....Sean Pirate....nice to meet you”.


Estava nascendo uma nova parte da Temporada Panamenha ...... 



12 comentários:

  1. Respostas
    1. Ferraz e Luci
      Vocês já podem ser considerados "seguidores" da "pirataria alada" do bem. Assim vou acabar fundando uma "Seita" ... do bem.
      Mais uma vez obrigado pelo comentário.
      Abraço e beijo (na Luci...com todo respeito)

      Excluir
  2. Muito boas aventuras “Pirata Alado” afinal a vida vale pelo o que se vive e se faz, parabéns pelo relato de vida, mostra o quanto de aventuras somos capazes de ter, muito bom!
    Que Deus continue iluminando a sua estrada e lhe dando esta jovialidade tão peculiar aos Pilotos do Ar, bravo!
    Forte abraço 🤗 GALVÃO em RJ - 01/12/2021🇧🇷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Maciel
      "Ele" ilumina a todos nós sempre... (e cá entre nós , espero que nunca acabe a pilha).
      Muito obrigado pelo seu carinho.
      Grande abraço

      Excluir
  3. Caro amigo Barreira e grande companheiro dos tempos de GFRHF, na Aerospatiale em Marignane, França e da equipe de volley de Marignane, amizade que se prolonga até hoje, como na semana passada quando tomamos um café com pão de queijo do Rio Design Barra, com o nosso também amigo de Aerospatiale, o Joel. Outra bela e instigante narrativa, parte II Panamá. Aguardando ansiosamente a parte III. Grande abraco
    Athayde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo "pirataço" e companheiro de piratarias aéreas francesas Athayde.
      Bom tê-lo neste espaço literário de "fino trato". Nosso café ainda não acabou...só está adiado. Avisa aquele pirata de "farda azul" pra sair do armário e admitir que nas veias dele corre "sangue salgado pelo mar".
      Pode subir a prancha que mando o contramestre abrir toque .
      Seja bem vindo meu amigo
      " Merci beaucoup, à bientôt"

      Excluir
  4. Grande Barreira,
    Parabéns. Excelente narrativa sobre a trilogia composta por homem, máquina e amor pela profissão.
    Forte abraço e saudações marinheiras
    Maurillo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro pirata colega técnico Almirante e principalmente AMIGO Maurillo.
      É uma honra e um grade prazer tê-lo a bordo. Acredito que nossos pais (piratas alados, amigos de FAB ) de farda azul, seja lá de onde estejam , devem estar se divertindo com essas nossas histórias.
      Bom falar contigo.
      Obrigado
      Forte abraço

      Excluir
  5. complementando com muita diversão, é claro kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. complementando...sem diversão...a vida não tem graça kkkk

      Excluir
  6. Está se tornando um vício. Quando chegamos ao final já estamos ávidos para saber o desfecho. BZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinho Presidente ... O final está chegando ....vide a parte 3. abraço

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado