terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Temporada Borneo - Parte 2


Amigos da Pirataria Alada...Hai

A  temporada Borneo estava começando em Kota Kinabalu , na parte da Malásia . Portanto achei interessante saber o que a internet diz sobre o pais :

Malasia na Internet : O país é multiétnico e multicultural, o que desempenha um grande papel na política. A constituição declara o islamismo como a religião oficial, ao mesmo tempo em que protege a liberdade de religião. A Malásia é uma monarquia eletiva constitucional federal e seu sistema de governo é muito semelhante ao modelo do Sistema Westminster. Seu sistema legal é baseado na common law. O chefe de Estado é o rei, conhecido como o Yang di-Pertuan Agong (Líder Supremo). Ele é um monarca eleito entre os governantes hereditários dos nove estados malaios a cada cinco anos. O chefe de governo é o primeiro-ministro.

Desde a independência, a Malásia teve um dos melhores registros econômicos na Ásia, com uma economia crescendo em média 6,5% ao ano. A economia tem sido tradicionalmente alimentada por seus recursos naturais, mas está em expansão nos setores de ciência, turismo, comércio e turismo médico. Hoje, a Malásia tem uma economia de mercado recém-industrializada, ficando em terceiro lugar no Sudeste Asiático e sendo a 29.ª maior economia no mundo. É membro fundador da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), da Cúpula do Leste Asiático e da Organização para a Cooperação Islâmica, e tornou-se membro da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, da Comunidade de Nações e do Movimento Não Alinhado.

Agora instalado confortavelmente no “Sutera Harbour Resort” eu tinha como principal preocupação executar a inspeção de 100 horas do SeaBaboon . Assim sendo busquei opções técnicas compatíveis.

 A primeira opção  técnica seria um deslocamento em voo até Cingapura para executar a inspeção na Airbus local. Essa opção foi logo descartada devido a autonomia do SeaBaboon. Cruzar cerca 800 milhas náuticas sobre o mar era inviável mesmo havendo algumas ilhas intermediarias .

Restou a alternativa local ..., mas onde?


Deveria ser um local homologado pela Airbus para manutenção de AS-350B2 e ao mesmo tempo homologado pelo DCA (Department of Civil Aviation) de Bermuda (matrícula do SeaBaboon).

Por que a matricula do SeaBaboon é de Bermudas ?

Bermudas na Internet 

As ilhas Bermudas, em inglês chamadas Bermuda (no singular), são um território britânico ultramarino membro da comunidade do Caribe localizadas no Oceano Atlântico, constituídas por uma ilha principal e um conjunto de pequenas ilhas separadas por estreitos canais, hoje ligadas por pontes rodoviárias. O território mais próximo é a costa leste dos Estados Unidos da América, mais especificamente o Cabo Hatteras, e por esse motivo (e também porque as ilhas fazem parte da Placa Norte-Americana), incluem-se as Bermudas na América do Norte. Trata-se de uma das ilhas que se situa sobre a cordilheira submarina Dorsal Mesoatlântica.

Uma das maiores inovações da moda foi criada nas Bermudas, se trata do calção tipo bermuda. Na época da criação da roupa, havia uma lei que proibia as mulheres de mostrar as pernas, então elas usavam shorts grandes, abaixo do joelho, que foram batizados com o nome da ilha e hoje são usados por homens e mulheres.

Descoberta pelo espanhol Juan Bermúdez, provavelmente entre 1503 e 1511, Bermudas é ocupada pelos britânicos em 1609, mas apenas em 1684 se torna colônia.

A Constituição de 1968 garante ao arquipélago autonomia em assuntos internos, mantendo sob responsabilidade metrópole as políticas externa e de defesa.

Desde as primeiras eleições legislativas sob essa Constituição, a maioria das cadeiras do Parlamento pertence ao Partido das Bermudas Unidas (UBP).

Sua política é baseada na cooperação racial e na defesa do status de território dependente do Reino Unido. A principal oposição ao UBP é o Partido Trabalhista Progressista (PLP), constituído principalmente de negros e cuja maior bandeira é a independência de Bermudas.

Em 1978, uma comissão britânica defende a independência do território e uma reforma eleitoral que permita maior representação do PLP. A maioria da população, no entanto, rejeita.

A tensão racial foi violenta na década de 1970. Bases militares canadenses, norte-americanas e inglesas, instaladas durante a Guerra Fria em virtude da posição estratégica do território, retiram-se entre 1993 e 1995.

Em 27 de março de 1997, Pamela F. Gordon (UBP) torna-se a primeira mulher em Bermudas a exercer o cargo de primeira-ministra.

A Economia de Bermudas é baseada na prestação de serviços financeiros e no turismo de luxo. Bermudas possui baixas taxas de impostos sobre seu rendimento e um sistema jurídico seguro, derivado do Reino Unido, o que faz com que leve vantagem na economia global. Desfruta de uma das mais altas renda per capita do mundo, 50% maior que a dos EUA.

Em Bermudas se concentram diversas empresas de Resseguro, que instalaram-se no país após os Ataques de 11 de setembro em 2001 e a passagem do Furacão Katrina, em 2005, ano em que o PIB do país chegou a US$ 4,857 bilhões.

O setor de turismo também é considerado o segundo mais importante. Devido principalmente a proximidade com os EUA e seu alto padrão, 80% dos visitantes são estadunidenses.

Os setores primário e secundário têm pouca participação na economia bermudense. A maior parte dos bens, máquinas e alimentos são importados, e apenas 20% do seu território é destinado a agricultura.

 Sua moeda, o Dólar de Bermudas, possui câmbio igual ao do dólar americano.

Explicação dada , voltemos a Borneo.
Em Kota Kinabalu havia apenas um helicóptero que fazia voos panorâmicos e por sorte ele era um AS-350. A empresa que ele voava tinha que ser homologada Airbus.... e era !  ... só não era pelo DCA Bermuda. Eu tinha que providenciar isto.

Do meu “escritório” na varanda do meu quarto no Sutera Resort , de posse do meu Laptop iniciei os trabalhos respeitando a diferença de fuso horário entre Kota Kinabalu em Borneo e Hamilton na Bermuda . Eram “apenas” de 12 horas de diferença de fuso horário. BINGO! Era exatamente do outro lado do mundo.

Fui conhecer a Layang -Layang operadora do único AS-350. Fiquei pasmo com as condições encontradas em 2010. Era um fundo de quintal com algumas ferramentas, semelhante a um barracão de beira de estrada no interior do Brasil. Me preocupei.

Fui muito bem atendido pelos responsáveis . Expliquei a minha situação a eles.

Pausa para uma explicação para os leigos em aviação sobre a complexidade da manutenção de aeronaves (aviões e helicópteros) . Esta explicação se torna necessária para que os queridos leitores entendam o tamanho do desafio que me vi envolvido visando fazer jus ao conceito técnico mundialmente conhecido: “o meio de transporte mais seguro que existe...é a aviação !”.

A manutenção de aeronaves tem dois tipos preventivos obrigatórios :

CALENDÁRICA – executada sempre que a aeronave atingir um determinado tempo de vida ( tendo voado ou não).

HORÁRIA – executada sempre que aeronave atingir um determinado número de horas voadas (independente do tempo de vida da aeronave).

Independente do tipo de manutenção , grande parte das peças e equipamentos das aeronaves , tem “tempo de validade”(horário e calendário) e são substituídos obrigatoriamente (em bom ou mal estado)

As  manutenções em geral, são controladas tanto pelos operadores e proprietários , assim como pelos órgãos de fiscalização aérea de cada país , principalmente pelo órgão de fiscalização do país onde a aeronave foi registrada . É esse órgão que é responsável pela investigação em caso de acidente , juntamente com o órgão de fiscalização aérea do país onde ocorre o acidente.

Como envolve riscos de vida humana , a bordo das aeronaves e das pessoas em terra , as indenizações são astronômicas em caso de acidente aéreo. Assim sendo , as Seguradoras responsáveis por essas máquinas impõe uma série de exigências que tornam as atividades aéreas, além de extremamente seguras ...também ...caríssimas!!!

Há três tipos de operações aéreas :


MILITAR – nesta operação por razões obvias não incidem os custos da Seguradora , considerando que os riscos envolvidos são incalculáveis , tanto no caso de uma Guerra ou mesmo na paz quando utilizadas em missões de resgate ou transporte de autoridades (sabotagem e terrorismo ... por exemplo). Neste caso , o custo de manutenção é bancado pelo “contribuinte”.



COMERCIAL – Esta operação é a mais cara , porque envolve o maior número de vidas humanas e suas indenizações em caso de acidente. Portanto, se torna a atividade mais fiscalizada ,segura e  cara! Estes custos são pagos pelos milhões de utilizadores ao redor do mundo, repassados pelas Empresas que fazem uso das aeronaves em atividades “lucrativas”.



PRIVADA – Esta é a operação que nos interessa particularmente. Envolve vidas humanas em menor quantidade. O tipo de risco envolvido depende do utilizador proprietário . Assim sendo as Seguradoras é que estipularão o valor e tipo de seguro , que o proprietário estiver disposto a pagar. A responsabilidade recai totalmente sobre os ombros do proprietário que é terminantemente proibido de fazer uso comercial da sua aeronave. É aí que mora o perigo ! Existem proprietários de variada consciência sobre segurança (e poder econômico), o que torna esta atividade com alto índice de acidentes aéreos.  Eu tive sorte......

Explicação dada , voltemos a Layan-Layang (de 2010) em Kota Kinabalu em Borneo.

“Ok comandante as instalações da nossa Empresa estarão a sua disposição depois que for homologada pelo DCA Bermuda, que o senhor vai providenciar. Nosso preço padrão para os serviços que serão realizados na sua aeronave será de 10 mil Dollares Americanos.”

Essa foi a resposta (em inglês) do simpático malaio responsável da Layang-Layang.

“ Thanks for all. See you later...have a nice day Mr Mohamed”

Foram as únicas palavras que consegui emitir diante da situação. Era minha única opção viável no tempo que dispunha. Voltei para o Sutera Harbour para trazer o SeaBaboon a vida.

Encontrei o SeaBaboon em seu "ninho" e providenciei sua remoção. Montei as pás .Fiz uma inspeção pré voo detalhada. Ele estava em perfeito estado. Decolei da Marina Sutera sem problemas e pousei no heliponto da Layang-Lyang , liberando a Nau Karima para  deslocamento para o“ Bintulu Port ”  , a sudoeste de Kota Kinabalu.

De volta ao “escritório” liguei para Airbus Austrália:

“Preciso dois mecânicos em Kota Kinabalu para executarem inspeção de 100 horas na semana que vem “. Pedi resumidamente em inglês.

“Ok comandante . Estarão aí . Faça reserva no seu hotel para os dois e nós providenciaremos as passagens aéreas. A conta relativa será apresentada ao fim dos trabalhos incluindo as diárias “fora de sede” dos mecânicos . Passe o número do cartão de crédito como garantia e posteriormente o “código de segurança” por e-mail que lhe será enviado”.

Passei o número do cartão de crédito e código de segurança da minha Empresa, como determinado. Problema de mecânicos resolvido. Esperei a noite se instalar em Borneo para o dia chegar no Caribe. No horário comercial caribenho , liguei para o DCA de Bermuda.

“Sem problemas Comandante. Estarei aí em 3 dias para inspeção na Layang-Layang. Solicito reserva no seu hotel e um número de cartão de crédito por garantia”.

Essas foram as palavras finais do Arthur (inglês, inspetor do DCA Bermuda, já meu conhecido de outras inspeções).


Mais um problema internacional estruturado para obter sucesso na minha missão profissional. Agora deveria aguardar e torcer para tudo funcionar. Aproveitei a madrugada asiática para fazer contato com o Brasil de fuso próximo ao do Caribe.

Depois de saber que a família estava bem e que minha neta estava cada vez mais charmosa , “apaguei “ no meu quarto/escritório do Sutera Resort, sonhando com a minha “piratinha” desabrochando.


O dia seguinte amanheceu ensolarado e quente próximo a linha do Equador. Aproveitei a praia a piscina e a mordomia do Resort. A tarde fui bater perna para conhecer a cidade de Kota Kinabalu. As favelas sobre palafitas muito organizadas me chamaram a atenção. Descobri por informações que entre outras coisas “Alá” determina aos mulçumanos que os humanos não tem direito a "propriedade" em terra que pertence a Ele (não discuto religião e respeito todas crenças). Assim sendo, quem necessita de moradia ilegal deve se estabelecer sobre as águas, em comunidades sobre palafitas diferentemente das favelas nas encostas de morros brasileiros ,sujeitas a deslizamentos durante temporais. São culturas distintas. Os ecologistas de lá .... são diferentes dos ecologistas de cá.

Percebi um intenso movimento social, e político, no sentido de aproximação ao capitalismo ocidental em 2010 . Hoje, podemos constatar que obtiveram um imenso sucesso.

Como em todo lugar equatorial , por volta do meio-dia caiu uma chuva torrencial que me obrigou a retornar rapidamente ao hotel.

Na semana seguinte “meus profissionais convidados” chegaram de Bermuda e da Austrália, “bancados” pelo número do cartão de crédito da minha Empresa, se hospedando no Sutera Resort. Fizemos uma reunião no jantar e decidimos iniciar os trabalhos no dia seguinte.

A Nau Karima já estava atracada no Bintulu Port se abastecendo e se preparando para a Temporada Borneo. Os mecânicos australianos iniciaram a inspeção do SeaBaboon com as ferramentas Airbus trazidas de Brisbane .

“ Comandante , você tem certeza de que deseja que eu homologue esta oficina ?”

Era o Mr Arthur , inspetor da DCA Bermuda, questionando as condições técnicas da Layang-Layang.”

“ Eu desejo ... e “ preciso “ que o senhor homologue esta Empresa. A garantia de segurança dos serviços executados serão fornecidas pela Airbus Australia por meio de seus mecânicos com a supervisão do meu amigo e fiel escudeiro Humberto, mecânico permanente do SeaBaboon , formado pela Marinha do Brasil “.

Respondi recebendo a cópia do certificado de homologação da Layang-Layang de Kota Kinabalu da Malasia, em papel timbrado do DCA (Department of Civil Aviation) de Bermuda, para executar manutenção primaria de AS-350 .

Ao final dos trabalhos decolei com Humberto ao meu lado para o voo Check de aceitação da inspeção. Em 30 minutos de voo sobrevoei o Monte Kota Kinabalu chegando a 12mil pés. Constatei que o SeaBaboon estava em perfeitas condições e que a paisagem era deslumbrante. Pousei satisfeito e orgulhoso. Agradeci a todos envolvidos pela eficiência. Recebi o documento de garantia da Airbus Australia . Paguei os 10 mil dólares americanos a Layang-Layang com o cartão de crédito da minha Empresa . Todos se despediram e cada um seguiu seu rumo.

Naquela noite, Humberto e eu nos oferecemos um jantar comemorativo digno de profissionais , saudosos das famílias , mas orgulhosos do trabalho bem executado. Brindamos e fomos para os nossos quartos cansados.

No meu quarto liguei para o patrão:

“Chefe...Karima abastecido  com 30 horas de QAV (querosene de aviação ) no tanque para o SeaBaboon  pronto com 100 horas de disponibilidade pra voo. Podemos iniciar as operações”.

“Ok ... se desloquem para as proximidades das “Turtle Islands” e aguardem instruções. Faremos uma caça submarina por lá . Bom trabalho”.

O patrão estava feliz e eu comecei a meditar:

Diz o ditado popular que “ o dinheiro não traz a felicidade “. Pode ser , mas que “o número de um cartão de crédito com uma senha de segurança dando respaldo a um polpudo crédito nele contido”, pode facilitar o acesso a felicidade .... ah , isso eu não tenho dúvida !


Senti saudade da minha netinha recém-nascida. Como ela lidaria com a vida para ser feliz? O tempo diria... era só esperar.



No dia seguinte decolei para um voo total de quase 3 horas de Kota Kinabalu para Bintulu Port,  fazendo escala para abastecer em Brunei (fiquei receoso, vai qui... resolvem me destruir que nem iam fazer com a minha bagagem no aeroporto!) . Abasteci e pousei sem problema, no Karima atracado.


As Operações Aero-Matimas Karima / SeaBaboon ,em Borneo iriam "efetivamente" começar em "Turtle Island".

Eu vos espero na Parte 3 da Temporada Borneo do Pirata Alado.


See you soon ...there !!!


10 comentários:

  1. Muito simples(!!!) essa "pequena tarefa": procurar um hangar para fazer a manutenção no SeaBaboon num local próximo ao fim do mundo, providenciar homologação por um órgão do outro lado do planeta, e importar mecs da Austrália! Tudo prontinho pra pegar!! Fora o inglês macarrônico (sobre isso vc ainda não nos contou)! Mas sem saber que era impossível, foi lá e cumpriu a missão, como um genuíno Pirata Alado! BZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro e fiel amigo Compa.
      Tenho certeza que você entendeu perfeitamente o tamanho que foi esse desafio profissional que enfrentei (isso sem contar o meu "inglês" macarrônico).
      Muito do que sei hoje pelos desafios que a manutenção nos impõe como aviadores, sigo os ensinamentos que tive de você como meu "chefe de manutenção" nos idos anos 80 no nosso "polêmico e perigoso" HA-1 daquela época.
      Conto minhas recordações para compartilhar com todos aviadores (principalmente os militares) aquilo que poucos sabem sobre a "verdade" que envolve a "segurança de Aviação". A relação direta entre dinheiro X segurança. Isto é fato...mas poucos a consideram , talvez por ignorância sobre o assunto.
      Obrigado por tudo.
      Pra nós...militares de carreira ..." missão dada é missão cumprida" (seja lá onde for)
      Forte fraterno abraço do Pirata

      Excluir
  2. Caro amigo Barreira
    Sensacional essa segunda parte. Sua expressão "com meu inglês macarronico" me fez lembrar o "francês macarronico" que tínhamos quando chegamos a Marignane, França, na Aerospatiale. Mas nada pegava e nos comunicavam como franceses. E por falar em segurança de aviação, até hoje me lembro, também nos nossos primeiros dias de Aerospatiale, bem antes de iniciarmos os voos, sobre a "curva do homem morto". Até hoje, nunca mais esqueci.
    Aguardamos a III parte. Grande abraco
    Athayde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Athayde de boas recordações francesas.
      Foi naquele tempo de Aerospatiale que comecei aprimorar as " aventuras internacionais" partindo praticamente do "zero" para o " macarronico " no inglês e no francês .Foi uma grande conquista daqueles tempos.O " portunhol" continua o mesmo...mas me permitiram uma comunicação suficiente para ter sucesso nas mais diversas ( e exóticas) situações profissionais (e particulares) que a vida me exigiu fora das nossas fronteiras.Aprendi muito pelo mundo a fora . Devo isso a MARINHA. Sou grato a ela pelo que me ensinou e proporcionou.Poucos tem o privilégio de dizer : " sou marinheiro e outra coisa não quero ser".
      Forte abraço , meu amigo. A III parte virá. Aguarde

      Excluir
  3. Aquela sua "aula", sentados nos nossos "bureaux", e você desenhando a curva, foram de um verdadeiro mestre.
    Athayde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa lembrança do "bureaux".Naquela colina da Provence muitas aulas ocorreram ministradas por vários mestres.Em várias delas aprendi muito sobre os segredos eletrônicos com você, meu MESTRE eletrônico marinheiro. Obrigado por isso. Fizemos uma boa dupla ...até jogando volei dosputando a " Liga da Provence ".
      " curva de homem morto" ?...jamais ....kkkk

      Excluir
  4. ÓTIMA ESTÓRIA, amigo Barreira. Ficou o gostinho de "quero mais"...aguardando ansioso pela parte 3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo " saudável ".
      Obrigado pelo comentário elogioso sobre a "ESTORIA" baseada numa história que vivi e tento transcrever sem compromisso de precisão de datas, nomes e personagens considerando o desgaste de memória de qualquer ser ... já próximo ao tempo de validade.
      Controle a ansiedade. A parte 3 vira breve. Só aguardo a liberação de espaço no " chip " desta limitada antiga memória.
      Forte abraço (cuidado com o gancho na mão esquerda.

      Excluir
  5. Parabéns por dar continuidade ao seu trabalho aqui na internet! te acompanho desde de 2014, na ocasião eu era fisurado pela nova Zelândia e vi uma foto sua pousando em um lindo gramado em Hulka Lodge (conheci seu trabalho no extinto Panoramio) que você seja sempre protegido enquanto voa! Abraços e fica com D-us!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor anônimo
      Obrigado pelo seu comentário.
      Fiquei honrado de saber que , de certa forma, acompanha minhas histórias desde 2014.
      Este espaço é apenas uma oportunidade que encontrei na " inatividade profissional" para compartilhar minhas exóticas experiências. Se forem úteis para alguém ...sinto-me recompensado. Não há outro tipo de interesse.
      Quanto ao seu interesse particular pela Nova Zelândia, posso adiantar um futuro " post" especificamente pelas temporadas que tive a oportunidade de desfrutar naquele maravilhoso país. Depois do Brasil o país dos " kiwis" foi o pais que mais voei e colhi muitas histórias.
      Já publiquei um post que envolve a Nova Zelândia. " pirata ... e a Budweiser ". Se ainda não teve a oportunidade de ler ... eu recomendo.
      Quanto a foto no antigo Panoramio , me recorda um dia maravilhoso no Hulka Lodge.Mais tarde terei oportunidade de falar deste dia que foi repleto de surpresas.
      Muito obrigado pela suas palavras . ELE sem dúvidas estará com todos nós.( assim espero).
      Forte abraço e volte sempre. Será sempre bem recebido.

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado