sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Temporada Borneo - Parte 1


Amigos da Pirataria Alada ....meu cordial Hai (em "malaio " como convém)


 Passados 12 anos desta aventura, recuperada pela memória, resolvi contar esta exótica história dividida em partes , tal a variedade de situações que me envolveram nesta , pouco conhecida, ilha asiática. Assim sendo aproveitei para compartilhar algumas curiosidades das que tive o privilégio de viver.

 

  Chegada a Borneo

 

De acordo com a Internet:

Bornéu (em Malaio: Pulau Borneo; e em Indonésio: Kalimantan, aportuguesado para Calimantã) é uma grande ilha localizada na Ásia, na região das grandes Ilhas da Sonda, sendo considerada a terceira ilha maior do mundo. Situada em meio às grandes rotas marítimas do Sudeste Asiático, está ao norte de Java, a oeste de Celebes, a leste de Sumatra e da península da Malásia, e ao sul do mar do Sul da China. Está dividida em três partes, com soberania, respectivamente, da Indonésia, ao sul; da Malásia e de Bruneano, ao norte. A Indonésia tem soberania sobre, aproximadamente, 73% da área de Bornéu, enquanto os estados malaios de Sabá e Sarawak, ao norte, ocupam 26% da ilha. Além disso, o território federal de Labuan, também pertencente à Malásia, situa-se numa pequena ilha próxima à costa de Bornéu. Já o sultanato de Brunei tem seu território inteiramente em 1% da área da ilha.

Aproximadamente metade da área Bornéu está no hemisfério norte e metade no hemisfério sul, estando as porções malaia e bruneana no norte, e a parte indonésia distribuindo-se entre o norte e o sul.

Bornéu possui uma das mais antigas florestas equatoriais do mundo.

Em agosto de 2019, o presidente Indonésio Joko Widodo revelou planos de transferir a capital de seu país de Jacarta para a ilha, em algum ponto não definido da província de Bornéu Oriental. Ela é conhecida pelas praias e pela antiga floresta tropical, que abriga uma incrível biodiversidade de animais selvagens, como orangotangos e leopardos-nebulosos. Em Sabá, encontra-se o maior pico da ilha, o monte Kinabalu, com 4.095 metros de altitude, e, na costa, fica a ilha Sipadan, um famoso ponto de mergulho.

 

O ano de 2010 foi muito movimentado para mim.

Depois da frustrada ida para a África em função das atividades dos piratas da Somália em 2009, o proprietário do Karima , determinou que a Nau se deslocasse para Borneo , quando estávamos nas Ilhas Maldivas . Eu, tinha preocupação com a grande inspeção de 600 hrs do Seababoon onde eu negociava para ser executada na Austrália , quando lá chegássemos. Antes disso, haveria uma pequena inspeção de 100hrs que deveria ser executada em Borneo. Eu teria uma oportunidade de vir ao Brasil para testemunhar o nascimento da minha primeira (e única) neta Lelê...e assim , embarquei para o Brasil.

A Lelê nasceu linda e esplendorosa na minha cidade natal São Paulo, me enchendo de alegria e orgulho. Ela seria mais uma "paulistana marrenta" ...( Huurra Meu !).

No hospital meu celular tocou:

" Pirata onde você está?"

"Estou em Sampa...Hurra Meu"

"Ta bom ...então pega um voo e vá para Kota Kinabalu !... preciso de você por lá na semana que vem".

"KOTA  KINABALU ???....ok ...estarei lá !"

" Boa viagem ...abraço".

....ouvi um "click" de encerramento da chamada do meu patrão. 

Kota Kinabalu na internet: ...... é a capital do estado de Sabá, na parte norte da ilha de Bornéu, localizada na Malásia. Muitas vezes chamada de KK, trata-se de uma cidade costeira parcialmente cercada por floresta tropical e conhecida pelos mercados movimentados, pelo calçadão moderno, pelas praias e pela Mesquita da Cidade de Kota Kinabalu, à beira-mar. A cidade também é a porta de entrada para o Parque Nacional do Kinabalu, que abriga o Monte Kinabalu, com 4.095 m de altitude.


Iniciei o planejamento da viagem. Seria um extenso voo começando em Guarulhos com destino a Joanesburgo nas asas da SAA (South África Airlines). Eu já conhecia esse voo que apelidei de “afro voo” com suas angolanas muambeiras da 25 de março carregando suas enormes bolsas na cabine do avião. É um voo “surreal”. Em Joanesburgo uma conexão para Cingapura pela Singapore Airlines e suas “gueixas” comissárias de bordo. Eu adorava este confortável e luxuoso voo. Em Cingapura e seu incomparável aeroporto eu faria uma conexão de 6 horas com direito a um descanso providencial num pequeno quarto com chuveiro na área de “transfer” do próprio aeroporto. A partir de Cingapura , a bordo da Malaysia Airlines iria fazer um voo para Kuala Lumpur conectando para Bandar Seri Begawan, capital de Brunei. De lá com troca de aviões eu embarcaria para o destino final Kota Kinabalu. (Ufa! Seria uma longa jornada).

No Check in em Guarulhos a primeira surpresa:

“ Kota Kinabalu ???... onde fica isso ?”

Foram as palavras da atendente da South África Airlines quando apresentei meu bilhete .

Antes que eu tentasse responder , ela consultou o seu computador e começou a digitar os dados do bilhete e conferir meus documentos. Depois de uns 5 minutos pesou minha única bagagem e tentou afixar uma extensa “tripa” de papel com as conexões previstas . Ela teve que separar a “tripa” em duas para poder afixar na minha única mala.

“Prontinho...sua bagagem foi despachada até Kota Kinabalu, na Malásia onde será retirada. Aqui está seu comprovante de despacho de bagagem e seu cartão de embarque do seu voo. Tenha um bom voo !”.

Fiquei feliz com a eficiência da funcionária da SAA, mesmo tendo sido surpreendida. Agradeci formalizando o elogio, retribuído por um simpático sorriso.

Embarquei , e achei meu assento da classe econômica no corredor. Depois de algumas “bolsadas” das senhoras angolanas “muambeiras” em busca de seus lugares, o avião decolou para cerca de 6 horas de voo atravessando o Oceano Atlântico até Joanesburgo na África do Sul. O voo foi tranquilo e sem turbulência o que permitiu uma “resenha” intensa das angolanas sobre suas compras na 25 de março em São Paulo.

Em Joanesburgo eu deveria fazer novo Check in na Singapore Airlines. O funcionário africano que me atendeu me surpreendeu :

“ Seu Check in só pode ser feito no ano que vem!

“COMO ? meu embarque é imediato!”...ponderei

“seu voo está marcado para 2011 e estamos em 2010”... e me mostrou o bilhete (emitido pela SAA , São Paulo) comprovando.

Fiquei desesperado e tentei ponderar procurando entender onde havia o erro . O funcionário sem mexer uma ruga , com muita calma me tranquilizou:

“ Se o senhor realmente precisa embarcar hoje , eu posso dar um jeito.... mas como seria irregular vai lhe custar um pouco mais”.

“Claro que preciso embarcar hoje !”

“ Nesse caso o senhor pegue este envelope, coloque 200 dólares. Eu irei ao banheiro fazer xixi . O senhor , um minuto depois, vá ao banheiro fazer xixi e se posicione ao meu lado e me passe o envelope. Eu sairei e o aguardarei, no guichê, para emitir o seu cartão de embarque”.


Decolei da África a bordo da Singapore  Airlines (depois de fazer xixi). Quando o avião estabilizou aceitei um “drink” oferecido pela “gueixa” comissária de bordo. Relaxei e curti um voo confortável por cerca de 6 horas até pousar na moderna Cingapura. No maravilhoso aeroporto local, comprei um livro e me instalei no pequeno hotel na área de transfer. Tomei um belo banho e descansei. No horário previsto embarquei pela Malaysia Airlines com destino a Bandar Seri Begawan capital de Brunei com escala em Kuala Lumpur. Pousamos e haveria uma troca de aviões em Brunei.   

Brunei pela internet:

Brunei é uma nação minúscula situada na ilha de Bornéu e dividida em 2 seções distintas cercadas pela Malásia e pelo Mar da China Meridional. O país é conhecido por suas praias e pela floresta tropical rica em biodiversidade, boa parte da qual é protegida por reservas. A capital, Bandar Seri Begawan, abriga a opulenta mesquita Jame’Asr Hassanil Bolkiah e seus 29 domos dourados. Istana Nurul Iman, o enorme palácio da capital, é a residência do sultão governante de Brunei.

Quando desembarquei para troca de aviões , percebi que havia esquecido meu livro a bordo. Quando tentei voltar fui impedido por uma agente de segurança vestida com uma “burca azul” (uniforme das funcionárias do Sultanato mulçumano radical). Depois de explicações em inglês fui orientado a seguir a funcionária mulçumana até uma sala onde li na entrada em inglês “Lost and found”

Na sala havia muitas coisas. Meu livro lá estava. Reparei um monte de malas próximas a saída e sorri quando reconheci a minha despachada em São Paulo.

“ O que minha mala estaria fazendo numa sala “Lost and found” em Bandar Seri Begawan capital de Brunei ???”

Me apavorei e perguntei a agente totalmente coberta pela “burca”. Ela gentilmente me explicou que aquela mala havia chegado ao aeroporto no dia anterior. Não havia sido recolhida por ninguém permanecendo na esteira. Por medida de segurança seria destruída porque não foi reclamada. A partir daí uma discussão acalorada por meio de um “inglês” deficiente até que consegui provar que a mala era minha.

Uma das faixas da “tripa” de conexões afixada no Check in da South África Airlines em São Paulo havia se desprendido da minha bagagem . Dessa forma , minha mala ficou despachada para o destino final :” Bandar Seri Begawan “.

Por pouco não fiquei sem minha única bagagem. Novamente despachada , pousamos juntos em Kota Kinabalu (finalmente).

Do aeroporto fomos (eu e a mala) de taxi para o “Sutera Harbour Resort”. La estava a Nau Karima atracada na marina , trazendo no seu bojo hangarada a “SeaBaboon” , acompanhada pelo seu mecânico e meu fiel escudeiro, Humberto. Me hospedei no Resort para montar a “base” e planejar a temporada de Borneo. A Nau iria se deslocar para o “ Terminal Bintulu”, para manutenção e abastecimento enquanto eu organizaria a inspeção de 100 horas do SeaBaboon em Kota Kinabalu.

A temporada de Borneo havia apenas começado. Acompanhe a "Temporada Borneo - Parte 2

 


  



Minha neta Lelê recomenda a leitura

12 comentários:

  1. Quero a parte 2!!!!!
    Fiquei curiosa!!!!
    Rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Madame " Unknown".
      Obrigado por sua curiosidade.
      Em breve a Parte 2 estará a disposição de todos fiéis seguidores da pirataria do bem.
      Aguarde.
      Beijo

      Excluir
  2. Aguardando, caro amigo Barreira, a parte 2. Grande abraco
    Athayde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo "escritor" Athayde.
      Obrigado pelo comentário e expectativa pela parte 2.
      Seu artigo sobre o GFRHF está muito bom e tenho recomendado aos amigos. Muito boas lembranças.
      A parte 2 está sendo "maturada". Em breve será publicada.
      Forte abraço

      Excluir
  3. Caro amigo PA. Boa historinha, aprendi muita coisa sobre a geografia do outro lado do mundo, não fazia ideia. Mas os percalços dos voos acho que não surpreenderam. Afinal, seria insano achar que uma pernada GRU/KK pudesse transcorrer toda sem sobressaltos, né? Kkkkk. Um abração, na escuta do Ep.2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo e fiel comentarista Compa.
      Bom vê-lo a bordo novamente.
      Este espaço literário tem por finalidade principal "entreter" leitores em tempos pandêmicos e subsidiariamente , prover curiosidades sociais/geográficas sobre lugares, normalmente, pouco acessíveis a nós (sul americanos habitantes de umas das "franjas" geográficas da Terra , em geral pouco importantes no cenário Politico/Estratégico, que movimentam nosso planeta.
      Dito isso, obrigado pelo comentário ...e sim ... seria insano achar que a pernada seria sem sobressaltos !....mas como pirata que é pirata ....é composto parcialmente por uma certa insanidade...eu diria que no final ... dá tudo certo ... se não deu ainda ...é porque ainda não chegou ao fim !!!
      Forte abraço

      Excluir
  4. As histórias das suas viagens eu curto muito, e com as suas narrativas parece que estamos viajando com você. Esperando curiosa pela segunda parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara "Unknown"
      Que bom que curte as histórias deste humilde pirata que vos escreve.
      Sua curiosidade é um incentivo ao compartilhamento das aventuras piratescas.
      obrigado pelo comentário.
      Forte , e respeitoso, abraço .

      Excluir
  5. Boa história... interessantes seus comentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado " Unknown".
      Obrigado por sua avalição desta história e dos meus comentários.
      Isso me incentiva a continuar esta atividade de forma amadorística com intuito apenas de compartilhar uma vida , no mínimo, exótica.
      Obrigado
      Abraço

      Excluir
  6. Muito legal, vou acompanhar … Janaína do banco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina seja bem vinda a este espaço cultural. Aproveite as aventuras do Pirata. .
      Obrigado pelo seu atendimento profissional e pelo seu comentário.
      Abraço

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado