sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Pirata .... e a Linha do Horizonte




Amigos da Pirataria Alada , meu cordial ... Boa Noite !

Com certeza , hoje será uma boa noite (ao menos pra mim )





 Depois de uma tarde deliciosa de verão reunido com a Confraria da APAU (ou dos Aviadores Navais , como melhor lhe convier) para um delicioso almoço as margens da Lagoa Rodrigo de Freitas carioca , junto a piratas amigos , experientes gurus e alguns mestres sob direção do amigo Pirata Kavica , mas principalmente sob a liderança do Lince “Supremo” (título em voga atualmente , mas no caso , por dever de justiça , auferido pela tradicional “Ordem dos Linces” ) Pirata Fredinho , resolvi cumprir a receita recente do meu terapeuta( Dr Eumi) que determinou : “quando quiser falar e não conseguir se conter ... escreva naquela porr... de  Blog , e é exatamente isso que estou fazendo.

 


Assim sendo , esta estória começou há dias quando executava minha caminhada ao pôr do sol na minha deliciosa praia de Santos . Admirando a beleza daquele pôr do sol, quando aquela enorme “bola incandescente “ tocou o mar na linha do horizonte disparando uma interessante lembrança que dominou a minha mente, embalada por uma musiquinha chamada “Linha do Horizonte “de Paulo Sergio Valle composta em 1975 que diz assim:



É, eu vou pro ar
No azul mais lindo
Eu vou morar
Eu quero um lugar
Que não tenha dono
Qualquer lugar
Eu quero encontrar
A rosa dos ventos
E me guiar
Eu quero virar
Pássaro de prata
E só voar
É aqui onde estou
Esta é minha estrada
Por onde eu vou
E quando eu cansar
Na linha do horizonte
Eu vou pousar
Naquele dia, eu havia feito uma sessão terapêutica com o Dr Eumi. Ao encontrá-lo , ele foi logo perguntando :

“ PÔ... Pirata ! você de novo ? ... Qual seu pobrema agora ?”

“ Não tenho nada pra fazer e não consigo ter vontade de fazer nada , o que eu faço?”  ... expliquei a ele o meu “pobrema”.

“O que te atrai nessa tua vida de vagabundo atual depois que parou de trabalhar ? “ ... me perguntou o Doutor.

Respondi depois de , longos 2 segundos , de “bate-pronto “ :

 Linha do Horizonte “.

“Linha do Horizonte ???.... mas que atração mais besta ... essa tua ... tem tanta coisa melhor para te atrair....mas você ...é louco , né ? ... por isso está aqui “. Duvidou e afirmou ao mesmo tempo o Doutor.

Não gostei da afirmação e resolvi enfrentá-lo :

“ o Senhor já parou para analisar a importância da Linha do Horizonte para a humanidade ? Se o Senhor nunca se deu conta disso , eu o desafio a fazer um teste : Fique de pé numa perna só “

Ele se levantou e ficou bem equilibrado de pé , numa perna só me olhando com cara de desdém .

Agora fecha os olhos , sem roubar !!! ( determinei a ele , que executou).

Demorou menos de 5 segundos para ele se desequilibrar e abrir os olhos !

Viu ??? eu disse orgulhoso . Viu que sem uma referência visual horizontal , você e o resto da humanidade (normal) não conseguem se manter equilibrados ?... Acabei de provar a importância da Linha do Horizonte.

Ele permaneceu com cara de bobo e eu completei a minha afirmação :

Imagine para alguém que voa se não tiver uma Linha de Horizonte visual , como vai manter o voo estável ? É por esta razão que toda aeronave , seja um ultraleve , ou um Jumbo tem um “horizonte de emergência “ ( esse é o principal instrumento de “qualquer aeronave tripulada ... ou não”.

Eu , como pirata ALADO , tenho atração por Linha do Horizonte !!! porque posso ser louco , mas quero ser um louco “estabilizado”.


“ Nesse caso , acho que você tem razão “ ... admitiu o Doutor de cabeça, que não se deu por vencido e perguntou :

“ ... e quanto ao voo IFR por instrumentos , dentro de nuvens ou à noite sem lua no meio do breu total, sem ver nada ???”

“ Aí você vai ter que acreditar no “horizonte Artificial” com todo modernismo atual (até o piloto automático ... vai ter que voar e indicar o que esse equipamento vai determinar ... até em vídeo game... caso contrário ... GAME OVER !)” ...respondi já com uma entonação de vitorioso ,  daquela sessão terapêutica .

“... mas por que as aeronaves tem tantos equipamentos então ? “ perguntou um insistente doutor leigo.

“ Os outros instrumentos são para complementar o Horizonte Artificial , porque não adianta você estar estabilizado , se você estiver no nível zero do “altímetro” ou em velocidade abaixo da de Stoll (segundo as leis da aerodinâmica) . É bom saber também se você está subindo , ou descendo em relação a sua estabilidade horizontal (para se manter estabilizado ... e INTEGRO fisicamente ).

Esclareci e completei:

“Passei a vida toda profissional buscando a todo momento uma Linha do Horizonte e é isso que hoje me atrai . Tá explicado o meu “pobrema” Doutor ?”

“Pronto !!! seu pobrema está resolvido !!! Disse o Dr Eumi completando com uma receita:

Toda vez que você não tiver nada pra “fazê” ... olha na tua janela ... se não “tivé” janela ... vai pra praia ... se não “tivé” praia...vai pra PQP ... mas que tenha uma Linha do Horizonte ... e PÁRA  de me encher o saco” ... foram as últimas palavras que este Pirata vagabundo ouviu do Dr Eumi ( até este momento ).

Hoje foi um dia agradável , com amigos Piratas observando a Linha do Horizonte através das janela da Boate Galera do Clube Naval Piraquê , as margens da Lagoa de Freitas no Rio de Janeiro ... Brasil.


Linha do Horizonte

Lugar onde o Mar encontra o Céu sob o testemunho do Sol (ou não)

Palavra de Pirata Alado (ou não).




Gostaria de render uma justa homenagem a um assíduo leitor amigo, guru , mestre e Lince Supremo Pirata Alado Fredinho (mais conhecido como V.A. Frederico , com toda admiração e respeito que merece deste Pirata Alado.

Obrigado por tudo , meu primeiro Comandante como Aviador Naval ...e Lince



Obra artística de um grande amigo de Turma, Pirata Ricardão 
( o  cara que sabe das coisas inclusive 
de  Linha do Horizonte)


Presente enviado por amiga santista Ana Lúcia (amante da Linha do Horizonte ) que encontrou a sua , na ultima sexta feira 20 de janeiro , em Juqueí (litoral norte de São Paulo)

12 comentários:

  1. Grande Amigo BARREIRA, Pirata dos Ares, navegador das alturas, a Linha do Horizonte é um marco para a navegação, Mar ou Ar, ela é sempre a referência vital.
    Forte abraço 🤗 GALVÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu grande amigo Pirata Galvão. Voce sempre gentil na amizade e nos comentarios.
      Abraço forte e curta a linha do horizonte

      Excluir
  2. Sensacional!👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Pirata Anônimo.
      Obrigado pelo comentário excessivamente elgioso.
      O EGO do Pirata agradece.
      Abraço forte

      Excluir
  3. Incrível como os demais.....Mulé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Sereia Mulé.
      Obrigado...mas voce é altamente suspeita.
      Abraço e beijo do Pirata

      Excluir
  4. Grande Comandante Pirata Alado, mais uma bela estória! Todos temos de ter um horizonte, e além dele, muitas vezes estão os tesouros e alegrias que tanto procuramos! Forte abraço, MA7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amgo Pirata Alado Lince Lider MA7.
      Bom tê-lo a bordo e fique a vontade de desfilar a sábia filosofia de NAUTAS.
      Tesouros e alegrias ...são o que nos movem. Concordo integralmente.
      Bom e estável horizonte !
      Abraço forte meu amigo

      Excluir
  5. Mais uma passagem de encher os olhos, Comandante.
    E por dever de justiça devo repetir suas sábias palavras, agora de mim para o Sr.: obrigado por tudo , meu primeiro Comandante como Aviador Naval ...e Lince!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Vouga
      Voce é um daqueles que chamo carinhosamente de " meus fieis escudeiros" ( um grupo seleto que me são muito caros) de um tempo mágico de realizações pessoais.
      Hoje como velho Pirata Alado Veterano horgulhoso revivo bons tempos relambrando os muitos momentos e alguns amigos que tive o privilégio de desfrutar em várias situações .
      Seu comentário me emocionou porque me identifico ao ver que tal qual o Almirante Frederico que muito influenciou nas minhas atitudes profissionais , sinto prazer de ter a missão cumprida por ter conseguido realizar algo que influenciou de forma positiva jovens profissionais , assim como fui influenciado por nosso primeiro Lince Supremo.
      Obrigado pelo comentário.
      Seja muito feliz ao lado da sua familia....passamos muito tempo fazendo aquilo que acreditamos ser o melhor para o país ...as vezes...sacrificando a nossa familia. É hora de recompensar.
      Abraço forte e fraterno... meu fiel escudeiro

      Excluir
  6. Amigo Pirata. Não apenas um Pirata aventureiro, com boas historinhas, mas também um poeta. Você consegue extrair de algo tão óbvio, rotineiro e cotidiano, como é o caso da imprescindibilidade do Horizonte, uma percepção única e dela tecer conjecturas filosóficas, a ponto de quase causar uma desorientação espacial no dr. Eumi. Valeu, amigo, na escuta para a próxima! Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Pirata Alado amigo de sempre (até das horas incertas).
      Seu comentário num momento importante do meu caminho em busca da linha do horizonte me emocionou. Sua sensibilidade de perceber momentos de "turbulências" neste caminho , sempre me chamou atenção (como tivemos a oportunidade de comentarmos no fumódromo da ultima Confra...).
      Já fui comentado em função de muitas das minhas caracteristicas, no mínimo , questionáveis e polêmicas , mas nunca como "poeta", Isso me emocionou de verdade e agradeço apesar de considerar " afago de amigo ".
      Até o próximo ...agradável encontro.
      Fraterno abraço do Pirata (o gancho voce já conhece ...mas é sempre bom ter cuidado)

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado