segunda-feira, 1 de abril de 2024

Pirata.... e a vida 1

 



Amigos da Pirataria Alada.... meu cordial... Olá!


Hoje acordei na minha (socialmente degradada) Santos, parcialmente nublada numa segunda-feira pós domingo de Pascoa. Tomei meu cafezinho ,acendi meu delicioso (e mal falado cigarrinho) da janela panorâmica do ninho santista, junto a Sereia. Analisei a possibilidade de uma caminhada meditativa acompanhado ( ou não ) da , atarefada Sereia.

 

Antes que pudesse tomar uma decisão praiana , um bando de periquitos verdes, se confraternizavam ativamente de forma barulhenta voando e alternado pousos nos vários telhados das casas vizinhas. Eles indicavam estarem felizes voando livres sem se incomodarem com os humanos abaixo alguns a pé, outros motorizados , mas todos preocupados em resolverem seus problemas criados pela .... vida , que haviam comemorado , no dia anterior , a ressureição do filho Daquele, que acredita-se ser responsável pela criação de  tudo isso.... a VIDA. !



Depois dessa aurora meditativa, ainda por meio da fumaça do meu cigarrinho , observei a calçada das casas em frente , onde os periquitos se divertiam. Havia um monte de lixo espalhado na madrugada , pelos moradores de rua (em busca de latinhas consumidas no festejo Pascoal do dia anterior)... não recolhido pelo caminhão coletor (sustentado pelos nossos impostos) que já havia feito a sua passagem na nossa área.




Mudando o foco da minha observação, em outra casa mais distante, uma discussão entre um proprietário bem vestido , discutia com a arquiteta (também bem vestida) sobre uma grande obra que , há meses , se desenvolvia num grande antigo sobrado de estilo colonial na esquina. Eu havia visitado a "barulhenta" obra que estava sendo realizada , numa noite há algum tempo , quando voltando a pé de uma pizzaria  próxima de casa , quando ouvi um som agradável de viola , proveniente de um tocador solitário em meio aos escombros da obra.

- Boa noite violeiro ! ... cumprimentei educadamente e completei :

- Belo som.

- Boa noite ... cheguem mais perto . ... disse o violeiro.

A Sereia e eu entramos por uma passagem (entre escombros) indicada pelo violeiro que foi logo falando 

- Fiquem á vontade ... eu sou o vigia da obra. e na falta do que fazer, gosto de dedilhar minha viola. Querem um café ?

- Obrigado. Não quero atrapalhar. Só estou curioso sobre a obra. Disse já pegando o copinho plástico com o café oferecido.

Alegre pela companhia inesperada , o Tadeu contou que o proprietário (muito rico de São Paulo) havia comprado a casa e resolveu mudar o estilo do sobrado , de Colonial para Moderno e para tal contratou uma arquiteta "famosa e criativa" para a obra. Ele ,  o Tadeu empreiteiro ,operário e vigia violeiro não aguentava mais. 

-Tudo que a arquiteta mandava fazer , eu e minha equipe executávamos !... quando o proprietário via , mandava a gente quebrar tudo... e arquiteta brigava com a gente...

O papo rolou por uma meia hora e fizemos uma visita interna pelos dois andares do sobrado. O Tadeu tocou umas "modas" de viola. nos despedimos e voltei pra casa.

Concluí que o custo daquela obra seria mais alto que a construção de um novo sobrado ... logo ... uma "bela lavagem de dinheiro".

Na minha janela de observação , meu delicioso cigarrinho chegou ao fim e apaguei-o no meu "Personal ashtray" (minha invenção politicamente correta que contribui não sujando a casa com cinzas e bitucas , não deixa cheiro , nem resíduos que incomodam aos não fumantes além de ser descartável e reciclável) e percebi que o casal que discutia , em meio aos escombros da obra havia sumido. A obra poderia continuar ... e os pagamentos devidos deveriam ter sido acertados.


Minha meditação sobre lavagem de dinheiro , foi distraída pelo som de sirenes que se aproximavam e olhei para a avenida em frente do prédio e pude constatar a passagem de 8 viaturas da Polícia Militar em direção a Balsa da ligação entre Santos e Guarujá. Liguei a TV em um dos canais de notícias locais e a linda repórter de sobrenome de conhecida família poderosa santista anunciava que havia aumentado o numero de executados no Guarujá depois da implantação da Operação Verão pelo Governo do Estado, apoiado pelos Fuzileiros Navais implantados pelo Governo Federal sob a GLO (Garantia da Lei e da Ordem ) para fiscalizar o tráfego de drogas no porto de Santos.

A notícia seguinte foi sobre um cidadão que durante a Pascoa , se atirou do segundo andar de um conhecido Shopping da cidade . Tudo indica que teria sido uma tentativa de suicídio mal sucedida, O suicida caiu em cima de um transeunte em busca de ovos de Pascoa em promoção no espaço interno no térreo . Os dois foram socorridos em estado grave mas estavam vivos. Pura fatalidade.

Finalmente uma notícia boa após 5 minutos de propagandas de lançamentos imobiliários imperdíveis ...o time do Pelé (agora finalmente na segunda divisão brasileira , em busca de um troféu que falta na galeria do SANTOS F.C.) ganhou do time da CREFISA na primeira partida da final da primeira divisão (do campeonato paulista). Pelé no céu e Neymar machucado na sua suíte cativa da Vila Belmiro... comemoraram ..

Como de praxe , as notícias seguintes , em todos canais eram sobre a disputa política comandadas pela Suprema Corte , entre um Ex - Sindicalista Militar e outro Operário Ex -Sindicalista Civil Descondenado (os dois atuais políticos ativos depois de abandonarem suas atividades profissionais em busca de Poder ...e condições financeiras de sobrevivência digna...." como qualquer brasileiro" 😶 ).

Cansado de tanto meditar sobre as atuais condições que a vida oferece a este PIRATA quase Septuagenário , resolvi deitar letras sobre a minha atual atividade cultural : "A super produção de vídeos sobre memórias de um tempo que a VIDA era , pelo menos mais DIVERTIDA... e menos HIPÓCRITA.".

Assim sendo , a quem interessar possa ... sigam a "SAGA PIRATA ALADO" produzidas em MOVIE MAKER e A.I. COPILOT...  publicadas no YOU TUBE  como não listadas e não monetizadas , só acessadas por meio dos links abaixo 👇 (serão atualizados assim que executados)

Um beijo no coração de TODOS que me honram com sua atenção

ENJOY IT ...enquanto a VIDA continua


SAGA PIRATA ALADO

2005 Pirataria Alada - EUROPA

https://youtu.be/kobB0RY-Hic?si=FyBGbipH8CmLFbFJ

2006 Pirataria Alada - bye...bye... EUROPA

https://youtu.be/0Ntv_iRm9_I?si=vcqazm4_j795CRrx


8 comentários:

  1. Estava aguardando o enigmático violeiro apresentar algum convite para outras jornadas sonoras.
    Mas os periquitos fizeram a festa.
    Quanto aos Fuzileiros navais, esses sempre serão motivos de honra e altivez.
    Adsumus...uma palavra so!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Os " Navaus " são respeitados e se fazem respeitar...sem precisar aparecer na mídia...
      Tudo está muito confuso por aqui.
      Os periquitos... se divertem todos os dias observando do alto.
      Quanto ao violeiro Tadeu ... é do bem e já combinamos uma serenata qualquer hora .( se a vizinhança permitir )
      Obrigado pelo comentário
      Adsumus

      Excluir
  2. O cotidiano é uma fonte inesgotável de "causos". As observações perspicazes de um Pirata Alado têm o poder de captá-las sempre de uma forma original. Parabéns por mais uma interessante historinha!
    Obs: minha segunda tentativa de publicar um comentário. Na primeira o blog me ignorou...kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Compa fiel seguidor e amigo das " observações " piratescamente aladas.
      Os comentários do blog , continuam envolvidos na disputa do Sr Microsoft X Sr Google pela exclusividade do Pirata. ( caso típico de ciumeira virtual ).
      Obrigado pelo comentário.
      Saudade dos nossos papos na varanda da "Galera do Piraquê ".
      Abraço forte

      Excluir
  3. Marcus Vinícius, Naval1 de abril de 2024 às 22:17

    Mais um momento de simplicidade na descrição de fatos do cotidiano do brasileiro…
    “lavagem de dinheiro”, anúncios de lançamentos imobiliários “formidáveis”, “noticias” da nossa politica podre, os animais levando a vida com alegria e o meu grande Guru, “o Pirata Alado” se deliciando com seus textos…
    Obrigado por mais esse momento…
    Forte abraço meu Chefe! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo escudeiro OMNIano dos tempos offshoreanos da Pirataria Alada.
    Como sempre , seu comentário captou a essência das observações da atualidade que, todos nós brazucas vivemos atualmente : " muito papo ( chato ) .e..pouca música ( dançante e divertida ) ".
    Hoje , saudoso das atividades aéreas me restou observar do alto do meu prédio através da minha janela , aquilo que observava há distância dentro dos " ovos alados" que conduzimos pela vida.
    ... e assim o tempo passa ... de forma mais divertida ... e dançante...( saudade dos Beatles .. e dos Rolling Stones...
    Obrigado pelo comentário...escudeiro e grande amigo .
    Abraço forte

    ResponderExcluir
  5. Prezado Pirata Alado, já quase cruzando o estreito de Gibraltar, finalmente consegui sinal de Internet suficiente para conseguir mais este seu brilhante texto, e sou obrigado a concordar com o Delfos quanto a sugerir que faça uma coletânea deles em um livro, mesmo sabendo dos obstáculos para fazê-lo. Talvez vendo a preciosidade do conjunto de texto, alguma editora se voluntarie a fazê-lo.
    Parabéns por mais esse agradabilíssimo texto.
    E um forte abraço do PP.

    ResponderExcluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado