segunda-feira, 8 de julho de 2024

Pirata....o Pensador

 Muito orgulho, meu Pai !

 


Amigos da Pirataria Alada  ... meu cordial , Olá

Julho , é um mês marcante pra mim . É o mês da Revolução Constitucionalista de São Paulo comemorada no dia 9. No dia 26 meu Pai , o insubstituível Zé Batista , completava mais um ano de existência . A família Batista participou intensamente da Revolução de 1932 , com liderança do meu avô Coronel José Batista, na área de Pilar do Sul ( cidade co-fundada por ele , como grande empreendedor do Agronegócio da época ) . Portanto, em julho , comemoro um ano a mais de boas lembranças .



Em toda noite estrelada , busco a Alpha Crux , estrela da Constelação do Cruzeiro do Sul (que representa São Paulo na bandeira do Brasil ) onde imagino que todos os seres que me são caros e já ” desembarcaram “ , lá habitam! . Nela converso com todos mentalmente , principalmente com o Zé Batista ... paizão. Assim , faço neste dia 9 e farei no primeiro minuto de todos os 26 de julho. (coisa de Pirata)



Nesta noite me veio a mente uma letra do compositor “Gabriel Pensador” , de quem sou fã de carteirinha e me permiti “plagiá-lo” como bom pirata , criando uma “adaptação “ a sua letra , com o propósito de homenagear o “meu pai”.

-Tem um celular aí “ copila”?

- Obrigado!

Muitas horas dentro de helicópteros a bordo de embarcações e agora aqui  sozinho

Eu voo como um pássaro que quer voltar pro ninho

Eu sempre vou e volto feito um bumerangue

Pensei que era o morcego, mas sou eu que sempre dou meu sangue

E é o tempo vampiro que suga tudo

Suga minha alma e me transforma a forma e o conteúdo



E sem escudo eu ofereço a veia e vou sorrindo

Não fico mudo, falo e conto o que eu “to” sentindo

E falo tanto entre os meus voos e atropelos

Que nem escuto a voz dos fios brancos  dos meus cabelos

A voz das rugas quando o rosto se contrai

Me olho no espelho e cada vez eu vejo mais meu pai

Me lembro de telefonar, saber como ele anda

-Tenho que falar correndo, pai,... 'to decolando 

-'Cê volta quando filho?"

- Não sei, mas viajo de novo


- Manda um beijo pra Mami, 'to com saudade do povo

'To com saudade de tudo, de comer picanha com ovo

O ovo que cê jogava na frigideira quente

Naqueles fins de semana que você 'tava presente

E de deitar na sua rede como antigamente

E quando você via os gols ou um programa pendente


E de repente gritava com a gente com seu vozeirão

O ouvido doía, mas a gente ria

Eu te imitava e a minha irmã não conseguia

Você calçava a botina, pegava a chave do Bora

E a nossa tarde era na mesa da pizzaria como agora

E o chope sem espuma, sem colarinho

E eu no milk shake, lembro até do barulhinho


Quando eu crescesse eu queria ser que nem você

Agora eu já cresci e ainda quero ser

Eu tenho a cara do pai e tenho cada vez mais

Eu tenho os olhos do pai e o coração

Quando eu crescesse eu queria ser que nem você

Agora eu já cresci e ainda quero ser

Eu tenho orgulho do pai e tenho cada vez mais

É muito orgulho, meu pai e gratidão


Pai, agora eu decolei, guardei meu celular

Já tô no ar, mas não me desliguei

O tempo voa e antes que ele acabe eu volto ao começo

Pra me entender e me reconhecer do pai que eu conheço

E quero conhecer mais, quero curtir meu coroa

Até  "ADEUS " te deram, pai, aquela foi boa

Você internado de frente pra um bar

Mas não perdeu a piada nem num momento tão sério

E disse olhando as cervejas do outro lado do muro

"Que enfermaria ótima, filho, com vista pro futuro"

Só você mesmo pra fazer a gente rir

E com as enfermeiras em plena enfermaria

Lembrando disso agora eu rio e reavalio

A importância da minha eterna ânsia por mais desafios

Sempre correndo, sempre ocupado nas vias aéreas

Sem perceber que às vezes possa está perdendo a piada

Você me deu um toque eu não parei pra ouvir

Mas não vou esperar meu coração parar

Pra gente se encontrar pra rir, numa UTI






Quando eu voltar vou te ligar pra combinar de almoçar

Com a família na mesa, sem atender o celular


Minha memória viaja, você agora é o piloto


Uns anos mais novo e eu ainda garoto

Pela BR 101 a gente vai

Já veio o réveillon e como é bom viajar com meu pai

E eu vou prestando atenção,

Em como você sabe a hora certa de ultrapassar o caminhão

Você me explica as frases dos para-choques

No toca fitas uma boa MPB ou rock

Calma, Betty, calma


Cada risada que você soltava plantava na minha alma

Uma semente pro que eu 'to colhendo agora

E vou continuar colhendo depois de você ter ido embora

Me entendendo com o tempo, os ensinamentos

Que você passa até hoje com o seu exemplo

De respeitar as pessoas e ser correto

De ser uma fonte inesgotável de carinho e afeto


De encurtar as distâncias pra ver os amigos

E de ser sempre sincero como também foi comigo

Quando me deu um castigo depois da delegacia

E hoje eu vejo que era isso mesmo o que eu queria

Queria achar um caminho e ter você mais perto

Mesmo com a cara fechada, seu coração 'tava aberto

Eu tinha quase morrido

Não tinha medo da morte

Mas sua cara de decepção falou mais forte

Assim morria o meu vício de transgressor

Você matou o "moleque ", pai

E fez nascer o "Pirata" pensador

E muita coisa rolou, te transformei em vovô

Te vi mais frágil e sério em alguns momentos de dor

E enxerguei no teu silêncio o que eu desfaço em mim

Que é uma angústia que parece que não tem mais fim

E mesmo assim a gente brinca o tempo inteiro

E sonho os mesmos sonhos amassando travesseiros

Herdei essa mania, também herdei a teimosia

E não me abro com meu velho como eu gostaria

Quando eu me sinto inseguro como um menino indeciso

Pra escutar a voz do pai que dizia "juízo"

Aquele simples aviso ainda me norteia

Como seu sangue que corre nas minhas veias

Muito obrigado por te me feito nascer

Por ter me feito crescer

Por ter me feito que nem você

Por ter me dado vitamina C

Café da manhã, o senso crítico, a ironia

Uns irmãos postiços e uma irmã que se dissolveria...


Por me levar na Pizzaria do Bruno

Por me ensinar a voar e regular “fusca”

Muito obrigado pelo amendoim torrado na esquina

As figurinhas e o álbum

As injeções e o remédio

Os elogios, as notas no boletim do colégio

Por construir as casas que desenhamos

No  Paraíso que imaginamos



Por me levar na vó Alice Batista...

 e no vô Lauro Barreira

Por eu ser o Pirata, filho do Major  Zé Batista...

e da Dona Lya Barreira

Por me levar no hangar pra te ver trabalhar

Por ser o grande mecânico que me fez enxergar

Que a vida é boa e eu não preciso ter medo

Muito obrigado, meu pai, por me contar seus segredos

E confiar em mim, como eu confio em você

Quando eu voltar vou te ligar, ainda tem mais pra dizer



Quando eu crescesse eu queria ser que nem você

Agora eu já cresci e ainda quero ser

Eu tenho a cara do pai e tenho cada vez mais

Eu tenho os olhos do pai e o coração

Quando eu crescesse eu queria ser que nem você

Agora eu já cresci e ainda quero ser

Eu tenho orgulho do pai e tenho cada vez mais

É muito orgulho, meu pai e gratidão


- Pai, olha o que eu e o Gabriel Pensador fizemos pra você

- Pra mim? Obrigado,  aos dois


Foi o que a Alpha Crux me transmitiu numa madruga fria e estrelada de julho

Valeu Gabriel , por me “emprestar” a sua letra  , para homenagear o “MEU “ pai.

Um beijo no coração de todos.

- Até qualquer hora Zé Batista . A gente se vê aí na Alpha Crux

18 comentários:

  1. Grande Pirata Alado
    Emocionante e linda a adaptação feita em homenagem ao seu querido pai. Parabéns. Essas pessoas como seu pI devem ser lembradas e cultuadas. Parabéns, meu amigo.
    Que ele lá de cima esteja sorrindo agradecido pela sua homenagem
    Grande abraço
    Athayde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo Athayde.
      Tenho que confessar que você me inspirou quando se esforçou para homenagear seu pai centenário, ainda marchando na vida.
      O meu , voando feliz por aí, pousando por vezes na ACRUX..Deve estar só observando e espero que tenha gostado..do resultado.
      Obrigado pelo comentário.
      Forte abraço meu amigo

      Excluir
  2. Grande Barreira... parabéns pela homenagem... muito emocionante... abração
    Wilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mestre Wilson.
      Emoções são as molas mestras da vida....homenagear pai...é reconhecer nossas origens ....todos nós passamos por isso.
      Eu só faço colocar o pensamento no computador ...para incentivar os amigos ( Assim como o artista Gabriel , sem ser meu amigo ).
      Valeu meu amigo.
      Obrigado pelo comentário.
      Abraço forte

      Excluir
  3. As vezes não sabemos exatamente o que forja o caráter de uma pessoa. Na minha opinião o bom exemplo dos pais e o amor forjam uma boa pessoa, capaz de servir de exemplo para os mais novos. Lendo essa história entendo melhor o fato de vc ter sido um exemplo no Esquadrão. Obrigado por de certa forma, mesmo que inconscientemente, ter passado isso para a "boyzada" do Esquadrão. Valeu. Ipanema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Ipanema.
      Essa homenagem ao meu pai estava adormecida por longo tempo por uma série de razões.
      Juntei um monte de boas memórias que a vida nos proporciona ao longo do tempo.
      Nada foi planejado. Aconteceu numa madrugada estrelada.
      Não pretendo ser " influencer " de ninguém , mas imagino que todos temos algo a dizer aos nossos pais . Se consigo emocionar as pessoas...fico feliz de contribuir.
      Obrigado pelo comentário.
      Quanto a " exemplo " ... meu pai ( mais prático... que teórico como um bom mecânico) dizia.
      " filho... vou te mostrar como se faz. Se você quiser faz igual ...se não quiser fazer...vai estudar. A decisão é tua."
      Sempre tentei fazer o que ele fazia ... e quando não conseguia ...ia estudar para fazer.
      Entrei para Marinha porque ele não havia conseguido.Ele nunca tinha entrado num navio...mas acabei fazendo o que ele fazia na AVIAÇÃO NAVAL.
      Coisas da vida!
      Forte abraço meu amigo

      Excluir
  4. Tudo de bom para VC. Belo texto...como sempre..
    Um abraço saudoso.
    Plínio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Plínião de tantas recordações paulistas ( e alemãs ).
      Obrigado pelo comentário elogioso
      O abraço saudoso é recíproco.
      Viva em paz meu amigo

      Excluir
  5. Grande Barreira,
    Sensacional narrativa.
    Emocionante.
    Cada parágrafo superando o anterior.
    Parabéns.
    Forte abraço e saudações marinheiras.
    Maurillo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Maurillão.
      Bom tê-lo a bordo.
      Obrigado pelo comentário. Se te emocionei ? Sinto-me honrado. Somos todos filhos , e particularmente nossos pais eram amigos. ... portanto , saudações nossas de " marujos " ... aos nossos pais ...amigos " araujos".
      Forte abraço meu amigo marinheiro

      Excluir
  6. Caro Pirata Pensador, belíssima e emocionante homenagem ao seu pai. Tenha certeza que esses seus versos tocam muito em todos que viam (ou veem) nos seus pais uma fonte de exemplos a serem seguidos e admirados. Claro que deu saudades aqui também... Abcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo amigo Alado Compa.
      Os versos são do Gabriel ( o verdadeiro Pensador )...Eu como bom Pirata só usufrui do artista e adaptei pra nós ( reles mortais).
      Achei que o resultado foi bom , porque ativou diversas " saudades paternas ".
      As vezes nos esquecemos como chegamos aonde estamos. Não custa pensar nisso ...afinal , " nada é por acaso". (palavras de Richard Bach...outro desses caras que voam e vivem com a cabeça nas nuvens contando estórias por aí.. tipo Fernão Capelo Gaivota )
      Valeu Compa...
      Se cuida..
      Fraterno abraço

      Excluir
  7. Caríssimo Puro Malte - 1
    Muito obrigado pelo cumprimento.
    Piratas entendem quando falamos ( ou escrevemos ) de coração.
    ☠️🤜🤛

    ResponderExcluir
  8. Caro Barreira, A sinceridade, simplicidade e carinho com seu pai, tornam esse poema "plagiado" do GP, uma linda declaração de amor. Certamente seu Pai ficou feliz e ainda mais orgulhoso do filho. UGA! Wall

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo amigo Pirata Alado WALL.
      A intenção foi essa , uma " declaração de amor " a esse cara humano como todos nós, com defeitos e qualidades , mas que acabou me dando um rumo na vida ... que me fez feliz ( acho que esse é o grande objetivo de qualquer pai ).
      Não sei se lá na ACrux tem Internet...mas de alguma forma ele de ter acesso ao que penso dele . Assim acredito que tenha gostado.
      ( já o GP , ainda não se manifestou .. nem requereu direito autorais ... melhor assim ).
      Obrigado pelo comentário meu amigo.
      Fraterno abraço

      Excluir
  9. Emocionante..... você é um poeta e tanto, Josezinho!!!!

    ResponderExcluir
  10. Querida Mariangela Amiguinha.
    Não sou poeta. Poeta é o Gabriel. Eu só sou Pirata! ( que rouba poesia) Kkk...
    Gosto mesmo é de distribuir ...beijos..
    Esse é pra você 😘

    ResponderExcluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado