sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Veterano ... e os " influencers " ( parte 2 )

 




Amigos da Pirataria Alada ....mais um pensativo e sincero... olá 


Dando continuidade a " Série Influencers " , hoje disponibilizo a " parte 2 ", desta feita , já em outra fase da minha vida. Deixei de ser um " adolescente revoltado" e agora , havia me tornado um " adulto , casado e pai de um casal de filhos maravilhosos" ( quanta humildade ! )
...um pouco menos revoltado.


Nesta fase iniciou-se um período de Aventuras e liberdades monitoradas , afinal eu era um “ oficial de Marinha “ na “ ativa”  intensa.
Casei e fui para a Amazônia. Em 1977, aquela região só contava com apoio dos militares para atendimentos médicos,  levantamentos hidro/ geográficos, patrulhamento e segurança de fronteiras. Políticos queriam distância dos mosquitos e dos animais peçonhentos que até hoje habitam aquela região. Sem GPS e comunicação via satélite,  não havia atrativos eleitorais que merecessem um “ sacrifício “ político. Assim sendo a campanha de “ Diretas Já “ tinham mais espaço nas mídias televisivas rendendo mais pontos nos IBOPES jornalísticos do que as realidades distantes da Floresta que deveria ser preservada. Os criminosos traficantes , contrabandistas e picaretas religiosos não pensavam assim. Dessa forma , garimpeiros, pastores de seitas e bilionários estrangeiros começaram a posar de “ amigos” de índios e ribeirinhos. 


Nessa época,  um Ministro da Marinha ( submarinista ) que acumulava função de Presidente de um clube classista, me acusou , injustamente de ser “ inadimplente “do tal clube. Foi uma acusação injusta. Não aceitei a acusação,  escrevendo uma carta endereçada ao presidente do clube classista indignado ( sem saber da outra função ministerial acumulada ). Deu ruim !
A Marinha exigiu muito de mim a ponto de dificultar a minha vida familiar. Depois de 2 anos amazônicos,  a Marinha me compensou....me aprovando para  Aviação Naval. 



Já formado Aviador Naval , imaginei :
- Agora a família será “ prioridade”. ( ledo engano).

O Ministro (e presidente do clube classista ) ficou bravo e  me ameaçou de punição. Não puniu , porque estava errado...e eu certo.

Meus filhos nasceram... e a Marinha me enviou para o estrangeiro ( França) ...a minha revelia!( acho que foi exilio recomendado pelo Ministro submarinista . Eles não gostam muito de Aviadores que atacam Submarinos ...kkk)



- Henfil ...onde você anda ? 
- Deve estar feliz agora né? 
Pensei sobre o meu influencer. Elegeram na Ditadura um Presidente de Oposição,  o tal Tancredo ( que não aguentou de tanta emoção e morreu no dia de assumir).
A “ Ditadura “ aprovou uma Anistia “ ampla ,geral e irrestrita “, pegou o boné e se retirou de cena. A cambada de criminosos ( sequestradores de Embaixador, ladrões de bancos terroristas ,políticos que fugiram para o Uruguai fantasiados de mulheres ,  sindicalistas e artistas que se “ auto” exilaram envergonhados voltaram posando de “ heróis “)
Os civis assumiram o Poder e a economia começou a despencar .

Criaram uma nova Constituição ( aquela dita dos “direitos” que “obriga “ o cidadão a votar....diretamente ). Na primeira votação direta , elegeram um “Caçador de Marajá “que iria acabar com a corrupção e com as mordomias “ da Ditadura. O “Colloridamente” Presidente,  acabou roubando a poupança popular e foi “ impichado” por corrupção dando lugar a um salvador da Pátria e seu sociólogo socialista democrata, criador do plano REAL...igualando a nossa moeda ao USDOLLAR capitalista.
O sociólogo socialista democrata FHC acabou sendo eleito derrotando o sindicalista trabalhista comunista anistiado pela ditadura .
A Marinha continuou exigindo de mim , mais do que a minha família , que foi se diluindo , por conta das minhas ausências constantes , cada hora num lugar deste imenso país. 
- o Henfil ( meu influencer) andava quieto e acabou morrendo de AIDS.  Uma pena. Senti por ele.
Eu precisava de um novo Influencer.


Nesta época havia um cidadão com quem eu me identificava. Havia lido alguns livros dele e gostei de uma das frases que guardei na memória: 

- Deus criou o mundo e no sétimo dia descansou. Depois, criou o homem e depois descansou. Não satisfeito...criou a mulher... e nunca mais descansou”.

Adotei o cidadão Luis Fernando Verissimo,  como meu novo influencer.
Assim é definido o meu parcial chará Luis , na Internet:

Luis Fernando Verissimo (Porto Alegre, 26 de setembro de 1936 – Porto Alegre, 30 de agosto de 2025) foi um escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista, dramaturgo e romancista brasileiro. O artista também foi publicitário e revisor de jornal. Verissimo exerceu ainda a ocupação de músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 80 títulos publicados, foi um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. Era filho do também escritor Érico Veríssimo.
Ele também morreu recentemente. Ele também não foi eleito “ imortal “ da ABL , como a Global jornalista com nome suíno. 
Fui mandado de Brasília para Santos, para “ organizar “ uma série de atividades “ um tanto quanto corruptas” orquestradas pelos políticos que comandavam o Porto santista com aquiescência de sindicatos, juízes, agentes marítimos e até a parte de fiscalização da Marinha representada pela DPC ( Diretoria de Portos e Costa). A sociedade brasileira começava a apodrecer. Passei 2 anos, tentando arrumar a casa por ordens superiores. Funcionou por um tempo. Hoje parece que, tudo indica , voltou ao “normal daquele tempo”.

Eu, depois de Comandar um Esquadrão de Helicópteros de Ataque (porque a LEI, proibia a Marinha de ter “ aviões  “ ( mesmo tendo um Porta “ Aviões “) , testemunhei a aquisição de 23 aviões de caça,  a revelia do sociólogo socialista democrata FHC,  fui enviado para São Paulo, para administrar o maior projeto militar já desenvolvido no país : o Submarino de propulsão nuclear. Fomos o quinto país do mundo a adquirir tal tecnologia ( contra tudo e contra todos ).




O FHC ficou bravo quando foi reeleito, pelo voto obrigatório, e resolveu criar o Ministério da Defesa colocando um advogado político ignorante militarmente, para Comandar as Forças Armadas, destruindo as “Forças” tornando-as...” Fracas Armadas”. 
Iniciou negociações com a França ( que havia sabotado nossos esforços) para comprar a tecnologia deles ... e acabou tendo sucesso quando passou o governo para o sindicalista “ nine fingers”  trabalhista comunista , eleito pelo voto obrigatório. 

Chegou a minha hora. Peguei o boné  , pendurei a farda. Inventei uma bolsa de praia e virei camelô de praia, com uma Sereia que já me acompanhava há algum tempo.

Ganhei algum dinheiro , curtindo os livros do meu novo influencer e seus ensinamentos.



Como a OBRA deste “ gênio brasileiro” é muito extensa , prefiro que àqueles que
 quiserem conhecer mais sobre este meu influencer,  que busquem ... num buscador kkk

O Pirata Alado recomenda 
.
Aos meus queridos leitores o meu sincero “ NAMASTÊ “ e fraterno abraço piratesco.🙏

Ao Luis Fernando Verissimo ....seja lá onde estiver , meu eterno agradecimento. Aprendi muito com você. .

A série continua ( a "parte 3" já está sendo ... manipulada 😊 )


3 comentários:

  1. Mais um excelente Zé Barreira!

    ResponderExcluir
  2. Como diria meu pai: (que muito te admirava) muito bom José...Sereia

    ResponderExcluir
  3. Vivemos bem esse período. Essas histórias remetem a tempos que ficaram marcados por boas recordações; pelo menos para mim. Grande Abraço
    Ipanema

    ResponderExcluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado