quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Veterano ... e Minas Gerais



Amigos da Pirataria Alada ... meu cordial ...Olá.


Estive viajando “descapotado” com destino oeste , pelo corredor “dourado” do agronegócio brasileiro , para visitar familiares cruzando o interior paulista deslizando sobre “highways” de primeiro mundo atingindo Uberlândia no triângulo mineiro. 

A viagem foi ótima e agora de regresso a minha querida Santos, do maior Porto da América do Sul que “ensaia” a construção do primeiro Túnel Submarino ligando Guarujá (e seu terminal de contêineres) ao porto principal . A politica é capaz de obras faraônicas de interesses “comerciais” ! Isso será de grande interesse ... do Agronegócio nacional.

Aahhhh... Minas Gerais .... que saudade do melhor pão de queijo ...do mundo. No entanto o assunto do pirata (como Veterano nauta alado) é o nosso primeiro NAeL ( Navio Aeródromo Ligeiro ) A-11 Minas Gerais.

Para aqueles que não conhecem a história do nosso primeiro “Porta Aviões... o Minas Gerais “ , transcrevo o que diz a Internet :

O NAeL Minas Gerais foi um porta-aviões leve da classe Colossus operado pela Marinha do Brasil (MB), de 1960 até 2001. O navio, estabelecido pela Marinha Real Britânica durante a Segunda Guerra Mundial como HMS Vengeance, foi concluído pouco antes do fim do conflito e não entrou em combate. Após passagens como navio de treinamento e navio de pesquisa no Ártico, o porta-aviões foi emprestado à Marinha Real Australiana, de 1952 a 1955. Ele foi devolvido aos ingleses, que o venderam ao Brasil em 1956.

Sabedor disso , hoje um questionamento me assaltou (no bom sentido) :

- Por que o principal navio de guerra da Marinha do Brasil (a época ) foi batizado homenageando um Estado Brasileiro (importantíssimo...) mas que não tem “mar” (ou Costa Marítima , como preferirem) ? 

Este Veterano Pirata Alado imagina a razão , no entanto , fui pesquisar a história politica do país para não ser injusto.

Tudo começa na Proclamação da República em 1989.Sempre estudamos história do Brasil e enaltecemos o Marechal do Exército Manuel Deodoro da Fonseca , como o responsável pela Proclamação da Republica , que se tornou depois, o nosso primeiro Presidente do Estados Unidos do Brasil (nome oficialmente constante da nova Constituição Republicana de 1891 ... inspirada pelo nosso Grande homônimo da América do Norte), eleito “democraticamente”. 

Hoje a história anda sendo “ reescrita” pela Internet que afirma que “José do Patrocínio “ foi quem fez a “ Proclamação da República “ :

JOSE DO PATROCINIO

Filho de João Carlos Monteiro, vigário da paróquia de Campos dos Goytacazes e orador sacro de reputação na Capela Imperial, com Justina do Espírito Santo, uma jovem escrava mina de quinze anos, cedida ao serviço do cônego por dona Emerenciana Ribeiro do Espírito Santo, proprietária da região.

Embora sem reconhecer a paternidade, o religioso encaminhou o menino para a sua fazenda na Lagoa de Cima, onde José do Patrocínio passou a infância como liberto, porém convivendo com os escravos e com os rígidos castigos que lhes eram impostos.

Aos catorze anos de idade, tendo completado a sua educação primária, pediu, e obteve ao pai, autorização para ir ao Rio de Janeiro. Encontrou trabalho como servente de pedreiro na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (1868), empregando-se posteriormente na casa de saúde do doutor Batista Santos. Atraído pelo combate à doença, retomou, às próprias expensas, os estudos no externato de João Pedro de Aquino, prestando os exames preparatórios para o curso de farmácia.

Precursor do movimento negro, o intelectual e ativista destacou-se como um dos mais importantes personagens do abolicionismo brasileiro.”Senhores representantes do Exército e da Armada Nacional, o povo, reunido em massa na Câmara Municipal, fez proclamar, na forma da lei ainda vigente […] o governo republicano.”

Por volta das 18h do 15 de novembro de 1889, a declaração histórica foi lida por um homem negro, então o vereador mais jovem daquela composição, José do Patrocínio (1853-1905). Ele tinha 36 anos.

Apenas horas mais tarde, o chamado governo provisório comandado pelo marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892) publicou um manifesto, assinado pelo próprio, anunciando que o Exército e a Marinha tinham decretado o fim da monarquia, com a deposição da família imperial.

Por isso, alguns pesquisadores ressaltam que foi Patrocínio, e não Deodoro da Fonseca, quem primeiro proclamou a república. “Essa proclamação o fez ser considerado o ‘proclamador civil’ da república”, comenta o jornalista, escritor e biógrafo Tom Farias, autor do livro José do Patrocínio: A Pena da Abolição.

Assim sendo , podemos concluir que desde a Proclamação de Republica que adotamos o enfrentamento politico entre militares x civis e entre origens geográficas ( Deodoro da Fonseca , nordestino de Alagoas ... e José do Patrocinio ...fluminense de Campos de Goitacazes )

A partir da instalação do Estado Republicano democrático e de direito, a politica conhecida como “Café com Leite” , foi implantada pelos políticos do café (São Paulo) ... e do leite (Minas Gerais) como Estados dominantes da Economia Brasileira baseada no agronegócio e exportação de minérios . Foi implantada uma “alternância” no Poder entre os dois Estados Republicanos . Isso perdurou até 1930 , quando um “gaúcho” militar/advogado/politico , resolveu virar a mesa dando um “golpe” na democracia , instaurando uma DITADURA e inserindo o Rio lGrande do Sul nessa política do Café com Leite ...introduzindo o “ Churrasco “.

O Ditador Vargas (meio militar do Exército , meio civil Advogado e “totalmente “ politico ) mudou a Constituição , tirando intnfluência dos cafés com leites , ...que não gostaram e se revoltaram em 1932 ... com ajuda dos churrascos . Essa revolta “constitucionalista “ envolveu as Forcas Armadas (Marinha e Exército e suas Aviações ) comandadas pelo Churrasqueiro Vargas instalado no Poder com sede no Rio de Janeiro( Capital dos Estados Desunidos do Brasil).

Resultado : - depois de muitas mortes e discussões , churrasqueiros e leiteiros “afinaram” e deixaram os cafezeiros sozinhos e vencidos pelo Churrasqueiro instalado no Poder do Palácio do Cacete ditatorial ( ... ops CATETE ditatorial) no Rio de Janeiro.

Durante um ataque a Base Aérea da Marinha de Santos (instalada no Guarujá) , que havia sido tomada pelos aviadores cafezeiros , o gênio brasileiro inventor do Avião , que se tratava de uma depressão e assistiu ao ataque , tirou a própria vida, ao ver seu invento matando fraternamente brasileiros lutando pela Democracia do Poder político.

O Ditador venceu ... e permaneceu até 1954 sendo eleito depois de desistir do Poder ,que estava sendo questionado durante o período conhecido como “Guerra Fria “ entre a Democracia Capitalista e a Ditadura Socialista . Resolveu adotar a mesma atitude que havia despertado no gênio brasileiro , inventor do avião.

A partir daí , os Estados Desunidos do Brasil entraram em disputas trabalhistas pelo Poder,  de esquerda ou direita entre as classes políticas de norte a sul.

Em 1956 um médico oficial da Polícia militar de Minas Gerais foi eleito Presidente, prometendo desenvolver o país 50 anos em 5 (seu mandato ). Construiu uma nova cidade planejada moderna (com projetos de renomados profissionais assumidamente simpatizantes do Socialismo ditatorial Soviético) em forma de avião no centro do país . Inaugurou a Nova Capital em 1960 .

Para a Marinha comprou um Porta Aviões inglês que se chamava HMS Vangeance (vingança em português ) e o batizou de Nael MINAS GERAIS (homenageando seu Estado sem costa Marítima) que não podia operar com aviões da Marinha , forçada pela Constituição da Ditadura de Getúlio Vargas que havia criado a FAB (Força Aérea Brasileira ) em 1941, transferindo os aviões da Marinha para a nova Força Armada Aérea.

O tempo passou e em 1964 os militares interviram novamente " . Refizeram a Constituição do Getulio Vargas , tirando o titulo de " Estados Unidos " do Brasil ( uma grande hipocrisia) e criando o status de Republica Federativa do Brasil em 1967. " Amansaram " a politicagem , que de forma resiliente ( e anistiada pelos militares ) ..retornaram ao Poder( democraticamente)...bagunçado tudo outra vez . 

🤔

Ahhh ... agora entendi porque o querido “Mingão” ( o A-11 NaeL Minas Gerais ) recebeu essa “homenagem política”. O Jucelino deve ter se lembrado da Lagoa da Pampulha que não tem nem “pedalinhos” ... mas poderia ter um “Porta Aviões Museu” no Lago Paranoá da capital moderna construída por ele ( não deu certo ... o Mingão virou panela na Índia ...infelizmente ! ).

Coisa de Políticos !!!

... mas o Pirata Alado ainda adora Pão de Queijo e Doce de Leite de Uberlândia...e cafezinho paulista coado , de padoca em Santos.

O A- 12 NAe São Paulo ...substituiu o Mingão... mas durou pouco... e finalmente o " nine fingers " decidiu entregá-lo ( depois de muita discussão política) ao Reino de Netuno. ( um honroso fim)

Para substituir o Minas Gerais, o Brasil adquiriu, em 2000, o porta-aviões francês Foch, que foi rebatizado como NAe São Paulo (A-12). Pertencente à classe Clemenceau, o navio possuía 265 metros de comprimento e deslocava cerca de 32.800 toneladas, tornando-se o maior porta-aviões já operado pela Marinha do Brasil. ( operando aviões de caça A-4 da Marinha a contra gosto do FHC )

" São Paulo" ... virar panela ? Nem a pau ... Jucelinau !

Netuno se orgulha por contar com ele nos suas domínios...



Fraterno abraço das Naus de Piratas Alados

NAe SÃO PAULO 

"Non ducor, duco"

e

NAeL MINAS GERAIS

"Libertas quae sera tamen"

Queridos leitores da Pirataria Alada ... meu carinhoso e respeitoso abraço de  " brasileiro " (independente de raça , cor, opção religiosa , esportiva ou sexual e de todos Estados Federativos). Afinal , como "Aviador Naval "de carreira militar , me sinto homenageado pelo "politico mineiro" que construiu uma Capital em forma de AERONAVE (mesmo que seja de asa fixa e não de asa rotativa)...mas que não tem "costa marítima " ... mas tem um grande lago para o Comandante da Marinha matar a saudade das navegações fiscalizadas por ele ,

🙏NAMASTÊ ☠️

PS: Comentário da IA ( Inteligência Artificial)

"Aqui está a imagem que você pediu: Netuno, o rei dos mares, emergindo das profundezas com os braços abertos para receber o majestoso porta-aviões São Paulo. Uma cena épica e mitológica!"




5 comentários:

  1. Obrigado pelas informações, inéditas para mim. Vou evoluindo. Já outro dia aprendi, também com você, o que são "asas fixas e asas rotatórias". Abraço, Ricardo Barreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido primo da ala cearense da nossa família.
      Obrigado pelo comentário. " Pirataria Alada também pode ser " cultura" 😂
      Fraterno abraço amigo primo

      Excluir
  2. Para explicar o nome Minas Gerais dado ao saudoso A-11, vc fez um bom resumão da turbulenta história do Brasil desde o fim da monarquia. A gente ouve de tudo hoje em dia. Foi a Princesa Leopoldina quem decretou a Independência em 02Set, sendo D. Pedro I um mero proclamador em 07Set. Foi Zé do Patrocínio, negro de familia escrava, quem de fato decretou o fim da Monarquia, cumprindo portanto a agenda woke da época. Acabou que acionaram o sonolento Deodoro para proclamar o Golpe Militar de 1889, instituindo na marra a República.
    Enfim, fiquei agora curioso por que o A-12 recebeu o nome de S.Paulo. Seria um cala-a-boca para os que ainda cultuavam a política Café com Leite? Para mostrar, quem sabe, que, como antes, os mesmos políticos se revezam no poder, embora com outros slogans? Abçs, Pirata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo é queridissimo Pirata Alado Compa...obrigado por mais este cultural comentário.
      O que me moveu a escrever este post foram as lembranças que envolveram o nosso queridissimo Mingão. ( muitas estórias incontáveis nos envolveram).
      Aproveitei para lembrar da história que envolveu a nossa " República" que passou por várias situações políticas, no mínimo, ... exóticas.
      Como bom Pirata assumido, e influenciado ( também) pelo saudoso " Stanislaw Ponte Preta " criador do " Samba do Crioulo Doido", resolvi analisar as consequências que vivemos hoje , das atitudes políticas históricas, pelas quais passamos.
      A inclusão de São Paulo me foi "natural" ...já que como Pirata Alado paulista , eu não poderia perder a chance de " cutucar sarcasticamente " os meus queridos " irmãos por opção...da outra ponta da via Dutra 🤣
      Quanto a razão de terem escolhido o nome do nosso A-12 para homenagear São Paulo ...eu prefiro exercer o meu " direito constitucional" de ficar calado. ( isso pode criar provas contra esse humilde Pirata Alado ... já Veterano).
      Fique bem meu amigo...porque a politica continua...e a bagunça continua...tem até ladrão descondenado mandando.
      Fraterno abraço " piratescamente...paulista" 😇

      Excluir
  3. Excelente, como sempre, e nos fazendo viajar no tempo e nas memórias. E que boas memórias! Não sei se as dos nossos filhos e netos serão tão ricas. Torço que sim, mas temo que não.
    Grande abraço, amigo pirata e guru!!

    ResponderExcluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado