quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Veterano.... e o "Sebo "

Amigos da Pirataria Alada ...  Aloha (  um cumprimento praiano).

Porque em tempos de COP 30 Amazônica e não Amazonense  (segundo um certo Líder descondenado ) eu prefiro cumprimentos praianos .( Em Belém chove muito e o  calor é úmido... eu prefiro brisa fresca piratesca marítima ). 


Depois de uma sexta feira repleta de alarmes meteorológicos dando conta de um "apocalipse anticiclonal " na minha praia no final de semana , com vento de até 200 km por hora, o sábado amanheceu com sol e uma brisa fresca sem que ,o anunciado em todos os celulares da baixada santista  (moradores ou turistas)anticiclone apocalíptico tivesse se apresentado . A praia ficou deliciosa com poucas barracas e turistas , infelizmente para os comerciantes praianos. O Veterano Pirata se animou para  uma caminhada meditativa , quem sabe colhendo observações semelhantes a exposição de tatuagens rebolativas ... que ocorrem naturalmente nos sábados ensolarados . Que decepção ! A praia estava pouco frequentada desfrutando da sua normalidade sem apocalipse. 

No regresso para casa , resolvi me abastecer de um livro , onde pudesse me distrair a tarde no terraço do meu prédio desfrutando do sol ouvindo a minha Playlist Favorita do Spotify . Para tal resolvi passar no "Sebo" do Luiz  na Conselheiro Nébias ( perto de casa ).

Para aqueles que não são frequentadores de "Sebo" , a internet esclarece :

"Sebo" pode se referir tanto a uma loja de livros usados quanto à substância gordurosa produzida pelo corpo para proteger a pele e os cabelos. A origem mais aceita para o nome da loja é a ideia de que livros muito manuseados ficariam "engordurados" com o tempo. 


O Sebo do Luiz , é uma plataforma suspensa na calçada com muitos livros enfileirados onde se busca algo interessantes , Busquei um "Frederick Forsyth " mas antes encontrei um Sidney Sheldon e separei. Continuei e um livreto fino me chamou a atenção pelo nome : Pescador de Varagrande ! O titulo de " duplo sentido " me fez folear para descobrir o assunto que o livro propunha com esse titulo . Na primeira pagina havia um "Prefácio" que falava sobre " Os 9 círculos do Inferno de Dante Alighieri na sua obra A Divina Comedia ". Já havido ouvido falar mas minha cultura literária piratesca não me permitiu saber o que seriam os 9 círculos do Inferno ... seja de Dante ou seja lá de quem for. 

Fiquei curioso e fui perguntar para o Professor Google, que me esclareceu:

Dante Alighieri (Florença, entre 21 de maio e 20 de junho de 1265 – Revena, 14 de setembro de 1321) foi um poeta, escritor e político florentino, nascido na atual Itália. É conhecido por sua epopeia A Divina Comédia, um dos primeiros trabalhos do Renascimento, que exerceu forte influência sobre o pensamento humanista. Junto com Petrarca e Boccaccio, é considerado um dos principais nomes da literatura do Terceto, sendo por vezes chamado de il sommo poeta ("o sumo poeta").

Nasceu em Florença, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser exilado. No exílio, escreveu sua principal obra, originalmente intitulada Commedia e mais tarde rebatizada com o adjetivo Divina por Boccaccio, nome que se consagrou a partir de 1555




Os nove círculos do Inferno de Dante Alighieri são uma estrutura de punição hierárquica, onde os pecados ficam mais graves à medida que se desce. Os círculos, em ordem, são: Limbo, Luxúria, Gula, Ganância, Ira, Heresia, Violência (dividida em três subcírculos), Fraude e Traição.


Imaginei a super lotação que está ocorrendo em todos os "andares" do Inferno .

De posse dessa informação , fiquei mais curioso ainda ( e de certa forma meio preocupado porque comecei a me auto enquadrar em alguns desses círculos infernais procurando saber onde consigo fazer uma reserva nos andares superiores , mais amplos e arejados  ) . Como isso é para mais tarde , separei o livrete do Pescador de Varagrande também , além de um Forsyth que encontrei depois. Paguei "30 mangos" pelos três e fui pra casa , 

Iniciei a minha leitura pelo " Pescador de Varagrande ". 

A Estória se passa em tempos antigos ( que interpretei anos 70 ) sobre uma casal que a bordo de um carro conversível vem do interior de São Paulo  para o litoral , Santos ( que no Livro seria a cidade de Varagrande ) e encontra o Pescador. A partir daí  todos com nomes de "duplo sentido" encontram um Vigário da Paróquia de Varagrande que indica a casa do Pescador para acolhe-los .... e aí várias coisas acontecem, até um crime , onde entra um policial para investigar (militar). Todos os personagens tem nomes e sobrenomes que juntados formam um duplo sentido . Por exemplo , o policial é o Detetive Ado . O casal de turistas paulistanos são artistas . O radialista Adolfo Dias e a bailarina Tereza Berta .

Ao constatar isso fui pesquisar mais sobre o autor e encontro esta foto abaixo no final do livro 👇 


Qual não foi a minha surpresa ao constatar que o autor é  meu "vizinho de quarteirão...  Formado  e Professor de História da USP aposentado. Publicou o livro por conta própria  para "divertir e emocionar " ... pensamento semelhante ao Pirata Alado e seu Blog. Me identifiquei com o Cara !
Acho apenas que ele focou excessivamente no sarcasmo de nomes com duplo sentido sexual . de certa forma satirizando a Sociedade que vivemos ... até hoje.  Também gosto disso envolvendo Politica , Religião , Jornalismo Midiático , Agro Negocio , Educação, Interesses Financeiros Empresarias e Autoridades Policiais / Militares , Povo ignorante.... e até opções sexuais .  

No próprio livro tem um e-mail para contato . Mandei uma mensagem para ele , propondo um encontro num boteco do bairro para nos conhecermos pessoalmente . Me identifiquei como Oficial da Marinha da reserva e blogueiro amador , com o proposito de divertir e emocionar . Não recebi resposta até agora ... mas considerando que temos idades semelhantes e que vivemos todos os ambientes de sua estória sarcástica , já estou planejando uma "estória" do Pirata Alado , onde haverá um personagem "professor da USP" , com nome de "duplo sentido"  naqueles tempos de antigamente ....do tipo : 

Professor Angeke Darrabo ! (originário de terras litorâneas com Doutorado em História)  

Na filosofia Piratesca Alada Naval   há um ditado literário que diz  : "Quem com Livro fere ... com Blog será ferido ". A diferença é que Blog é on-line ... e Livro ... tem que ser impresso e distribuído .
Já na filosofia Professoral Universitária Paulista  acredito que não haja um ditado sobre " Guerra " 

Caro Angelo Dourado 
Aguardo sua resposta ao meu e-mail para um papo de Boteco no Boqueirão . Eu pago a conta.

À todos (as) amigos (as) leitores (as) um forte e carinhoso abraço do Veterano Pirata Alado (tomando sempre cuidado com a ASA de Boreste  e com o gancho de Bombordo . 

NAMASTÊ 🙏



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado