domingo, 30 de novembro de 2025

Veterano ... e o " Red November "

 




Amigos da Pirataria Alada ... 
Boa noite “novembral”.

O mês começa a chegar ao final ... num dia quente .
Começou no calor das consequências da Operação desencadeada no Rio de Janeiro no Complexo da Penha no Rio de Janeiro , realizada em 28 de outubro ... com a morte de mais de 100 ...”bandidos’ e infelizmente 5 defensores da lei . Eu diria que tudo prenunciava um Novembro “quente”.

 
Não fiquei muito preocupado porque a COP 30 estava sendo instalada na Amazônia para resolver os problemas do “Aquecimento Global “ reunindo muitos cientistas , índios fantasiados e políticos engomados , autoridades internacionais representando interesses os mais diversos , discutindo os assuntos que causam esse “aquecimento”, em salas com ar condicionado ( até porque o calor de Belém , ninguém aguenta em condições naturais desde quando a “Era Glacial “ começou derreter há cerca de 2,6 milhões de anos...segundo especialista da COP daquela época ).

Usaram tanto ar-condicionado e micro-ondas para “aquecerem “ os camarões e outras guloseimas” que acabaram botando “fogo” em plena Amazônia ! nos pavilhões ecológicos montados com coberturas de material plástico (reciclável) altamente inflamáveis para proteger os alegres ecólogos presentes ( menos os Alemães que pressentiram que aquilo estava mais para “festinha de seres pendurados em tetas públicas” pagas com a” festa do dinheiro de impostos cobrados” de quem produz para sustentar marqueteiros e influencers que só produzem narrativas e bla ... bla ... bla.... preferencialmente em iates de luxo ou hotéis flutuantes 5 estrelas ).

Se pensam que o fogo de novembro só queima COP , estão errados . Bambu reciclável também pega fogo e mata gente (que digam os construtores chinês de Hong Kong que queimaram 5 prédios cheios de gente “enlatados” no boom imobiliário mundial . Ahhh os chineses não quiseram discutir o aquecimento global em Belém ... deu no que deu “. Ahhh ... mas o Trump também não deu bola pra COP !  É verdade ... ele estava mais preocupado em “incinerar traficantes “ ali do lado de Belém , no Caribe ameaçando o chefe Maduro (amigo do sindicalista descondenado).


Voltando ao assunto ... Novembro , nem tudo foi Red (ou Hot ) . Teve aniversário do meu filhote fazendo 46 comemorando em reunião familiar . 







Teve Bodas de Ouro do Pirata Alado Russão 
e sua 
Sereia Cristina em comemoração deliciosa.







Na segunda quinzena deste mês , foi que esquentou pra valer ....(pelo menos na política).Os ungidos no Poder resolveram com canetadas sob ar-condicionado enjaular estrelas douradas  (elas estavam brilhando muito e acabariam esquentando demais e poderiam ... incendiar o país).

Mudando de assunto sobre estrelas enjauladas , resolvi aproveitar o sol maravilhoso deste sábado e resolvi dar continuidade a leitura de material escrito (conhecido antigamente ... como Livro) que havia adquirido há dias no Sebo do Luiz . O autor do “ Pescador de Varagrande “ não entrou em contato comigo . Melhor assim. O livro é chato mesmo . 
Iniciei a leitura de outro autor , que não é de Varagrande, mas vende milhões de exemplares no mundo inteiro (não só em Varagrande ) . O tal de Frederick Forsyth. O cara sabe e escreve muito ... e bem .Desta feita produziu “O Vingador”.
Na cobertura do meu prédio , solitário sobe sol escaldante refrescado pela brisa marinha santista degustei o livro “ O Vingador”. 



Sinopse de O VINGADOR 

Edição de bolso deste que é considerado um dos melhores livros de Frederick Forsyth. Em O vingador, um jovem americano, voluntário de uma ONG na guerra da Bósnia, é brutalmente assassinado. Seu avô, um milionário canadense, herói da Segunda Guerra, não se conforma. Só a vingança levará paz a seu coração. Mas ele não quer a morte do assassino do garoto. Quer que ele seja julgado e condenado nos Estados Unidos .Para descobrir a identidade deste homem e levá-lo para a América, ele contrata os serviços do Vingador, um mercenário, veterano do Vietnã, especializado em localizar pessoas que não querem ser encontradas. As investigações desse homem misterioso levam a descobertas inesperadas, até mesmo a conexões com terroristas que pretendem abalar a paz mundial. O vingador é um thriller de parar o coração, que tem assassinato, intriga, decepção e, claro, vingança.

Aprendi muito sobre varias atividades militares históricas que de fato ocorreram no mundo (as quais estudei nos bancos escolares de Piratas Navais) passadas em locais em que tive o privilégio de conhecer em loco ou sobrevoando . O desfecho ocorre num inexistente "conclave de São Martinho " hipoteticamente localizado no litoral da fronteira entre a Guiana Francesa e o Suriname , onde hoje existe uma disputa bélica entre todos os Estados dessa costa Caribenha que tive oportunidade de sobrevoar , no descolamento que fiz num helicóptero privado desde de Guarujá (Brasil ) até o Panamá. O livro se passou como um filme na minha mente , sob o sol no terraço do meu prédio em Santos .
Por mais detestáveis que possam ser , as Guerras, ensinam muito sobre os seres humanos , ao mesmo tempo que desenvolvem tecnologias de ponta , que depois , facilitam a vida da humanidade vivendo durante a paz. Assim podemos concluir que as Guerras fazem bem . Falar sobre elas podem contribuir para " tentar " manter a paz. Aa razões delas ocorrerem ,envolvem uma série de atitudes de alguns seres humanos que obtém PODER por vários meios . Forsyth descreve neste livro uma opinião,  sobre a qual me fez pensar . .

Forsyth defende que o Terrorismo nasce do Ódio , que alguns seres humanos desenvolvem ,  movidos por inveja basicamente. A motivação , normalmente alegada , de religiosidade , naturalidade ou posse territorial seriam apenas uma desculpa para descarregarem suas "maldades criminosas " sob mantos teoricamente e judicialmente justificadas. Os lideres terrorista , são normalmente inteligentes (acima da média) , muitas vezes com cultura adquirida em escolas retóricas e características particulares influenciadoras . A inveja de Poderes políticos, econômicos , sociais e religiosos , são o combustível que alimentam as atrocidades cometidas de maneira covarde. 
O autor de " VINGADOR" relembra historicamente de Grupos Terroristas famosos que nasceram e desapareceram em vários países depois de obterem seus objetivos , por meio da força , ou por acordos políticos estratégicos . Ou seja , são as fraquezas humanas que os motivam , o "ódio desenvolvido pela inveja", principalmente. Esse argumento , valido ou falacioso me fez pensar .

A chacina orquestrada pelo " crime organizado " pode ser judicializado como " terrorismo "?
É uma boa questão.  O texto de Forsyth baseado na " história "...mostra que a humanidade misturou as duas atividades.
Não podemos esquecer o ultimo "saque de sonegação" aos bolsos contribuintes perpetrado pelo  Master.

Com a palavra os " ungidos togados " planaltinos.

Assim sendo , hoje se encerra o Red November ... quente e sem acordos "COP trintense amazônica" efetivos.

Encerrando essa meditação solitária , além da recomendação da leitura de O VINGADOR , recomendo em contra partida um POD Cast. sobre a vida de um "marinheiro " do bem que recebi e tive o privilégio de conviver com,  sobre a família real do Lars Grael. 👇 


Aos queridos leitores um fraterno abraço do Veterano . Se estiver com calor ... vai pro mar.

6 comentários:

  1. Sempre Atual, sarcástico e um primor nas picantes colocações ...
    Me fez lembrar uma frase Épica ...
    "Que gracinha...". Beijunda
    Anônimo Puro Malte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido irmão Puro Malte.
      O primeiro comentário... a gente nunca esquece ! Como também não esqueço de tantos momentos que tivemos juntos. Desde de Angra ... em situações diversas ( por vezes constrangedoras) , por vezes em fugas com eventos "diplomáticos chilenos", no Rio...ou até em " prensas " em ladrões enjaulados.
      Depois , no evento " Épico " do "que gracinha" que me custou um impedimento a bordo em Dakar. Sem falar na bronca da audiência no Custódio quando queríamos voltar a Barcelona partindo de Tenerife kkkk.
      Foram muitas " situações exóticas " que vivemos juntos.
      Obrigado pelo comentário meu irmão " de fato ". Portanto um sincero " Beijunda " ... é o que mais exprime o verdadeiro carinho e agradecimento que nos une.... minha Santa

      Excluir
  2. Meu caro Pirata Alado, assim vamos! De COP em COP, o descondenado (terrorista para alguns) enche o papo.
    Que todos os ladrões sintam calor lá no inferno, e sem mar para se refrescarem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Voulga meu amigo.
      Obrigado pelo comentário.
      Na verdade este post , foi uma " sessão de descarrego" ... porque além do calor ...a mídia em geral está enchendo o saco do " Papai Noel Black Friday " ... assim como o do Pirata pouco natalino.
      Se cuida meu amigo.
      Fraterno abraço

      Excluir
  3. Caro Pirata, esse Novembro foi realmente complicado. Até frio fez, onde já se viu. OPR policial, FLOP 30, estrelas derretidas, livro-mor rasgado pelo Vingador (não foi pelo Forsyth) e por aí vai, nao falo mais com medo de pegarem meu passaporte . A polarização pode tender para terrorismo, a história nos ensina. Para eu melhor refletir sobre isso, vou à praia agora. Abraços alados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ...meu caríssimo Compa.
      Foi um mês complicado o tal " Red Hot November ".( até frio fez).
      Confesso que ando meio " invertigado " com tantas informações. Tenho tido até dificuldade de comer picanha com gordura ( os açougues com carne fresca sumiram ). Agora só acho picanha " prensada "...e sem gordura....mas não adianta reclamar...
      Na verdade...acho...que nós ( septuagenários)...sentimos é saudade de tempos em que a gente sentia orgulho e não precisava de celular...pra fazer self...nem pra receber " post de blog" kkk. A vida era mais " real "... e menos virtual.
      Saudade dos Beatles , da Rita Lee ... e do " milagre brasileiro ".( mesmo sem acreditar em milagre ).
      Vida que segue...
      Obrigado pelo comentário.
      Fique bem ...mantenha seu passaporte " seguro e válido ".
      Fraterno abraço.. e boa praia.

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado