domingo, 31 de outubro de 2021

Pirata....e a pescaria secreta

 

Amigos da Pirataria Alada 

Meu cordial...שלום לכולם 

( "olá pessoal" em hebraico , como convém para o momento )
 

Há alguns anos, conheci um cidadão, numa reunião de veteranos em Las Vegas, que se apresentou como Coronel do Exército israelense, ex-agente da Mossad e atual proprietário de uma empresa de segurança particular especializada em proteger bilionários.

Pois bem , esse senhor na época tinha em torno de uns 60 anos e me contou, entre um gole e outro de Budweiser, a seguinte história:

“...Eu estava no Brasil contratado por um Senhor , cujos filhos haviam acabado de sofrer uma tentativa de sequestro  em São Paulo. O carro blindado dos filhos teria sido fechado numa rua sem muito movimento no Jardim América em São Paulo.  Os sequestradores mandaram o motorista abrir a porta ameaçado por metralhadoras e ao invés de cumprir a ordem , o motorista acelerou pra cima dos sequestradores que abriram  fogo atingindo  o carro blindado que conseguiu fugir para uma aérea movimentada da cidade ,salvando as três crianças, filhos do meu contratante, que não estava no carro. Essa tentativa de sequestro chegou a ser noticiada na época, mas logo saiu das páginas dos jornais porque o contratante  em questão nunca fez questão de ter holofotes da mídia.

Esse contratante tinha mais dois sócios que também ficaram preocupados com a segurança das famílias num país violento como o Brasil. Em função disso resolveram procurar os serviços de segurança privada num país de renomada reputação nesse tipo de serviço...e assim a minha empresa , foi contratada.”

Ao chegar no Brasil  tomei conhecimento dos detalhes do sequestro e disse ao contratante que para fazer um plano de segurança para ele e seus sócios, queria passar uns 2 meses conhecendo as atividades das três famílias e conhecer todos os empregados mais próximos e que tinham atividades permanentes , já que acreditava que o atentado teria acontecido a partir de informações de algum desses empregados. Além disso o plano de segurança seria não ostensivo e estanque o que significaria, que os agentes contratados não seriam identificados como tal e as informações dos empregados seriam monitoradas.

Um dos  sócios tinha por hobby a caça submarina e para tal fazia uso de além de uma lancha catamarã de 50 pés muito rápida e um helicóptero colibri recém adquirido onde ele fazia uso nas temporadas de verão em sua casa em Cabo Frio. O planejamento de segurança, dessa atividade, envolvia conhecer o comandante da lancha e o comandante do helicóptero, muito próximos do contratante. Assim, pedi para participar de uma pescaria padrão para observar os dois funcionários em questão.

Ao chegar em Cabo Frio, me surpreendi com a execução de briefing na véspera da pescaria que fora marcada para o dia seguinte ao nascer do sol...e mais ainda, como a pescaria seria realizada com um helicóptero e onde seria realizada.

No briefing  de planejamento apresentado pelo comandante do helicóptero com a participação do comandante do barco,  assistido pelo contratante e por mim, fiquei sabendo que a “caça submarina” seria executada a cerca de 50 milhas da costa, e pior , numa área proibida...na Bacia de Campos, área petrolífera controlada e interditada a voos não autorizados pela Petrobras e pela ANAC...além de proibida a aproximações de embarcações pela Marinha.

Ao saber desses detalhes da operação  perguntei:  por que pescar numa área tão controlada e complicada?

A resposta veio do contratante: se você pretende bater recordes de caça submarina tem que pescar num lugar onde ninguém mais pesca !

Assim o briefing continuou e fiquei sabendo que teríamos que pular do helicóptero na água,  e pra isso passaria por um rápido treinamento em terra antes de embarcar na aeronave ao nascer do sol do dia seguinte. Fiquei sabendo também que o barco estaria posicionado a cerca de 5 MN da plataforma mais próxima (no limite externo sul da Bacia de Campos), e contra o sol para evitar a identificação da matrícula do helicóptero que teria voado a 50 pés da agua , com transponder desligado, para evitar a detecção do radar de controle de trafego aéreo de Macaé que controlava o trafego de helicópteros offshore portanto com ângulo de antena otimizado para detecção acima de 1000pes.


Caso a lancha fosse avistada a 5 milhas da plataforma....estava autorizada a usar velocidade máxima para sair da aérea restrita o que só ocorreria depois que o Navio Patrulha da Marinha , que estava em Macaé (50 MN do ponto), fosse acionado (sendo monitorada na frequência entre Petrobras e Capitania dos Portos).

Findo o briefing todos foram dormir se preparando para a “pescaria proibida” do dia seguinte.

O dia seguinte amanheceu com um problema: Uma camada espessa de nuvens colada ao mar chegando a 100 pés no topo, o que impedia a visualização do mar mesmo com céu limpo acima.


Não demorou muito para o comandante do barco, já posicionado antecipadamente, chamar o helicóptero, que ainda não havia decolado, numa frequência previamente combinada usando códigos cifrados, dizendo que na posição estava tudo coberto e sem visibilidade para fazer o desembarque aéreo dos pescadores.

Nesse momento todos os participantes ficaram de acordo em fazer uma tentativa já que o voo duraria cerca de 30 minutos. Nesse tempo as nuvens poderiam se dissipar com o aquecimento solar, ou abrir algum “buraco” que permitisse a visualização do barco pelo helicóptero. Ficou acertado que caso isso ocorresse na próxima meia hora o barco se posicionaria sob os raios solares que certamente estariam penetrando na camada de nuvens e passaria a posição GPS para o helicóptero. Não entendi nada, no momento, por que todo esse acerto foi feito no idioma português que eu não dominava. Só depois me esclareceram.

A aeronave decolou...e por cerca de 20 minutos voou a 100 pés raspando o topo das nuvens em total silencio radio e eletrônico .... até que o rádio soou : “colibri...tubarão...buraco ....(números cifrados correspondentes a LAT/LONG posição GPS) ...

A resposta foi apenas dois toques do gatilho rádio do cíclico!

10 minutos depois o helicóptero penetrou num buraco nas nuvens visualizando o barco, baixou para 25 pés da água e em menos de 1 minuto nós dois ( o contratante e eu) pulamos do helicóptero no mar ...e ao subir para superfície ... fizemos sinal de ok !... o helicóptero decolou e desapareceu no meio das nuvens. Nadamos até o barco e passamos o dia “caçando “ peixes sem maiores problemas. Regressamos para Cabo Frio ,ao por do sol na rápida lancha catamarã

A noite , no jantar na casa do contratante, os 4 homens  degustavam um delicioso dourado na brasa (pescado no dia) regado a vinho de primeiríssima qualidade...Eu impressionado com a precisão da operação,  coronel do exército israelense e ex mossad pedi a palavra e ofereci um brinde a operação que havia participado dizendo em inglês...: ”poucas vezes eu vi uma operação tão bem preparada e executada no meu pais ...parabéns !.. CHEERS!” 

Todos brindaram...mas o piloto não bebeu o vinho porque teria que estar pronto para voar a qualquer hora ...se fosse necessário.

Quando parecia que não haveria mais manifestações o orgulhoso contratante levantou-se e propôs um novo brinde...agora em português :

 Um brinde a Marinha do Brasil ...em particular ...ao esquadrão HA-1...e olhando para o piloto ergueu a taça....e disse SAUDE !

Não entendi nada ....mas brindei ....SAUDE ! “  



Após ouvir a emocionante história do meu novo amigo Veterano israelense , tomei um longo gole de Budweiser ... brindamos...novamente  SAUDE . Meu pensamento me transportou à São Pedro da Aldeia.....  



AVISO AOS NAVEGANTES :

Esta estória é pura ficção , produto da mente criativa de um pirata que não tem o que fazer e se diverte inventando estórias, não devendo ser levada a sério.

Qualquer coincidência com pessoas ou fatos reais é apenas uma mera coincidência 



10 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu amigo "Unknown"
      Obrigado pelo seu comentário.
      Curta esse produto de um dia chuvoso.
      Forte abraço

      Excluir
  2. !!כל הכבוד על תכנון טוב, דרישה חיונית לפיראט טוב

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro pirata Compa
      אין ספק. זוהי הדרישה הראשונה להצלחת כל משימה. כך אנו לומדים בבתי הספר הפיראטיים השונים בהם אנו לומדים.
      Siga me seguindo.
      Forte abraço

      Excluir
  3. Oi Barreira, como você gosta de causos aéreos lhe envio dois capítulos de minha biografia memórias de um velho aviador naval espírita por email já que o texto excede o permitido. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro pirata Lince Líder de outros tempos.
      Obrigado por tê-lo a bordo deste espaço literário "descompromissado".
      Seu e-mail será consultado, sem dúvidas "memórias de um AvN, ( espirita ou não ) são sempre matéria para boas estórias.
      Sinto-me honrado com a deferência.
      Forte abraço (cuidado com o gancho da mão esquerda)

      Excluir
  4. Titio estava com saudades das aventuras pirateanas. Beijos Nas.N.
    Abs

    Tuca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Sobrinho Pirata
      Já estava sentindo a sua falta...e dos "beijos nas.N.(sempre bom ser contido).
      Fiquei feliz com as ultimas notícias ... Parabéns e boa sorte.
      Precisamos comemorar.
      Forte abraço ...e beijos nas "sereias domesticas campineiras"

      Excluir
  5. Prezado Barreira. Não bastasse a fase maravilhosa que vivemos à época em SPA,a continuidade de encontros na Confraria, agora prejudicada pela pandemia, surge agora essa sensacional novidade, qual seja a de desfrutamos de estórias do nosso pirata alado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro "Unknown".
      Em primeiro lugar obrigado pelo comentário.
      A época de SPA é inesquecível para todos nós que lá vivemos. Os encontros na Confraria só nos faz dar continuidade daquela época , como bem ressaltou.
      Quanto as hi/estórias deste pirata, só tem como objetivo registrar de forma sadia bons momentos vividos ao lado de profissionais "excepcionais" com quem tive a sorte de conviver nos mais variados cenários.
      O tempo , tem o péssimo habito de apagar nossas lembranças , assim sendo me pergunto : por que não registra-las enquanto o tempo não as rouba de mim ?
      Isso é que chamo "Pirataria do Bem " (enganar o tempo....kkk).
      Obrigado.
      Forte abraço (companheiro não identificado)

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado