quinta-feira, 23 de junho de 2022

Pirata ....e o Gigante Adormecido

 Amigos da Pirataria Alada .......meu cordial Olá

Hoje diante desta imagem capturada da varanda do " My Son`s Home Resort", onde curtia um feriadão no Rio de Janeiro me vi meditativo sobre a razão da "dormência " a qual o nosso "Terra Braziles" está acometido.
Varias razões para o estado letárgico , que nosso Gigante verde amarelo se  encontra povoaram meu pensamento. Desde razoes históricas, geográficas e religiosas , passando por razões meteorológicas , políticas ,  econômicas  , genéticas , administrativa e por ai vai ... 


Triste por não ter concluído sobre a razão letárgica, resolvi mudar o foco e retroagir  a tempos mais movimentados e despertos do nosso Gigante , que envolviam uma parte específica do Gigante : o " nariz adunco " (perfeitamente definido da varanda do Resort), mais conhecido geologicamente como "Pedra da Gávea "  . 




Com este visual , me reportei aos anos 80 quando no comando de um Lynx cumpria uma missão com destino a  Ilha de Alcatrazes , onde a Esquadra executava exercícios de Tiro e aguardava o apoio de uma aeronave . Pousei no Aeroporto de Jacarepaguá para abastecer a aeronave readquirindo, o máximo de autonomia para a missão a ser cumprida em aguas do litoral norte paulista .
Quando já estávamos abastecidos "full", um Tenente do corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro , se aproximou de mim (meio que apressado e aflito ) e disse:

"- Comandante o senhor poderia nos prestar um apoio. Houve um acidente de Asa Delta próximo ao morro da Pedra da Gávea e estamos sem apoio aéreo. Se o senhor puder fazer um sobrevoo para identificarmos o local do acidente e desembarcar minha equipe vai ajudar muito "
Mesmo tendo um compromisso na ilha de Alcatrazes , avaliei a situação e me dispus a atender o aflito bombeiro. Afinal era uma emergência ! 
" Sobe ai que vou partir a aeronave e vamos decolar imediatamente ".
Disse incorporando o espirito Lince cooperativo. 
3 bombeiros embarcaram , cumpri os procedimentos e decolamos com prioridade autorizados pela Torre de Jacarepagua.
Ja em voo a primeira surpresa :
"- Comandante ... eu preciso pegar o restante da minha equipe na nossa Base ! " Disse pela fonia o Tenente Bombeiro.
" Equipe ... quantos ? Base.... onde ?" Perguntei surpreso.
" mais 5 bombeiros  na Base na Praia do Pepê na Sernambetiba" Respondeu o Tenente Bombeiro.

Rapidamente pensei : " estarei no meu limite de "peso máximo de decolagem" considerando pessoas a bordo , material e combustível total" ... além do dia relativamente quente ( terror da aerodinâmica de helicópteros). A situação começava a transformar a emergência , em conotação de catástrofe. Avaliei os riscos e ainda considerei aceitável, afinal envolvia "vida humana ".
O pouso , de um Lynx ,  na Base de Bombeiros na praia do Pepê teria sido um espetáculo inesquecível para turistas praianos , caso não tivesse sido quase um desastre com a quantidade de barracas de praia que saíram voando pelo movimento brusco de ar causado pela potente aeronave na aproximação final (mesmo que eu tivesse tomado todos cuidados  possíveis para evitar , tal situação ) . Já pousado na Base , enquanto aguardava o embarque do restante da Equipe de Bombeiros , fiquei imaginando a Foto de capa do "O GLOBO" , (jornal de maior circulação da época ) com a seguinte manchete:
" Helicóptero da Marinha , destrói o lazer de turistas na praia do Pepê ".
 Minha carreira estaria começando a acabar !

Com todos embarcados decolei usando toda capacidade no limite do Lynx , causando novas decolagens de barracas da praia acompanhadas por uma tempestade de areia no entorno. Como minha carreira já estava destruída , me concentrei no fato de estar contribuindo para salvar uma vida humana.
Sobrevoamos todo perímetro da Pedra da Gávea, sem avistarmos nenhum sinal do acidente da "asa delta" e seu piloto. Questionei o grupo de Bombeiros a bordo sobre a origem do acionamento e a resposta foi seca :
" Foi o pessoal da "Rampa de Lançamento" da Pedra Bonita que testemunhou o acidente ... o senhor pode pousar lá ? "
"Vou tentar " . Respondi já me arrependendo de ter me envolvido na situação.

Procurei um local viável para pousar . Não encontrei nenhum . Aproximei da estreita estradinha de acesso a Rampa , percebi tarde demais que não caberia um Lynx e quando tentei arremeter , percebi que naquela altitude ,  com aquele peso naquela temperatura , além de não conseguir pousar ....não conseguia ter potencia para subir . Suei frio ...comecei a tentar ganhar velocidade para ne manter no ar , sem tocar a copa das arvores que se aproximavam perigosamente do meu trem de pouso . Com ajuda do pouco vento de proa , consegui chegar a Rampa e mergulhei ( decolando tal qual uma asa delta... deve ter sido uma bela imagem para os turísticos observadores ).
Novamente voando em segurança (suando frio dentro do macacão e sob o capacete) , perguntei enfático:
"- Onde vocês querem que eu deixe vocês ? Tenho uma missão a cumprir e não posso me atrasar . "
" No alto Pedra da Gávea  ... comandante " . Respondeu o constrangido tenente Bombeiro
Ciente das condições particulares de peso, temperatura e potencia , aproximei da Pedra da Gávea ( nariz adunco do .Gigante Adormecido). 

Há um platô perfeito para pouso de um Lynx e observei na aproximação um único cidadão , sentado na borda do platô curtindo a , maravilhosa paisagem , num profundo estado de meditação  , curtindo um "baseado" e nem se deu ao trabalho de olhar a intensa atividade as suas costas , onde um Lynx pousado desembarcou 8 bombeiros equipados tentando salvar uma vida. Essa é a parcela da nossa "sociedade individual".
Decolei e fui cumprir minha missão na Ilha de Alcatrazes , um tanto frustrado e pensando no Gigante Adormecido.

Hoje , da varanda do "My Son`s Home Resort", com a imagem do "Gigante" no meu visual, me lembrei das palavras de um tal de Francisco Manuel da Silva , que dizia desde 1831:

"Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
– Paz no futuro e glória no passado.
Mas se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo
És mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!



Me pergunto :

" Até quando... esse Gigante permanecerá deitado em berço esplendido ?"
" Por quanto tempo...NOSSOS bosques continuarão tendo...mais vidas ? "
" Será que haverá PAZ no futuro... se esquecermos ...a GLÒRIA do passado ? "
" Se a JUSTIÇA , levanta a sua clava forte ... Será que teus filhos fogem a luta ? "

Estas são perguntas , para as quais aguardo respostas,  desde que fiz aquele pouso no nariz adunco do Gigante observando o cidadão curtindo o seu baseado (e lá permaneceu)....enquanto outros tentavam socorrer uma vida, em perigo.

 Com a palavra os cidadãos da Pátria Amada.







ACORDA GIGANTE ....  QUE O DIA JÁ RAIOU

10 comentários:

  1. Vamos despertar esse Gigante! Nem que seja com o roncar das turbinas do Lynx!!!!! Parabéns pela brilhante estória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Anônimo
      Obrigado pelo "elogioso ,( mas exagerado) cumprimento).
      Esse "gigante" deve ser despertado ... com barulho das turbinas de Lynx ... ou pelo barulho dos cidadãos conscientes , nas ruas ou nas praças da "Corte".
      Forte abraço do Pirata (cuidado com o gancho ...ele pode te ferir sem querer )

      Excluir
  2. Boa Noite Pirata Alado!
    Inusitada estória que traduz a competência do Pirata Alado em uma situação de emergência, evidentemente os riscos envolvidos só a vc couberam perceber, mas deu tudo certo e graças a DEUS nada de pior aconteceu, teríamos dito na nossa querida Marinha - BRAVO ZULU!!!
    É isso Amigo - Combater o bom combate!
    Go Ahead!
    Abração, GALVÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido e fiel seguidor Pirata Galvão.
      Ótima noite pra você também
      Mesmo sendo suspeito partindo de um amigo , muito obrigado pelo seu comentário.
      O bom combate é duro , como todos os são ....mas precisa ser combatido . Assim aprendemos na Escola de Piratas que nos formamos.
      Forte abraço meu bom amigo

      Excluir
  3. Caro Zé Barreira. Essa sua passagem na Pedra da Gávea eu não conhecia. Quanto a despertar o Gigante, só sei dizer que, no próximo 7 de setembro estarei na Capital Federal, ombreando com outros brasileiros patriotas, pleiteando um Brasil mais ético e mais justo. Se conseguiremos, não sei responder.
    Parabéns por mais uma bela estória.
    Forte abraço,
    Delfos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Pirata Alado e Lince Amigo Definho
      Por questão de justiça , declaro que meu parceiro e amigo Lince que atende pelo Call Sing de "camelão valente", era o meu 2P nesta empreitada . Acabo de ser relembrado pelo próprio. Descobri também que havia outro Lynx Ala comandado pelo (saudoso)"Justo Veríssimo" tendo como 2P o nosso amigo Lince e Pirata Alado "PP do Planalto " iniciando sua jornada piratesca. Os "alas" em questão , depois de abastecidos em Jacaré seguiram na missão deixando a missão de resgate aos meus cuidados.
      Quanto ao futuro 7 de Setembro , acredito que a voz do cidadão esclarecido e consciente , será alta suficiente para ultrapassar o som das turbinas aladas e suas consequências danosas a saúde....mas (sempre existe um mas ) se os ouvidos das autoridades constituídas do planalto se fizerem de "surdos" deverão ser alertados para procurarem uma consulta médica especializada urgente ,antes que percam outros dos "5 sentidos". Isso seria muito triste.
      Enquanto isso ... obrigado pelo comentário ansiando que o Gigante se eleve do seu "berço esplendido" demonstrando que seus filhos (pelo menos os éticos, honestos e justos ) não fogem a luta.
      Forte abraço meu amigo Pirata Alado ( o gancho você já conhece)

      Excluir
  4. Grande pirata alado.
    Uma bela história recheada de lances pitorescos, muita adrenalina, mas sobretudo muito coração.
    Bravo Zulu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro comentarista Anônimo
      Obrigado pelo elogio.
      Quanto ao coração , esclareço que es/historias contadas bela boca , são diluídas pelo vento com o tempo. As escritas pelas mãos , duram mais ... no entanto vão perdendo a cor com o tempo que envelhece as folhas escritas ou são queimadas para abrir espaço nas prateleiras modernas. Já as contadas pelo coração são eternas arquivadas na mente daqueles que sempre guardam espaços para assuntos que podem interferir na vida de todos, principalmente daqueles que tem" compromissos patrióticos " com uma Nação Gigantesca....adormecida.
      Forte abraço ( cuidado ....o gancho do braço esquerdo pode ser perigoso )

      Excluir
  5. Caro amigo Zé Pirata. Essa boa é representativa historinha bem reflete duas situações distintas. A primeira, é que um Pirata estará sempre pronto a contribuir para causas nobres, como a do bombeiro safo. A segunda é que Deus não colocou à toa o Gigante Adormecido na nossa terra. Um dia esse sono haverá de ser interrompido. Se não for pelo roncar dos velhos motores GEM, que seja pelo povo em 07/09 comemorando, em União, além do bicentenário da Independência, o sonhado caminho Liberal de um povo que deseja ver sua Constituição cumprida. De Niterói à Brasília, passando por Abolição e Santos, que todos saiam às ruas no 07/09, vamos acordar o Nariz de Adunco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro , fiel e consciente amigo Pirata Alado Compa.
      Você como brilhante observador apertou o botão certo : " INDEPENDENCIA ".
      7de setembro de 2022 estaremos comemorando 200 anos desta palavra meio esquecida pelo Gigante (talvez porque esteja dormindo demais )
      Como sempre , retroagi 50 anos , quando então nos anos dourados de 70 , este, então, jovem Pirata debutava empunhando um fuzil e ombreado a outros jovens Piratas desfilavam garbosamente pela Avenida Paulista, aplaudido de pé pela multidão feliz e orgulhosa para comemorar 150 de INDEPENDENCIA proclamada próximo daquela Avenida bandeirante , as margens do córrego do Ipiranga,
      Naquele dia eu marchava firme e orgulhoso empunhando a "ferramenta" que garantia a "ordem e o progresso" de todos aqueles que lutavam no dia a dia trabalhando para que o Gigante atento fosse reconhecido no mundo como " Milagre Brasileiro ". Todos aqueles que aplaudiam de pé tinham essa mesma consciência porque sabiam que não eram enganados por uma Constituição Democrática, que lhe oferecia o DIREITO de votar (se quisessem) nos seus representantes legislativos , que por sua vez elegiam os mandantes executivos de "apenas" dois partidos : ARENA (situação) e MDB (oposição). Este sistema eleitoral , naqueles anos dourados de 1970. era copiado da maior democracia do mundo . uma Nação chamada de Estados Unidos da América do Norte , que adota até hoje o mesmo sistema eleitoral , ou seja : " Eleição Indireta ".
      Já aqui , na terra do Gigante que dorme , nos dias de hoje , nós todos somos "obrigados" a acreditar que vivemos numa "democracia" onde não temos "DIREITO" de votar e sim "OBRIGAÇÃO" de votar , de acordo com a nossa Constituição. (caso contrário vc é PUNIDO com multa).
      INDEPENDENCIA ???
      DEMOCRACIA ???
      LIBERDADE ???
      ORDEM ???
      PROGRESSO ???
      Onde foi parar tudo isso ???

      Acorda GIGANTE !!!... você está dormindo desde 1988 e não percebeu o que fizeram com você.

      Valeu Compa e forte abraço ( o gancho você já sabe né? ....as vezes machuca)

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado