segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Pirata.... no PATROPI

 


Hoje acordei tarde e desconfortável.

A noite anterior caiu um aguaceiro aqui na minha Santos tropical e pensei : 

"- este aguaceiro vai limpar tudo ! "

Ledo engano ,,, percebi que tudo estava mais sujo que limpo e fiquei triste. No entanto tentei me confortar com a realidade , afinal , vivemos num "país tropical " e na primavera (meia estação ) as coisas são assim mesmo : acontece de tudo.

Não satisfeito com essa desculpa pensei :

"- Por que chamamos este país de "tropical ?....se a linha do Equador passa por aqui... deveria se chamar "País Equatorial ".

Fui relembrar a geografia ,,, e achei um "mapinha", que passei a analisar . 


Enquanto relembrava meus estudos acadêmicos, uma musiquinha (daquelas "chiclete") começou a tocar na minha mente , cuja letra dizia :  

Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza (mas que beleza)
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)

Eu tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza

Sambaby
Sambaby

Sou um menino de mentalidade mediana
(Pois é) mas assim mesmo sou feliz da vida
Pois eu não devo nada a ninguém
(Pois é) pois eu sou feliz
Muito feliz comigo mesmo

Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza (mas que beleza)
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)

Eu tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza

Sambaby
Sambaby

Eu posso não ser um band leader
(Pois é) mas assim mesmo lá em casa
Todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam
(Pois é) essa é a razão da simpatia
Do poder, do algo mais e da alegria

Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza (mas que beleza)
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)

Eu tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo
Tenho uma nêga
Chamada Tereza

Mó num pa tropí
Abençoá por Dê
E boní por naturê (mas que belê)
Em feverê (em feverê)
Tem carná (tem carná)

Eu tenho um fu e um viô

Sou Flamê
Tê uma nê
Chamá Terê
Sou Flamê
Tê uma nê
Chamá Terê

Cantarolando fui pesquisar detalhes desta letra e confirmei :  Escrita por Ben Jor em 1969.
Sorri intimamente quando vi a data e o nome do autor pensando : " Auge da DITADURA escrita por um cara chamado BEN....kkkk (tudo indica que era um cidadão feliz e sem problema de preconceitos )





.... mas o problema não era o Ben Jor e sim o TROPICAL.

Voltei ao mapa mundi. Depois de alguns segundos de observação percebi :

Países Equatoriais fazem parte daqueles menos desenvolvidos do mundo ( Porque não sei .... mas isto é fato)

Países Tropicais (Cancerianos ou Capricornianos) , são os mais desenvolvidos no mundo "globalizado". (por que ? também não sei )

O Brasil tem uma parte TROPICAL e outra grande EQUATORIAL (mas ninguém chama de "Pais Equatorial" . Será que sentem vergonha ?

Deixando de lado estas conclusões, continuei cantarolando " Pais Tropical do Ben Jor de 1969 ...curtindo a minha tristeza pelo "aguaceiro sujo" que se abateu na noite anterior e refleti :

"- Nada acontece por acaso  (segundo Richard Bach  , aviador e autor de Fernão Capelo Gaivota )"

Afinal :

" No fim tudo ... dará certo . Se ainda não deu certo ..... é porque ainda não chegou ao fim  ( segundo Pirata Alado , aviador e autor deste blog).

aos amigos .... um beijo no coração.

aos inimigos .... o rigor da vida se encarregará ,

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Meu caro Puro Malte-I
      Com muita tristeza no coração , agradeço o comentário.
      Como Pirata Veterano, só me restou cantarolar País Tropical ... e observar os fatos relembrando a "história" que foi escrita , que hoje vem sendo apagada pelos "modernos" meios de comunicação.
      Em algum momento da minha vida profissional eu li uma frase que dizia :
      " O TEMPO ...é o TEMPO que se TEM "
      Nunca esqueci esta frase .... e agora ,o TEMPO que tenho está acabando....portanto faço aquilo que ainda POSSO : cantar ... pensar. ... e por vezes ... escrever.
      Forte abraço meu amigo

      Excluir
  2. Respostas
    1. Meu caro amigo Anônimo Puro Malte II
      Ainda bem que valeu .... se não tivesse valido , eu ficaria muito triste ( e meu terapeuta ficaria muito bravo comigo).
      obrigado pelo comentário.
      Vou continuar "cantarolando" por aqui ...para não falar demais .
      um grande Beijunda

      Excluir
  3. Passada a ressaca, agora comento. O chopp amargo parecia falso, e fiquei pedindo ao garçon que me servisse outro, enquanto meus amigos investigassem o barril. E assim fui bebendo o amargo mesmo, quando eles voltaram confirmando: é verdadeiro, nós é que escolhemos esse ruim mesmo. O prb é que moramos num país tropical, abençoado por Deus etc etc, e a maioria não se preocupa com a marca da cerveja ou qualidade do uísque que consome. Gostos apurados não combinam com o paladar da maioria. Mas talvez se vivêssemos num pais equatorial, as conclusões seriam diferentes, de tão acostumados que estaríamos com as bebidas ruins. A propósito, depois do aguaceiro, ficou tudo limpo aí? Valeu, Zé, continue nos brindando com suas oportunas reflexões! Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro fiel e ressacado Pirata Alado Compa.
      O Equador pode atravessar o país como quiser (aqui neste país pode tudo ...até ladrão posar de "bonito"). Uns aceitam (os atravessados pelo Equador na sua pífia maioria) ...Já outros, nem tanto (os atravessados pelo Trópico de Capricórnio na sua imensa maioria ).
      O que fazer ???
      O tempo dirá !!!
      "O tempo é o tempo que se tem "...assim aprendi numa certa ESCOLA que frequentei.
      "A luta continua ...comp...ops, combatentes "
      Abraços piratas !

      Excluir
  4. A última eleição deixou claro que temos um Brasil Tropical e outro Equatorial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu caro Pirata Alado planaltino Ipanema .
      Será que dá altura ai do Planalto , vocês ainda não tinham percebido isso ?
      Ai eu pergunto : o que essa turma da "cabine " do plano piloto fica fazendo ?
      voando em céu de Brigadeiro sobre as nuvens ? ...tem gente precisando varar a camada e dar uma olhada no Patropi .
      obrigado pelo comentário.
      Forte abraço ( cuidado com "as ovelhas negras planaltinas" ... elas podem estar disfarçadas de "donos da verdade !!! ")

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado