sábado, 13 de janeiro de 2024

Pirata ... recordando Austrália (parte 3)

Amigos da Pitaria Alada ... meu cordial :
                "Hi Fellows" (again).

Esta "parte 3" da Temporada Austrália tem um tom mais "turístico"(digamos assim) , não menos "profissional" ( é bom que se diga). 

Começando pelo voo de Brisbane para Whitsunday.
A internet nos define Whitsunday assim  :

Whitsundays, Austrália: paraíso tropical com mais de 70 ilhas, praias belíssimas e do lado da Grande Barreira de Corais. Destino perfeito!
A região de Whitsunday é uma área do governo local localizada em North Queensland, Austrália. Estabelecido em 2008, foi precedido por duas áreas de governo local anteriores com uma história que remonta ao estabelecimento do governo local regional em Queensland em 1879.

Eu classificaria como : A "Buzios" Australiana , perfeita para as pretensões do Chefe Beto patrão.
 
Assim sendo vamos estuda-la para juntar conteúdo para o relatório.
Partindo de Brisbane , as paisagens maravilhosas da costa leste da Austrália começaram a desfilar sob nosso visual. Cor da agua azul turquesa cristalina , ilhas da Grande Barreira ao largo ... e praias ... muitas praias lindas ... e desertas.
Continuamos apreciando a paisagem com as descrições detalhadas do meu amigo Haydn copilotando , feliz da vida o SeaBaboon.
Nos aproximamos do destino final naquela tarde fenomenal quando nos aproximamos do aeroporto de Whitsunday.



-"Whaytsundy ...Hi.VP-BFL from Brisbane visual 500 pp..with 3 in POB...5 out...instructions.".Disse na fonia , meu copiloto sem muita formalidade.
-"Hi...Assie...Welcome...again to Whitsunday...calm wind accuse final my friend". Recebemos a resposta do aeroporto , reconhecendo o sotaque de quem transmitiu o primeiro contato. Senti que estava bem acompanhado. Retomei os comandos pra pouso e transmiti :
-"VP-BFL ...Visual with the track in the final". Pousamos em Whitsunday, para um "merecido descanso".

Nos estabelecemos num Hotel com vista para o mar na simpática cidade , Naquela noite fomos comer uma pizza nós três ( Haydn , Humberto e eu). Entre uma cerveja e outra , Haydn disse que voltaria para Cainrs no dia seguinte pois tinha compromissos e reuniões com outro amigo . Disse que participaria do próximo Rali Paris -Dakar , como navegador do amigo. O famoso Rali seria realizado a partir 1 de janeiro 2011 na Argentina e Chile , e tinham alguns acertos para fazer no carro.
Para quem não sabe o que é o Rali  Dakar 2011, a internet diz o seguinte:
O Rali Dakar 2011 foi a 32ª edição da corrida de rali mais exigente do mundo. Ocorreu entre 1 e 16 de janeiro na América do Sul pelo segundo ano consecutivo, após o cancelamento do 2008 por ameaças terroristas na África. A empresa francesa ASO (Amaury Sport Organisation) foi a organizadora do Dakar, que percorreu terras argentinas e chilenas.

De Posse desta informação, imaginei todos ´preparativos que envolviam tal empreitada do outro lado do mundo (próximo ao Brasil). Como iniciaria em 1 de janeiro de 2011, logo em setembro de 2010 , o tempo seria curto. Entendi a preocupação do Haydn, e brindamos a isso. 
-"Don't worry my friend. I've already learned enough from you to get by here.
Since you're going to Argentina... if you have time, spend a few days in Brazil as my guest". Disse sinceramente.

-" Thank you my friend, I will consider your proposal in consultation with Kim, my fiancée".
Tomamos a "saideira" e fomos para nossos quartos. 



O dia seguinte amanheceu com sol entre nuvens. Aproveitei durante meu banho matinal para lavar algumas roupas de baixo , durante o banho e coloquei para secar sobre uma mesa da varanda sob o sol.


Acessei o frigobar do quarto para beber um leite gelado acompanhado de biscoitinhos , e ao retornar a sala me deparo com um "invasor" do apartamento. Era uma linda Cacatua em busca das migalhas do biscoito que degustava no momento, De susto passei a admiração da alva ave. (é uma arara branca...típica da fauna australiana). Estabelecemos uma relação cordial  movida a degustação partilhada dos meus biscoitinhos.
Aproveitei o sol e flui desbravar a cidade , com pouco movimento fora de temporada. O lugar era simpático e demonstra semelhança a nossa Búzios.
Comercio turístico e um parque litorâneo bem cuidado e organizado seguido de bela praia,
O Haydn ja havia nos deixado e dediquei o dia a "vagabundagem " de observação da minha varanda . As nuvens anunciavam mal tempo futuro. O  dia seguinte amanheceu com chuva,  e novos visitantes molhados. Um casal de periquitos australianos pousados na minha mesa da varanda , indicavam amizade com a Cacatua do dia anterior e demonstravam claramente desejo pelo meu biscoitinho. Mantendo o meu bom relacionamento com a fauna local, providenciei rapidamente a fonte de desejo daquelas aves ,,, o meu biscoitinho que selou nossa nova amizade, de comum acordo. Ofereci uma toalha para secar o simpático casal, que foi respeitosamente recusado.

Resolvi ligar para o comandante Wayne do Karima , comunicando a minha intenção de regressar a Cairns no dia seguinte para que preparasse meu pouso a bordo. Ele me comunicou que seria impossível meu pouso a bordo : 
-" Impossible. The Karima is being prepared to receive the boss and the helicopter hangar is being used to store cleaning materials. Leave the helicopter at the airport.". Foram as palavras do Wayne Canguru.
Confesso que não gostei do tom autoritário que nunca havia sido usado comigo antes... mas respondi :
-" Ok Wayne ... see you tomorrow,"... e desliguei.

Aquela conversa não saiu da cabeça durante o dia todo, o que só foi amenizado pela foto que recebi de madrugada da minha neta Lelê completando 6 meses junto a sua amiguinha Mel.
Humberto e eu , desfrutamos o sol no terraço do nosso hotel e conversamos sobre as consequências do nosso hangar estar sendo utilizado como "paiol" de material de limpeza. O Humberto demonstrou preocupação com nosso hangar (domínio dele)por conta de ferramentas e fluidos hidráulicos e óleos específicos de aviação , incompatíveis com qualquer tipo de contaminação. Era uma situação preocupante. Decidimos voar logo para Cairns para estar em loco , gerenciando a situação.

No dia seguinte de deixamos a paradisíaca  Whitsunday e suas aves exóticas (minhas amigas e amantes dos meus biscoitinhos ).
 O regresso para Cairns foi observando os melhores pontos da Grande Barreira visando assessorar o Chefe Beto para o melhor posicionamento do Karima , durante a Temporada Austrália dele e sua família.
-" Cairns...good afternoon...VP-BFL...helicopter As-350 B2...from Whitsunday to Cairns Airport...with 2 on board...visual 500 feet...5 out...instructions", Transmiti ao me aproximar.

-"Good afternoon VP-BFL... calm wind... I have you on the radar... free approach to the helicopter parking yard without interference with the runway... accuse final". Foi a autorização de Cairns.

Pousamos , trancamos  o SeaBaboon com a capa de para-brisas , protegendo o interior e painéis, do sol. ... e fomos para o Karima atracado no cais da Marina. Foi lá que uma nova história começou ...




 (a nova história será contada na Parte 4 (epílogo) da temporada Austrália ).
See you soon 

8 comentários:

  1. Prezado Barreira! A estória continua muito interessante e já estou curioso para saber o que rolou, na volta a Cairns, com o "folgado" do Wayne, então Comandante do Karima. Abração, Delfos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Delfinho,
      Obrigado pelo comentário. O fim ...da estória está próximo ! (já sendo escrita)
      Forte abraço .. . meu amigo.
      Ass: Pirata Alado

      Excluir
  2. Respostas
    1. capitulo 4 ... ja no forno. Obrigado abraço

      Excluir
  3. Na sua escuta para o próximo episódio ... abração
    Wilson

    ResponderExcluir
  4. Prezado Mestre Pirata Alado Wilson.
    Obrigado por manter a escuta.
    O "Epílogo" está pronto e sendo editado para lançamento no dia 18 durante o "almoço de autógrafos" kkkkk no Piraquê.
    Conto com sua presença.
    Forte abraço. (cuidado com o gancho).
    Ass: Pirata Alado

    ResponderExcluir
  5. Caro Pirata, com 4 episódios já pode virar minissérie da TV Kangourow. Esse Cmt parecia estar mais preocupado com o kaol nos amarelos do que o pronto do SeaBabon. Curioso pra ver o Gran Finale, e se o Imperador dos 7 Mares foi pro paredão ou não. Hugs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Compa
      Ainda não consegui dominar a técnica do URL, como você. t
      Tem hora que funciona outras não (como agora).
      Obrigado pelo comentário e amanhã a "mini séria" chega ao fim com a publicação da "Parte 4- Epílogo " no almoço da Confraria. Depois da publicação , estarei disponível para "autógrafos" , (como no lançamento de uma "obra literária" ...kkk). Amanhã o mistério finale (se Gran não sei) ... veremos. Conto contigo.
      See you tomorrow (I hope).
      Hugs from Pirata Alado

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado