quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Pirata.... recordando Austrália (parte 2)


 Amigos da Pitaria Alada meu cordial "Hi Fellows"

Como prometido , estou voltando para dar continuidade na Parte 2 desta "Temporada de Austrália ".

Na Parte 1, eu já havia decolado da Nau Karima no comando do SeaBaboon , copilotado pelo meu novo amigo Haydn e transportando o Humberto (fiel escudeiro mecânico de Marinha e principalmente amigo).

(parte 1 ... para quem não viu 👇 se quiser ver)

https://pirataalado.blogspot.com/2022/11/pirata-recordando-australia.html

 O objetivo deste primeiro voo seria de sobrevoar a famosa Great Barrier e depois um abastecimento num pequeno aeroporto próximo , para ao final do dia pousar na fazenda do amigo do Haydn , para pernoite.

Assim decorreu a decolagem :

-"Cairns... Good morning,

AS 350 B2, VP-BFL on board the Motor Yacht Karima, with 3 on board, 3 hours of autonomy and visual flight plan to Whitsundey Airport...ready for takeoff....requests authorization "

Transmitiu o Haydn com autoridade , cumprindo sua função.

-"Good morning VP-BFL. Welcome to AUSTRALIA. The wind is calm and its takeoff is authorized for the southeast sector without interfering with airport traffic.....Stay visual at 500 feet....Have a good flight." Foi a pronta resposta de Cairns.

-"VP-BFL......aware of instructions..taking off.", Respondi e decolei. Estava começando , de fato, a minha Temporada Australiana

Segundo o Google (na Internet) A Great Barrier Reef (oficialmente chamada) assim é descrita :

A Grande Barreira de Corais, ao largo da costa de Queensland, no nordeste da Austrália, é o maior organismo vivo da Terra, visível até mesmo do espaço. O ecossistema de 2.300 km de extensão compreende milhares de recifes e centenas de ilhas feitas de mais de 600 tipos de corais duros e macios. Abriga inúmeras espécies de peixes coloridos, moluscos e estrelas-do-mar, além de tartarugas, golfinhos e tubarões. 

Confesso que por algum motivo a frase (destacada em negrito) desta definição me causou um interesse maior em sobrevoa-la (não sei por que ?).😇

Na verdade o "patrão" Chefe Beto havia determinado que assim fizesse colhendo informações para uma futura visita a bordo do Karima .

       
 

Logo depois da decolagem as imagens da Grande Barreira começaram a desfilar sob nossos olhares fascinados. A cor da agua e as formações lembravam nosso "Abrolhos". Vimos imagens lindas a ponto de me incentivar a passar os comando do SeaBaboon para o Haydn com dois objetivos : primeiro testa-lo quanto sua "proficiência" de piloto e em segundo (se confiasse na proficiência do meu copiloto) aproveitar a paisagem. Os dois objetivos foram alcançados. Quanto a proficiência de voo num Esquilo .... foi ...aceitável num primeiro contato com aquela maquina...quanto a paisagem ... foi ... acima da média. 

Depois de curtirmos por muito tempo as belezas do voo , meu GPS já alertava que deveríamos nos aproximar de terra com proa do aeroporto SHUTE HARBOR...e para lá nos dirigimos. Pousamos no pequeno aeroporto turístico de Whitesunday, com rápido e eficiente abastecimento e decolamos em seguida para a fazenda do Amigo de Haydn. Foi um voo tranquilo observando o lindo litoral australiano , até vislumbrarmos Bigginden (cidade próxima a fazenda).

Retomando os comandos sobrevoei a fazenda que não tinha heliponto , escolhi uma área entre as árvores  e pedi ao Haydn pata executar o pouso ( me mantendo atento). Rapidamente me arrependi porque senti que ele não estava confortável com as "rápidas" reações do Esquilo SeaBaboon. Serviu para que eu soubesse exatamente como se portaria meu copiloto australiano nos comandos , caso eu precisasse numa emergência. Pousamos sem maiores problemas,




Na fazenda , fui apresentado ao "Ozzie"( uma gíria australiana para descrever os próprios australianos e, menos comumente, a Austrália. O termo se assemelha à palavra "brazuca", ...).

-"Nice to meet you.... Pirata ".Me apresentei formalmente.



-"Hi Pirata", Respondeu o Ozzie me deixando a vontade, convidando a sua varanda para um "chá da tarde australiano" (mais conhecido como cerveja).
Na varanda a Olivia fez as honras da casa. (ao ser apresentado a Olivia , me lembrei do Popeye mas nada comentei). 
Naquela noite fomos comemorar esse inusitado encontro num .... "Pub" (como não podia deixar de ser. Entre muitas cervejas, a Olivia e o Popeye (ops Ozzie) falaram tudo sobre a fazenda deles de produção de "feno" (alimento de animais durante períodos de pouca chuva)...o Haydn contou suas experiências aéreas profissionais de inspeção de cabos de transmissão de alta voltagem, , além da sua briga com um crocodilo (eu já ouvi esta estória em algum lugar) com o testemunho do Ozzie. O Humberto contou sobre o tempo de Marinha voando SeeKings ....e o Pirata não podia ficar atrás. Contei sobre minhas experiências de Marinha , como pouso a bordo de Submarino ... mais recentemente como pirata alado com entrada  na cratera do vulcão de Tambora  na Indonésia , com o testemunho do Humberto. Sob o efeito do álcool ninguém sabia quem mentia mais. O importante é que foi muito legal aquela noite , típica de cowboys australianos.
No dia seguinte decolamos da fazenda de Ozzie & Olivia e fomos para o aeroporto turístico de  Sunshine Cost. La abastecemos e fomos de carro, conhecer o famoso Zoológico Australiano de Steve Irwin.

Para quem não sabe quem foi Steve Irwin a Internet diz o seguinte : 
Stephen Robert Irwin, conhecido como O Caçador de Crocodilos, ou apenas Steve Irwin , foi um naturalista australiano especialista em animais selvagens e celebridade televisiva. Ele adquiriu fama mundial através de seu programa O Caçador de Crocodilos (1996–2007), co-estrelado por sua esposa, Terri Irwin. Com ela, ele também foi co-proprietário de um zoológico na Austrália fundado por seus pais. Morreu em 2006, aos 44 anos, após ser atingido fatalmente por um ferrão de raia no coração.
Foi um passeio imperdível para conhecer a variedade de animais exóticos que vivem naquela grande ilha (além da triste história do Steve que foi o inspirador do personagem "Crocodilo Dandee".
Interagi com cangurus e coalas , mas este espaço não seria suficiente para mostrar todas fotos desse dia. 
Assim o " filminho" do Pirata no youtube continua a disposição :


De Sunshine Cost , pousamos finalmente no Aeroporto de Brisbane , onde no dia seguinte apresentaríamos o SeaBaboon para a demorada inspeção de 600 horas na Eurocopter,
Nos hospedamos em Red Cliff bairro de Brisbane próximo ao Aeroporto .

O trabalho começou . O Haydn  tinha que voltar para Cairns . Paguei o combinado e ele pediu que eu o avisasse quando o SeaBaboon estaria pronto para voltar a Cairns , porque ele gostaria de voltar comigo. Disse que eu não precisaria mais da ajuda dele . Já me sentia capaz de voar sozinho na Austrália.
-"I loved the trip. If you want me to pay for the flight....I'll pay!" Disse o Haydn com cara triste
-"Get out of here... I'll let you know when I'll be back... fucking Australian pilot. Thanks ! and... Have a good flight back my friend ". Eu disse pra ele com cara brava.
Nos abraçamos e ele foi pegar o voo.

Na EUROCOPTER, o SeaBaboon começou a desmontagem com a supervisão do Humberto, enquanto eu tratava da parte financeira e burocrática da inspeção. No escritório , o meu interlocutor me perguntou? :
-"A few months ago I met a Brazilian who flew this aircraft. He was here offering to join our Eurocopter Team. He left a contact in New Zealand where he is living. Do you know him ?"

-" I know him...but we haven't spoken since 2008 ". Respondi sem maiores detalhes quando recebi o contato do "brasileiro".



Enquanto essa fase se desenvolvia fui conhecer os arredores de Red Cliff. Descobri uma trilha de caminhada próxima ao meu hotel e fui desfrutar a vizinhança. Havia de tudo : comercio fácil, praia natural e artificial, vegetação diversa com arvores e flores , pássaros e grande quantidade de Cacatuas empoleiradas , (cenário de filme ), Fiz compras para abastecer o quaro do hotel que seria a minha Base por alguns dias . A trilha leva a varias atrações parques e em todas eu sentia ... "bem estar que uma sociedade desenvolvida desfruta". No dia seguinte , acompanhado do Humberto , de carro exploramos uma area montanhosa um pouco mais distantes , A sensação de bem estar se ampliou. Tudo bonito, limpo e organizado . conhecemos pessoas simpáticas e prestativas.



Vimos cachoeiras de agua limpíssima , bares em locais estratégicos com vista panorâmica deslumbrante da região, arvores de troncos exóticos e folhas de plantas naturais que jamais havia visto (características de uma Ilha Continental isolada ) . Eu estava trabalhando ... mas parecia turismo bem remunerado ! 

Na Eurocopter os trabalhos continuavam e eu visitava a oficina pela manhã e a tarde me dedicava a conhecer detalhes uteis a minha missão profissional. Aguardando a previsão de prontificação dos serviços para executar o voo de recebimento, se tudo de acordo , acertar o pagamento ,avisar o Haydn sobre minha intenção de regresso e...finalmente dar o meu "PAPA OSCAR" ( pronto para operar ) para o patrão Chefe Beto .




Resolvi conhecer Brisbane.
Brisbane é uma cidade linda cortada pelo sinuoso rio que dá nome a cidade .
A primeira coisa que me chamou atenção foi a "praia artificial" no centro comercial da cidade conhecida como "Street Beach". 



Nesta praia artificial, nos dias uteis ,os trabalhadores do centro da cidade , na hora doa almoço, aproveitam para curtir uma "prainha".









Outra novidade que me chamou atenção foi a linha regular de transporte fluvial , executada com rápidas lanchas catamarã (dois cascos) em horários regulares e constantes . (rápidos e eficientes ... coisas de primeiro mundo) . Como Brazuca Paulistano senti inveja... e me imaginei cruzando Sampa pelos rios Tietê - Pinheiros ! (quanta imaginação Pirata). Além disso a arquitetura  moderna e atrações de lazer chamavam a atenção.
Tudo funcionava com praticidade e limpeza.
A moleza estava acabando. Um dia fui chamado a Eurocopter. Me preocupei ( sem razão).......
Queriam me mostrar as condições da transmissão do SeaBaboon aberta ....e Humberto e eu recebemos um elogio do responsável pela inspeção do VP-BFL.

-" Congratulations to you. This aircraft is accompanied by Eurocopter for being "unique". It does not have a fixed base. It remains based on a boat with intense exposure to salinity. Performed all inspections provided by the manufacturer. This occurred in Cannes - France, in Athens - Greece, in Itajuba - Brazil, in Santiago - Chile, in Kota Kinabalu in Borneo - Malaysia... and now finally in Brisbane- Australia. There is no precedent like this...
The aircraft is in excellent condition as shown in this transmission.
Please accept my greetings".

-" Thank you ... Sir ". 



Foi a única resposta que me ocorreu  me esforçando para conter as lágrimas , com a imagem da minha netinha Lelê no Brasil (Ela já estaria completando 6 meses , e eu estaria longe... muito longe). Saudade!!!

 Era um sentimento novo pra mim. A Pirataria Alada estava me cobrando um alto preço. Comecei a questionar se estaria disposto a pagar.


O SeaBaboon estaria pronto em breve. Avisei ao Haydn que disse que compraria uma passagem aérea mais barata e que para isso teria que esperar o melhor momento da compra , (naquela época eu nem imaginava como isso se passava. Já hoje eu entendo ).  


Finalmente  depois de 2 semanas na Austrália o SeaBaboon estava pronto para voo Check de aceitação . O Haydn já havia chegado mas não permiti que fizesse o voo de aceitação comigo. Preferi que o Chefe dos pilotos da Eurocopter me acompanhasse. (experiência adquirida no recebimento de helicópteros da Marinha em 1987 na antiga Aérospatiale , em Marignane -França).
Decolamos de Brisbane com proa sul sobrevoando as maravilhosas praias da costa leste australiana via
a Golden Cost até "Surfer Paradise", Simplesmente lindo voo !



Tudo ocorreu bem no voo , e assinei o recebimento , reconhecendo a qualidade técnica do serviço executado. 
Feliz com o resultado passei mensagem para o Chefe Beto :
-" Chefe ... SeaBaboon PAPA OSCAR . Retornando Karima ... aguardo instruções ".
-" BRAVO ZULU. Previsão inicio operações 8 de outubro em Cairs , abraço. "

Chefe Beto foi "curto" e reconhecido pelo bom trabalho realizado , como sempre no nosso relacionamento  profissional nos últimos 10 anos.

Com isso eu teria cerca de duas semanas para retornar para Cairns e preparar tudo para receber os patrões naquela Temporada Australiana,

Decidi passar uns dias em Whitsunday ( balneário famoso) e ponto de apoio logístico perfeito para a Nau Karima durante o período de "turismo familiar e caça submarina do Chefe Beto .. na.Grande Barreira (se autorizado)".

-"Brisbane good morning.
VR-BFL ...AS 350B2 helicopter...in the Eurocopter yard... 3 hours of autonomy...with visual flight plan...500 feet to Whitsunday...with 3 on board...I request instructions". Transmiti para torre de Brisbane Airport.

-"VP-BFL... good morning.
Calm wind...authorized activation and takeoff to the eastern sector without interference with traffic...maintaining 500 feet....activate the transponder xxxx"
Have a good flight... and enjoy the scenery.". Foi a simpática autorização da torre.

-"Brisbane ... Thanks ....VP-BFL ...taken off...
have a good day".

Decolamos de Brisbane com proa do simpático aeroporto de Whitsunday ,

Estava iniciando a Temporada Austrália (parte 3)... see you later. Hugs





 

11 comentários:

  1. Prezado Anônimo da família Anônimo
    Obrigado pelo comentário elogioso. No entanto o problema de "anonimato" deste blog continua...assim sendo permanece a necessidade de "assinar" no texto o comentário.
    Obrigado
    Anbraço do Pirata Alado

    ResponderExcluir
  2. Pois é, caro Pirata, tudo tem um preço. As deliciosas e inesquecíveis aventuras nesse seu trabalho começou nessa epoca a mostrar uma amarga fatura - a distância da família. Mas que vc trouxe dessa época boas historinhas, ah... isso é bem verdade. Hugs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Compa ... aprendi sua técnica de identificação nos "comentários".
      Valeu a dica : "Comentar como URL"
      Abraço do Pirata

      Excluir
    2. Grande Pirata Alado Compa.
      Como sempre ... "tudo tem um preço ". Por tempos adiei contar esta história, muito por conta do preço pago. No entanto , esse preço alto , rendeu , além de historias .... boas memórias ... conforto ... experiência .... bons amigos e liberdade ! Se colocar tudo isso na balança da vida.... pesou no prato "poisitivo".
      Melhor assim.
      Obrigado pelo comentário´
      Fraterno abraço ...do Pirata Alado (seu amigo)

      Excluir
  3. Isso que eu chamo de aventura! Muito bom Zé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 18:29
      Obrigado pelo comentário. Minha dificuldade continua .... não consigo identificar o autor sem identificação no Texto...
      Abraço ou beijo ...dependendo se Anônimo ou Anônima
      Ass : Pirata Alado

      Excluir
  4. Caro amigo Barreirra
    Sensacional sua experiência no outro lado do Globo Terrestre, a fantástica Austrália, com sua fauna exótica, o mar de coral, e as belas paisagens costeiras. País de primeiro mundo que não tive oportunidade de conhecer. Seu papo fonia em inglês me transportou para nossos voos de recebimento dos Super Pumas em Marignane. Lembra daquele pouso nos Alpes cobertos de neve. Só imagino sua falta da família e da sua netinha recém nascida. Obrigado por mais outra bela narrativa de suas aventuras do "Pirata ado"
    Meu abraço amigo
    Athayde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Amigo Athayde.
      Essa nossa vida de "Piratas" do bem nos oferece uma gama de experiências inesquecíveis. Não conheço atividade profissional que ofereça tanto. Como esquecer aquele pouso "Alpino" que fizemos de Super Puma em Mont Blanc ( para ser mais exato). Tenho um poster pregado na minha "caverna do Lince particular". Mas o melhor de tudo são as companhias amigas desses eventos. Voce faz parte disso , meu amigo.
      Obrigado (mais uma vez) pelo sensível comentário.
      Abraço fraterno do Pirata Alado

      Excluir
  5. Aguardando o terceiro episódio da série Australia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro seguidor Athayde....o terceiro episódio está em produção. (O Pirata está com dificuldade de encontrar mão de obra escrava , depois da Abolição....kkk).
      Abraço
      Ass : Pirata Alado (anônimo)

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado