quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Pirata.... recordando Austrália ( Parte 1)

 

Amigos da Pirataria Alada ...." Hi Felows Redears" 

Ah ... Austrália ... aquele outro grande "País Tropical" do outro lado mundo (que diferença !).

Este país de tantas recordações é definido pela internet da forma abaixo:

A Austrália é um país continental cercado pelos oceanos Índico e Pacífico. Suas principais cidades, Sydney, Brisbane, Melbourne, Perth e Adelaide, são costeiras. Sua capital, Camberra, não é litorânea. O país é conhecido pela Sydney Opera House, pela Grande Barreira de Coral, pelo vasto deserto interior chamado Outback e por espécies animais únicas, como cangurus e ornitorrincos.

Independente da definição da internet , eu defino o país como:

"Um país com padrão de vida dos Estados Unidos , com cultura da Grand Bretanha e com a alegria do Brasil

A  Austrália entrou na vida deste Pirata por culpa dos Piratas da Somália , como já tive a oportunidade de explicar em outro post específico sobre esse assunto.

https://pirataalado.blogspot.com/2021/11/piratae-os-piratas-da-somalia.html 

Há algum tempo , um leitor australiano deste  Blog ( Haydn ) fez um comentário elogioso , dizendo que se algum dia eu fosse a Austrália , ele gostaria de me conhecer, já que era , também,  piloto de helicóptero

Depois que os piratas da Somália inviabilizaram nossa (minha e da Nau Karima ) ida para a África do Sul , recebemos a ordem do Patrão Beto para invertermos o rumo. Partindo das Maldivas , nos dirigirmos para a Austrália aproveitando no caminho algumas paradas na Indonésia. Essa novidade teve o lado bom (curtir Bali , os dragões de Komodo e outras peripécias da Indonésia , mas ,,,criou um grande problema técnico para mim. : cancelar a inspeção de 600 horas do SeaBaboon (inicialmente marcada para EUROCOPTER Johanesburgo (África do Sul) e tentar agendá-la para EUROCOPTER Brisbane (Austrália) . 

Problema identificado, parti para a solução, 

Eu não tinha a menor ideia de como seria conseguir visto australiano e licenças de voo naquele grande país. A bordo do Karima a minha única ferramenta seria a Internet. Me lembrei do Haydn , novo amigo seguidor deste Blog..

-"Dear Haydn... I'm going to Australia and I'll need your help!" Enviei a mensagem.

A resposta do Haydn foi imediata.

-""Okay. You can count on me. Tell me when you will arrive and which port you will dock in.

Fiquei mais tranquilo e fui buscar as informações junto ao Comandante Wayne Willian (pirata australiano) do Karima (conhecido como Wayne Canguru ). Ele ainda não tinha feito o planejamento e dependia das aprovações do Patrão Beto (brasileiro).


O ano de 2010 já havia iniciado pra nós na Índia . Minha querida Neta Letícia acabara de nascer em março em São Paulo , quando tive oportunidade de estar no Brasil . Depois da temporada na Indonésia ,durante a Copa de futebol de 2010 , voltei ao Brasil quando recebi a ordem de ir para Cairns (cidade natal do Pirata Wayne Canguru, a nordeste da Austrália)

No Brasil , curtindo por vezes minha neta em São Paulo consegui contatar a EUROCOPTER Brisbane com ajuda da Helibras e agendei  a inspeção de 600hs do SeaBaboon para setembro de 2010. 

De posse dessas informações  mandei mensagem para o Haydn :

-"Dear ,Haydn M.Y. Karima docks Cairns in August When I arrive I will contact you. Hug ".

-"CAIRNS ???... I live in CAIRNS . Welcome to my home ".

Foi a imediata ... e emocionada , a resposta do meu novo amigo australiano.

Consultei o Google Earth para estudar a rota Cairns - Brisbane . Me preocupei porque verifiquei que seriam cerca de 7 horas de voo de SeaBaboon , num pais que não conhecia , onde haveria intenso tráfego aéreo. Vou precisar muito do Haydn (pensei).

De posse do visto Australiano retirado via Internet, sem maiores burocracias (comecei a gostar da Austrália) e das licenças de voo obtidas pelo despachante do Karima em Cairns iniciei meu deslocamento, no fim de agosto, de São Paulo para Cairns nas asas da Aerolíneas Argentinas num voo transantártico de 15 horas, depois da escala em Buenos Aires e escala em Sydney.


Cheguei de madrugada e a Marina Point. Havia um grande portão isolando o Pier de Big Boat onde o Karima estava. Não havia ninguém .... " escalei e pulei " o grande portão.... não apareceu ninguém .... e fui para o Karima . Havia um único marinheiro a bordo. Fui para minha cabine, passei uma mensagem para o Haydn : "Dear Haydn,I'm on board with Karima"... e dormi exausto da longa viagem pensando :

"Pais de primeiro mundo ...é outro departamento".

 

No dia seguinte fui chamado por um marinheiro , dizendo que eu tinha visita.  Era o Haydn.

-"Hi PIRATE !... nice to meet you ", Foi o cumprimento do Haydn ao me ver.

Respondi no mesmo tom ao vê-lo pessoalmente. (achei-o parecido com o famoso "Crocodilo Dandee").

     
 X

 Batemos um longo papo cheio estórias (de ambas as partes) . Ele contou as dele envolvendo "crocodilos" e eu envolvendo "anacondas e onças pintadas".... Depois de muitas cervejas , eu o contratei como "co-piloto navegador " (tipo prático aéreo) para o deslocamento até Brisbane.


Tiramos o SeaBaboon do "casulo naval" (hangar do Karima ) e o montamos juntos, Por sugestão do meu novo co-piloto , concordamos fazer o percurso em duas etapas. Aproveitaríamos para um sobrevoo de reconhecimento na famosa Great Barrier (área de interesse futuro,  do patrão Beto caçador de peixe). Faríamos um pernoite na fazenda de um amigo dele no meio do caminho em Bigginden.

Tudo pronto, partimos para aventura Australiana ( Eu no comando e Haydn na fonia além do Humberto fiel escudeiro do Pirata de passageiro ).
Assim começou a Temporada Austrália
Aguardem para breve a "Parte 2 "

Por enquanto 👇... só este filminho do Pirata na Austrália ... para distrair

https://www.youtube.com/watch?v=QglKJ4EeP_c

ABRAÇO do PIRATA


19 comentários:

  1. Lembrei da estória, realmente tem um final triste ( sem querer dar spoiler). Mas a estória é muito boa! Parabéns Zé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida comentarista Anônima Liane.
      Sinto decepcioná-la. Você conhece o final triste da "história" que já contei pessoalmente pra você . No entanto depois de 13 anos dos fatos, uma tentativa em 2022 (pós pandemia) de contar essa história .... travei e não evolui. Muitas coisas aconteceram nestes últimos 13 anos . Durante esse tempo , o meu terapeuta (Dr. Eumi) trabalhou com afinco comigo. Hoje (já curado por ele ) , ao invés de ver o lado "triste" das coisas busco respeitando a "história", privilegiar nas minhas "estórias", o lado divertido e exótico do que tive o privilégio de viver.. Assim sendo , espero surpreendê-la ao final da ultima parte desta "trilogia", (aprendi com a NETFLIX....kkkk).
      De qualquer forma me sinto honrado com seu comentário e sua "audiência".
      Não se preocupe com "dar spoiler",
      Obrigado. Siga seguindo o Pirata.
      Beijo fraterno

      Excluir
  2. Muito bom...vou aguardar a parte 2!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro(a) Anônimo(a).
      Muito obrigado pelo comentário. Seu e-mail com certeza não é "gmail.com" por esta razão aparece como "Anônimo", Assim sendo rogo , que ao fim do comentário encerre com alguma referência que me permita respondê-lo (a) com mais..... "carinho literário".
      Aguarde para breve a Parte 2
      Se AnônimO...forte abraço ....se AnonimA...respeitoso beijo do Pirata.

      Excluir
  3. Grande Barreira. Legal, dessa vez o tempo foi bem curto desde a última estória. O introito foi muito bom. Estou aguardando, ansioso a parte 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caríssimo Grande Anônimo . Certamente um bom amigo ansioso . O pirata está a todo vapor neste início de 2024.
      Segure a ansiedade , senão vou lhe recomendar o Dr Eumi (meu terapeuta para lhe conter ).
      De qualquer forma obrigado pelo comentário.
      Forte abraço. Dá próxima vez se identifica ,,,, PÔ !

      Excluir
    2. Me desculpe amigo Barreira. Eu pensei que, automaticamente, eu era identificado ao fazer o comentário. O anônimo ansioso sou eu. kkkk. Forte abraço, Delfos.

      Excluir
    3. Desculpa Delfinho Pirata Alado Lince Líder... meu grande amigo.
      O sr Google é o sr Microsoft resolveram bagunçar o coreto do Pirata . Até mesmo o autor virou Anônimo e não consigo reverter o quadro. Já tentei todos os recursos disponibilizados...e nada.
      Vou consultar " os universitários"
      como último recurso. Espero ter sucesso.
      Agradeço a compreensão.
      Forte abraço meu amigo.
      Ass: Anônimo Pirata Alado

      Excluir
  4. Grande Ilcão.
    Em sentido ... alinhado e coberto...só posso lhe responder.
    "Yes SIR "
    Respeitoso abraço meu amigo (Pirata da mais alta Estirpe Naval )

    ResponderExcluir
  5. Barreira, isso vale um seriado. Muito bem narrado. Forte abraço. Raposo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Pirata Raposão "O NAVAL"
      Seja bem vindo a bordo e obrigado pelo comentário de amigo "ponta firme".
      A NETFLIX tem me inspirado com as técnicas de "contar estórias seriadas " (nos estimulam a fidelidade e curiosidade ao "conteúdo" oferecido). Assim sendo procuro me adaptar aos novos tempos.
      Forte abraço, meu amigo.

      Excluir
  6. Caro Pirata Zé Kangourow, a sorte sempre acompanha os competentes. Não fossem os piratas somalis, vc não teria a chance de conhecer esse maravilhoso continente ( não conheço, dizem). Estou curioso com o Episódio 2, pra ver se o final foi suguento ou não, conforme o spoiler da amiga. Até agora, tudo me pareceu fainoso, mas correu td bem. Obs 1: cheque suas configurações para os comentários, não estou conseguindo, como antes, me ligar com meu e-mail do Gmail, ao tentar reseta tudo. Aí vai como anônimo mesmo. Obs 2: bicho estranho esse tal de canguru, hein? Abçs alados. Compa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo Compa (dentre as várias outras classificações que poderia enquadrar você).
      Respondendo ao seu comentário...adotarei a técnica do famoso criminoso "Chico Picadinho" : vamos por partes !
      Quanto a sorte ... dizem que ela existe. Uns como Richard Bach alegam "que nada acontece por acaso ". Outros (como você) , afirmam que acompanha os competentes. Eu , não tenho a menor ideia ...de como ela (a sorte) se manifesta. Se existe? ... eu agradeço !... se não existe , eu não reclamo .Foge a minha capacidade "meditativa praiana",
      Quanto a Austrália....posso afirmar que foi o país continental que mais incorporou o meu "espirito de Pirata nato" . Paisagens deslumbrantes....Natureza diversificada......Cidades confortáveis ....Povo alegre e principalmente "sem frescuras sociais ", tão em moda .(digno da Pirataria do Bem).
      Quanto ao spoiler da amiga Liane...guardarei segredo, mas adianto que estou trabalhando na melhor forma de contar.... afinal a ideia deste blog é divertir...os leitores,...
      Quanto as configurações de comentários... vou verificar. As várias atualizações "sofridas" por esta ferramenta de comunicação ... confundem este velho pirata caolho ... com dificuldade de acompanhar a evolução tecnológica da sociedade. Vou consultar minha NETA ... sobre o assunto. Por enquanto solicito , que os comentaristas "Anônimos" do Google , assinem no texto dos comentários.
      Quanto aos Cangurus, posso garantir que esses animais são tão estranhos quanto .... Piratas , São seres dóceis em geral. Convivem bem em sociedade .... mas tendem a reagir com alguma "aspereza" quando provocados (bem ao estilo australiano). Eu respeito essa raça que carrega os filhos numa bolsa .
      Valeu Compa... até a próxima Confra.
      Abraços alados (gostei dessa ! ).
      Ass: Pirata Alado

      Excluir
  7. AVISO AOS NAVEGANTES :
    NEM EU ESTOU CONSEGUINDO RESPONDER OS COMENTÀRIOS COMO Pirata.
    Assinado PIRATA ALADO (o Anônimo do GOOGLE)

    ResponderExcluir
  8. Grande Amigo PIRATA ALADO, foi um enorme prazer novamente deliciar-me nas suas aventuras em novos continentes, agora o AUSTRALIANO, sempre atento aos pequenos detalhes , tão bem enaltecidos, vivências de um Pirata, nada a questionar e sim agradecer este seu relato, tão verdadeiro e autêntico, faz a gente dizer: ALOHA!!!

    Hugs 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Amigo Anônimo (por culpa do GOOGLE).
      Muito obrigado pelo seu comentário . Fico orgulhoso e emocionado com suas palavras . Esse é o meu objetivo com este Blog . Assim sendo ALOHA!!! ... é exatamente o que me vem a mente (coisa da gente de mares "PACÍFICOS".
      Hung meu amigo.
      Ass: Pirata Alado

      Excluir
    2. Estou tendo dificuldade para responder

      Excluir
  9. Tudo indica que os problemas que atingiram os "comentários " deste blog estão associados as novas regras impostas pela JUSTIÇA do BRASIL(as quais o GOOGLE foi obrigado a se submeter) , que constam do bla... bla ... bla jurídico nos novos termos de adesão apresentado pelo Blogger para autor do Blog como "atualização" ao qual fui "obrigado" a concordar. Assim sendo peço desculpas aos leitores por "cumprir a Lei" nesta "democracia autoritariamente jurídica" que desfrutamos no momento.
    Abraço forte do Pirata Alado . a todos (antes que eu sofra uma "possível`" censura velada ... por contar es/histórias (não monetizadas). Não sou "influencer".... sou apenas um cidadão que pensa ... e publica como "opinião" o que pensa (enquanto não ceiam uma LEI , que proíba PENSAR !

    ResponderExcluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado