sábado, 28 de dezembro de 2024

Pirata ... e a Invasão do ano A ( versão 24)





Amigos da pirataria alada meu profundo...
desejo que 2025 seja menos tumultuado que este 2024.


Parte 1 : Preparativos para Invasão


Com as experiências vividas nesta época em 2023, resolvi repetir a dose do Natal passado com meus filhotes prediletos ( Dani e Denis ), com minha nora e genro prediletos (Quel e Daniel) e minha neta predileta , e pré debutante ( Lelê ) no Rio de Janeiro.



Comecei os preparativos , comparecendo ao delicioso Coquetel oferecido pelo Comodoro do Clube Piraquê ( o Monteiro amigo de longa data) à Confraria dos Piratas Alados (mais conhecidos no meio, como Aviadores Navais ). Do alto dos meus setenta Natais a serem completados foi uma reunião de queridos companheiros (de muitas histórias ) que falam o mesmo idioma (a língua dos marinheiros que voam). Este detalhe facilita a convivência social porque a formação e valores são semelhantes, o que economiza explicações e gera pouquíssima discussão (todos se conhecem há muito tempo). Foi um dia de sol a beira da Lagoa Rodrigo de Freitas maravilhosa, visual, gastronômica e socialmente, falando. Valeu “corvo e Kvk” obrigado por tudo e por este dia também.
Nos dias que precederam a ceia de véspera do Natal, ainda tive a oportunidade de compartilhar  algumas “loiras geladas na padoca " do Condomínio Cidade Jardim com meu amigo “alado fabinho” Joel ( que muito me ajudou durante a minha exótica experiência ,“sócio/profissional  provençal francesa “ nos anos 80 ) e seu filhote André.

Numa dessas noites, pré natalinas, por desejo da minha querida neta, debutei na gastronomia japonesa. Sempre resisti  a esta exótica culinária por anos , mas desejo de neta predileta (sempre que possível) , me esforço em realizar . Foi muito bom .
 Recebi instruções sobre a arte de comer com dois pauzinhos e diante da minha falta de hábito de comer bolinhos de arroz e peixes crus temperados , optei por um filé de peixe grelhado com purê de espinafre degustado com garfo e faca mesmo. Tudo estava delicioso e minha neta feliz por “comer japonês” ( como dizem atualmente ). Ao comer espinafre pela primeira vez , me senti o próprio Popeye . Estou pensando até em tatuar um” ferro” (ancora, para os não iniciados nas lides marítimas) no braço.
 
O “Brutus” barbudo que me aguarde agora ! Além disso, no sábado, ainda tive oportunidade de desfrutar um delicioso pastel de camarão com catupiry na barraca de pastel e caldo de cana ao lado das quadras de tênis do Condomínio, onde meu Filhão Denis e seus amigos treinam para desafiar o João Fonseca ( promessa brazuca que vem despontando na atividade tenística internacional ) .

O Natal chegou. A ceia de véspera em família foi muito boa, mas eu estava preocupado com o regresso para a minha praia em Santos. As condições meteorológicas para o dia 26 não me animavam, ao prever uma estrada muito movimentada e com chuva forte. Naquela noite resolvi antecipar meu regresso para o dia 25 mesmo. Para tal, não participaria dos festejos natalinos com grande parte do restante da família, com quem pouco convivo. Decidi acordar cedo e me dirigir a casa da minha prima Alice (mãe dos nossos filhotes ) para cumprimentá-la pessoalmente antes de partir de volta a Santos . Entre um cigarrinho e outro, uma surpresa: Ganhei dela (e da minha neta) como presente de Natal.... um “SUPER LYNX”  , maquete perfeita da aeronave onde cumpri muitas horas voo (por vezes até em dias natalinos, anos atrás ) . Obrigado por isso Tuquinha e Lelê .

Encerradas (para mim) as festividades natalinas saí de Vargem Grande e botei o meu “careca azul calcinha descapotado” para rodar num dia ensolarado na proa sul com destino a Santos. 
Meu celular me avisa no WhatsApp:
- Estou saído agora!

Era a Sereia saindo de Uberlândia onde havia passado as festas natalinas com a sobrinha neta Helena (a “Solzinho”). Pensei:
- Vou chegar antes dela em casa ainda no dia 25. Será uma boa surpresa.
Não foi, porque numa confusão que eu fiz de presentes, uma mensagem de WhatsApp entre as envolvidas (coisa de pirata) denunciou minha confusão e acabou com a minha surpresa.
Na estrada outra surpresa. Parei para abastecer na Dutra e me deparei com uma carreta que transportava um presente de Natal que imaginei, poderia ser endereçado a mim pelo ex-patrão Beto agradecido pelos bons serviços prestados por 10 longos anos. Era um helicóptero H130  da Airbus , embalado para presente com destino (provavelmente )para Santos. Fotografei e fiquei quieto para não estragar o “efeito surpresa” ao receber o presente que o “Chefe Beto” esperaria de mim.

Na parada comi uma coxinha com coca cola e não perdi tempo. Descapotei o careca e botei o pé na estrada, curtindo o vento fresco e o sol, tal qual uma praia ambulante.
Passei pela carreta com meu presente e buzinei fazendo um sinal de “ok” para o caminhoneiro, que respondeu com uma forte buzinada. Continuei acelerando imaginando onde iria guardar o meu presente.
Logo à frente me aproximei de um  Chevrolet Camaro branco com escapamento aberto (moda atual de jovens "influencers ostentadores"), impaciente com um carro abaixo da velocidade máxima permitida no trecho que demorava a ultrapassar um caminhão carregado. Aguardei atrás do Camaro barulhento, pacientemente pensando no meu presente aeronáutico que vinha atrás.
Acredito que o “piloto” do Camaro ao perceber a chegada do “careca azul calcinha descapotado”, se sentiu “ameaçado”. O carro lento a frente finalizou a ultrapassagem do caminhão liberando o Camaro barulhento que acelerou excessivamente humilhando o careca descapotado que ousou se aproximar dele. Um minuto mais tarde o Camaro branco já em alta velocidade há uns 800 metros a minha frente ensaiou uma ultrapassagem pela direita de outro pequeno auto familiar em velocidade reduzida, quando observei uma nuvem de fumaça e uma guinada intensa do Camaro na direção do pequeno auto familiar que freou.
Vi o Camaro levantar as rodas do lado esquerdo em meio a fumaça, que foi rapidamente corrigido pelo “piloto” no comando do Camaro, evitando uma capotagem espetacular a minha frente, agora há uns 500 metros. Reduzi minha velocidade esperando o desfecho da cena. Nada aconteceu de danos aparentes, além do susto dos dois condutores. Continuei na minha velocidade autorizada da pista, ultrapassei o veículo mais lento quando observei que era um jovem casal com criança no banco de trás com expressões de terror. Uns quilômetros adiante observei um Camaro branco, parado e silencioso, no acostamento com um jovem condutor observando o pneu dianteiro esquerdo... destruído! (coisas da vida de ostentador despreparado).
Segui minha viagem tranquilo, com pouquíssimos caminhões e com sol agradável até a descida da melhor estrada do país , a Imigrantes. Os primeiros pingos da anunciada chuva apareceram no para-brisas. Na redução de velocidade do pedágio final, levantei a capota automaticamente sem me deter . Entrei no túnel da descida e deixei o veículo descer engrenado por força da gravidade (uma bela economia de combustível do possante motor da pequenina máquina conhecida como MINI COOPER). Cheguei em casa muito antes da Sereia, com tempo de preparar um pequeno lanche natalino para a surpresa de recepção (que não ocorreu por culpa do WhatsApp).
- Onde estaria o meu presente aeronáutico neste momento ? ...pensei.


Os festejos natalinos estavam encerrados. Tudo foi maravilhoso.
A invasão do ano A 2024\25 já se prenunciava com o movimento de autos durante a descida da Imigrantes.
No dia 26 , o temporal desabou em São Paulo e na baixada santista frustrando os “invasores
iniciais”. Aproveitei para me informar sobre as notícias deste fim de 2024 pelo mundo.
Liguei a TV e nos vários noticiários me atualizando  sobre... as “tragédias”; a do avião que “malconduzido” pelo piloto/proprietário , destruiu a família em Gramado causando muitos danos naquela sofrida cidade por ocorrências climáticas anteriores. A do acidente rodoviário, no sertão mineiro, entre ônibus , carro e uma carreta conduzida por cidadão de má reputação como condutor (conhecido das autoridades) que trafegava pelas estradas impunemente causando a morte de várias pessoas transportando carga impropriamente . A da “ponte que partiu” , caindo por falta de manutenção oficial, após mais de 50 anos, ceifando vidas de contribuintes, no lindo Rio Tapajós (eu já havia passado duas vezes, indo e voltando por esta ponte em 1979 pilotando um FIAT 147 entre Rio de Janeiro e Belém , nos meus tempos de “pirataria amazônica” ).  A tragédia de Policiais Rodoviários Federais administrativos cobrindo folga daqueles efetivos, que atiraram por engano, numa jovem inocente, em estrada do Rio de Janeiro. As notícias ainda deram conta sobre a tragédia internacional envolvendo uma aeronave de fabricação brasileira, provavelmente abatida por engano, por danos causados a estrutura pelo sistema de defesa aérea da Rússia , envolvida em guerra com a Ucrânia .
 
Cansado de ouvir e ver tragédias, busquei notícias mais amenas e descobri uma coisa interessante: - que havia um dinossauro (extinto há anos) ainda em atividade na terra. Fui consultar a internet e descobri entre outras , essa afirmação:

“....A percepção de que dinossauros são intimamente relacionados com as aves levantou a possibilidade óbvia da existência de dinossauros emplumados. Fósseis de Archaeopteryx possuem penas bem preservadas, mas até o início da década de 1990 que claramente fósseis não-aviários de dinossauros, foram descobertos com penas preservadas. Hoje há mais de vinte gêneros de dinossauros com penas fósseis, quase todos são terópodes. A maioria é da Formação Yixian da China. As penas fósseis de um espécime, Shuvuuia deserti, apresentou teste positivo em testes imunológicos para a beta-queratina, a principal proteína nas penas das aves. Em 2015, um dinossauro com penas, ossos e tecidos moles de 99 milhões de anos de idade foi descoberto em Mianmar.”

De posse dessa informação fiquei imaginando se um sobrevivente desse período jurássico do tipo “Dinossauro Emplumado “ , não teria se estabelecido no planalto central brasileiro evoluindo ao longo dos anos a ponto de se julgar supremamente, como único dono da verdade inquestionável sobre as atitudes humanas. A ciência explica coisas que eu considero inexplicáveis , como um humilde ser humano normal. Mas deixa pra lá ... alguém já disse : - existe entre o céu e a terra , coisas que a vã filosofia não explica. O cara que disse isso deve estar certo.

Mudando de assunto , hoje 27 de dezembro o sol raiou cedo e resolvi iniciar a minha caminhada praiana para observar a atitude dos primeiros invasores deste ano. Na paz prepare-se para a guerra ( palavras do mestre Sun Tzu ).

Parte 2 – A invasão começou

Saí as 9:00 horas depois de um delicioso copão de leite integral gelado. Na calçada aguardei diante a uma faixa de pedestre pintada durante a última disputa eleitoral para Prefeito. Aguardava pacientemente , que alguma “boa alma” conduzindo um dos veículos , do rápido trânsito da Avenida de mão única, em frente ao meu prédio, num momento de consciência social, cumprisse a lei parando seu veículo dando passagem ao idoso que aguardava na calçada , sinalizando com a mão a  sua firme intenção de atravessar a Avenida que naquela posição não mereceu a instalação de um semáforo.
- Tio... como você está queimado ! que cor linda !
Ouvi  a voz feminina de uma jovem senhorita que aguardava ao meu lado na calçada , portando um boné e óculos escuros.
- Obrigado senhorita . O sol nasce pra todos ... uns aproveitam . Respondi educadamente depois de olhar e não a reconhecer como minha sobrinha.
O trânsito diminuiu e atravessamos a Avenida sem que nenhum veículo precisasse parar antes da faixa de pedestres . Do outro lado , minha “pretensa sobrinha “seguiu em direção oposta. Eu para a praia e ela para um centro de compras próximo.
Cheguei à praia , me desviando de algumas bicicletas( elétricas , ou não) trafegando pela calçada (apesar da ciclovia disponível no trajeto). Na praia observei o mar em processo de maré enchendo, o que diminui a faixa de areia dura para caminhantes e frequentadores estáticos em suas cadeiras e barracas de praia. As barracas , mesas e cadeiras comerciais ocupavam praticamente toda a faixa de areia seca. Mantendo meu olhar critico de observação iniciei minha lenta caminhada pé molhado na estreita faixa disponível. Muitas crianças desfrutavam o vai e vem do mar em pequenas ondas rolando pelo suave declive de areia dura , sob olhares de pais e mães desfrutando a sombra das muitas barracas próximas , enquanto momentaneamente tiravam a atenção de seus celulares.
Próximo ao Canal 4 , observei uma SUV da Guarda Civil Municipal acessando a praia em baixa velocidade executando um policiamento ostensivo motorizado .... Mas com uma SUV ? Me perguntei mentalmente. Pensei em parar a viatura e perguntar ...- caso algum “rato de praia” roubar algo de algum dos frequentadores , o que os policiais da guarda civil municipal armados fariam ?  Atirariam no ladrão? ou empreenderiam uma perseguição motorizada em velocidade passando por cima de barracas e crianças na areia ? Preferi ficar calado e em dúvida sobre o assunto.
Continuei minha caminhada de observação. Uma coisa me chamou a atenção ; o desfile  da última coleção verão dos “ fios dentais”. Fiquei preocupado e achei que o Ministério da Saúde deveria providenciar (ou obrigar como nos maços de cigarro) a exposição de dizeres “ Este produto faz mal a saúde “ . Afinal aqueles “fios dentais “ roçando em partes sensíveis do corpo humano com aquele calor só podem causar infecções de tratamento, no mínimo ... incômodo ! 
Deixa pra lá , Eu não uso fio dental ...escovo os dentes com escova mesmo,
Continuei minha caminha e cheguei ao Canal 6 , meu ponto de retorno . Olhei a praia toda dessa posição buscando as “contorcionistas de self” comuns no verão passado . Não vi nenhuma , a estreita faixa junto ao mar estava apinhada de caminhantes. Andei um pouco e observei uma criança de uns 2 anos que feliz se divertia na areia com o vai e vem das pequenas ondas do mar em maré enchente. Ao seu lado a jovem mãe sentada na areia consultando o celular . Uma pequena onda veio molhando a arenosa construção da criança que se irritou e se levantou e correu atrás da água destruidora que retornava a sua origem . A mãe se assustou ao ver a filha correndo para o mar , largou o celular na areia e correu como uma heroína pegando  a criança que já estava com água nos joelhos e voltou feliz da vida com a criança no colo até perceber que a onda seguinte da maré enchente afogou seu celular em água salgada. A mãe largou a criança na areia...se agarrou ao celular  que passou a ser clicado com ferocidade . Mesmo a distância percebi lágrimas correndo na face da mãe , enquanto a criança sorria feliz da vida iniciando um novo “montinho” arenoso. O pai ...não sei onde estava ... mas imagino que não tenha gostado da trágica ocorrência... com o celular da mãe.

Completei a caminhada e voltei pra casa , com uma boa ideia do que nos espera após invasão completa. A lotação da nossa garagem sem vagas exclusivas, mas em menos quantidade que o número de apartamentos , estava lotada. Coisa de prédios antigos . Menos mal , pois havia regressado antes da “invasão”. O careca ( agora capotado )estava descansando na sombra sob a capa protetora “anti mal olhado”. Que descanse em paz durante o verão , porque se sair ...perde o lugar.
Subi para o apartamento com o firme propósito de executar uma profilática operação “cata cabelo” usando o aspirador de pó !...quando liguei na tomado  BBUUUMMM com fumaça . Um curto-circuito queimou o motor elétrico do aspirador de pó ( e cabelos perdidos). Rapidamente recorri a uma das maravilhas moderas ; o “e-commerce” ! Rapidamente encontrei a promoção de uma loja famosa de uma tal de Luiza. Com pagamento  PIX e preço convidativo era só clicar , pagar e retirar em 2 horas na loja física próximo de casa . Clique , paguei e recebi a confirmação. Nesse momento o WhatsApp da loja famosa me informa automaticamente que o meu produto não havia em estoque e que eu poderia retirá-lo 2 horas depois . Aguardei as 2 horas adicionais e fui informado que não haveria mais em estoque e que eu poderia “baixar “ um crédito no valor pago . Fiquei feliz da vida por ter “comprado um crédito “ no e-commerce da Loja famosa da tal Luiza.


 Fui a loja física com o espirito do Capitão Blood  incorporado , e depois de algumas  conversas “ amenas “ o Capitão Blood saiu  com um aspirador fora de promoção de qualidade superior por mais 48 moedas cash , além do “e-crédito”, comprado anteriormente na loja da Dona Luiza ( a picareta do mercado) .






Aí me pergunto ; - o que faria o Supremo Dinossauro Emplumado dono da verdade , com a Dona Luiza , senhora respeitável do e-commerce durante a invasão do ano A versão 24/25 , se tivesse sido ele o ludibriado ? Talvez a PF ou PRF resolva isso por uma questão de Justiça com o contribuinte ...Pirata Alado.






Meu presente aéreo real do Chefe Beto , o H130 da Airbus ,ainda não chegou . Melhor assim , porque não tenho onde guardá-lo . Já o meu presente aéreo maquete da Tuquinha e da Lelê , o SUPER LYNX , já esta em posição honrosa da minha prateleira . 


Carinhosos Beijos e Abraços do Pirata Alado ...a todos e todas .



(invasores na área de espera se preparando para a Invasão)





terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Pirata... e a Startup

 


Pirata ... e a Startup

Amigos da pirataria alada , meu cordial  ... Olá

Hoje , num dia ensolarado resolvi fazer minha caminhada meditativa sob sol escaldante refrescado pela brisa marinha proveniente do sul. Minha intenção era observar os preparativos para a “invasão do ano A “ (versão 2024) que minha praia predileta santista está preste a receber , depois dos festejos natalinos. A invasão proveniente das “higthlands” interioranas paulistas e adjacências agroativas está próxima e devemos prover a defesa amistosa (e lucrativa ).

Constatei que o preparativo está com boa preparação . Assim sendo meu pensamento acariciado pelo frescor do “pé molhado “durante a caminhada , divagou . Açoitado pelas notícias midiáticas que dão conta de prisão de uma constelação (4 estrelas ) , imaginei que foi aberta a temporada de caça “estelar”. Fiquei despreocupado porque não pertenço a nenhuma constelação, mas me questionei...por que só estão caçando estrelas douradas ? ...afinal , tem tanta estrela vermelha roubando por aí ...e ninguém caça. (quando caçaram ... parece que foi de raspão e resolveram soltar a caça ). Além desse assunto , outros mais comuns tipo , “assassinatos” de todos tipos em favel.. (ops , comunidades) , e siglas disputando áreas (e opiniões) públicas (PCC,PT, CV, STF , MST, PL, CNN , PF e por aí vai...) assaltaram (no bom sentido) o meu pensamento escutando uma Porsche Carreira vermelha acelerando na orla com barulho ensurdecedor numa atitude típica de ostentação desenfreada , movida a muita lavagem de dinheiro . Aí , tive uma ideia brilhante : - Vou criar uma “Startup “.

Para quem não sabe o que é uma “Statup” fui buscar uma definição na internet .

 startup (termo da língua inglesa sem tradução oficial) termo que representa uma "empresa" emergente e recém-criada ainda em fase de desenvolvimento, que tem como objetivo principal desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio, preferencialmente escalável, disruptivo e repetível. Uma startup é comumente relacionada a tecnologia, mas pode aparecer em vários setores; O termo tornou-se popular internacionalmente durante a bolha da internet. quando um grande número de "empresas.com" foram fundadas. Mas qualquer empresa que nasce em qualquer segmento, seja tradicional ou inovador é uma startup (uma potencial "empresa" que nasce).

Eu, como empreendedor Pirata (do bem) ...com experiência internacional me senti confortável em encarar um novo desafio (coisa que está na moda atual ), visando “mitigar” a sensação de “depressivo septuagenário “ que me acusam (injustamente ) de estar sendo acometido . O Dr Eumi ( meu terapeuta ) já me diagnosticou e disse : Pirata , você não está depressivo ! Você só está é PUTO  ... como todos os outros.

A minha caminhada (interrompida por um mergulho de descarrego profilático) continuava agora com o pensamento no projeto da criação da minha “Startup” .

O primeiro passo seria definir a atividade que proporcionaria alto rendimento . Assim defini que seria  “ lavagem de dinheiro” ( ou money laundering , visando atingir um público-alvo internacional).

O segundo passo seria encontrar um nome que exprima ,sem dúvidas, o tipo de atividade e um logotipo chamativo. Nada melhor que ser direto e reto com os futuros clientes do produto oferecido.

Assim sendo batizei minha  Empresa em gestação de “ Pirata Money Laundry”. (que daqui pra frente será tratada como PML ).

 

A partir do “logo” , parti para montar a equipe que seria necessária .

Teria que compor o conselho deliberativo , um Advogado formado  ( ou pelo menos com um diploma “válido” )de qualquer Faculdade  (daquelas montadas em qualquer “botequim da esquina” ou mesmo aqueles cursos reconhecidos pela internet ). Isso é fundamental para qualquer empreendimento sério de alto risco no mercado .

Outra peça-chave para compor o quadro de funcionários (com carteira assinada ) seria um cara de “TI” com experiencia em pirataria na internet . (se já tiver passagem na polícia ...será um ponto a favor na seleção que será realizada pelo RH.

Seria bom contar com um “especialista” em investimentos que prefira ao invés de carteira assinada num Banco desses já estabelecidos que ficam enchendo o saco do cliente para aplicar dinheiro em Fundos que paguem uma boa “taxa administrativa “ ao Banco...e dê preferência a uma Empresa que ofereça polpudos Bônus por resultados alcançados ( tipo “meritocracia”).

Quanto a “regularidade das transações “ , devem ficar por conta do nosso Advogado contratado (como colaborador preferencial ,com direito a participação nos lucros ...quase sócio).que será o responsável pelo DPF (departamento de propinas de fiscalizações ).

O marketing será terceirizado . A contratação dos meios de comunicação televisivos e/ou internéticos atraídos por pontos de IBOPE ou likes na internet aceitam qualquer proposta de uma “ boa influencer “ tratada no bisturi e no botox... ou um Dj fankeiro da moda...(jogador de futebol bonitão/sarado  também pode entrar no cardápio ).

Eu já estava terminando a minha caminhada meditativa quando quase fui atropelado por uma bicleta elétrica vindo na contramão da Avenida da praia em alta velocidade , enquanto eu cruzava na faixa de pedestres , com o semáforo (termo paulista para sinal de trânsito ) fechado para veículos.

- Porra velho escroto ...presta atenção !!! se não tem o que fazer na rua...fica em casa ...e vai fazer algo de útil . Foram as palavras do jovem ciclista elétrico na contramão ao se assustar com a minha reação de “quase atropelado”.

Resultado da caminhada :

Estou agora deitando letras no computador ...(fazendo alguma coisa de útil aguardando para em breve encontrar “piratas” na Confraria de Alados a beira da Lagoa Rodrigo de Freitas na cidade “encantada” do Rio de Janeiro .

Vamos a luta ...Companheiros ...

Feliz Natal a todos ... ciclistas ...ou lavadeiros  ( estrelados ou não) 

P.S.

Depois que publiquei este "Post", recebi uma ligação de um amigo , irmão do Dr Eumi ( meu terapeuta), o Dr Euti ( Euti Enrolo ). Ele é dono de uma incubadora de startups e me deu uma sugestão :  "fazer uma promoção natalina de lançamento ". Eu achei a ideia genial !

Assim : " Quem quiser ter um serviço PREMIUN na PML, basta fazer um depósito em "Bitcoins  ".no 

Banco de Desenvolvimento de Piratas em Nassau ligando para o numero 0800 XXXX xxxx, quando atenderem é só dizer a senha (em idioma espanhol que é mais difícil de ser rastreado pela CIA , KGB ou Mossad ) : La garantia soy...yo !  e receber a contra senha : La unica garantia... es la muerte.

O interlocutor vai se identificar como Capitão Blood e passar as instruções para a transferência dos Bitcoins. Quando confirmado, você será um feliz proprietário do plano PREMIUN LAVA  JATO da PML.

Não percam essa chance única . Promoção de Natal por tempo limitado. Ligue já. 

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Índice de aventuras mais acessadas

Pirata Alado ...e as mais acessadas



Amigos da Pirataria Alado...meu cordial
"keep calm"😂

Em tempos de questionamentos sobre os "privilégios"  da carreira militar resolvi publicar este "índice " relembrando que ninguém me OBRIGOU a entrar na MARINHA...pelo contrário .... muitos queriam...mas , poucos conseguiram em 1970 .  Os que não conseguiram... buscaram uma profissão mais "rentável e fácil ". Já outros conseguiram e não aguentaram o "tranco no meio do caminho e pediram pra sair ". Realmente me considero um "PRIVILEGIADO "...sou o que sempre quis ser ....um AVIADOR NAVAL da MARINHA do BRASIL...

 

Visando facilitar a navegação criei este Índice , respeitando o livre arbítrio . Se você quiser saber mais ou apenas se distrair ...fique a vontade e divirta-se ... me sentirei honrado com a sua leitura 

POSTAGENS

ALGUMAS POSTAGENS

(em ordem de textos mais acessados)

POUSO NO SUBMARINO RIACHUELO     

https://pirataalado.blogspot.com/2021/04/pouso-no-submarino-riachuelo.html

Pirata...e o Tom Cruise 

https://pirataalado.blogspot.com/2012/06/piratae-o-tom-cruise.html

Pirata..... e o SPA ..do Feroz 

https://pirataalado.blogspot.com/2012/10/pirata-e-o-spa-do-feroz.html

Pirata... e a surpresas dos Hermanos

https://pirataalado.blogspot.com/2021/09/piratae-surpresa-dos-hermanos.html?m=1

Pirata...e a Budweiser  

https://pirataalado.blogspot.com/2014/10/piratae-budweiser.htm

Pirata...e O Tratado de Tordesilhas  

https://pirataalado.blogspot.com/2016/01/piratae-o-tratado-de-tordesilhas.html 

Pirata...e a pescaria secreta

https://pirataalado.blogspot.com/2021/10/piratae-pescaria-secreta.html?m=1

Pirata....e o Lorde COCHRANE   

https://pirataalado.blogspot.com/2021/10/piratae-o-lorde-cochrane.html 

Pirata .... e a DRAGÂO XXV

http://pirataalado.blogspot.com/2023/02/pirata-e-dragao-xxv.html

Pirata....e a OTAN em Gibraltar   

https://pirataalado.blogspot.com/2014/05/pirata.html 

Pirata .... e as tempestades de neve  

https://pirataalado.blogspot.com/2021/06/pirata-e-as-tempestades-de-neve.html

Pirata...e a Linha do Horizonte

https://pirataalado.blogspot.com/2023/01/pirata-e-linha-do-horizonte.html

Pirata ... e o Natal na Trindade

https://pirataalado.blogspot.com/2021/12/natal-natrindade-amigos-da-pirataria.html

Pirata ... e o Lince

https://pirataalado.blogspot.com/2022/11/pirata-e-o-lince.html

Índice Geral

https://pirataalado.blogspot.com/2023/05/indice.html


sábado, 23 de novembro de 2024

Pirata ... e o Feriado de 20 de novembro

 


Amigos da pirataria alada meu cordial ... Olá.

Hoje (23 de novembro) acordei e vi um dia nublado da minha janela com vista para o mar.

A Sereia havia acordado cedo e levado a nossa cortina da nossa dita janela para servir de molde para o “cortinador” confeccionar uma nova , devido aos danos sofridos por ela (a cortina não Sereia) durante a lavagem na nossa máquina de lavar roupas . 

Eu sozinho , apreciando o mar da grande janela agora desnuda meditava sobre a minha atual leitura do livro “Capitão Blood “ (presente do meu filho no meu aniversário em junho) .


 
O livro é um romance de um personagem irlandês , inicialmente formado em medicina , no século XVIII que adotou o “Anarquismo” como filosofia de vida e por uma serie de fatores acabou se tornando um “Pirata do Caribe “ cheio de aventuras e um romance” . (para aqueles que ficaram curiosos eu recomendo a leitura do Capitão Blood de autoria de Rafael Sabatini , publicado em 1922 se tornado um sucesso de vendas e tornando-se filme de sucesso em 1935). 

Com a imagem do mar a minha frente e as aventuras do “colega” Blood na mente , comecei a minha “home office” de veterano reformado consultando o meu celular. No whatsapp havia uma mensagem do “Lince Lider Aguirre” anexando uma NOTA da MARINHA , que transcrevo abaixo parcialmente :


Niterói-RJ.
Em 23 de novembro de 2024.

Hoje, às 04h, a Marinha do Brasil (MB) realizou o resgate de uma tripulante de um navio mercante a cerca de 1200 km de costa. A Fragata Independência, da MB, encontra-se com o enfermo a bordo e regressando para a terra mais próxima, o Rio de Janeiro.

A MB informa que, às 9 horas desta quarta-feira (20), o Navio foi acionado para realizar uma Evacuação Aeromédica de uma tripulante brasileira do Navio Mercante “ATLANTIC ZONDA”, com bandeira da Libéria. Por ocasião do acionamento, a Fragata “Independência” encontrava-se atracada na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), em Niterói. Após receber o pedido de resgate, o Navio respondeu prontamente, desatracando às 12:43 do dia 20 de novembro para prestar socorro à enferma.

A tripulante foi resgatada pelo helicóptero do navio e trazida para a Fragata na manhã do dia 23, com suspeita de AVC. Logo após o seu resgate, o Navio iniciou o regresso a fim de transferir o tripulante, também por aeronave, para o hospital, previsto para ocorrer ainda no dia 23.

A bordo, a equipe médica do navio recebeu, na enfermaria, a Sra Priscila, a qual encontra-se em observação e com seu quadro sendo monitorado, a fim de garantir que ela chegue com a saúde preservada até o hospital em terra.

https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:f7bed17a-a2eb-4356-a732-59efeb6b4054


De posse dessa informação , passei a ser informado sobre as discussões que hoje dominam nosso noticiário sobre investigações políticas no nosso judiciário e propostas de cortes orçamentários governamentais ao Congresso , particularmente no Ministério da Defesa , que dão conta sobre as  despesas com as “pensões militares “. As outras discussões em pauta são sobre o regime trabalhista 6x1 , 5x2 ou 4x3 do regime CLT.

Com a mente no limite da capacidade diante da variedade de informações diversas, passei a imaginar se a IA (inteligência artificial) poderia me ajudar a obter uma noção razoável para as informações que me estavam apresentado .

Num feriado do dia 20 , enquanto todo cidadão está desfrutando descanso de um feriado ,  comemorando a data orgulhando-se de uma “consciência” particular , me pergunto como deveriam proceder os cidadãos que foram acionados para resgatar uma pessoa acometida por um AVC a bordo de um navio estrangeiro que estava executando o seu trabalho no oceano, distante 1200 km da terra mais próxima , cumprindo um acordo firmado pelo governo , que agora decide sobre como remunerar aqueles que são capazes de executar esse acordo internacional. A “ IA “, não me apresentou nenhuma solução.

Independente da falta de solução da IA , imaginei que este governo deveria dispor de um Navio rápido com capacidade de operar um helicóptero com capacidade de resgatar em segurança a pessoa enferma e com segurança e trazê-la (viva) para terra três dias depois do feriado , quando todos já estariam descansando em terra se o regime de remuneração trabalhista a ser adotado vier a ser o 5x2.

Olhando para o mar  divaguei e pensei : - O Capitão Blood ... certamente teria uma solução brilhante para esse dilema . Afinal , no século XVIII as coisas eram resolvidas de forma mais prática.(a vida naquela época não tinha o mesmo valor de hoje. As consciências eram outras e os feriados eram por outros motivos ).

Confesso . Eu estava ficando cada vez mais confuso.

Neste momento a porta se abriu e a Sereia entrou feliz da vida . “- já está resolvido. A cortina nova será feita em dez dias . Só falta fazer o PIX e pronto !. Já podemos ir comer nossa feijoada de sábado na padaria “. Ela disse.

Me vesti apropriadamente para o evento social caseiro de sábado e pegamos o elevador do prédio. No elevador  uma surpresa !Estava ocupado pela vice sindica do prédio , recém reeleita (por falta de qualquer outra opção)na reunião de condomínio na noite anterior onde ela . num momento de “ Ira incontida” em público , em tom autoritário , me acusou de ser um vagabundo que não tinha o que fazer e ficava o dia inteiro contando as minhas “moedas”. Essa atitude descontrolada foi após eu ter apontado algumas discrepâncias administrativas financeiras ocorridas durante o ano e ter me recusado a ser candidato a sindico.

Em resposta a essa acusação respondi serena e placidamente :

- Maria desculpe. Não me lembro de alguma vez você ter dormido na minha casa para saber o que fico fazendo em casa.

Dito isso a reunião foi encerrada e todos se retiraram em silêncio.

Boa tarde, Maria . Disse em tom suave entrando, após a Sereia, no elevador. Me desculpe por ontem. Eu só quis chamar atenção pelas irregularidades administrativas que estão sendo perpetradas pela Empresa Administradora de Condomínios contratada pelo Condomínio, ao qual você e a sindica respondem ... e nós proprietários pagamos. Completei minhas desculpas.

A revolta da Maria voltou , agora dentro elevador .

Preferi me calar e ir comer minha feijoada de sábado.

Agora deitando letras no computador cheguei a uma conclusão :

“ Só sei ... que nada sei !”

O Capitão Blood é que estava certo . Feliz dele no Século XVIII. Ele teria solução para este problema.

Imaginei que a IA me sugeriria adotar o regime trabalhista de 4x3 com “ home office” nos 4. Nessa hipótese a enferma do ATLANTIC ZONDA poderia ser tirada do navio a 1200 km de terra em segurança por um único “oficial de Marinha” em home office” ou no feriado de “consciência particular“ ... controlando o navio e o helicóptero num vídeo game. Se der “ruim”... tipo “game over”... é só dar “reset “ e um “start” ... e começar de novo . Quem sabe o hipotético oficial de Marinha , em home office controlando o navio e helicóptero automatizados remotamente em algum momento consiga resgatar a tripulante ainda viva , passando assim de estágio .

Bom domingo a todos...como dizem atualmente : "Bom descanso ... companheiro "

 



sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Pirata ... e o " Disparo de Rotação "

 

Amigos da pirataria alada... Meu cordial “NAMASTÊ “



Na Internet, “NAMASTÊ” , é assim descrita :

A palavra tem origem na crença de que todos são essencialmente divinos, e que cabe a cada um despertar essa divindade. Na cultura iogue, a saudação acontece quando a alma de uma pessoa reconhece e presta homenagem à alma de outra. 


Dito isso, essa estória começa no ano de 1984. Naquela época o pirata que vos fala envergava o macacão de voo do HA-1 ( Primeiro Esquadrão de Helicóptero de Esclarecimento e Ataque Anti-Submarino).O Esquadrão da Aviação Naval da Marinha do Brasil, operava 9 aeronaves SAH-11  Lynx (as mais modernas aeronaves navais da época).  Era um projeto da Westland inglesa que incorporava grandes inovações. Uma aeronave compacta (para pouso a bordo de Fragatas ) rápidas com grande capacidade de armamentos ( 4 mísseis ou 2 torpedos e bombas de profundidade) e grande potência oferecida por 2 motores a turbinas Rolls Royce GEM 2 (projetados exclusivamente para essa aeronave). Inglaterra e Brasil foram os primeiros países a incorporarem esta novíssima aeronave em suas Marinhas.

Como todo “ protótipo”, o novo motor GEM 2 apresentou uma série de problemas de “apagamento em voo”. O Esquadrão HA-1 criado em 1978 chegava a 1984 com vários “apagamentos de motor” com pouso monomotor seguro , em pistas ou a bordo das Fragatas no mar. Eu mesmo já havia passado por 2 experiências dessas : A primeira em 1982 , juntamente com meu guru “Russo Postarek”, embarcado na


Fragata Independência ,durante a Operação Fraterno na Argentina (pós Guerra das Malvinas ). O segundo apagamento de motor ,(com o "escudeiro Paula Pinto de copila" ) foi noturno na mesma Fragata Independência ,em 1983. O Comandante da Fragata na época (dos dois eventos) era o Capitão de Mar e Guerra Mauro Cesar (que viria anos mais tarde ser Ministro da Marinha . Na segunda vez ele comentou depois do pouso monomotor em segurança :

- Tenente Barreira , estamos ficando experientes nessa emergência !

- É verdade Comandante , respondi.

Em 1984 fui enviado para Brasília para fazer o curso de Segurança de Voo no CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos ) órgão instalado no prédio do Ministério da Aeronáutica ( na época , hoje FAB) na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

Era outubro daquele ano, mês que a FAB no dia 23 comemora do “ Dia do Aviador \ Dia da Força Aérea Brasileira. ( não por coincidência , data do primeiro voo de Santos Dumont a bordo do 14 Bis nos campos de Bagatelle – Paris ) .

Éramos cerca de 60 alunos ( militares da FAB  e Marinha , alguns policiais estaduais e vários civis das Aviação Comercial\ Executiva )no curso que seria ministrado durante cerca de 4 semanas. A confraternização após as aulas eram intensas, principalmente nos barzinhos  do “Gilberto Salomão” Centro Comercial semelhante aos Shoppings  Centers de hoje. Numa dessas confraternizações alguém sugeriu uma comemoração informal (sem cerimônias militares ) pelo Dia do Aviador . Por algum motivo que não me lembro porque coube ao “Pirata” a organização do evento . Missão dada ... missão cumprida !


O Centro Comercial Gilberto Salomão de Brasília , assim é definido pela Internet :

O Centro Comercial Gilberto Salomão faz parte da história de Brasília. São mais de 50 anos de estórias entrelaçadas. Nos reinventamos sempre para acompanhar os desejos dos brasilienses, mas o que nunca muda é a nossa relação de carinho com a cidade e com o nosso público.



Fiz contato com o proprietário de um ambiente apropriado ( A CÔRTE ) . O proprietário se prontificou em fechar o estabelecimento para o nosso evento particular a noite por um preço fixo compatível ,considerando comes e bebes , onde só seriam admitidos participantes com um convite específico emitidos por nós. Com o preço estipulado, dividi por 60 (alunos) e rachamos a despesa (em comum acordo ). Cada qual pagaria individualmente a sua parcela , considerando que os oficiais e instrutores do nosso curso seriam nossos convidados isentos de pagamento. Todos concordaram e pediram que caso quisessem convidar amigos “extra curso” , estes pagariam uma parcela semelhante a que nós pagávamos. Me pareceu justa a reivindicação. Como organizador e após ouvir o “colegiado “ aceitei e fui providenciar  a emissão dos convites a serem distribuídos aos pagantes , para garantir a reserva do local, pagando antecipadamente ao proprietário  do estabelecimento “ A CÔRTE “. Eu teria uma semana para organizar tudo , convidando oficialmente, oficiais e instrutores do CENIPA.

Fui procurar o Coronel  Chefe do CENIPA para saber se poderia usar a gráfica do estabelecimento para imprimir os convites. Ele pediu os dados do data\hora e local que ele mesmo iria providenciar. Fiquei tranquilo.

No final daquele dia, um soldado me entregou uma caixa contendo centenas de cartões convites numerados, profissionalmente produzidos e editados. Passei a entregar os cartões convites, mediante pagamento daqueles que estavam patrocinando o evento. A notícia vazou para o prédio do Ministério da Marinha ao lado. Comecei a receber pedido de aquisição de convites de todas as “ instituições brasilienses “. O evento começou a dar lucro e fiquei assustado. A comemoração estava começando a sofrer um “disparo de rotação “. Não era justo ganhar dinheiro como ” promotor de eventos”. Consultei o colegiado e decidimos renegociar o valor do evento com o proprietário da CÔRTE.

Ficou acertado que ,pelo valor do lucro que havia , o “comes e bebes” seriam “ TOTALMENTE FREE “ , até o valor já pago pelo “lucro” , enquanto houvesse consumidores.

Resumindo a estória ... Foi um dos maiores eventos sociais da história do Gilberto Salomão de Brasília em 1984 .  A comemoração  “Dia do Aviador” promovida pelos alunos do CENIPA, causou engarrafamento e ficou famosa.


Nem tudo foram flores naquele ano . Perdemos um dos 9 LYNX SAH-11 para NETUNO , que arrancou um deles de cima do convés da Fragata Niterói , por meio de uma onda desproporcional em meio a uma tempestade noturna no traves do Cabo de Santa Marta, quando a aeronave se preparava para decolar em busca de tripulantes de uma embarcação chinesa que havia naufragado. Os nossos 3 tripulantes que foram lançados ao mar revolto , conseguiram sair da aeronave submersa e foram resgatados pela Fragata , com danos leves. O LYNX 3020 foi para o reino de NETUNO


O tempo passou . Em 1986 fui mandado para a França fazer parte do GFRHF, onde além de receber 17 aeronaves francesas, eu avaliei o AS 366 N ( DAUPHIN NAVAL) da Aerospatiale francesa, que concorria contra o SUPER LYNX da Westland inglesa na concorrência para substituir os antigos LYNX SAH -11 problemáticos . Reprovei os DAUPHINs e virei “persona non grata” na fabricante francesa  . Dois anos depois voltei ao Brasil para a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (órgão técnico). Em 1990 fui transferido para São Pedro D’Aldeia ,para ser encarregado da formação dos pilotos da Marinha e do Exército (que estava recriando a sua Aviação ). Voltei a voar no “meu “ Esquadrão HA-1. . Renovei minha qualificação de

COA (Comandante Operativo) de SAH -11 Lynx, embarcando  nas Fragatas e por vezes dando instrução de voos por instrumento ou fazendo papel de “checador de cartão IFR “. Os problemas do motor do LYNX continuavam após um período de evoluções técnicas.

Num destes voos de requalificação de voo por instrumentos, regressávamos de Salvador , acompanhados por outro Lynx. A pernada de Vitória para São Pedro da Aldeia estava sendo executada no período noturno . Cumprindo a rotação de pilotos nas funções de cabine, o nosso Lynx estava sendo conduzido (1P) pelo Capitão de Fragata Cyrino (que havia recém passado o comando do Esquadrão). Co pilotando (2P) estava atento o Primeiro Tenente Paulo Ricardo (recém embarcado após brilhante formatura no Curso de Aviação para oficiais) ...e este Pirata Alado na posição central do banco de passageiros , atento ao painel iluminado do Lynx. Estávamos sobrevoando Macaé na fase final de aproximação para nossa Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia . Comecei a perceber uma variação no som do rotor principal. Me pareceu que algo estranho estava ocorrendo . Me fixei nos instrumentos  e percebi que a rotação do rotor principal começou a aumentar . Fiquei alerta , até que iniciou um disparo. Os indicadores de torques de cada motor  se descasaram  e um deles caiu a ZERO ( primeira indicação de PERDA de MOTOR !... ). O procedimento seria apagar o motor com torque “zerado” cortando o envio de combustível evitando incêndio no motor . Certo ? ... só que não !



O motor que está “disparado “ carrega toda indicação de torque , zerando esta indicação para o motor que está normal. Se for cortado o fluxo de combustível do motor que indica torque zero (mas na verdade é o que está funcionando normal)... ele apaga e aumenta o disparo do rotor principal e o caos é estabelecido levando ao descontrole do LYNX . Os três pilotos a bordo , reconheceram a tempo a real emergência e cada um , inclusive o Pirata passageiro, que assumiu uma função controlando as manetes do fluxo de combustível.

Declaramos emergência e solicitamos pouso corrido na pista em Macaé. O aeroporto rapidamente se mobilizou para o pouso em emergência . O Lynx foi manobrado com sutileza pelo Cyrino enquanto o Paulo Ricardo cumpria os procedimentos de fonia cumprindo o check list apropriado para a situação , enquanto este Pirata controlava a manete de equalização dos dois motores que estavam com rotações defasadas. Quando nos alinhavamos a pista balizada pelas luzes.....Bummm!.... “BLACK OUT”.....em todo aeroporto de Macaé....,.

O farol de busca do Lynx foi acionado ....iluminando a pista alinhada na nossa frente onde os caminhões de bombeiros e ambulâncias já nos aguardavam.

 Pousamos em segurança com um Lynx pilotado a “6 mãos”, em meio a todo aparado de segurança de Macaé .

Cortamos os motores aliviados . Nos cumprimentamos pela eficiência do trabalho em grupo padrão HA-1.

Entre aqueles que se aproximaram do LYNX pousado um deles leu meu nome fixado no “courinho do macacão de voo”  e me perguntou :

- Você é aquele BARREIRA da festa do Aviador no Gilberto Salomão anos atrás ?

- Sou ! respondi surpreso .

- Sou o Coronel Chefe do CENIPA daquela época . Agora sou o Administrador aqui do Aeroporto de Macaé. Aquela festa foi o máximo. Benvindo a bordo , em segurança, à Macaé . Disse o Coronel da Reserva da FAB , colocando-se a nossa disposição para qualquer providência.

Esse foi o primeiro “disparo de rotação” ocorrido num Lynx SAH-11 . Depois , outros ocorreram sem maiores problemas . As outras tripulações já sabiam como agir nesta difícil identificação do “real problema “. Esta é a filosofia aprendida naquelas semanas de Curso de Segurança de Aviação proporcionada pelo CENIPA .... em Brasília , acessível à todos Aviadores...civis ou militares...

 By Pirata Alado

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS :


Aos meus amigos (também Piratas Alados ).

Comandante  Wagner (Babi) e Comandante Fleury por terem sido meus colegas de curso do CENIPA e companheiros de organização , do evento de comemoração do Dia dos Aviadores , no Gilberto Salomão. Em 1984.


Ao meu grande amigo Pirata Alado

 Lince Supremo , Almirante Paulo Ricardo , fiel escudeiro e companheiro de cabine no evento do primeiro "disparo de rotação do Lynx SAH-11". Foi ele que me lembrou dos fatos ocorridos naquela cabine , como testemunha ocular, auditiva  e ... presencial (além de ter sido o encarregado de providenciar os reparos necessários e o retorno em voo do nosso LYNX ... para "casa". 


Ao Esquadrão HA-1 da Marinha do Brasil e a TODOS os LINCES veteranos (ou não ) que contribuíram para "existência " do .... Pirata Alado 



Ao CENIPA

Pelos ensinamentos ministrados, que "anonimamente " salvam muitas vidas.


Minha saudosa lembrança ao meu grande amigo,  Pirata Alado Lince  Escolano , um dos sobreviventes da tripulação do Lynx 3020 arrancado do convés da Fragata Niterói , que depois nos deixou precocemente e voou para a "Alpha Crucis "



meu sincero 

NAMASTÊ

à todos

🙏

FELIZ DIA DO AVIADOR

( "NAVAL" incluso )





 

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Pirata... Corsários e Villegagnon

 



Amigos da pirataria alada....meu cordial olá

Depois de uma caminhada meditativa após a leitura do livro “Piratas do Brasil” (presente de aniversário da minha filhota ) , meditando sobre a minha “ignorância “ anterior a leitura, resolvi fazer este post “didático” sobre o assunto . Para tanto fui aprimorar meus conhecimentos na internet.

Para que todos saibam a diferença entre Corsário e Pirata  :



É importante fazer a distinção entre corsário e pirata. Os piratas agiam ilegalmente em tempo de guerra ou de paz, sem qualquer regra, sem pertencer a reis ou a qualquer governo. Ao contrário, os corsários agiam de acordo com seu soberano, exclusivamente em período de conflito.

 ...ou seja... Piratas eram seres “livres” de qualquer liderança oficialmente constituída . (roubavam por conta própria (tipo ,,,”anarquistas”) já os Corsários eram paus mandados roubando em nome de seus nobres “soberanos " que dominavam Reinos e Impérios Europeus (tipo ...”políticos”). Os dois , Piratas ou Corsários , tinham em comum o fato de , além de roubarem , necessariamente serem “ bons marinheiros “!

Dito isso, passemos a ver , o que é dito na internet sobre a Ilha de Villegagnon :

 






O almirante francês Nicolas Durand de Villegagnon era de Provins, Seine-et-Marne, na França e nasceu em 1510, vindo a falecer em Beauvais-en-Gâtinais em nove de janeiro de 1571. Ele foi um diplomata e cavaleiro da Ordem de Malta que ganhou notoriedade pela fundação de uma colônia de exploração francesa no litoral brasileiro, a Ilha de Villegagnon.


Localizada no interior da baía de Guanabara, a Ilha de Villegagnon fica na capital do Rio de Janeiro. Os indígenas a haviam dado o nome de Ilha de Sergipe, já os portugueses deram-lhe o nome de Ilha das Palmeiras. Seu nome atual deriva da época em que os franceses exploraram a região. O almirante francês Nicolas Durand de Villegagnon chegou na ilha em 1555 e construiu o Forte Coligny. Nesta época os descobridores franceses tentavam estabelecer a França Antártica no Brasil.

Este tipo de invasão ocorreu no período colonial, mas não foram apenas os franceses que tentaram cravar sua bandeira em território tupiniquim, diversas incursões estrangeiras de ingleses e holandeses também fizeram suas tentativas e, em muitos casos, obtiveram êxito, como nas invasões holandesas no nordeste brasileiro.



Durante a ocupação da Ilha de Villegagnon, calvinistas e colonos protestantes realizaram o primeiro culto da Santa Ceia nas Américas. Após este episódio, Nicolas Villegagnon os participantes obrigando-os a declararem os termos de sua fé. Este episódio ficou conhecido como Confissão da Guanabara. No dia 24 de março de 2007, um marco foi inaugurado na ilha em homenagem a tais acontecimentos históricos.




Em 1560 chegaram reforços da Capitania de São Vicente. Liderados por Mem de Sá, os grupos de soldados portugueses aportaram na ilha e iniciaram um conflito com os franceses. Os lusos conseguiram destruir a fortaleza e fizeram os franceses abandonarem Villegagnon e procurarem refúgio junto aos Tamoios. Para selar o domínio português na região, foi celebrada uma missa portuguesa na Ilha.


Os franceses somente foram expulsos de forma efetiva em 1567, em um embate que teve a participação de Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro. Temendo novas tentativas de domínio de outras nações, a ilha foi fortificada pelos portugueses no ano de 1733. Foi o início da construção da Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegagnon, iniciada após a destruição do monte das Palmeiras.

Assim que o Brasil se tornou independente, a Ilha de Villegagnon foi transferida para a Marinha. Em 1843, o local tornou-se sede do Corpo de Imperiais Marinheiros. No século XX, precisamente do ano de 1935, a Marinha do Brasil iniciou as obras da Escola Naval, que foi inaugurada em 1938.

 https://historiadorioparatodos.com.br/timeline/1555-chegada-de-villegagnon/

De posse das definições acima , publicadas na internet por historiadores e tendo aumentando o meu próprio cabedal cultural por meio da leitura do presente da minha filhota, caminhando pelas areias que testemunharam muitos dos fatos descritos, no que foi um dia a Capitania de São Vicente/Santo Amaro, criadas em 1534 , depois que o Tratado de Tordesilhas fui implantado em  1494 (antes do descobrimento “oficial” do Brasil ), uma conclusão me assaltou (no bom sentido) : “ Os interesses de Poder e a ganância do ser humano, aliadas as “crenças religiosas “ foram o embrião do que chamamos hoje de “Sociedade Brasileira”. As tripulações Corsárias eram compostas além de marinheiros , por combatentes e... religiosos (de acordo com as crenças que os “nobres” pretendiam disseminar.) Todos buscavam “valores “... dos outros !

(curiosidade sobre o " a Linha do Tratado de Tordesilhas" publicado pelo Pirata Alado , no site abaixo)
 

Os valores da época de colonizações católicas eram ,além de metais e pedras preciosas que sustentariam as disputas europeias ,as iguarias orientais . Daí a busca frenéticas pelo “caminho das Índias marítimo”, evitando os caminhos terrestres dominado pelos “mulçumanos”. Essa busca frenética impulsionou o “descobrimento oficial” de várias colônias  que já seriam de conhecimento dos antigos Vikings , considerados “pagãos “ e depois convertidos ao catolicismo após invasão da Inglaterra criando os povos de origem “Anglo Saxão”,(reconhecidamente bons marinheiros).

As terras das Américas serviriam a todos propósitos europeus. Ricas em ouro, prata , grandes extensões cultiváveis , produtoras de iguarias (açúcar )além de geograficamente, excelentes paradas logísticas em busca das rotas marítimas (sejam em sentido horário ou anti-horário em relação ao meridiano de Greenwich.

O Brasil no século XVI , como Colônia Portuguesa já chamava atenção pelas descobertas de filões de ouro  pelos “ Bandeirantes “ que saíram em busca da prata descoberta nas colônias espanholas a noroeste (o Peru , principalmente . A prata sul-americana foi importante para os espanhóis, pois as Américas produziam muito mais do que a Europa. A prata era usada para comprar mercadorias da Ásia e financiar o expansionismo do Império Espanhol. ) . Além da prata , os Bandeirantes buscavam índios que pudessem ser escravizados, barateando o custo na aquisição de escravos importados da África. O lado bom desta história é que os Bandeirantes , rompendo a “linha do Tratado de Tordesilhas “ acabaram ampliando as fronteiras da colônia portuguesa , O Brasil ! (coisa de piratas terrestres ).

Com todo esse sucesso, a colônia portuguesa além mar virou um lugar atrativo para qualquer tipo de Pirata ,  O inglês Thomas Cavendich foi um dos primeiros , seguido pelo franceses Jean François Du Clerc e René Duguay-Trouin ...muitos outros de diferentes nacionalidades andaram pisando na nossa terra até chegarmos ao nosso Nicolas Durand de Villegagnon.

Para nós , marinheiros piratas / corsários , além dos franceses Villegagnon ...Du Clerc ...Dugay Trian , há os ingleses James Lancaster e , particularmente  Lord Cochrane , de quem já comentei no post abaixo ...

https://pirataalado.blogspot.com/2021/10/piratae-o-lorde-cochrane.html

...estes históricos piratas / corsários construíram as bases que sustentam as atitudes daqueles que hoje se formam nas Escolas de Piratas de Villegagnon .... da qual eu me orgulho de ter sido formado “Profissional do Mar “ (mais conhecido como "Bacharel em Ciências Navais " ou popularmente Oficial de Marinha "). Sabemos como defender nosso território de piratas/corsários estrangeiros . Sabemos como eles agem . 

https://www.instagram.com/reel/DG5w1HmunQe/?igsh=MTJ0MHh6NXVjeGJ1cA==










Homenagem a 

ESQUADRA de PIRATAS do BRASIL