sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Pirata... Corsários e Villegagnon

 



Amigos da pirataria alada....meu cordial olá

Depois de uma caminhada meditativa após a leitura do livro “Piratas do Brasil” (presente de aniversário da minha filhota ) , meditando sobre a minha “ignorância “ anterior a leitura, resolvi fazer este post “didático” sobre o assunto . Para tanto fui aprimorar meus conhecimentos na internet.

Para que todos saibam a diferença entre Corsário e Pirata  :



É importante fazer a distinção entre corsário e pirata. Os piratas agiam ilegalmente em tempo de guerra ou de paz, sem qualquer regra, sem pertencer a reis ou a qualquer governo. Ao contrário, os corsários agiam de acordo com seu soberano, exclusivamente em período de conflito.

 ...ou seja... Piratas eram seres “livres” de qualquer liderança oficialmente constituída . (roubavam por conta própria (tipo ,,,”anarquistas”) já os Corsários eram paus mandados roubando em nome de seus nobres “soberanos " que dominavam Reinos e Impérios Europeus (tipo ...”políticos”). Os dois , Piratas ou Corsários , tinham em comum o fato de , além de roubarem , necessariamente serem “ bons marinheiros “!

Dito isso, passemos a ver , o que é dito na internet sobre a Ilha de Villegagnon :

 






O almirante francês Nicolas Durand de Villegagnon era de Provins, Seine-et-Marne, na França e nasceu em 1510, vindo a falecer em Beauvais-en-Gâtinais em nove de janeiro de 1571. Ele foi um diplomata e cavaleiro da Ordem de Malta que ganhou notoriedade pela fundação de uma colônia de exploração francesa no litoral brasileiro, a Ilha de Villegagnon.


Localizada no interior da baía de Guanabara, a Ilha de Villegagnon fica na capital do Rio de Janeiro. Os indígenas a haviam dado o nome de Ilha de Sergipe, já os portugueses deram-lhe o nome de Ilha das Palmeiras. Seu nome atual deriva da época em que os franceses exploraram a região. O almirante francês Nicolas Durand de Villegagnon chegou na ilha em 1555 e construiu o Forte Coligny. Nesta época os descobridores franceses tentavam estabelecer a França Antártica no Brasil.

Este tipo de invasão ocorreu no período colonial, mas não foram apenas os franceses que tentaram cravar sua bandeira em território tupiniquim, diversas incursões estrangeiras de ingleses e holandeses também fizeram suas tentativas e, em muitos casos, obtiveram êxito, como nas invasões holandesas no nordeste brasileiro.



Durante a ocupação da Ilha de Villegagnon, calvinistas e colonos protestantes realizaram o primeiro culto da Santa Ceia nas Américas. Após este episódio, Nicolas Villegagnon os participantes obrigando-os a declararem os termos de sua fé. Este episódio ficou conhecido como Confissão da Guanabara. No dia 24 de março de 2007, um marco foi inaugurado na ilha em homenagem a tais acontecimentos históricos.




Em 1560 chegaram reforços da Capitania de São Vicente. Liderados por Mem de Sá, os grupos de soldados portugueses aportaram na ilha e iniciaram um conflito com os franceses. Os lusos conseguiram destruir a fortaleza e fizeram os franceses abandonarem Villegagnon e procurarem refúgio junto aos Tamoios. Para selar o domínio português na região, foi celebrada uma missa portuguesa na Ilha.


Os franceses somente foram expulsos de forma efetiva em 1567, em um embate que teve a participação de Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro. Temendo novas tentativas de domínio de outras nações, a ilha foi fortificada pelos portugueses no ano de 1733. Foi o início da construção da Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegagnon, iniciada após a destruição do monte das Palmeiras.

Assim que o Brasil se tornou independente, a Ilha de Villegagnon foi transferida para a Marinha. Em 1843, o local tornou-se sede do Corpo de Imperiais Marinheiros. No século XX, precisamente do ano de 1935, a Marinha do Brasil iniciou as obras da Escola Naval, que foi inaugurada em 1938.

 https://historiadorioparatodos.com.br/timeline/1555-chegada-de-villegagnon/

De posse das definições acima , publicadas na internet por historiadores e tendo aumentando o meu próprio cabedal cultural por meio da leitura do presente da minha filhota, caminhando pelas areias que testemunharam muitos dos fatos descritos, no que foi um dia a Capitania de São Vicente/Santo Amaro, criadas em 1534 , depois que o Tratado de Tordesilhas fui implantado em  1494 (antes do descobrimento “oficial” do Brasil ), uma conclusão me assaltou (no bom sentido) : “ Os interesses de Poder e a ganância do ser humano, aliadas as “crenças religiosas “ foram o embrião do que chamamos hoje de “Sociedade Brasileira”. As tripulações Corsárias eram compostas além de marinheiros , por combatentes e... religiosos (de acordo com as crenças que os “nobres” pretendiam disseminar.) Todos buscavam “valores “... dos outros !

(curiosidade sobre o " a Linha do Tratado de Tordesilhas" publicado pelo Pirata Alado , no site abaixo)
 

Os valores da época de colonizações católicas eram ,além de metais e pedras preciosas que sustentariam as disputas europeias ,as iguarias orientais . Daí a busca frenéticas pelo “caminho das Índias marítimo”, evitando os caminhos terrestres dominado pelos “mulçumanos”. Essa busca frenética impulsionou o “descobrimento oficial” de várias colônias  que já seriam de conhecimento dos antigos Vikings , considerados “pagãos “ e depois convertidos ao catolicismo após invasão da Inglaterra criando os povos de origem “Anglo Saxão”,(reconhecidamente bons marinheiros).

As terras das Américas serviriam a todos propósitos europeus. Ricas em ouro, prata , grandes extensões cultiváveis , produtoras de iguarias (açúcar )além de geograficamente, excelentes paradas logísticas em busca das rotas marítimas (sejam em sentido horário ou anti-horário em relação ao meridiano de Greenwich.

O Brasil no século XVI , como Colônia Portuguesa já chamava atenção pelas descobertas de filões de ouro  pelos “ Bandeirantes “ que saíram em busca da prata descoberta nas colônias espanholas a noroeste (o Peru , principalmente . A prata sul-americana foi importante para os espanhóis, pois as Américas produziam muito mais do que a Europa. A prata era usada para comprar mercadorias da Ásia e financiar o expansionismo do Império Espanhol. ) . Além da prata , os Bandeirantes buscavam índios que pudessem ser escravizados, barateando o custo na aquisição de escravos importados da África. O lado bom desta história é que os Bandeirantes , rompendo a “linha do Tratado de Tordesilhas “ acabaram ampliando as fronteiras da colônia portuguesa , O Brasil ! (coisa de piratas terrestres ).

Com todo esse sucesso, a colônia portuguesa além mar virou um lugar atrativo para qualquer tipo de Pirata ,  O inglês Thomas Cavendich foi um dos primeiros , seguido pelo franceses Jean François Du Clerc e René Duguay-Trouin ...muitos outros de diferentes nacionalidades andaram pisando na nossa terra até chegarmos ao nosso Nicolas Durand de Villegagnon.

Para nós , marinheiros piratas / corsários , além dos franceses Villegagnon ...Du Clerc ...Dugay Trian , há os ingleses James Lancaster e , particularmente  Lord Cochrane , de quem já comentei no post abaixo ...

https://pirataalado.blogspot.com/2021/10/piratae-o-lorde-cochrane.html

...estes históricos piratas / corsários construíram as bases que sustentam as atitudes daqueles que hoje se formam nas Escolas de Piratas de Villegagnon .... da qual eu me orgulho de ter sido formado “Profissional do Mar “ (mais conhecido como "Bacharel em Ciências Navais " ou popularmente Oficial de Marinha "). Sabemos como defender nosso território de piratas/corsários estrangeiros . Sabemos como eles agem . 










Homenagem a 

ESQUADRA de PIRATAS do BRASIL





4 comentários:

  1. Bem legal essa associação dos piratas/corsários do Brasil Colônia com os Piratas Navais da atualidade. Herdamos muitas de suas características. Mas um outro detalhe do seu post me despertou uma curiosidade. A época em que a EN de hoje foi inaugurada se confunde com a época de construção do Aeroporto Santos Dumont. Fui pesquisar mais e encontrei um ótimo relato sobre o início de SDU:
    https://ceabbrasil.com.br/blog/historia-do-aeroporto-santos-dumont/
    Achei interessante, pego essa carona pra compartilhar. Abçs alados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Pirata Alado Compa..
      Além de amigo ... seguidor atento.
      Eu não havia atentado a esse detalhe. Fui estudar o assunto no site indicado por vc.
      As duas construções..EN e Aeroporto são da mesma época ( governo autoritario de Getúlio Vargas). Não existia a FAB...a primazia da Aviação brasileira era disputada por Marinha e Exército.
      Santos Dumont havia se suicidado em 1932 durante um bombardeio militar no Guarujá à, o que via ser a Base Aérea Naval da Marinha , que havia sido tomada pelos revolucionários paulistas , na Revolução Constitucionalista de 1932.
      Santos Dumont, era contrário a utilização de sua invenção ( o avião) como arma militar...então...como bom " político" ... Getúlio Vargas (ex militar , advogado e ditador) pode ter tido essa brilhante ideia de fazer " barba ...cabelo... e bigode "... agradando " gregos e troianos "...construindo um Aeroporto civil ,ao lado de uma Escola de Piratas/Corsários militares. !!!
      Obrigado pelo comentário, pertinente...meu querido amigo.
      Fraterno abraço ☠️

      Excluir
  2. Lendo esse interessante artigo, fiquei imaginando se este blog não deveria se chamar "As Aventuras do Corsário Alado"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo leitor Anônimo Portas...
      Pois é ... este post me criou uma crise de identidade...Pirata... ou Corsário?...."ser ou não ser , eis a questão ".....
      Como isso foi dilema do Hamlet ...( e eu não Shakespeare.)...prefiro continuar sendo Veterano Marinheiro...metido a blogueiro amador ...sem maiores compromissos históricos.
      Valeu Portas ... seja bem-vindo a bordo.
      Forte abraço

      Excluir

Estou tentando regularizar "os comentários postados"
Solicito que os comentários tenham identificação no próprio texto.
Obrigado.👍👍
Pirata Alado