Amigos da Pirataria Alada...
" paz na terra aos homens de boa vontade " ( alguém já desejou isso algum dia )... que assim seja ( pelo menos aos de boa vontade ... )
Dito isso, considerando os tempos que vivemos , o Veterano resolveu deitar letras sobre um " conto" que tem assaltado ( no bom sentido) as minhas noites mal dormidas. Agora no volume de " Livro 2".
Assim , próximo ao final deste janeiro de 2026 e ao som de " Rita Lee e Ultrage a Rigor "...nasce o conto dos "Companheiros de Alvorada - Livro 2 ".
COMPANHEIROS de ALVORADA 2
PREFÁCIL
SOBREVIVÊNCIA
Um novo ano debutou. Uma luz fraca ensaiou uma claridade na escuridão cavernal. Todos perceberam que navegavam sobre um mar de lama planaltino.
O Jair gritava silenciosamente apontando a luz que vinha , não do céu da caverna cheia de morcegos pendurados nas tetas cavernais, mas o Sol que nascia no horizonte do Lago Planaltino do Grande País do Sul.
O Jair , mesmo descansando na sua mansão de beira do Lago , ainda vislumbrava a Alvorada do outro lado do Lago , mesmo se sentido preso na escuridão.
A chuva começou e virou tempestade hídrica vindo do céu impulsionada por ventos e raios celestes , por todos os lados . No planalto jesuítico (não o do pão de queijo) derrubou arvores que se esquivavam da fiação que não para de crescer , mais do que capim gordura. Se já estavam na escuridão , os amigos bandeirantes do Jair , agora ficaram no apagão. Resolveram ficar parados para não serem carregados pela enxurrada.
Um Garoto mineiro saiu andando no meio da bagunça em direção ao mar de lama planáltico e deu ruim ! Caiu um raio e assustou o povo que queria tirar o Jair da caverna.
Já o Luiz que se equilibrava numa boia vermelha junto com a turma que ele abraça e beija , meio escorregadia porque se molham muito lavando a sujeira que apareceu numas moedas que estavam escondidas no “cofrinho Master” do planalto do pão de queijo.
Nesse " balança mas não cai “, da boia vermelha tentando sair da escuridão, até o tabuleiro do Rei Careca viu as peças balançar quase caindo do tabuleiro .
Começou uma correria das peças vermelhas no tabuleiro do Rei Careca. Tinha” torre “ voando na diagonal de jatinho ( de Dias e de Noites) além de “bispo polonês conhecido como Levan na Rosk” tentando comer peão na linha reta.
- Isso pode Arnaldo ? Perguntou o pessoal das “News” midiáticas.
- Num sei ! Eu vou passear no Panamá com meus amigos pra ver o Canal que o Amigão quer . Disse o Luiz respondendo à pergunta que foi feita para o Arnaldo , que não falou nada .
Lá pelo Norte, o Amigão (autoproclamado) queria tanto a geladeira dos amigos
nordestinos que ALGUÉM , lá do céu, acabou enviando um monte de gelo nevado, para a casa dele, complicando a vida de todos que só queriam a paz aos homens de boa vontade (e as guloseimas).
O Amigão brigou com um vizinho de cima e o
cara disse que não queria mais papo ( O Amigão queria incorporar o andar de cima ao seu apartamento tornando Duplex , mais perto da geladeira dos amigos nordestino ) .
Depois disso o Luiz ligou para o Amigão pra dizer que ele queria também a paz para os homens " amigos " de má vontade .
O Amigão convidou o Luiz para sentar no “ colinho “ lá no salão da “granja” dele (não a Janja dele) lá no grande país do Norte para um papinho “pé de ouvido”
.
O Carnaval estava se aproximando e com isso as fantasias estavam sendo preparadas.
Nessa época o povo do grande país do sul , só dança ! ... não importa se com chuva ou com sol .... e assim... basta se fantasiar de "palhaço” e dançar à vontade desfilando na Avenida fazendo “self” sorrindo.
A “gringarada” adora ver o povo dançando enquanto outros vão lavando as “moedinhas” sujas que encontram mundo afora.
Caros leitores que me honram com vossa leitura deste Livro 2 do conto COMPANHEIROS de ALVORADA.
Da mesma forma que o Livro 1,
este será publicado em Capítulos de acordo com os fatos acontecerem.
Bem vindos à bordo da Nau Pirata literária.
O Pirata Alado mostra a sua faceta (epa!) literária de causar inveja o saudoso Henfil e seu hiper sarcástico personagem Fradim. A observação perspicaz e hilária do cotidiano mundial se junta ao Curso Expedito de IA (CExp-IA) que certamente vc realizou alhures na Orla Santificada. Com efeito, quem em sã iignorância poderia montar na IA um prompt tão rico em detalhes...? Aquelas Naus no canal panamenho me tiraram do sério...kkkk.
ResponderExcluirSim, Pirata, estamos ansiosos em conhecer os próximos episódios da saga Jair+Rei Careca, agora com uma pitada master dos melhores ingredientes colhidos na Bananândia. Abçs carnavalescos!
Meu caríssimo amigo Compa.
ExcluirAssim seu comentário me faz chorar 🥲
Me comparar ao Henfil icorporando Fradin...pra mim equivale a um Oscar , com ou sem Agente Secreto concorrente.
O Vetrano , observador atento, das Sobrevivências sobre o mar de lama político/ judicial que vivemos , só mesmo a IA tem capacidade intelectual de produzir algo semelhante.
Dessa forma me divirto, .. .tento divertir alhures pela aí.
Resumindo, ... se não tenho Poder ( ou capacidade ) de mudar os fatos...adoto a atitude de : " se o estupro é eminente...relaxa e...aproveita ". Dar murro em ponta de faca...só.. fura a mão... e não resolve nada.
Obrigado pelo pertinente comentário.
Fraterno e sincero abraço meu amigo.
Bravo Zulu pirata chaparia de longas jornadas. Formo ao lado do Campa nos comentários!
ResponderExcluirMeu querido comentarista Anônimo Pirata Pilot Paulo Ferraz , chaparia de longas datas, obrigado pela formatura acompanhando o Campa Compa..
ExcluirBZ sincero vale mais que OSCAR ou medalha de honra ao mérito.
A IA , me foi introduzida ( no bom sentido) expeditamente pelo meu Filhão 01 Denis. A partir daí descobri que só uma Inteligência superior a humana é capaz de reproduzir essa lama Politica/ judiciária a que estamos expostos.
Dessa forma me divirto e procuro compartilhar.
Se gostou ...aguarde os " fatos" que estão por vir.
Fraterno abraço , meu irmão por opção.
Beijunda Santa
Muito bommmmm...Sereia
ResponderExcluirAkkkk Sereia...ainda bem que nesse conto você... não aparece. Lama ! não combina com Sereias...
ExcluirElas só desfilam em águas translúcidas... para brilharem em verdadeira grandeza.😊
Sereias de lama, são FAKES ... produzidas no bisturi...kkk
Obrigado pelo comentário....minha Sereia Piratesca🧜
Fala Pirata !
ResponderExcluirSarcasmo de alta qualidade.
Parabéns.
Caríssimo Mestre Pirata Alado Lince Puro Malte..
ExcluirObrigado pelo comentário.
Sarcasmo é uma forma de amenizar os efeitos da " lama planáltica " que estamos sendo obrigados a conviver durante essa fase política / judiciária do nosso cansado País.
Uns Piratas " Puro Malte" velejam se isolando da lama ... outros viajam nas estórias escritas...
Mas... como dizem alguns Luizes da vida :
" a luta continua"... ( só espero que ninguém se machuque )
Fraterno abraço Puromaltino..🥃