Amigos da Pirataria Alada ...meu cordial Olá!
Num domingo ensolarado na minha querida Santos, admirando a “
infinita” união de Céu e Mar , da minha janela, me perguntei intimamente :
“- Qual atividade profissional permite unir estes dois “espaços
“ (teoricamente definidos pela “linha do horizonte”) de forma aventureira e ao
mesmo tempo rentável ? “,
Eu mesmo me respondi :
“-Entre outras ..a Marinha ! (seja ela Mercante ou Militar ) “
Fiquei satisfeito com essa conclusão e sorri .
Ainda permanecia em letárgica meditação , enquanto observava
a beleza do horizonte marítimo isento de um visual “manufaturado”.... tudo
parecia “natural e tranquilo” .... e melhor “isolado” (algo raro nos dias de
sociedades civilizadas , desenvolvidas , superlotadas , ambiciosas ... e globalizadas) ! Era um visual confortante.
Estamos em tempos de “Copa do Mundo de Futebol “ e de alguma
forma , me reportei a 1970 , ano que tomei a decisão de “Entrar para a Marinha “.
(Provavelmente eu devia estar observando uma imagem semelhante a de hoje quando
tomei esta decisão há 52 anos , ou devo ter visto algum filme de Pirata que me incentivou
).
Passei no concurso para o Colégio Naval da Marinha do Brasil.
O primeiro passo foi dado. Estranhei a vida militar. Resisti por um tempo até
me adaptar a disciplina , organização e hierarquia, afinal eu queria apenas a
liberdade da linha do horizonte .
Depois de rápidos 6 anos , me formei e fui mandado como oficial
para a Amazônia . Foi uma experiência sensacional . Aprendi muito sobre lugares
isolados e me aproximei de animais selvagens e suas características naturais .
... mas faltava a “linha do horizonte marítimo “.
2 anos passaram rápido na Amazônia . Eu já me sentia “meio
Pirata “, quando entrei na Aviação Naval e fui designado para o HA-1 (esquadrão
de Helicópteros de Ataque da Força Aeronaval da Marinha ).
Descobri que o HA-1 era o Esquadrão mais moderno de helicópteros
militares que operavam em modernas Fragatas e viajavam muito . Me tornei um
verdadeiro Pirata que admirava a linha do horizonte... melhor que isso operava um
helicóptero Lynx (Lince em português )que
me reportava a animais selvagens , aos quais eu passei admirar no meu tempo de
Amazônia . Como piloto de Lynx fui batizado e inoculado pelo Sangue do Lince ,
me tornando (e incorporando ) as características de um verdadeiro “Lince”.
Definição de LINCE na Internet
Um dos felinos mais admirados pela sua beleza exótica, o
lince é considerado um animal de médio porte, com peso entre 13 e 40 kg em
média e comprimento variando de 100 à 130 cm. As medidas variam de espécie para
espécie. O nome lince, vem do próprio gênero das espécies, Lynx, que por sua
vez vem do grego antigo lúnx mas alguns consideram originada do proto-indo
europeu lewk. De qualquer modo, todos os termos significam “brilhante, claro”,
em referência aos brilhos dos olhos dos linces quando avistados à noite.
É um animal de comportamento solitário e hábitos geralmente
noturnos. Por ser um caçador que usa táticas de espreita, o lince é bastante
silencioso ao caminhar, dificultando ainda mais sua visualização em ambientes
naturais. Em algumas comunidades dos Bálcãs, uma região do sudeste europeu
formada por países como Bósnia, Bulgária, Sérvia e Grécia, os linces são
considerados “fantasmas”, pelo fato de raramente serem vistos.
Os linces são caçadores ativos e a maioria da suas presas é
composta por animais de pequeno porte como roedores, lebres, coelhos e aves. No
entanto podem capturar peixes (considerada uma iguaria especial).
Geralmente associado à áreas frias, os linces ocorrem em boa
parte do hemisfério norte, com representantes tanto na América do Norte, quanto
na Europa e Ásia.
Definição de PIRATA
na Internet
Um pirata (do grego πειρατής, peiratés, derivado de πειράω,
"tentar, assaltar", pelo latim e italiano pirata) é um marginal que,
de forma autônoma ou organizado em grupos, cruza os mares só com o fito de
promover saques e pilhagem a navios e a cidades para obter riquezas e poder. O estereótipo mais conhecido do pirata se refere aos Piratas do Caribe, cuja a
época áurea, conhecida como Época Dourada da Pirataria, ocorreu principalmente
entre os séculos XVI e XVIII.
Do fim do século XVI até o século XVIII, o Mar do Caribe era
um terreno de caça para piratas que atacavam primeiramente os navios espanhóis,
mas posteriormente aqueles de todas as nações com colônias e postos avançados
de comércio na área. Os grandes tesouros de ouro e prata que a Espanha começou
a enviar do Novo Mundo para a Europa logo chamaram atenção destes piratas.
Muitos deles eram oficialmente sancionados por nações em guerra com a Espanha,
mas diante de uma lenta comunicação e da falta de um patrulhamento
internacional eficaz, a linha entre a pirataria oficial e a criminosa era
indefinida.
As tripulações de piratas eram formadas por todos os tipos
de pessoas, mas a maioria deles era de homens do mar que desejavam obter
riquezas e liberdades reais. Muitos eram escravos fugitivos ou servos sem rumo.
As tripulações eram normalmente muito democráticas. O capitão era eleito por
ela e podia ser removido a qualquer momento.
Eles preferiam navios pequenos e rápidos, que pudessem lutar
ou fugir de acordo com a ocasião. Preferiam o método de ataque que consistia em
embarcar e realizar o ataque corpo a corpo. Saqueavam navios de mercadores
levemente armados, mas ocasionalmente atacavam uma cidade ou um navio de
guerra, caso o risco valesse a pena. Normalmente, não tinham qualquer tipo de
disciplina, bebiam muito e sempre terminavam mortos no mar, doentes ou
enforcados, depois de uma carreira curta, mas transgressora.
Por mais estranho que possa ser , a mistura de Pirata com
Lince me atraía, por algumas das características que eram comuns aos dois “inspiradores” de minhas fantasias
pessoais , mas faltava alguma coisa , já que os dois não voavam ... e eu sim .
Isso me incomodava !
Durante anos, mais precisamente, até a virada do milênio em
2000. O Pirata Militar, já estava realizado profissionalmente ,por ter liderado
os Linces da “Caverna HA-1”...mas o espirito militar não me proferia a
liberdade que um verdadeiro Pirata ... almejava.
Depois de 30 anos , passei para a reserva militar e me
tornei um Pirata livre em busca de aventuras...mais “anárquicas” ... e mais rentáveis.
Depois de alguns meses dedicados a observação praiana numa
atividade classificada como : “vendedor ambulante de praia “ onde consegui auferir
algumas “pratas” vendendo uma invenção própria chamada “Beach Bag “, recebi um
convite para desenvolver a operação de um barco rápido que tivesse a capacidade de operar
com helicóptero a bordo.
Era a oportunidade tão esperada . Abracei a causa com afinco.
Reuni todos meus conhecimentos de Pirata Militar unido a minha experiência de Lince
e coloquei tudo em prática visando adquirir “aventuras aliadas às pratas”.
Fui chamado de maluco , irresponsável , inconsequente e
outros adjetivos menos votados , mas ... continuei contra muitos e a favor de
poucos (os meus novos patrões que tinham a mesma filosofia de vida ). Com o tempo atualizei minha licença internacional de voo e passei operar numa NAU , que navegava pelo mundo sob a bandeira e o porto de registro "Hamilton" , capital das Bermudas ( paraíso fiscal e famoso porto de apoio , dos Piratas do Caribe ).
Passados 10 anos nesta aventureira atividade , depois de muitos
dias de mar , muita horas de voo ao redor do mundo (e algumas pratas ) me senti completamente realizado , pessoal,
profissional e financeiramente. Finalmente eu havia me tornado um :
“ Lince Pirata
ALADO “. ... admirador da Linha do Horizonte onde o Céu ... encontra o Mar