sábado, 23 de novembro de 2024

Pirata ... e o Feriado de 20 de novembro

 

Amigos da pirataria alada meu cordial ... Olá.

Hoje (23 de novembro) acordei e vi um dia nublado da minha janela com vista para o mar.

A Sereia havia acordado cedo e levado a nossa cortina da nossa dita janela para servir de molde para o “cortinador” confeccionar uma nova , devido aos danos sofridos por ela (a cortina não Sereia) durante a lavagem na nossa máquina de lavar roupas . 

Eu sozinho , apreciando o mar da grande janela agora desnuda meditava sobre a minha atual leitura do livro “Capitão Blood “ (presente do meu filho no meu aniversário em junho) .


 
O livro é um romance de um personagem irlandês , inicialmente formado em medicina , no século XVIII que adotou o “Anarquismo” como filosofia de vida e por uma serie de fatores acabou se tornando um “Pirata do Caribe “ cheio de aventuras e um romance” . (para aqueles que ficaram curiosos eu recomendo a leitura do Capitão Blood de autoria de Rafael Sabatini , publicado em 1922 se tornado um sucesso de vendas e tornando-se filme de sucesso em 1935). 

Com a imagem do mar a minha frente e as aventuras do “colega” Blood na mente , comecei a minha “home office” de veterano reformado consultando o meu celular. No whatsapp havia uma mensagem do “Lince Lider Aguirre” anexando uma NOTA da MARINHA , que transcrevo abaixo parcialmente :


Niterói-RJ.
Em 23 de novembro de 2024.

Hoje, às 04h, a Marinha do Brasil (MB) realizou o resgate de uma tripulante de um navio mercante a cerca de 1200 km de costa. A Fragata Independência, da MB, encontra-se com o enfermo a bordo e regressando para a terra mais próxima, o Rio de Janeiro.

A MB informa que, às 9 horas desta quarta-feira (20), o Navio foi acionado para realizar uma Evacuação Aeromédica de uma tripulante brasileira do Navio Mercante “ATLANTIC ZONDA”, com bandeira da Libéria. Por ocasião do acionamento, a Fragata “Independência” encontrava-se atracada na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), em Niterói. Após receber o pedido de resgate, o Navio respondeu prontamente, desatracando às 12:43 do dia 20 de novembro para prestar socorro à enferma.

A tripulante foi resgatada pelo helicóptero do navio e trazida para a Fragata na manhã do dia 23, com suspeita de AVC. Logo após o seu resgate, o Navio iniciou o regresso a fim de transferir o tripulante, também por aeronave, para o hospital, previsto para ocorrer ainda no dia 23.

A bordo, a equipe médica do navio recebeu, na enfermaria, a Sra Priscila, a qual encontra-se em observação e com seu quadro sendo monitorado, a fim de garantir que ela chegue com a saúde preservada até o hospital em terra.

https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:f7bed17a-a2eb-4356-a732-59efeb6b4054


De posse dessa informação , passei a ser informado sobre as discussões que hoje dominam nosso noticiário sobre investigações políticas no nosso judiciário e propostas de cortes orçamentários governamentais ao Congresso , particularmente no Ministério da Defesa , que dão conta sobre as  despesas com as “pensões militares “. As outras discussões em pauta são sobre o regime trabalhista 6x1 , 5x2 ou 4x3 do regime CLT.

Com a mente no limite da capacidade diante da variedade de informações diversas, passei a imaginar se a IA (inteligência artificial) poderia me ajudar a obter uma noção razoável para as informações que me estavam apresentado .

Num feriado do dia 20 , enquanto todo cidadão está desfrutando descanso de um feriado ,  comemorando a data orgulhando-se de uma “consciência” particular , me pergunto como deveriam proceder os cidadãos que foram acionados para resgatar uma pessoa acometida por um AVC a bordo de um navio estrangeiro que estava executando o seu trabalho no oceano, distante 1200 km da terra mais próxima , cumprindo um acordo firmado pelo governo , que agora decide sobre como remunerar aqueles que são capazes de executar esse acordo internacional. A “ IA “, não me apresentou nenhuma solução.

Independente da falta de solução da IA , imaginei que este governo deveria dispor de um Navio rápido com capacidade de operar um helicóptero com capacidade de resgatar em segurança a pessoa enferma e com segurança e trazê-la (viva) para terra três dias depois do feriado , quando todos já estariam descansando em terra se o regime de remuneração trabalhista a ser adotado vier a ser o 5x2.

Olhando para o mar  divaguei e pensei : - O Capitão Blood ... certamente teria uma solução brilhante para esse dilema . Afinal , no século XVIII as coisas eram resolvidas de forma mais prática.(a vida naquela época não tinha o mesmo valor de hoje. As consciências eram outras e os feriados eram por outros motivos ).

Confesso . Eu estava ficando cada vez mais confuso.

Neste momento a porta se abriu e a Sereia entrou feliz da vida . “- já está resolvido. A cortina nova será feita em dez dias . Só falta fazer o PIX e pronto !. Já podemos ir comer nossa feijoada de sábado na padaria “. Ela disse.

Me vesti apropriadamente para o evento social caseiro de sábado e pegamos o elevador do prédio. No elevador  uma surpresa !Estava ocupado pela vice sindica do prédio , recém reeleita (por falta de qualquer outra opção)na reunião de condomínio na noite anterior onde ela . num momento de “ Ira incontida” em público , em tom autoritário , me acusou de ser um vagabundo que não tinha o que fazer e ficava o dia inteiro contando as minhas “moedas”. Essa atitude descontrolada foi após eu ter apontado algumas discrepâncias administrativas financeiras ocorridas durante o ano e ter me recusado a ser candidato a sindico.

Em resposta a essa acusação respondi serena e placidamente :

- Maria desculpe. Não me lembro de alguma vez você ter dormido na minha casa para saber o que fico fazendo em casa.

Dito isso a reunião foi encerrada e todos se retiraram em silêncio.

Boa tarde, Maria . Disse em tom suave entrando, após a Sereia, no elevador. Me desculpe por ontem. Eu só quis chamar atenção pelas irregularidades administrativas que estão sendo perpetradas pela Empresa Administradora de Condomínios contratada pelo Condomínio, ao qual você e a sindica respondem ... e nós proprietários pagamos. Completei minhas desculpas.

A revolta da Maria voltou , agora dentro elevador .

Preferi me calar e ir comer minha feijoada de sábado.

Agora deitando letras no computador cheguei a uma conclusão :

“ Só sei ... que nada sei !”

O Capitão Blood é que estava certo . Feliz dele no Século XVIII. Ele teria solução para este problema.

Imaginei que a IA me sugeriria adotar o regime trabalhista de 4x3 com “ home office” nos 4. Nessa hipótese a enferma do ATLANTIC ZONDA poderia ser tirada do navio a 1200 km de terra em segurança por um único “oficial de Marinha” em home office” ou no feriado de “consciência particular“ ... controlando o navio e o helicóptero num vídeo game. Se der “ruim”... tipo “game over”... é só dar “reset “ e um “start” ... e começar de novo . Quem sabe o hipotético oficial de Marinha , em home office controlando o navio e helicóptero automatizados remotamente em algum momento consiga resgatar a tripulante ainda viva , passando assim de estágio .

Bom domingo a todos...como dizem atualmente : "Bom descanso ... companheiro "

 



sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Pirata ... e o " Disparo de Rotação "

 

Amigos da pirataria alada... Meu cordial “NAMASTÊ “



Na Internet, “NAMASTÊ” , é assim descrita :

A palavra tem origem na crença de que todos são essencialmente divinos, e que cabe a cada um despertar essa divindade. Na cultura iogue, a saudação acontece quando a alma de uma pessoa reconhece e presta homenagem à alma de outra. 


Dito isso, essa estória começa no ano de 1984. Naquela época o pirata que vos fala envergava o macacão de voo do HA-1 ( Primeiro Esquadrão de Helicóptero de Esclarecimento e Ataque Anti-Submarino).O Esquadrão da Aviação Naval da Marinha do Brasil, operava 9 aeronaves SAH-11  Lynx (as mais modernas aeronaves navais da época).  Era um projeto da Westland inglesa que incorporava grandes inovações. Uma aeronave compacta (para pouso a bordo de Fragatas ) rápidas com grande capacidade de armamentos ( 4 mísseis ou 2 torpedos e bombas de profundidade) e grande potência oferecida por 2 motores a turbinas Rolls Royce GEM 2 (projetados exclusivamente para essa aeronave). Inglaterra e Brasil foram os primeiros países a incorporarem esta novíssima aeronave em suas Marinhas.

Como todo “ protótipo”, o novo motor GEM 2 apresentou uma série de problemas de “apagamento em voo”. O Esquadrão HA-1 criado em 1978 chegava a 1984 com vários “apagamentos de motor” com pouso monomotor seguro , em pistas ou a bordo das Fragatas no mar. Eu mesmo já havia passado por 2 experiências dessas : A primeira em 1982 , juntamente com meu guru “Russo Postarek”, embarcado na


Fragata Independência ,durante a Operação Fraterno na Argentina (pós Guerra das Malvinas ). O segundo apagamento de motor ,(com o "escudeiro Paula Pinto de copila" ) foi noturno na mesma Fragata Independência ,em 1983. O Comandante da Fragata na época (dos dois eventos) era o Capitão de Mar e Guerra Mauro Cesar (que viria anos mais tarde ser Ministro da Marinha . Na segunda vez ele comentou depois do pouso monomotor em segurança :

- Tenente Barreira , estamos ficando experientes nessa emergência !

- É verdade Comandante , respondi.

Em 1984 fui enviado para Brasília para fazer o curso de Segurança de Voo no CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos ) órgão instalado no prédio do Ministério da Aeronáutica ( na época , hoje FAB) na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

Era outubro daquele ano, mês que a FAB no dia 23 comemora do “ Dia do Aviador \ Dia da Força Aérea Brasileira. ( não por coincidência , data do primeiro voo de Santos Dumont a bordo do 14 Bis nos campos de Bagatelle – Paris ) .

Éramos cerca de 60 alunos ( militares da FAB  e Marinha , alguns policiais estaduais e vários civis das Aviação Comercial\ Executiva )no curso que seria ministrado durante cerca de 4 semanas. A confraternização após as aulas eram intensas, principalmente nos barzinhos  do “Gilberto Salomão” Centro Comercial semelhante aos Shoppings  Centers de hoje. Numa dessas confraternizações alguém sugeriu uma comemoração informal (sem cerimônias militares ) pelo Dia do Aviador . Por algum motivo que não me lembro porque coube ao “Pirata” a organização do evento . Missão dada ... missão cumprida !


O Centro Comercial Gilberto Salomão de Brasília , assim é definido pela Internet :

O Centro Comercial Gilberto Salomão faz parte da história de Brasília. São mais de 50 anos de estórias entrelaçadas. Nos reinventamos sempre para acompanhar os desejos dos brasilienses, mas o que nunca muda é a nossa relação de carinho com a cidade e com o nosso público.



Fiz contato com o proprietário de um ambiente apropriado ( A CÔRTE ) . O proprietário se prontificou em fechar o estabelecimento para o nosso evento particular a noite por um preço fixo compatível ,considerando comes e bebes , onde só seriam admitidos participantes com um convite específico emitidos por nós. Com o preço estipulado, dividi por 60 (alunos) e rachamos a despesa (em comum acordo ). Cada qual pagaria individualmente a sua parcela , considerando que os oficiais e instrutores do nosso curso seriam nossos convidados isentos de pagamento. Todos concordaram e pediram que caso quisessem convidar amigos “extra curso” , estes pagariam uma parcela semelhante a que nós pagávamos. Me pareceu justa a reivindicação. Como organizador e após ouvir o “colegiado “ aceitei e fui providenciar  a emissão dos convites a serem distribuídos aos pagantes , para garantir a reserva do local, pagando antecipadamente ao proprietário  do estabelecimento “ A CÔRTE “. Eu teria uma semana para organizar tudo , convidando oficialmente, oficiais e instrutores do CENIPA.

Fui procurar o Coronel  Chefe do CENIPA para saber se poderia usar a gráfica do estabelecimento para imprimir os convites. Ele pediu os dados do data\hora e local que ele mesmo iria providenciar. Fiquei tranquilo.

No final daquele dia, um soldado me entregou uma caixa contendo centenas de cartões convites numerados, profissionalmente produzidos e editados. Passei a entregar os cartões convites, mediante pagamento daqueles que estavam patrocinando o evento. A notícia vazou para o prédio do Ministério da Marinha ao lado. Comecei a receber pedido de aquisição de convites de todas as “ instituições brasilienses “. O evento começou a dar lucro e fiquei assustado. A comemoração estava começando a sofrer um “disparo de rotação “. Não era justo ganhar dinheiro como ” promotor de eventos”. Consultei o colegiado e decidimos renegociar o valor do evento com o proprietário da CÔRTE.

Ficou acertado que ,pelo valor do lucro que havia , o “comes e bebes” seriam “ TOTALMENTE FREE “ , até o valor já pago pelo “lucro” , enquanto houvesse consumidores.

Resumindo a estória ... Foi um dos maiores eventos sociais da história do Gilberto Salomão de Brasília em 1984 .  A comemoração  “Dia do Aviador” promovida pelos alunos do CENIPA, causou engarrafamento e ficou famosa.


Nem tudo foram flores naquele ano . Perdemos um dos 9 LYNX SAH-11 para NETUNO , que arrancou um deles de cima do convés da Fragata Niterói , por meio de uma onda desproporcional em meio a uma tempestade noturna no traves do Cabo de Santa Marta, quando a aeronave se preparava para decolar em busca de tripulantes de uma embarcação chinesa que havia naufragado. Os nossos 3 tripulantes que foram lançados ao mar revolto , conseguiram sair da aeronave submersa e foram resgatados pela Fragata , com danos leves. O LYNX 3020 foi para o reino de NETUNO


O tempo passou . Em 1986 fui mandado para a França fazer parte do GFRHF, onde além de receber 17 aeronaves francesas, eu avaliei o AS 366 N ( DAUPHIN NAVAL) da Aerospatiale francesa, que concorria contra o SUPER LYNX da Westland inglesa na concorrência para substituir os antigos LYNX SAH -11 problemáticos . Reprovei os DAUPHINs e virei “persona non grata” na fabricante francesa  . Dois anos depois voltei ao Brasil para a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (órgão técnico). Em 1990 fui transferido para São Pedro D’Aldeia ,para ser encarregado da formação dos pilotos da Marinha e do Exército (que estava recriando a sua Aviação ). Voltei a voar no “meu “ Esquadrão HA-1. . Renovei minha qualificação de

COA (Comandante Operativo) de SAH -11 Lynx, embarcando  nas Fragatas e por vezes dando instrução de voos por instrumento ou fazendo papel de “checador de cartão IFR “. Os problemas do motor do LYNX continuavam após um período de evoluções técnicas.

Num destes voos de requalificação de voo por instrumentos, regressávamos de Salvador , acompanhados por outro Lynx. A pernada de Vitória para São Pedro da Aldeia estava sendo executada no período noturno . Cumprindo a rotação de pilotos nas funções de cabine, o nosso Lynx estava sendo conduzido (1P) pelo Capitão de Fragata Cyrino (que havia recém passado o comando do Esquadrão). Co pilotando (2P) estava atento o Primeiro Tenente Paulo Ricardo (recém embarcado após brilhante formatura no Curso de Aviação para oficiais) ...e este Pirata Alado na posição central do banco de passageiros , atento ao painel iluminado do Lynx. Estávamos sobrevoando Macaé na fase final de aproximação para nossa Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia . Comecei a perceber uma variação no som do rotor principal. Me pareceu que algo estranho estava ocorrendo . Me fixei nos instrumentos  e percebi que a rotação do rotor principal começou a aumentar . Fiquei alerta , até que iniciou um disparo. Os indicadores de torques de cada motor  se descasaram  e um deles caiu a ZERO ( primeira indicação de PERDA de MOTOR !... ). O procedimento seria apagar o motor com torque “zerado” cortando o envio de combustível evitando incêndio no motor . Certo ? ... só que não !



O motor que está “disparado “ carrega toda indicação de torque , zerando esta indicação para o motor que está normal. Se for cortado o fluxo de combustível do motor que indica torque zero (mas na verdade é o que está funcionando normal)... ele apaga e aumenta o disparo do rotor principal e o caos é estabelecido levando ao descontrole do LYNX . Os três pilotos a bordo , reconheceram a tempo a real emergência e cada um , inclusive o Pirata passageiro, que assumiu uma função controlando as manetes do fluxo de combustível.

Declaramos emergência e solicitamos pouso corrido na pista em Macaé. O aeroporto rapidamente se mobilizou para o pouso em emergência . O Lynx foi manobrado com sutileza pelo Cyrino enquanto o Paulo Ricardo cumpria os procedimentos de fonia cumprindo o check list apropriado para a situação , enquanto este Pirata controlava a manete de equalização dos dois motores que estavam com rotações defasadas. Quando nos alinhavamos a pista balizada pelas luzes.....Bummm!.... “BLACK OUT”.....em todo aeroporto de Macaé....,.

O farol de busca do Lynx foi acionado ....iluminando a pista alinhada na nossa frente onde os caminhões de bombeiros e ambulâncias já nos aguardavam.

 Pousamos em segurança com um Lynx pilotado a “6 mãos”, em meio a todo aparado de segurança de Macaé .

Cortamos os motores aliviados . Nos cumprimentamos pela eficiência do trabalho em grupo padrão HA-1.

Entre aqueles que se aproximaram do LYNX pousado um deles leu meu nome fixado no “courinho do macacão de voo”  e me perguntou :

- Você é aquele BARREIRA da festa do Aviador no Gilberto Salomão anos atrás ?

- Sou ! respondi surpreso .

- Sou o Coronel Chefe do CENIPA daquela época . Agora sou o Administrador aqui do Aeroporto de Macaé. Aquela festa foi o máximo. Benvindo a bordo , em segurança, à Macaé . Disse o Coronel da Reserva da FAB , colocando-se a nossa disposição para qualquer providência.

Esse foi o primeiro “disparo de rotação” ocorrido num Lynx SAH-11 . Depois , outros ocorreram sem maiores problemas . As outras tripulações já sabiam como agir nesta difícil identificação do “real problema “. Esta é a filosofia aprendida naquelas semanas de Curso de Segurança de Aviação proporcionada pelo CENIPA .... em Brasília , acessível à todos Aviadores...civis ou militares...

 By Pirata Alado

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS :


Aos meus amigos (também Piratas Alados ).

Comandante  Wagner (Babi) e Comandante Fleury por terem sido meus colegas de curso do CENIPA e companheiros de organização , do evento de comemoração do Dia dos Aviadores , no Gilberto Salomão. Em 1984.


Ao meu grande amigo Pirata Alado

 Lince Supremo , Almirante Paulo Ricardo , fiel escudeiro e companheiro de cabine no evento do primeiro "disparo de rotação do Lynx SAH-11". Foi ele que me lembrou dos fatos ocorridos naquela cabine , como testemunha ocular, auditiva  e ... presencial (além de ter sido o encarregado de providenciar os reparos necessários e o retorno em voo do nosso LYNX ... para "casa". 


Ao Esquadrão HA-1 da Marinha do Brasil e a TODOS os LINCES veteranos (ou não ) que contribuíram para "existência " do .... Pirata Alado 



Ao CENIPA

Pelos ensinamentos ministrados, que "anonimamente " salvam muitas vidas.


Minha saudosa lembrança ao meu grande amigo,  Pirata Alado Lince  Escolano , um dos sobreviventes da tripulação do Lynx 3020 arrancado do convés da Fragata Niterói , que depois nos deixou precocemente e voou para a "Alpha Crucis "



meu sincero 

NAMASTÊ

à todos

🙏

FELIZ DIA DO AVIADOR

( "NAVAL" incluso )





 

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Pirata... Corsários e Villegagnon

 



Amigos da pirataria alada....meu cordial olá

Depois de uma caminhada meditativa após a leitura do livro “Piratas do Brasil” (presente de aniversário da minha filhota ) , meditando sobre a minha “ignorância “ anterior a leitura, resolvi fazer este post “didático” sobre o assunto . Para tanto fui aprimorar meus conhecimentos na internet.

Para que todos saibam a diferença entre Corsário e Pirata  :



É importante fazer a distinção entre corsário e pirata. Os piratas agiam ilegalmente em tempo de guerra ou de paz, sem qualquer regra, sem pertencer a reis ou a qualquer governo. Ao contrário, os corsários agiam de acordo com seu soberano, exclusivamente em período de conflito.

 ...ou seja... Piratas eram seres “livres” de qualquer liderança oficialmente constituída . (roubavam por conta própria (tipo ,,,”anarquistas”) já os Corsários eram paus mandados roubando em nome de seus nobres “soberanos " que dominavam Reinos e Impérios Europeus (tipo ...”políticos”). Os dois , Piratas ou Corsários , tinham em comum o fato de , além de roubarem , necessariamente serem “ bons marinheiros “!

Dito isso, passemos a ver , o que é dito na internet sobre a Ilha de Villegagnon :

 






O almirante francês Nicolas Durand de Villegagnon era de Provins, Seine-et-Marne, na França e nasceu em 1510, vindo a falecer em Beauvais-en-Gâtinais em nove de janeiro de 1571. Ele foi um diplomata e cavaleiro da Ordem de Malta que ganhou notoriedade pela fundação de uma colônia de exploração francesa no litoral brasileiro, a Ilha de Villegagnon.


Localizada no interior da baía de Guanabara, a Ilha de Villegagnon fica na capital do Rio de Janeiro. Os indígenas a haviam dado o nome de Ilha de Sergipe, já os portugueses deram-lhe o nome de Ilha das Palmeiras. Seu nome atual deriva da época em que os franceses exploraram a região. O almirante francês Nicolas Durand de Villegagnon chegou na ilha em 1555 e construiu o Forte Coligny. Nesta época os descobridores franceses tentavam estabelecer a França Antártica no Brasil.

Este tipo de invasão ocorreu no período colonial, mas não foram apenas os franceses que tentaram cravar sua bandeira em território tupiniquim, diversas incursões estrangeiras de ingleses e holandeses também fizeram suas tentativas e, em muitos casos, obtiveram êxito, como nas invasões holandesas no nordeste brasileiro.



Durante a ocupação da Ilha de Villegagnon, calvinistas e colonos protestantes realizaram o primeiro culto da Santa Ceia nas Américas. Após este episódio, Nicolas Villegagnon os participantes obrigando-os a declararem os termos de sua fé. Este episódio ficou conhecido como Confissão da Guanabara. No dia 24 de março de 2007, um marco foi inaugurado na ilha em homenagem a tais acontecimentos históricos.




Em 1560 chegaram reforços da Capitania de São Vicente. Liderados por Mem de Sá, os grupos de soldados portugueses aportaram na ilha e iniciaram um conflito com os franceses. Os lusos conseguiram destruir a fortaleza e fizeram os franceses abandonarem Villegagnon e procurarem refúgio junto aos Tamoios. Para selar o domínio português na região, foi celebrada uma missa portuguesa na Ilha.


Os franceses somente foram expulsos de forma efetiva em 1567, em um embate que teve a participação de Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro. Temendo novas tentativas de domínio de outras nações, a ilha foi fortificada pelos portugueses no ano de 1733. Foi o início da construção da Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegagnon, iniciada após a destruição do monte das Palmeiras.

Assim que o Brasil se tornou independente, a Ilha de Villegagnon foi transferida para a Marinha. Em 1843, o local tornou-se sede do Corpo de Imperiais Marinheiros. No século XX, precisamente do ano de 1935, a Marinha do Brasil iniciou as obras da Escola Naval, que foi inaugurada em 1938.

 https://historiadorioparatodos.com.br/timeline/1555-chegada-de-villegagnon/

De posse das definições acima , publicadas na internet por historiadores e tendo aumentando o meu próprio cabedal cultural por meio da leitura do presente da minha filhota, caminhando pelas areias que testemunharam muitos dos fatos descritos, no que foi um dia a Capitania de São Vicente/Santo Amaro, criadas em 1534 , depois que o Tratado de Tordesilhas fui implantado em  1494 (antes do descobrimento “oficial” do Brasil ), uma conclusão me assaltou (no bom sentido) : “ Os interesses de Poder e a ganância do ser humano, aliadas as “crenças religiosas “ foram o embrião do que chamamos hoje de “Sociedade Brasileira”. As tripulações Corsárias eram compostas além de marinheiros , por combatentes e... religiosos (de acordo com as crenças que os “nobres” pretendiam disseminar.) Todos buscavam “valores “... dos outros !

(curiosidade sobre o " a Linha do Tratado de Tordesilhas" publicado pelo Pirata Alado , no site abaixo)
 

Os valores da época de colonizações católicas eram ,além de metais e pedras preciosas que sustentariam as disputas europeias ,as iguarias orientais . Daí a busca frenéticas pelo “caminho das Índias marítimo”, evitando os caminhos terrestres dominado pelos “mulçumanos”. Essa busca frenética impulsionou o “descobrimento oficial” de várias colônias  que já seriam de conhecimento dos antigos Vikings , considerados “pagãos “ e depois convertidos ao catolicismo após invasão da Inglaterra criando os povos de origem “Anglo Saxão”,(reconhecidamente bons marinheiros).

As terras das Américas serviriam a todos propósitos europeus. Ricas em ouro, prata , grandes extensões cultiváveis , produtoras de iguarias (açúcar )além de geograficamente, excelentes paradas logísticas em busca das rotas marítimas (sejam em sentido horário ou anti-horário em relação ao meridiano de Greenwich.

O Brasil no século XVI , como Colônia Portuguesa já chamava atenção pelas descobertas de filões de ouro  pelos “ Bandeirantes “ que saíram em busca da prata descoberta nas colônias espanholas a noroeste (o Peru , principalmente . A prata sul-americana foi importante para os espanhóis, pois as Américas produziam muito mais do que a Europa. A prata era usada para comprar mercadorias da Ásia e financiar o expansionismo do Império Espanhol. ) . Além da prata , os Bandeirantes buscavam índios que pudessem ser escravizados, barateando o custo na aquisição de escravos importados da África. O lado bom desta história é que os Bandeirantes , rompendo a “linha do Tratado de Tordesilhas “ acabaram ampliando as fronteiras da colônia portuguesa , O Brasil ! (coisa de piratas terrestres ).

Com todo esse sucesso, a colônia portuguesa além mar virou um lugar atrativo para qualquer tipo de Pirata ,  O inglês Thomas Cavendich foi um dos primeiros , seguido pelo franceses Jean François Du Clerc e René Duguay-Trouin ...muitos outros de diferentes nacionalidades andaram pisando na nossa terra até chegarmos ao nosso Nicolas Durand de Villegagnon.

Para nós , marinheiros piratas / corsários , além dos franceses Villegagnon ...Du Clerc ...Dugay Trian , há os ingleses James Lancaster e , particularmente  Lord Cochrane , de quem já comentei no post abaixo ...

https://pirataalado.blogspot.com/2021/10/piratae-o-lorde-cochrane.html

...estes históricos piratas / corsários construíram as bases que sustentam as atitudes daqueles que hoje se formam nas Escolas de Piratas de Villegagnon .... da qual eu me orgulho de ter sido formado “Profissional do Mar “ (mais conhecido como "Bacharel em Ciências Navais " ou popularmente Oficial de Marinha "). Sabemos como defender nosso território de piratas/corsários estrangeiros . Sabemos como eles agem . 










Homenagem a 

ESQUADRA de PIRATAS do BRASIL





quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Pirata... e os " japoneses "



Amigos da pirataria alada ... meu cordial こんにちは -Kon'nichiwa (olá em japonês)
Hoje , depois de uma noite mal dormida acordei com a barulheira de um caminhão velho, coletor de lixo . Assustado , corri até a janela e vi o veículo  soltando fumaça , prestando serviço a Prefeitura com seus funcionários numa correria ao lado do caminhão , pegando os sacos de lixo , deixados na madruga sobre a caçada ( já que não há lixeiras apropriadas disponibilizadas pela própria Prefeitura). A maioria dos sacos plásticos , já haviam sido abertos por moradores de rua em busca de latinhas , que renderiam alguns centavos em empresas de reciclagem. Era uma cena triste . Por algum motivo , me perguntei calado :
- Será que no Japão, a coleta de lixo é semelhante a essa aqui no Brasil ?
Por que imaginei essa comparação do Brasil com , particularmente , Japão ?  Não sei ! Talvez porque eu não conheça o Japão. Os outros de “primeiro mundo”  eu conheço e não são assim ... mas e o Japão ?  Fui pesquisar .
Na internet , Japão assim é descrito :
O Japão, país insular no Oceano Pacífico, tem cidades densas, palácios imperiais, parques nacionais montanhosos e milhares de santuários e templos. Os trens-bala Shinkansen conectam as principais ilhas: Kyushu (com as praias subtropicais de Okinawa), Honshu (onde ficam Tóquio e a sede do memorial da bomba atômica de Hiroshima) e Hokkaido (famosa como destino para a prática de esqui). Tóquio, a capital, é conhecida por seus arranha-céus e lojas e pela cultura pop. ― Google

Não falava nada sobre a coleta de lixo , e eu também não queria mais saber. O caminhão soltando fumaça já havia ido embora , deixando parte do lixo espalhado na calçada diminuindo o barulho. Tomei um cafezinho , acendi um cigarrinho e fiquei observando o mar da minha janela , num dia ensolarado e pensando nos imigrantes que trocaram o Japão , pelo Brasil , em tempos mais difíceis por lá.

Me lembrei do meu relacionamento com alguns descendentes destes imigrantes e suas famílias.

Meu primeiro contato com os japoneses  foi  , quando ainda criança, com a família Kanayma, chegada ao Brasil em 1953, imigrantes do pós Segunda Guerra. Eles eram agricultores vizinhos do sítio do meu pai em Pilar do Sul , e produziam uvas de excelente qualidade. Na época da colheita , ofereciam ao vizinho brasileiro algumas caixas de uva , como demonstração da boa vizinhança. Meu pai aprendia muitas coisas com o Velho Kanayma , sobre agricultura além dos hábitos japoneses e acabaram se tornando amigos... e eu adorava as uvas. O tempo passou e a amizade entre os dois foi transferida para o céu. Os sítios dos dois vizinhos em Pilar do Sul , se tornaram “loteamentos “ não resistindo ao “boom imobiliário” que assola o país.
Durante a minha adolescência, quando cursava o ginásio, no IEDOM (Instituto de Educação Dr Otavio Mendes ) que era um colégio estadual em São Paulo, no bairro de Santana, fiz amizade com um exótico” meio” japonês ... o Wilson Masako. Meio japonês , porque ele era "hafu", ou seja , pai japonês e mãe afro-brasileira. Assim sendo o Wilson herdou a disciplina do pai e o gingado da mãe.

Como o Wilson dominava um batuque legal , num “tamborzinho “, resolvi convencê-lo a formar uma dupla comigo , para nos apresentarmos. Ele topou , em nome , da nossa amizade . Havia um pequeno problema na nossa dupla : Eu ... não tocava nem ... “campainha de residência “,

Em 1965 , uma dupla fazia sucesso nas rádios . Leno e Lilian, cantavam “Pobre Menina “.

   https://www.youtube.com/watch?v=f7HVJfbENEw

No arranjo da música havia uma “batidinha” com um pandeiro  (daqueles sem tampa) ,,, do tipo “tcham .. tcham”. Essa seria a minha função musical na dupla , além é claro do “vocal” juntamente com o Wilson . ( a humildade não me permite falar do sucesso estrondoso da nossa apresentação 😇 ).

O tempo passou , perdi contato com meu amigo , meio japonês , mas guardo deliciosas lembranças da convivência com a família do Wilson.

Em 1970, resolvi estudar para entrar na Marinha e para tal , meu pai me matriculou no curso Almirante Werneck, em São Paulo. Nas primeiras aulas conheci um outro “meio japonês “; o Vagner Leão Taketani. Este era filho do seu Sadao Taketani  executivo da “FIAT LUX” e da dona Amélia Leão ( costureira das Damas da Elite Paulistana ).Nos tornamos amigos inseparáveis e passamos a estudar juntos , dia e noite .

A dedicação aos estudos era total , a ponto dos meus pais duvidarem da minha dedicação , uma vez que passava mais tempo na casa do Taketani ,do que na minha casa. O único momento de descanso que nos permitíamos , era no horário das novelas, pegar o GALAXI , do seu Sadao e darmos um “rolé” na rua Augusta a bordo do GALAXI , só pra descontrair. As vezes “algumas pilotas dos outros veículos” no sentido contrário da Augusta tinham seus olhares captados pelo GALAXI , cor de vinho, conduzido pela dupla “nipo -brasileira”  de garotos . Era divertido.

O concurso para o Colégio Naval chegou. As provas de Matemática, Português e História / Geografia foram programadas para três dias na “icônica” Escola Estadual Caetano de Campos”, no centro de São Paulo.

A Escola Estadual Caetano de Campos é uma escola pública estadual na cidade de São Paulo fundada no ano de 1846, inicialmente em um prédio contíguo à Catedral da Sé, a escola chegou a ser extinta duas vezes e mudou também de prédio. Em 1875 instalou-se junto à Escola de Direito do Largo São Francisco e posteriormente foi transferida para a rua da Boa Morte, permanecendo até 1894 quando foi para a Praça da República onde ficou até 1977.

O concurso  começou no Brasil inteiro , com uma quantidade muito grande de candidatos que concorriam a cerca de 150 vagas. Começaram as provas pela Matemática ( a mais exigente) no mesmo dia e horário evitando qualquer tipo de fraude. Era assim que o Brasil funcionava em 1970 sob regime democrático controlado por Presidentes Militares,  pertencentes a um dos dois partidos existentes (ARENA, da situação e MDB da oposição) , que eram eleitos de forma indireta , ou seja , pelos representantes do povo ( deputados) que eram eleitos por votação direta. Os eleitores tinham o direito de votarem , se quisessem,  nos seus representantes( semelhante ao que ocorre  até hoje na maior democracia do mundo , os Estados Unidos da América). Não eram “obrigados “ a votarem, como o “direito brasileiro” de hoje “ que obriga “, o eleitor a votar ( segundo a “Constituição Cidadã”, promulgada em  1988, pelo Presidente da República , eleito indiretamente pelo“ MDB “, partido de oposição ).

Depois de 4 horas de realização da primeira prova sobraram apenas alguns poucos candidatos. Meu amigo Taketani e eu, éramos dois desses poucos que se encontraram na calçada da Praça da República , quando o último dos candidatos , um japonês , saiu da sala e veio ao nosso encontro.

- Meu nome Stuguo Sunahara, sou de Paraná...né!  ... vamos conferir algumas questões?

Depois das apresentações e cumprimentos formais , passamos a conferir as nossas respostas , relativas as questões da prova aplicada . Depois de um longo tempo de conferência , o Taketani expos o pensamento que àquela altura era comum entre nós três :

- Uma coisa é certa ... ou nós três tiramos boas notas nessa prova eliminatória , ou ...nós três nos ferramos !!!

Nas outras provas percebemos que a quantidade de candidatos havia diminuído e as nossas conferencias após o fim da prova mostravam resultados semelhantes.

No final das provas uma coisa me parecia inquestionável : “havíamos nos tornado... bons amigos “ ( eu ... e os dois japoneses ).


A lista de aprovados foi publicada no jornal “ Estadão “ de São Paulo no final do ano . Entre os aprovados na parte teórica do concurso , constavam os nossos nomes (bem classificados). Restava o exame médico físico , além do psicotécnico. Estes seriam realizados em Angra dos Reis ( cidade de difícil acesso , em 1971, para os aprovados em São Paulo), sede do Colégio Naval. Para tanto a Marinha cedeu um ônibus do Colégio Naval, que nos transportaria de São Paulo até Angra dos Reis. Foi uma viagem histórica para todos os candidatos aprovados na teoria em São Paulo. 


Descobrimos depois que o apelido do ônibus que nos transportou era “GELEIA” ( acredito que a razão do apelido seriam as condições mecânicas do antigo e rodado  , meio rodoviário oferecido. Admiti que;...a prioridade da Marinha , eram embarcações !
 Meios de transporte terrestre...eram prioridade do Exército !).  

Partimos de São Paulo alegres com despedida de familiares orgulhosos. Seria a primeira oportunidade daqueles “adolescentes” se tornarem “homens” , num ambiente onde ouvi alguém se referir como : “ é o lugar onde o filho chora ... e a mãe não vê “.( pensamento um tanto radical ... mas não distante da realidade ).

A primeira parada (não planejada) , ainda na Dutra, foi causada por um aquecimento no radiador , que obrigou uma espera de manutenção resolvida pelo “marujo” motorista que nos acalmou : 

- Agora não vai mais ferver . Vamos começar a descer a Serra ... é só soltar na “banguela” que refresca o motor. Pra baixo... todos os Santos ajudam...garotada !!!

Ficamos tranquilos . Afinal era um cara da MARINHA . Nós estávamos tentando uma coisa difícil , que ele já tinha conseguido : entrar para a Marinha. Só fiquei meio preocupado  com as condições do freio da... GELEIA ! ... mas isso seria problema pra depois ....Começamos a descida da Serra pela estradinha cheia de curvas de mão dupla que liga Barra Mansa a Angra dos Reis. Chegamos a Lídice (na RJ-155).

 O marujo motorista parou em frente  a um “boteco “ de beira da estrada e anunciou :

- Ok garotada ! vamos fazer uma parada para resfriar os freios . Podem comer alguma coisa no boteco. Meia hora de parada ! Aproveitem para beber alguma coisa. 

Eu e o Sunahara descemos para beber um refrigerante !


Nos anos 70 havia um refrigerante chamado “CEREJINHA” . Era uma garrafinha de vidro escuro e “gordinha”, semelhante ao recipiente da cerveja mais vendida na época , a “ BRAHMA CHOPP barrigudinha” .

No boteco pouco iluminado, eu pedi uma Coca-Cola . O Sunahara pediu  ( com seu sotaque japonês) ao homem do outro lado balcão:


-Boa tarde. Por favor uma “CEREVEJINHA”.



Sem falar nada , o dono do bar trouxe as garrafinhas e nos serviu em copos simples de bar , enquanto Sunahara e eu brindamos a viagem que chegava ao fim naquele fim de tarde que já escurecia.
 Dei um belo gole na minha Coca Cola e o Sunahara no que seria a sua deliciosa CEREJINHA ... não era !!!...
Era uma cervejinha BRAHMA Chopp...de embalagem semelhante.
 Ao sentir o gosto ...meu amigo japonês se revoltou .
Depois de algum debate , sobre o “mal-entendido”...tudo se resolveu .

Chegamos à noite no Colégio Naval e fomos alojados .

No dia seguinte , iniciamos os testes . Numa das salas de aula , sentei próximo ao Sunahara.
 Num dos testes , nos era solicitado desenhar “uma mulher “. Desenhei a mulher , de forma simples e caricata com traços rápidos. Ao terminar dei uma olhada no desenho do Sunahara ! Fiquei pasmo ! A “mulher dele” ... andava numa praia , de biquíni , com cabelos esvoaçantes ...levantando a água com movimentos precisos. Fiquei preocupado ! A “mulher dele” era uma obra de arte... e a” minha mulher “ era um rascunho de criança de jardim e infância . Pensei :

- Se o nível técnico exigido para entrar pra MARINHA é esse ...acho que serei reprovado !

Não fui. Nós três amigos , Sunahara , Taketani e eu , fomos aprovados tanto no psicotécnico e nos testes físicos.

Em 1971 , a Marinha do Brasil divulgou a lista dos aprovados por classificação para iniciarem suas vidas com o número de identificação ( NIP) que nos acompanharia por toda nossa vida .



Em 1976 nos formamos  Guardas Marinha ,na Escola Naval no Rio de Janeiro fazendo parte da Turma Aspirante Conde. No ano seguinte  fizemos a viagem de instrução a bordo do Navio Escola Custódio de Mello. e nos formamos Oficiais de Marinha.
Na Marinha , passados mais de 30 anos na ativa , nos tornamos conhecidos como :

Comandante ( engenheiro naval ) SUNAHARA
Comandante (eletrônico ) TAKETANI
Comandante (aviador naval) BARREIRA 

Hoje, como Veterano Pirata Alado (metido a “blogueiro amador”), gostaria de reverenciar , tanto o Japão e sua milenar cultura , assim como toda colônia japonesa que imigrou para o Brasil  , representada pelos meus amigos brasileiros , descendentes dessa cultura oriental.
Meu carinhoso Arigatô .

Aos Kanaymas : Obrigado pela amizade e ensinamentos agrícolas ao meu Pai . ...e pelas uvas deliciosas que desfrutei.
Aos Masakos pais e ao filho, meu amigo Wilson, parceiro de dupla e colega de tempos adolescentes... seja lá por onde andam !



Aos Taketanis ... 
eterno agradecimento por terem me acolhido como , quase , um membro da família. Particularmente ao Vagner , meu irmão por opção, ... que siga em paz na  "Alpha Crucis" onde , todos os meus queridos , acredito estarem nos observando, quando nos deixam.








Aos Sunaharas... 
na pessoa do meu amigo Stuguo, ... o meu respeito, admiração e carinho por tudo.




Finalizando e comemorando  no dia 7 de setembro de 2024 , os 202 anos da Independência do Brasil , publico abaixo uma obra de arte produzida pelo Aluno Sunahara do segundo ano escolar do Colégio Naval em 1972, que reproduz o “histórico” desfile comemorativo dos 150 anos do “grito de Independência “ proferido por nosso antigo Imperador Pedro I , às margens do Ipiranga , em São Paulo.


Naquele longínquo 1972  , eu e meus amigos japoneses , desfilamos garbosamente por toda Avenida Paulista , empunhando pesados fuzis sob aplausos esfuziante de todos , representando orgulhosamente o Colégio Naval , da Marinha do Brasil !!!




Tim ... Tim ... aos "Nipos -Brasileiros "



TURMA de paulistanos que participaram da
Histórica viagem da GELEIA





quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Pirata... e o Deadpool


 Amigos da Pirataria Alada ... meu cordial ... Olá😊

Hoje num dia daqueles que seria melhor ficar na cama desfrutando da filosofia de "Morfeu "


 (Morfeu é o deus dos sonhos na mitologia grega. É filho de Hipnos, o deus do sono, e tem grandes asas que lhe permitem viajar silenciosamente pela Terra. Morfeu tem a capacidade de assumir várias formas e de ocupar os sonhos das pessoas enquanto elas dormem.) 


Sem nada de útil para fazer ao olhar pela minha janela me deparando com uma visibilidade da praia , que me exigiria caminhar em condições  totalmente IFR ( regras de voo por instrumentos) , resolvi deitar letras via internet , para me distrair e desfrutar a " sombra do meu burro ".

Ainda curtia o dia de ontem, quando fui ao cinema sozinho (a tarde) e tive gratas surpresas num dia típico de vagabundagem ostensiva. Fui assistir ao filme " Deadpool & Wolverine " .

A internet oferece uma descrição , para quem não conhece o Deadpool , nos seguintes termos :

"Wade Winston Wilson, mais conhecido pelo alter ego Deadpool, é um personagem fictício do Universo Marvel que atua geralmente como anti-herói e ocasionalmente como vilão. Ele é um mercenário canadense marcado por ser falastrão e piadista, rendendo-lhe o apelido "Mercenário Tagarela", que tem tendências violentas e possui um fator de cura que o faz sobreviver aos piores ferimentos."

Não que o Pirata se identifique "integralmente" com esse personagem , mas há algumas semelhanças que nos unem ,tipo ; sermos personagens fora dos padrões do "politicamente correto", dos dias atuais.

Assim sendo , me dediquei a uma caminhada profilática até o Shopping Praiamar de Santos . Ao chegar no Shopping a primeira boa surpresa . Havia uma exposição de veículos Volkswagen antigos. Me deparei de imediato com uma joia raríssima :

 Um Fuscão Azul Marinho (dos anos 70) , todo original !

Esta joia mecânica , foi o presente que o Pirata ganhou do pai , quando foi aprovado no concurso para ingresso no Colégio de Piratas da Enseada Batista das Neves , em Angra dos Reis. Ao vê-lo resisti para não verter lágrimas  pensando em todas Aventuras que aquela máquina me proporcionou nos primeiros , dos maravilhosos anos 70. Naquela época , o Pirata ainda não tinha idade suficiente, nem asas , mas adquiriu ... RODAS ( e liberdade para se lançar ao Mundo... tipo Pirata aprendiz )

Emocionado, resolvi subir a escada rolante para adquirir o ingresso para ver o Deadpool. 


Escolhi o melhor lugar. (havia poucos vagabundos que se dispunham ir ao cinema numa quarta feira a tarde ). Como estava adiantado resolvi desfrutar de um sorvete num Burger King ( que também me reporta a outras lembranças ). Me acomodei naquela Praça de Alimentação , vislumbrando um estabelecimento comercial a minha frente onde anos atrás ocorreu um incêndio que já reportei no link abaixo 👇 

https://pirataalado.blogspot.com/2014/08/pirata-e-o-incendio-no-shopping-praiamar.html


Mais emoções me dominaram até meu ingresso a sala cinematográfica , quase vazia, portando o fatídico "balde" de pipocas Cinemark !

depois de quase 30 minutos de propagandas variadas , o Deadpool & Wolverine começou de forma inusitada . Não comentarei sobre isso para não dar “spoiler” , não autorizado .

Há tempos não ria tanto num filme ! Nunca imaginei que um filme de Super Heróis poderia me divertir tanto. A qualidade técnica impulsionada pela tecnologia IA (Inteligência Artificial) é impressionante , propondo cenas inimaginável de outros tempos . Tudo bem que o Pirata não é o cara mais indicado para se tornar "influenciador cinéfilo " mas que o filme me divertiu ... ah , isso é verdade . ( não sei se tem a versão 3D , mas se tiver ,,, eu recomendo para aqueles que gostam de ver ...sangue espirrando da tela ... de forma divertida ), Os palavrões ( bem colocados ) , me reportaram aos meus tempos de pirataria ativa . Saí satisfeito pela minha opção escolhida , num dia de vagabundagem explicita.  O Deadpool se tornou o meu Super Herói predileto ( desbancou o Super Homem da minha infância)

Não tenho a menor intenção de me tornar "influencer cinéfilo ".... nem vendedor de carros antigos , mas que essas coisas são mais divertidas que ficar discutindo os destinos do mundo , seguindo heróis televisivos diários patrocinados por marketing de veículos elétricos e sendo bombardeado o dia inteiro pendurado nas telinhas mais conhecidas como , "celular". 

Voltei feliz pra casa caminhando pela calçada esburacada , desviando das bicicletas em sentido contrario sobre a mesma calçada (para pedestres) , tomando cuidado com uns deitados e evitando outros , pedintes moradores de rua , imaginando que se eu fosse o Deadpool daria solução pra toda essa situação....mas não sou ...sou só um Pirata Alado que paga seus impostos em dia e não vê retorno , seja lá a razão pela qual me obrigam a pagá-los. Isso sim é triste.

Como o relógio do tempo não para ... e meu tempo a cada minuto fica mais curto... acho melhor ir ao cinema ver " mentiras divertidas " do que passar o dia vendo ( e ouvido ) mentiras ... sem se divertir.

A todos que me honram com a vossa existência... meu sincero obrigado e um beijo no coração . Aos outros... só o beijo no coração.

Abraço do Pirata (cuidado com o gancho da mão esquerda )  

Ao Deadpool .... um brinde

Tim...Tim