quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Pirata... e o Deadpool


 Amigos da Pirataria Alada ... meu cordial ... Olá😊

Hoje num dia daqueles que seria melhor ficar na cama desfrutando da filosofia de "Morfeu "


 (Morfeu é o deus dos sonhos na mitologia grega. É filho de Hipnos, o deus do sono, e tem grandes asas que lhe permitem viajar silenciosamente pela Terra. Morfeu tem a capacidade de assumir várias formas e de ocupar os sonhos das pessoas enquanto elas dormem.) 


Sem nada de útil para fazer ao olhar pela minha janela me deparando com uma visibilidade da praia , que me exigiria caminhar em condições  totalmente IFR ( regras de voo por instrumentos) , resolvi deitar letras via internet , para me distrair e desfrutar a " sombra do meu burro ".

Ainda curtia o dia de ontem, quando fui ao cinema sozinho (a tarde) e tive gratas surpresas num dia típico de vagabundagem ostensiva. Fui assistir ao filme " Deadpool & Wolverine " .

A internet oferece uma descrição , para quem não conhece o Deadpool , nos seguintes termos :

"Wade Winston Wilson, mais conhecido pelo alter ego Deadpool, é um personagem fictício do Universo Marvel que atua geralmente como anti-herói e ocasionalmente como vilão. Ele é um mercenário canadense marcado por ser falastrão e piadista, rendendo-lhe o apelido "Mercenário Tagarela", que tem tendências violentas e possui um fator de cura que o faz sobreviver aos piores ferimentos."

Não que o Pirata se identifique "integralmente" com esse personagem , mas há algumas semelhanças que nos unem ,tipo ; sermos personagens fora dos padrões do "politicamente correto", dos dias atuais.

Assim sendo , me dediquei a uma caminhada profilática até o Shopping Praiamar de Santos . Ao chegar no Shopping a primeira boa surpresa . Havia uma exposição de veículos Volkswagen antigos. Me deparei de imediato com uma joia raríssima :

 Um Fuscão Azul Marinho (dos anos 70) , todo original !

Esta joia mecânica , foi o presente que o Pirata ganhou do pai , quando foi aprovado no concurso para ingresso no Colégio de Piratas da Enseada Batista das Neves , em Angra dos Reis. Ao vê-lo resisti para não verter lágrimas  pensando em todas Aventuras que aquela máquina me proporcionou nos primeiros , dos maravilhosos anos 70. Naquela época , o Pirata ainda não tinha idade suficiente, nem asas , mas adquiriu ... RODAS ( e liberdade para se lançar ao Mundo... tipo Pirata aprendiz )

Emocionado, resolvi subir a escada rolante para adquirir o ingresso para ver o Deadpool. 


Escolhi o melhor lugar. (havia poucos vagabundos que se dispunham ir ao cinema numa quarta feira a tarde ). Como estava adiantado resolvi desfrutar de um sorvete num Burger King ( que também me reporta a outras lembranças ). Me acomodei naquela Praça de Alimentação , vislumbrando um estabelecimento comercial a minha frente onde anos atrás ocorreu um incêndio que já reportei no link abaixo 👇 

https://pirataalado.blogspot.com/2014/08/pirata-e-o-incendio-no-shopping-praiamar.html


Mais emoções me dominaram até meu ingresso a sala cinematográfica , quase vazia, portando o fatídico "balde" de pipocas Cinemark !

depois de quase 30 minutos de propagandas variadas , o Deadpool & Wolverine começou de forma inusitada . Não comentarei sobre isso para não dar “spoiler” , não autorizado .

Há tempos não ria tanto num filme ! Nunca imaginei que um filme de Super Heróis poderia me divertir tanto. A qualidade técnica impulsionada pela tecnologia IA (Inteligência Artificial) é impressionante , propondo cenas inimaginável de outros tempos . Tudo bem que o Pirata não é o cara mais indicado para se tornar "influenciador cinéfilo " mas que o filme me divertiu ... ah , isso é verdade . ( não sei se tem a versão 3D , mas se tiver ,,, eu recomendo para aqueles que gostam de ver ...sangue espirrando da tela ... de forma divertida ), Os palavrões ( bem colocados ) , me reportaram aos meus tempos de pirataria ativa . Saí satisfeito pela minha opção escolhida , num dia de vagabundagem explicita.  O Deadpool se tornou o meu Super Herói predileto ( desbancou o Super Homem da minha infância)

Não tenho a menor intenção de me tornar "influencer cinéfilo ".... nem vendedor de carros antigos , mas que essas coisas são mais divertidas que ficar discutindo os destinos do mundo , seguindo heróis televisivos diários patrocinados por marketing de veículos elétricos e sendo bombardeado o dia inteiro pendurado nas telinhas mais conhecidas como , "celular". 

Voltei feliz pra casa caminhando pela calçada esburacada , desviando das bicicletas em sentido contrario sobre a mesma calçada (para pedestres) , tomando cuidado com uns deitados e evitando outros , pedintes moradores de rua , imaginando que se eu fosse o Deadpool daria solução pra toda essa situação....mas não sou ...sou só um Pirata Alado que paga seus impostos em dia e não vê retorno , seja lá a razão pela qual me obrigam a pagá-los. Isso sim é triste.

Como o relógio do tempo não para ... e meu tempo a cada minuto fica mais curto... acho melhor ir ao cinema ver " mentiras divertidas " do que passar o dia vendo ( e ouvido ) mentiras ... sem se divertir.

A todos que me honram com a vossa existência... meu sincero obrigado e um beijo no coração . Aos outros... só o beijo no coração.

Abraço do Pirata (cuidado com o gancho da mão esquerda )  

Ao Deadpool .... um brinde

Tim...Tim

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Pirata...e o Off Shore

Amigos da Pirataria Alado

Meu cordial ... Bom dia  (como convém no inicio da fase "Piloto sério comercial" ) 

Iniciando uma nova fase da vida do Pirata , fui buscar recordações fotográficas e memórias de como um Pirata de formação militar acabou se tornando um Pirata Alado na aviação executiva e por várias razões , se transformou num piloto sério na Aviação Comercial. 

Assim sendo, descobri que essa fase começou em dezembro 1984, quando em Macaé , eclodiu "a greve dos pilotos de helicópteros ", que prestavam serviços a Petrobras , na atividade hoje conhecida como  "Aviação Offshore " 


A internet define assim esta atividade :

O transporte aéreo para este tipo de serviço apresenta características peculiares, como pouso em unidades marítimas móveis – sujeitas à movimentação de ondas do mar – e em espaço restritos, entre outros quesitos. Fatores estes que exigem rigorosos procedimentos de segurança.

O filme abaixo com reportagens do Jornal Nacional da época (divulgado pelo Sindicato dos Aeronautas ) dava  " ideia ", do tamanho do problema causado na época pela "Greve dos tripulantes de Helicópteros" "

 ( no minuto 2:54 do filminho há uma "breve" alusão aos helicópteros militares que minimizaram o tamanho do problema causado a economia do país )👇

https://youtu.be/QRPqjHtxzI8 

Naquele dezembro de 1984, o país era governado pelo General Figueiredo que se preparava para executar eleições presidenciais em janeiro de 1985 ( ou seja , plena campanha eleitoral que viria a eleger de forma indireta o Senador Tancredo Neves , candidato da oposição ),

O HA-1, era o Esquadrão de helicópteros mais moderno da Marinha com as "novíssimas " aeronaves  SAH 11, de esclarecimento e ataque , que haviam em 1982 feito seu "batismo de fogo"(portando a bandeira da Grã-Bretanha) na Guerra das Malvinas , afundando algumas embarcações do nossos Hermanos argentinos , aqui pelas bandas do Atlântico Sul.

Os Piratas do HA-1, eram batizados com uma poção mágica conhecida como "Sangue do Lince" e após esta cerimônia se tornavam "Linces", e com esse perfil ... executavam suas tarefas em defesa do país. Eu era um desses Piratas Alados, sob pele de Lince.

O Esquadrão foi acionado para , junto com alguns Pumas da FAB, executarem as trocas de funcionários da Petrobras, das quinzenas nas plataformas da Bacia de Campos.( um pequeno detalhe : a greve começou no dia 13 de dezembro - dia do Marinheiro) , claramente visando tumultuar a troca de quinzena próxima do Natal ).

Lá fomos nós. Foi o meu primeiro pouso numa plataforma de petróleo " Offshore". 

 ( Sem querer ser arrogante , eu diria que perto dos pousos em Fragatas (diurno e noturno) essa nova plataforma de operação parecia como "tirar doce de criança ". Recebíamos na Base Macaé os números das plataformas a serem atendidas , Conferíamos nas cartas da "bacia" as posições geográficas , lançávamos as posições no nosso TANS ( Tactical Air Navegation System), computador de navegação dopller do Lynx (não existia GPS na época) e decolávamos . A rapidez do Lynx naquela época , garantia cumprimento das trocas com mais eficiência. Missões médicas podiam ocorrer com rapidez , diurno ou noturno ).

Numa dessas missões , ao pousar de volta em Macaé , me lembro de um dos funcionários da Petrobras ao desembarcar , se aproximou de mim depois dos rotores parados para abastecimento , e me disse :

-" Comandante , obrigado . Hoje é aniversario da minha filha e sem vocês eu não poderia estar com ela fazendo 1 ano. Por mim essa greve poderia continuar pra sempre se vocês continuassem por aqui ."

-"Parabéns para tua filha ... dá um beijo nela e diz que a Marinha deu a ela ,o pai presente no  aniversário de um ano dela ".

Foi uma experiência inesquecível pra mim aquela GREVE.


O tempo passou , e entre várias outras missões , quis o destino que em 1988 , ao voltar da França onde recebi 6 Super Pumas (AS 332 F1) e 11 Esquilos Bi (AS 155 F2) tendo testado o  Dauphin AS 366 N (da Arábia Saudita) a bordo de uma Fragata Francesa no mar, fui designado para a DAerM (Diretoria de Aeronáutica da Marinha., para exercer funções técnicas. Uma delas seria inspecionar a operação de aeronaves nas plataformas que iriam operar pela Petrobras Offshore.



Num determinado dia , recebi a ordem de comparecer ao Aeroporto Santos Dumont e encontrar um Comandante civil na sala de tráfego que me levaria a Plataforma para executar a inspeção de segurança. lá chegando ... SURPRESA ! . Não era um Comandante ... era UMA Comandante de Bell Jet Ranger de Taxi Aéreo. Nos apresentamos e partimos para o voo. A Comandante dominava perfeitamente o Bellzinho semelhante ao que eu me formei Aviador Naval em 1980 , no HI-1(Esquadrão de Instrução da Marinha). 

O dia estava perfeito para o voo. A paisagem do Rio de Janeiro é sempre linda nesses dias . Nos afastamos de terra mantendo 1000 pés e depois de alguns minutos de voo sobre o mar a ComandantA me ofereceu os comandos. Agradeci polidamente alegando que não era mais qualificado naquele modelo, pois agora exercia funções técnicas apenas de inspeção. Minha função era apenas inspecionar as atividades aéreas da Plataforma e não as funções da pilota de Taxi Aéreo que me foi colocado a disposição para transporte . Isso era função do DAC (Diretoria de Aviação Civil da FAB ) . Pousamos sem problema na Plataforma. Realizei a minha inspeção e aprovei a Plataforma . Na hora da decolagem do alto convoo , a Comandanta , não sei se querendo me impressionar , fez uma decolagem ....digamos ...um tanto "hot" para os padrões do Bellzinho mono motor sem flutuador , em cima d'água. Depois de estabilizar a 1000 pés a Comandanta , olhou pra mim sorrindo e perguntou :

-" Gostou da decolagem Comandante ? O senhor acha que eu seria aceita na Aviação da Marinha ?

- " Adorei a decolagem ! Não tenho a menor dúvida que você seria aceita na Marinha .... quando ela admitir mulheres militares em atividades operativas,  você passar no concurso para Aviação Naval e depois de um ano se formar na teoria no CIAAN (Centro de Instrução e Adestramento Aero Naval) e na parte prática de voo do HI-1. Quem sabe no futuro sejamos colegas de cabine ".

Pousamos no Santos Dumont . Agradeci o voo . Nos despedimos e nunca mais ouvi falar dela.(não me lembro do nome da Comandanta , mas pode ser que esteja voando hoje no Offshore).

Em 1994, depois de ter sido encarregado da formações de pilotos da Marinha e do Exercito, e ter sido encarregado de táticas operativas aéreas e ter contribuído para a confecção do envelope de pouso da novas Corvetas da classe Inhaúma , fui envido para Brasília para representar a Marinha no COMDABRA (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro). Era uma honra e uma oportunidade de conviver num ambiente que desfrutei como criança , já que eu havia nascido numa Base Aérea da FAB, o PASP (Parque de Aeronáutica de São Paulo) há exatos 40 anos , quando ainda meu pai era oficial daquela Força. Aproveitei estar no Planalto, próximo ao DAC (Diretoria de Aviação Civil) e tirei minha habilitação de PP ( Piloto Privado). Essa era a única qualificação possível para um piloto militar na ativa (independente de sua experiência de voo). Foi um período maravilhoso no Planalto . Consegui ajudar na Aproximação das autoridades de ambas Forças (FAB e Marinha) que andavam meio "estremecidas" desde 1941 quando a FAB foi criada levando pilotos e aviões da Marinha, por ordem do Presidente Getúlio Vargas.


 Essa aproximação ajudou a arrefecer os ânimos entre as duas quando em 1998 , a Marinha anunciou que havia comprado aviões do Kuwait (sobra da Guerra do Iraque) e passaria a opera-los a bordo do Navio Aeródromo Minas Gerais , a revelia da Lei (coisa de Piratas). O Presidente a época político (Fernando Henrique) e Comandante das Forças Armadas, botou "panos quentes" e em 1999 criou o Ministério da Defesa , retirando o Poder de "Ministérios" das 3 Forças Armadas. (sábios esses políticos ).

No ano 2000 , tendo completado meus 30 anos de Marinha resolvi ganhar dinheiro na vida privada com a experiência Offshores que a Marinha tinha me oferecido . Primeiro passo : apresentar  minhas fichas de voo (da Marinha e da Aérospatiale ) ao DAC para ter a minha habilitação civil para trabalhar. O DAC atualizou minha carteira de PP para PLAH ( Piloto de Linhas Aéreas - Helicóptero). Pronto.


Agora estava pronto para ganhar dinheiro e para procurar emprego. Não precisei, porque logo apareceu um "maluco cheio de grana" que me desfiou a operar um pequeno helicóptero a bordo de um pequeno iate rápido pela costa brasileira. 

Aceitei o desafio . A grana era boa , e deu certo.  Nos 10 anos seguintes a operação evoluiu . O helicóptero cresceu . Os Iates se multiplicaram e cresceram . A costa brasileira ficou pequena. Passei a voar Offshores e operar em iates por todo mundo e diversos países. A grana honesta paga cresceu na mesma proporção.

Em 2005 a ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) foi criada, sob as ordem do Presidente Lula , diminuindo o Poder de fiscalização da FAB , sobre a aviação civil, dando Poder aos políticos , hoje subordinada ao Ministério de Portos e Aeroportos.

Depois disso continuei renovando minha licença de PLA-H , passando todos os anos por avalições de vários "pilotos inspetores da ANAC".


Nesta atividade adquiri experiências das mais variadas voando pelo mundo alguns tipos de aeronaves (visuais VFR e instrumento IFR ) como piloto executivo , na "aviação privada" (não comercial ).

Em 2010, cansado de ficar longe de casa por muito tempo , resolvi deitar o "burro na sombra" e curtir minha neta. Senti falta de voar nessa sombra do burro, até que o Offshore me fez uma proposta irrecusável:

"Voar 15 dias ,por mês, transportando funcionários da Petrobrás para plataformas de petróleo,  por todo o Brasil e depois 15 dias em casa curtindo a família,  com salário de mercado para atividade ."

Não tive dúvidas e abracei a atividade , me tornando um " Piloto Sério de Offshore" na atividade  aérea comercial " cheia de regras e fiscalizações. Me adaptei cumprindo tudo que me exigiam até começar a perceber na atividade " comercial " quem manda é  o " dinheiro " ! Assim sendo , regras e fiscalizações tomam um rumo apoiadas em interesses muito ... " políticos / financeiros ".


Comecei a não gostar do que tentavam me transformar..." motorista de helicóptero " de um voo chato e sem emoção ( muitas vezes carentes de compromisso com as reais necessidades do país).

A história política do Brasil não deixa dúvidas de como eu estava certo. Fui demitido em 2015 (ano politicamente complicado ). numa quinzena de Natal. Recebi todos meus direitos corretamente pagos . Dinheiro nunca foi prioridade pra mim ( desapegado ... voltei para a sobra fresca com meu burro ). Já atividade aérea comercial de offshore ( totalmente apegada), parece que se reorganizou , cresceu e hoje mantem a atividade petrolífera brasileira em alto padrão

Hoje ...a história mostra que muita coisa devia ser corrigida ... e , acredito que foi . 

 A mim restaram , além de experiência na atividade comercial,  muitas boas lembranças e alguns amigos, assim como algumas más lembranças e muitos críticos. 

A minha vida de Pirata Alado , sempre foi assim....militar , executiva ou comercial .

Voar foi feito para os pássaros...mas os humanos não se conformam com isso ...kkk

Vida longa para o Offshores !!!

Ass:

  PIRATA ALADO

(em pele de LINCE)




Hoje , 23 de agosto de 2024, dia que 
Aviação Naval do Brasil 
comemora 108 anos.

Dizem por aí que a " Red Bull " te dá ASAS.
Eu nunca tomei Red Bull e acredito que teria que beber muito desse isotônico caro
 para tentar sair do chão...e não posso afirmar que sairia voando.
No entanto sei que, estudando muito , sem eu ter gasto nenhum tostão, a

MARINHA do BRASIL

me deu a minha 

ASA



segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Pirata... e a Sandra Pujol

 Amigos da Pirataria Alada ...boa noite


Acabei de receber o texto abaixo de um dos meus " irmãos por opção"  Paulo Ferraz. ( ele sabe das coisas ... inclusive de .. Pirataria).

 Como estava aqui meio " cabisbundo e sorumbático" , fui pesquisar a Sandra Pujol...( autora do texto). Não consegui identificar exatamente quem seria ( com certeza ) . Assim sendo , resolvi " piratear" o texto dela ...e publicar. 

Aproveitem da sabedoria dela . O Pirata ... recomenda (como terapia escrita...para aqueles mais ... vividos). 


O comentário de *Sandra Pujol*:

Se observamos com cuidado, podemos detectar a aparição de uma nova faixa social que não existia antes: pessoas que hoje têm entre sessenta e oitenta anos.

A esse grupo, pertence uma geração que expulsou da terminologia a palavra envelhecer, porque simplesmente não tem em seus planos atuais a possibilidade de fazê-lo.

É uma verdadeira novidade demográfica, semelhante ao surgimento  da adolescência; na época, que também era uma nova faixa social, que surgiu em meados do século XX para dar identidade a uma massa de crianças desabrochando, em corpos adultos, que não sabiam, até então, para onde ir ou como se vestir.

Este novo grupo humano, que hoje tem cerca de sessenta, setenta ou oitenta anos, levou uma vida razoavelmente satisfatória.

São homens e mulheres independentes que trabalharam durante muito tempo e conseguiram mudar o significado sombrio que tanta literatura latino-americana deu por décadas ao conceito de trabalho.

Longe dos tristes escritórios, muitos deles procuraram e encontraram, há muito tempo, a atividade que mais gostavam e na qual ganham a vida.

Supostamente é por isso que eles se sentem plenos; alguns nem sonham em se aposentar.

Aqueles que já se aposentaram desfrutam plenamente de seus dias, sem medo do ócio ou solidão, crescem internamente. 

Eles desfrutam do tempo livre,  porque depois de anos de trabalho, criação dos filhos, carências, esforços e eventos fortuitos, vale bem a pena contemplar o mar, a serra e o céu.

Mas algumas coisas já sabemos que, por exemplo, não são pessoas paradas no tempo; pessoas de sessenta, setenta ou oitenta, homens e mulheres, operam o computador como se tivessem feito isso durante toda a vida.

Eles escrevem e veem os filhos que estão longe e até esquecem o antigo telefone para entrar em contato com seus amigos para os quais escrevem e-mails ou mandam whatsapps.

Hoje, pessoas de 60, 70 ou 80 anos, como é seu costume, estão lançando uma idade que AINDA NÃO TEM NOME. 

Antes, os que tinham essa idade, eram velhos e hoje não são mais... 

Hoje, estão física e intelectualmente plenos, lembram-se da sua juventude , mas sem nostalgia, porque a juventude também é cheia de quedas e nostalgias e eles bem sabem disso.

Hoje, as pessoas de 60, 70 e 80 anos celebram o Sol (☀️) todas as manhãs e sorriem para si mesmas com muita frequência... 

Elas fazem planos para suas próprias vidas, não com as vidas dos demais.

Talvez, por algum motivo secreto que apenas os do século XXI conheçam e saberão, a juventude é carregada internamente.

A diferença entre uma criança e um adulto é, simplesmente, o preço de seus brinquedos.


Nota: 

Por favor, não guarde, passe adiante.

Sei que você  tem uma juventude acumulada, não importa se são 60s, 70s, 80s ou mais...


*A VIDA É PRA QUEM SABE VIVER!!!*

Obrigado "SANTA"....(como nos tratamos , Piratas Denfensores  e ...este ...Pirata Alado )


BEIJUNDA !!!


Um Beijo respeitoso para a Sandra Pujol ......😘