Amigos da pirataria alada meu cordial...
Voce, por acaso, sabe quem traçou a Linha do famoso Tratado
de Tordesilhas ,assinado em junho de 1494 entre os ( poderosos na época)Reinos de
Portugal e Espanha, onde de comum acordo aceitavam que as terras descobertas aquém da linha a 370 léguas a oeste de Cabo Verde.....pertenceriam a Portugal e alem, a Espanha?? Não?...eu também
não sabia , mas voce vai saber ...
É por causa deste Tratado que hoje nós, brasileiros, falamos
português e os nossos “hermanitos cucarachos sul e centro americanos “ falam
espanhol. A culpa disso foi do cara que traçou a linha e separou a América ...portanto desfrute desse momento cultural da pirataria
alada...
Paracuru
.................... é uma cidadezinha agradável com uma orla recortada por belas praias com alguns barzinhos normalmente tocados por pescadores e frequentado por turistas nacionais e estrangeiros atraídos pela beleza das praias, assim como por surfistas e kite surfistas atraídos pelas ondas e ventos fortes constantes.
.................... é uma cidadezinha agradável com uma orla recortada por belas praias com alguns barzinhos normalmente tocados por pescadores e frequentado por turistas nacionais e estrangeiros atraídos pela beleza das praias, assim como por surfistas e kite surfistas atraídos pelas ondas e ventos fortes constantes.
Enquanto meu sério amigo piloto de off shore cumpre suas
funções profissionais , a bordo do seu “ovo alado” entre plataformas de
petróleo e a base da Petrobras , eu desfruto a adoração solar local afagado pela brisa
marinha curtindo um Tom Clancy e me refrescando com uma Bud geladíssima. E foi
nessa dura atividade nordestina que me surpreendi com a chegada de meu outro
grande amigo ,o Comandante Barreira , aquele milicão carrancudo ,Aviador Naval
da reserva da Marinha.
Após os efusivos e fraternos cumprimentos ofereci um
tradicional brinde a moda dos “linces” do bravo HA 1 que meu amigo comandou nos
idos de 1998.Ele apareceu por aqui sozinho porque sua bela Maria do Carmo foi
passar o Natal com familiares em Minas Gerais e acabou aceitando um convite, do
nosso amigo piloto sério de offshore que para variar estaria trabalhando, para
curtirmos um Natal nordestino .Entre um papo e outro reparei que ele estava vestindo uma camiseta
que fazia referencia a Operação Tordesilhas 1994 a bordo da Fragata
Constituição.
A camiseta me chamou a atenção por dois motivos: O primeiro, por fazer referencia a Fragata Constituição. Foi nela que meu bom amigo
Comandante Barreira me apresentou a Sereia
Alada numa das festas a bordo há
muitos anos...mas isso é uma outra história. O outro detalhe da camiseta do meu
amigo milicão retirado foi o fato da camiseta fazer referência a 1994 , ou seja 21 anos atrás o que me levou a considerar a idade da camiseta e ainda em bom
estado de conservação (novinha em folha).Por esse motivo brinquei com meu
amigo:
-” Pô comandante essa camiseta foi tirada do fundo do
baú...heim !!”
Meu amigo com um certo ar de orgulho e olhar distante
respondeu:
- “É verdade Pirata...tirei do fundo do baú de gratas
recordações que me são caras... essa camiseta está sendo usada pela primeira
vez em 21 anos”
Diante da minha admiração ,ele sem perguntar nada, começou a
contar a seguinte história :
-“ Em 1994 eu era um jovem e garboso Capitão de Corveta,
Comandante de SAH 11 Lynx do Primeiro
Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque, o HA 1,quando
recebemos ( eu e o Tenente Bitencourt , meu copila na época ) a missão de embarcar na Fragata Constituição
que navegava com destino a Tenerife, arquipélago espanhol ao largo da costa
africana no Oceano Atlântico. Lá aportaríamos no porto da Ilha de Las Palmas
para nos reunirmos a Fragata Sacadura Cabral e Corveta Oliveira e Carmo , portuguesas ,e as Fragatas Infanta
Cristina e Infanta Helena , espanholas , para constituirmos um Grupo Tarefa
para um exercício Naval em comemoração aos 500 anos do Tratado de Tordesilhas.
O exercício Naval
consistia em atravessar o Atlântico em formatura aproveitando para estreitar os
laços históricos de amizade que unem os três países , além de aprimorar nossas táticas navais.
Chegaríamos no dia.22 de junho., data da assinatura do Tratado de Tordesilhas num ponto
da, fatídica, 370 léguas a oeste de Cabo Verde ....onde encontraríamos com outro Grupo Tarefa
constituído pelos navios venezuelanos , argentinos e uruguaios onde
formaríamos duas colunas , uma comanda
pelos navios português seguido pela Fragata brasileira, a leste do paralelo e
outra coluna comandada por uma das fragatas espanhola , seguida por venezuelanos
, argentinos e uruguaios a oeste do paralelo. Nesse momento seria executada a
cerimônia de comemoração dos 500 anos de assinatura do Tratado que seria registrado por vários jornalistas dos vários países participantes.
A cerimônia entre outras atividades consistia na demarcação física da linha do Tratado no mar , uma vez que segundo o historiador que estava a bordo , naquela época (1494), oficialmente ainda não existiam terras naquela parte do planeta e assim , a linha era apenas imaginária.
A cerimônia começou . Navios formados em colunas, cada qual no seu lado do paralelo. Jornalistas prontos com suas potentes maquinas fotográficas para registrarem o momento histórico , e foi nesse momento que recebi a ordem para decolar e cumprir a minha missão.
O Lynx da Fragata Constituição era o único helicóptero a
bordo do Grupo Tarefa Tordesilhas e assim recebeu a missão de decolar e a baixa
altitude (voando a 50 pés em baixa velocidade ) voar entre as duas colunas de
navios e sobre, exatamente, a linha do paralelo ......despejar continuamente um
filete de produto colorido que servia de marcador de mar para
salvatagem....marcando assim , fisicamente, a LINHA do TRATADO de TORDESILHAS,
500 anos após sua assinatura. Cumprimos fielmente a missão atribuída, sob
aplausos e gritos de” viva” ,de todas as tripulações formadas além das varias
autoridades civis convidadas, ao som de salvas de tiros festivos dos canhões de
cada navio. Esse feito finalmente ficou registrado no dia seguinte em jornais
de todos os países envolvidos com o tratado, eternizando assim o fato histórico
:
Quem traçou a LINHA do TRATADO
de TORDESILHAS foi a tripulação do Lynx brasileiro comandado pelo Capitão de Corveta Barreira, da Aviação Naval do Brasil em 1994”
Ao encerrar a história, meu amigo milicão estava com olhos
marejados ( e eu , pirata amigo...orgulhoso).O silencio do momento foi quebrado
pelo brinde oferecido pelo nosso amigo Jose Barreira, piloto sério de offshore
, que havia chegado depois dos seus voos e veio se juntar a nós
"- Ao tratado de Tordesilhas que permitiu que o Pelé fosse
brasileiro...e que o Maradona fosse argentino”
-“ Saude !!! TIM...
tim”
Brindamos em uníssono !
"- Ao nosso amigo milicão comandante Barreira que permitiu que
fossemos ... brasileiros...kkk!”
TIM....TIM !!
Esse foi o Natal em Paracuru onde os tres personagens alados curtiram suas histórias na solidão familiar imposta pela atividade exercida dignamente pelo meu amigo , piloto sério de offshore
Tudo teria sido mais um belo encontro se não fosse a surpresa preparada pela empresa de Taxi Aéreo de Offshore ao meu sério amigo José Barreira que recebeu um papel que dizia :
" Pelo presente o notificamos que não mais serão utilizados os seus serviços pela nossa empresa !"
Assim terminou o ano de 2015...Que venha 2016...uma página foi virada...nessa grande Aventura da Vida...que só termina quando acaba...
A todos nascidos a leste da linha do Tratado de Tordesilhas...um ótimo 2016 .!!!
Ao Offshore...desejo que os próximos anos sejam de mais profissionalismo e menos hipocrisia ...
Um forte abraço .. do Pirata
TIM....TIM !!
Esse foi o Natal em Paracuru onde os tres personagens alados curtiram suas histórias na solidão familiar imposta pela atividade exercida dignamente pelo meu amigo , piloto sério de offshore
Tudo teria sido mais um belo encontro se não fosse a surpresa preparada pela empresa de Taxi Aéreo de Offshore ao meu sério amigo José Barreira que recebeu um papel que dizia :
" Pelo presente o notificamos que não mais serão utilizados os seus serviços pela nossa empresa !"
Assim terminou o ano de 2015...Que venha 2016...uma página foi virada...nessa grande Aventura da Vida...que só termina quando acaba...
A todos nascidos a leste da linha do Tratado de Tordesilhas...um ótimo 2016 .!!!
Ao Offshore...desejo que os próximos anos sejam de mais profissionalismo e menos hipocrisia ...
Um forte abraço .. do Pirata
Aos meus bons amigos da OMNI desejo um forte abraço já que não foi me dada a oportunidade de me despedir. Para mim os últimos 5 anos foram de aprendizados numa atividade , até então desconhecida (a Tal de Off shore).Confesso que aprendi muita coisa que pretendo não colocar em prática daqui pra frente no entanto serviram para entender como funciona a atividade aérea comercial. Aprendi que nessa atividade o dinheiro fala mais alto que qualquer coisa...o que no meu conceito ... é muito ..triste! Assim sendo me permito publicar aqui um conceito para meditação :
ResponderExcluir" A qualidade de vida de um homem não é medida pela quantidade de bens que ele adquire ao longo de sua vida profissional ... e sim pela quantidade de histórias que ele tem para contar "
Assim sendo um grade beijo na bunda dos meus amigos e um pé na bunda dos inimigos!
VIVA a PIRATARIA ALADA !!
Saudoso Pirata! Sentimos falta das suas aventuras e histórias... mesmo que os dias de pirataria alada tenham chegado ao fim, como você mesmo diz, a aventura da VIDA continua!
ResponderExcluirbjs!
Boa tarde amigos.
ResponderExcluirMeu nome é Jorge Martinho, sou de Portugal e permitam-me uma pequena correção. Eu participei nessa Missão da Reconstituição do Tratado de Tordesilhas em 1994 a bordo da Fragata Portuguesa Comandante Sacadura Cabral juntamente com uma Corveta Oliveira e Carmo. Eu era Cabo Radiotelegrafista. Partimos de Lisboa ejuntamente com as Corvetas espanholas Infanta Cristina e Infanta Helena. Em Las Palmas a Fragata Constituição ficou atracada de braço dado com a nossa Fragata Comandante Sacadura Cabral. Fizemos bons amigos e a Missão foi um sucesso. É sempre bom passados estes anos todos encontrar um pouco por acaso colegas de Missão do nosso país irmão. Bem Hajam. Abraço. Jorge Martinho. 73...
Prezado Jorge Martinho. Em primeiro lugar muito obrigado pela honra que me concedeu comentando neste blog dando uma declaração que empresta credibilidade a essa antiga história. Em segundo lugar peço de publico as minhas mais sinceras desculpas pela falha dessa já idosa memória. Eu cheguei a Operar algumas vezes com a brava Vasco da Gama e talvez tenha sido traido , atribuindo a ela essa Operação Tordesilhas. Realmente voce tem toda razão. Para a Contituição assim como para todos nós brasileiros foi , alem de uma honra , um imenso prazer operar militarmente e historicamente com nossos irmãos portugueses a bordo das bravíssimas " Sacadura Cabral e Oliveira e Carmo". Muito obrigado pela correção e pelas boas lembrança. Um forte abraço a todos amigos marinheiros portuguese.
ExcluirFraternamente
Pirata Alado
Por dever de justiça , em respeito a realidade dos fatos , farei a correção no texto deste post . Mais uma vez peço desculpas pelas citações errôneas. Na época que escrevi a história não me preocupei com a correção dos detalhes , no entanto, hoje , reconheço que palavras ditas , são levadas pelo no vento, já as escritas, se tornam eternas e merecem mais respeito.
ResponderExcluirMais uma vez obrigado Jorge Martinho pela sua observação.
Forte abraço