Amigos da Pirataria Alada...Hai
A temporada Borneo estava
começando em Kota Kinabalu , na parte da Malásia . Portanto achei interessante
saber o que a internet diz sobre o pais :
Malasia na Internet : O país é
multiétnico e multicultural, o que desempenha um grande papel na política. A
constituição declara o islamismo como a religião oficial, ao mesmo tempo em que
protege a liberdade de religião. A Malásia é uma monarquia eletiva
constitucional federal e seu sistema de governo é muito semelhante ao modelo do
Sistema Westminster. Seu sistema legal é baseado na common law. O chefe de
Estado é o rei, conhecido como o Yang di-Pertuan Agong (Líder Supremo). Ele é
um monarca eleito entre os governantes hereditários dos nove estados malaios a
cada cinco anos. O chefe de governo é o primeiro-ministro.
Desde a independência, a Malásia teve um dos melhores registros econômicos na Ásia, com uma economia crescendo em média 6,5% ao ano. A economia tem sido tradicionalmente alimentada por seus recursos naturais, mas está em expansão nos setores de ciência, turismo, comércio e turismo médico. Hoje, a Malásia tem uma economia de mercado recém-industrializada, ficando em terceiro lugar no Sudeste Asiático e sendo a 29.ª maior economia no mundo. É membro fundador da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), da Cúpula do Leste Asiático e da Organização para a Cooperação Islâmica, e tornou-se membro da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, da Comunidade de Nações e do Movimento Não Alinhado.
A primeira opção técnica seria um deslocamento em voo até
Cingapura para executar a inspeção na Airbus local. Essa opção foi logo
descartada devido a autonomia do SeaBaboon. Cruzar cerca 800 milhas náuticas
sobre o mar era inviável mesmo havendo algumas ilhas intermediarias .
Restou a alternativa local ..., mas onde?
Deveria ser um local homologado pela Airbus para manutenção
de AS-350B2 e ao mesmo tempo homologado pelo DCA (Department of Civil Aviation) de Bermuda (matrícula do SeaBaboon).
Por que a matricula do SeaBaboon é de Bermudas ?
Bermudas na Internet
As ilhas Bermudas, em inglês chamadas Bermuda (no singular),
são um território britânico ultramarino membro da comunidade do Caribe
localizadas no Oceano Atlântico, constituídas por uma ilha principal e um
conjunto de pequenas ilhas separadas por estreitos canais, hoje ligadas por
pontes rodoviárias. O território mais próximo é a costa leste dos Estados
Unidos da América, mais especificamente o Cabo Hatteras, e por esse motivo (e
também porque as ilhas fazem parte da Placa Norte-Americana), incluem-se as Bermudas
na América do Norte. Trata-se de uma das ilhas que se situa sobre a cordilheira
submarina Dorsal Mesoatlântica.
Uma das maiores inovações da moda foi criada nas Bermudas,
se trata do calção tipo bermuda. Na época da criação da roupa, havia uma lei que
proibia as mulheres de mostrar as pernas, então elas usavam shorts grandes,
abaixo do joelho, que foram batizados com o nome da ilha e hoje são usados por
homens e mulheres.
Descoberta pelo espanhol Juan Bermúdez, provavelmente entre
1503 e 1511, Bermudas é ocupada pelos britânicos em 1609, mas apenas em 1684 se
torna colônia.
A Constituição de 1968 garante ao arquipélago autonomia em
assuntos internos, mantendo sob responsabilidade metrópole as políticas externa
e de defesa.
Desde as primeiras eleições legislativas sob essa
Constituição, a maioria das cadeiras do Parlamento pertence ao Partido das
Bermudas Unidas (UBP).
Sua política é baseada na cooperação racial e na defesa do
status de território dependente do Reino Unido. A principal oposição ao UBP é o
Partido Trabalhista Progressista (PLP), constituído principalmente de negros e
cuja maior bandeira é a independência de Bermudas.
Em 1978, uma comissão britânica defende a independência do
território e uma reforma eleitoral que permita maior representação do PLP. A
maioria da população, no entanto, rejeita.
A tensão racial foi violenta na década de 1970. Bases
militares canadenses, norte-americanas e inglesas, instaladas durante a Guerra
Fria em virtude da posição estratégica do território, retiram-se entre 1993 e
1995.
Em 27 de março de 1997, Pamela F. Gordon (UBP) torna-se a
primeira mulher em Bermudas a exercer o cargo de primeira-ministra.
A Economia de Bermudas é baseada na prestação de serviços financeiros e no turismo de luxo. Bermudas possui baixas taxas de impostos sobre seu rendimento e um sistema jurídico seguro, derivado do Reino Unido, o que faz com que leve vantagem na economia global. Desfruta de uma das mais altas renda per capita do mundo, 50% maior que a dos EUA.
Em Bermudas se concentram diversas empresas de Resseguro,
que instalaram-se no país após os Ataques de 11 de setembro em 2001 e a
passagem do Furacão Katrina, em 2005, ano em que o PIB do país chegou a US$
4,857 bilhões.
O setor de turismo também é considerado o segundo mais
importante. Devido principalmente a proximidade com os EUA e seu alto padrão,
80% dos visitantes são estadunidenses.
Os setores primário e secundário têm pouca participação na
economia bermudense. A maior parte dos bens, máquinas e alimentos são
importados, e apenas 20% do seu território é destinado a agricultura.
Do meu “escritório” na varanda do
meu quarto no Sutera Resort , de posse do meu Laptop iniciei os trabalhos
respeitando a diferença de fuso horário entre Kota Kinabalu em Borneo e
Hamilton na Bermuda . Eram “apenas” de 12 horas de diferença de fuso horário.
BINGO! Era exatamente do outro lado do mundo.
Fui conhecer a Layang -Layang
operadora do único AS-350. Fiquei pasmo com as condições encontradas em 2010.
Era um fundo de quintal com algumas ferramentas, semelhante a um barracão de
beira de estrada no interior do Brasil. Me preocupei.
Fui muito bem
atendido pelos responsáveis . Expliquei a minha situação a eles.
Pausa para uma explicação para os leigos em aviação sobre a complexidade da manutenção de aeronaves (aviões e helicópteros) . Esta explicação se torna necessária para que os queridos leitores entendam o tamanho do desafio que me vi envolvido visando fazer jus ao conceito técnico mundialmente conhecido: “o meio de transporte mais seguro que existe...é a aviação !”.
A manutenção de aeronaves tem dois tipos preventivos obrigatórios :CALENDÁRICA – executada sempre que a aeronave atingir um
determinado tempo de vida ( tendo voado ou não).
HORÁRIA – executada sempre que aeronave atingir um determinado
número de horas voadas (independente do tempo de vida da aeronave).
Independente do tipo de manutenção , grande parte das peças e
equipamentos das aeronaves , tem “tempo de validade”(horário e calendário) e
são substituídos obrigatoriamente (em bom ou mal estado)
As manutenções em
geral, são controladas tanto pelos operadores e proprietários , assim como
pelos órgãos de fiscalização aérea de cada país , principalmente pelo órgão de
fiscalização do país onde a aeronave foi registrada . É esse órgão que é
responsável pela investigação em caso de acidente , juntamente com o órgão de
fiscalização aérea do país onde ocorre o acidente.
Como envolve riscos de vida humana , a bordo das aeronaves e
das pessoas em terra , as indenizações são astronômicas em caso de acidente
aéreo. Assim sendo , as Seguradoras responsáveis por essas máquinas impõe uma série
de exigências que tornam as atividades aéreas, além de extremamente seguras ...também
...caríssimas!!!
Há três tipos de operações aéreas :
MILITAR – nesta operação por razões obvias não incidem os custos da Seguradora , considerando que os riscos envolvidos são incalculáveis , tanto no caso de uma Guerra ou mesmo na paz quando utilizadas em missões de resgate ou transporte de autoridades (sabotagem e terrorismo ... por exemplo). Neste caso , o custo de manutenção é bancado pelo “contribuinte”.
PRIVADA – Esta é a operação que nos interessa particularmente. Envolve vidas humanas em menor quantidade. O tipo de risco envolvido depende do utilizador proprietário . Assim sendo as Seguradoras é que estipularão o valor e tipo de seguro , que o proprietário estiver disposto a pagar. A responsabilidade recai totalmente sobre os ombros do proprietário que é terminantemente proibido de fazer uso comercial da sua aeronave. É aí que mora o perigo ! Existem proprietários de variada consciência sobre segurança (e poder econômico), o que torna esta atividade com alto índice de acidentes aéreos. Eu tive sorte......
Explicação
dada , voltemos a Layan-Layang (de 2010) em Kota Kinabalu em Borneo.
“Ok comandante
as instalações da nossa Empresa estarão a sua disposição depois que for homologada
pelo DCA Bermuda, que o senhor vai providenciar. Nosso preço padrão para os
serviços que serão realizados na sua aeronave será de 10 mil Dollares
Americanos.”
“ Thanks for
all. See you later...have a nice day Mr Mohamed”
Foram as
únicas palavras que consegui emitir diante da situação. Era minha única opção
viável no tempo que dispunha. Voltei para o Sutera Harbour para trazer o SeaBaboon
a vida.
Encontrei o
SeaBaboon em seu "ninho" e providenciei sua remoção. Montei as pás .Fiz uma
inspeção pré voo detalhada. Ele estava em perfeito estado. Decolei da Marina
Sutera sem problemas e pousei no heliponto da Layang-Lyang , liberando a Nau
Karima para deslocamento para o“ Bintulu Port ” , a sudoeste de Kota Kinabalu.
“Preciso dois mecânicos
em Kota Kinabalu para executarem inspeção de 100 horas na semana que vem “. Pedi
resumidamente em inglês.
“Ok comandante
. Estarão aí . Faça reserva no seu hotel para os dois e nós providenciaremos as
passagens aéreas. A conta relativa será apresentada ao fim dos trabalhos
incluindo as diárias “fora de sede” dos mecânicos . Passe o número do cartão de
crédito como garantia e posteriormente o “código de segurança” por e-mail que
lhe será enviado”.
Passei o número
do cartão de crédito e código de segurança da minha Empresa, como determinado.
Problema de mecânicos resolvido. Esperei a noite se instalar em Borneo para o
dia chegar no Caribe. No horário comercial caribenho , liguei para o DCA de
Bermuda.
“Sem problemas
Comandante. Estarei aí em 3 dias para inspeção na Layang-Layang. Solicito
reserva no seu hotel e um número de cartão de crédito por garantia”.
Essas foram as
palavras finais do Arthur (inglês, inspetor do DCA Bermuda, já meu conhecido de
outras inspeções).
Mais um problema internacional estruturado para obter sucesso na minha missão profissional. Agora deveria aguardar e torcer para tudo funcionar. Aproveitei a madrugada asiática para fazer contato com o Brasil de fuso próximo ao do Caribe.
Depois de
saber que a família estava bem e que minha neta estava cada vez mais charmosa ,
“apaguei “ no meu quarto/escritório do Sutera Resort, sonhando com a minha “piratinha”
desabrochando.
Como em todo
lugar equatorial , por volta do meio-dia caiu uma chuva torrencial que me
obrigou a retornar rapidamente ao hotel.
Na semana
seguinte “meus profissionais convidados” chegaram de Bermuda e da Austrália, “bancados”
pelo número do cartão de crédito da minha Empresa, se hospedando no Sutera Resort.
Fizemos uma reunião no jantar e decidimos iniciar os trabalhos no dia seguinte.
“ Comandante ,
você tem certeza de que deseja que eu homologue esta oficina ?”
Era o Mr
Arthur , inspetor da DCA Bermuda, questionando as condições técnicas da Layang-Layang.”
“ Eu desejo ...
e “ preciso “ que o senhor homologue esta Empresa. A garantia de segurança dos
serviços executados serão fornecidas pela Airbus Australia por meio de seus mecânicos
com a supervisão do meu amigo e fiel escudeiro Humberto, mecânico permanente do
SeaBaboon , formado pela Marinha do Brasil “.
Respondi
recebendo a cópia do certificado de homologação da Layang-Layang de Kota
Kinabalu da Malasia, em papel timbrado do DCA (Department of Civil Aviation) de
Bermuda, para executar manutenção primaria de AS-350 .
Naquela noite,
Humberto e eu nos oferecemos um jantar comemorativo digno de profissionais , saudosos
das famílias , mas orgulhosos do trabalho bem executado. Brindamos e fomos para
os nossos quartos cansados.
No meu quarto
liguei para o patrão:
“Chefe...Karima
abastecido com 30 horas de QAV (querosene
de aviação ) no tanque para o SeaBaboon pronto
com 100 horas de disponibilidade pra voo. Podemos iniciar as operações”.
O patrão
estava feliz e eu comecei a meditar:
Diz o ditado
popular que “ o dinheiro não traz a felicidade “. Pode ser , mas que “o número
de um cartão de crédito com uma senha de segurança dando respaldo a um polpudo crédito
nele contido”, pode facilitar o acesso a felicidade .... ah , isso eu não tenho
dúvida !
Senti saudade da minha netinha recém-nascida. Como ela lidaria com a vida para ser feliz? O tempo diria... era só esperar.
No dia seguinte
decolei para um voo total de quase 3 horas de Kota Kinabalu para Bintulu Port, fazendo escala para abastecer em Brunei (fiquei
receoso, vai qui... resolvem me destruir que nem iam fazer com a minha bagagem
no aeroporto!) . Abasteci e pousei sem problema, no Karima atracado.
As Operações Aero-Matimas Karima / SeaBaboon ,em Borneo iriam "efetivamente" começar em "Turtle Island".
Muito simples(!!!) essa "pequena tarefa": procurar um hangar para fazer a manutenção no SeaBaboon num local próximo ao fim do mundo, providenciar homologação por um órgão do outro lado do planeta, e importar mecs da Austrália! Tudo prontinho pra pegar!! Fora o inglês macarrônico (sobre isso vc ainda não nos contou)! Mas sem saber que era impossível, foi lá e cumpriu a missão, como um genuíno Pirata Alado! BZ!
ResponderExcluirMeu caro e fiel amigo Compa.
ExcluirTenho certeza que você entendeu perfeitamente o tamanho que foi esse desafio profissional que enfrentei (isso sem contar o meu "inglês" macarrônico).
Muito do que sei hoje pelos desafios que a manutenção nos impõe como aviadores, sigo os ensinamentos que tive de você como meu "chefe de manutenção" nos idos anos 80 no nosso "polêmico e perigoso" HA-1 daquela época.
Conto minhas recordações para compartilhar com todos aviadores (principalmente os militares) aquilo que poucos sabem sobre a "verdade" que envolve a "segurança de Aviação". A relação direta entre dinheiro X segurança. Isto é fato...mas poucos a consideram , talvez por ignorância sobre o assunto.
Obrigado por tudo.
Pra nós...militares de carreira ..." missão dada é missão cumprida" (seja lá onde for)
Forte fraterno abraço do Pirata
Caro amigo Barreira
ResponderExcluirSensacional essa segunda parte. Sua expressão "com meu inglês macarronico" me fez lembrar o "francês macarronico" que tínhamos quando chegamos a Marignane, França, na Aerospatiale. Mas nada pegava e nos comunicavam como franceses. E por falar em segurança de aviação, até hoje me lembro, também nos nossos primeiros dias de Aerospatiale, bem antes de iniciarmos os voos, sobre a "curva do homem morto". Até hoje, nunca mais esqueci.
Aguardamos a III parte. Grande abraco
Athayde
Grande Athayde de boas recordações francesas.
ExcluirFoi naquele tempo de Aerospatiale que comecei aprimorar as " aventuras internacionais" partindo praticamente do "zero" para o " macarronico " no inglês e no francês .Foi uma grande conquista daqueles tempos.O " portunhol" continua o mesmo...mas me permitiram uma comunicação suficiente para ter sucesso nas mais diversas ( e exóticas) situações profissionais (e particulares) que a vida me exigiu fora das nossas fronteiras.Aprendi muito pelo mundo a fora . Devo isso a MARINHA. Sou grato a ela pelo que me ensinou e proporcionou.Poucos tem o privilégio de dizer : " sou marinheiro e outra coisa não quero ser".
Forte abraço , meu amigo. A III parte virá. Aguarde
Aquela sua "aula", sentados nos nossos "bureaux", e você desenhando a curva, foram de um verdadeiro mestre.
ResponderExcluirAthayde
Boa lembrança do "bureaux".Naquela colina da Provence muitas aulas ocorreram ministradas por vários mestres.Em várias delas aprendi muito sobre os segredos eletrônicos com você, meu MESTRE eletrônico marinheiro. Obrigado por isso. Fizemos uma boa dupla ...até jogando volei dosputando a " Liga da Provence ".
Excluir" curva de homem morto" ?...jamais ....kkkk
ÓTIMA ESTÓRIA, amigo Barreira. Ficou o gostinho de "quero mais"...aguardando ansioso pela parte 3.
ResponderExcluirPrezado amigo " saudável ".
ExcluirObrigado pelo comentário elogioso sobre a "ESTORIA" baseada numa história que vivi e tento transcrever sem compromisso de precisão de datas, nomes e personagens considerando o desgaste de memória de qualquer ser ... já próximo ao tempo de validade.
Controle a ansiedade. A parte 3 vira breve. Só aguardo a liberação de espaço no " chip " desta limitada antiga memória.
Forte abraço (cuidado com o gancho na mão esquerda.
Parabéns por dar continuidade ao seu trabalho aqui na internet! te acompanho desde de 2014, na ocasião eu era fisurado pela nova Zelândia e vi uma foto sua pousando em um lindo gramado em Hulka Lodge (conheci seu trabalho no extinto Panoramio) que você seja sempre protegido enquanto voa! Abraços e fica com D-us!
ResponderExcluirPrezado leitor anônimo
ExcluirObrigado pelo seu comentário.
Fiquei honrado de saber que , de certa forma, acompanha minhas histórias desde 2014.
Este espaço é apenas uma oportunidade que encontrei na " inatividade profissional" para compartilhar minhas exóticas experiências. Se forem úteis para alguém ...sinto-me recompensado. Não há outro tipo de interesse.
Quanto ao seu interesse particular pela Nova Zelândia, posso adiantar um futuro " post" especificamente pelas temporadas que tive a oportunidade de desfrutar naquele maravilhoso país. Depois do Brasil o país dos " kiwis" foi o pais que mais voei e colhi muitas histórias.
Já publiquei um post que envolve a Nova Zelândia. " pirata ... e a Budweiser ". Se ainda não teve a oportunidade de ler ... eu recomendo.
Quanto a foto no antigo Panoramio , me recorda um dia maravilhoso no Hulka Lodge.Mais tarde terei oportunidade de falar deste dia que foi repleto de surpresas.
Muito obrigado pela suas palavras . ELE sem dúvidas estará com todos nós.( assim espero).
Forte abraço e volte sempre. Será sempre bem recebido.