Amigos da Pirataria Alada .... OláEm tempos de comemoração da marca de 10 anos e 20 mil
acessos atingidos por este Blog (segundo a estatística disponibilizada a este
blogueiro amador "Pirata Alado", pelo Google) resolvi transcrever um
artigo , do meu amigo CMG Barreira, publicado na respeitada e centenária publicação da
Marinha a RMB (Revista Marítima Brasileira) no seu Volume 142 numero 01/03 na
coluna "O LADO PITORESCO DA VIDA
NAVAL".
Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia
Aqui nascem , crescem , aprendem a voar , são treinados e batem asas todos TOP GUNs Brasileiros. que pertencem a FORÇA AERONAVAL da MARINHA do BRASIL
Assim contou a RMB :
Declaração de “OPERAÇÃO MILITAR”*
Em 1981 ocorreu em águas nordestinas uma Grande Operação
Militar , classificada como UNITAS XXII. Esta Operação envolveu 11 navios da US
Navy ( Marinha Norte Americana) , 2 navios da Marinha da Venezuela e 13 navios
da Marinha do Brasil. Era uma Operação de grande proporção, dada a situação
geoestratégica e política da época de “Guerra Fria” entre Estados Unidos e
União Soviética.
O Grupo Tarefa brasileiro foi composto de vários tipos de
navios e aeronaves , incluindo o nosso bravo e saudoso NAeL Minas Gerais e 3
das mais modernas Fragatas dos anos 80, a F40 Niterói , F42 Constituição e F44
Independência , equipadas com suas “ novíssimas “ aeronaves SAH-11 Lynx.
Os SAH-11 Lynx , na época , eram uma grande novidade bélica
operadas somente por britânicos ( fabricantes) e brasileiros ( aliados
corajosos) que aceitaram desenvolver um projeto revolucionário que reunia
grande capacidade bélica , grande potência de motores compactos e grande
velocidade/agilidade de manobras no campo de batalha. No entanto , como todo
projeto revolucionário , exigia muitas horas de testes em voo para que
adquiríssemos experiência de manutenção. Alguns problemas ocorreram acarretando
algumas emergências de perda de motor , que acabaram sendo corrigidos anos
depois , mas em 1981 o problema era , no mínimo , preocupante para nós ,
pilotos de Lynx.
Eu , completava um ano no 1° Esquadrão de Helicópteros de
Ataque Anti Submarino (HA-1), no Departamento de Manutenção. Meu amigo Russo (
CT Postarek)
** era o meu guia neste início de carreira como Aviador Naval.
Fazíamos muitos voos de manutenção testando nossos Lynx problemáticos daquele
período. Não estávamos embarcados na UNITAS XXII , exatamente para garantir uma
retaguarda da importante Operação que se desenvolvia em águas nordestinas,
quando fomos chamados pelo Comandante do Esquadrão a câmara.
“Postarek e Barreira, preparem a melhor aeronave que vocês
tiverem aí na manutenção e amanhã, no nascer do sol decolem para Salvador. Uma
de nossas aeronaves na UNITAS , acaba de pousar em emergência numa praça da
cidade com forte vibração não identificada .
A missão de vocês será : pousar no navio ao qual a aeronave
estava embarcada , entregar a aeronave para o DAE (destacamento aéreo embarcado
) , para que a Fragata continue a UNITAS completa. Depois que eles suspenderem
, descubram o que aconteceu com a aeronave pousada na praça, resolvam o
problema e tragam ela de volta !”
Eu fiquei pasmo enquanto o Russo , mais antigo, disse ao
Comandante Chrockatt*** :
“Temos um problema , não sou “COA” (Comandante Operativo da
Aeronave) da aeronave , portanto não podemos fazer este deslocamento para
Salvador”
O Comandante Chrockatt, recém assumido o
Esquadrão proveniente, da CNBE (Comissão Naval do Brasil na Europa) em Londres,
disse sem preâmbulos:
“ Eu o declaro COA , Tenente Postarek ! Cumpram essa
“IMPORTANTE” missão . Tenham um bom voo”.
Nada mais foi dito, saímos e fomos nos preparar para a
IMPORTANTE missão.
Ao nascer do sol ... o sol não nasceu. Chovia muito em São
Pedro da Aldeia. A visibilidade estava abaixo dos limites para decolagem IFR em
SBES (aeródromo da BAeNSPA
****). Mesmo assim guarnecemos a aeronave no pátio
para decolagem . O Russo nos comandos e eu de copiloto, na esperança de melhora
do tempo. A meteorologia havia me indicado que aquela capa de nuvens se
estendia até Campos dos Goitacazes e depois o tempo estava aberto. No
“briefing” discutimos o assunto e avaliamos a situação , mas dependíamos de
autorização da Torre de “Aldeia”
*****, para decolarmos. Com nosso plano de voo
aprovado chamei a Torre :
“Aldeia ... Lynx 22...com plano aprovado solicito
acionamento “.
“Lynx 22... Aldeia ...fechado ... abaixo dos mínimos ...
acionamento NÃO autorizado.”
Nos entreolhamos decepcionados.
“ Barreirão... topa declararmos OPERAÇÃO MILITAR ? ....
perguntou o Russo”
“TOPO” ... respondi imediatamente.
“ Aldeia .... Lynx 22.... declara OPERAÇÂO MILITAR
...referência OPERAÇÃO UNITAS XXII. ...Disse o Russo com autoridade na fonia.
Instalou-se um silencio sepulcral na fonia. Depois de alguns
segundos que pareceram intermináveis a Torre se manifestou:
“ Lynx 22 ... Aldeia .... vento de 060 com 25 nós...
visibilidade abaixo dos mínimos .... decolagem por conta e risco do comandante
da aeronave ... confirme nome do Comandante ... isto está sendo gravado “.
" Aldeia ... Lynx 22....Capitão Tenente Postarek , comandante
do Lynx 3022 .... ciente ... acionando.“.... foi a seca resposta do Russo.
Cumprimos o “ Check List ” , acionamos motores e rotores e
chamei Aldeia.
“ Aldeia... Lynx 22 ... decolando”.
“Lynx 22 ... Aldeia ....vento de 060 com 25 nós.... acuse quando
estabilizado .... BOM VOO ... COMANDANTE !”.
“Obrigado Aldeia “
Alguns minutos depois reportei para a Torre , enquanto o
Russo se concentrava no voo :
“ Aldeia ....Lynx 22... estabilizado 6000 pés , .... em
condições IFR... velocidade 120 nós ...estima Vitoria mais 1 hora e 45
minutos... transfere Macaé... “
“Lynx 22 ... aldeia ciente ... tenho você no radar...boa
missão”
Depois disso, tudo correu tranquilo. Ao sobrevoarmos Campos
dos Goitacazes , o céu abriu. Pousamos para abastecimento em Vitória e
Caravelas até pousarmos na Fragata Niterói, atracada no porto de Salvador e
passarmos a aeronave para o DAE a bordo, depois de 7 horas de voo.
A UNITAS XXII já estava desatracando os vários navios,
atracados em vários portos nordestinos , que faziam parte da Operação Militar
Importante , enquanto o Russo, eu e o fiel ****** nos preparávamos para ir para
a Praça Dendezeiros de Salvador encontrar o “Lynx ferido”. Praça Dendezeiros 👇
Já anoitecia na Praça Dendezeiros. O 3027 estava isolado e
guardado pela Polícia. Inspecionamos e fizemos um “giro no solo”. Tudo parecia
funcionando. Fomos para o hotel planejarmos como faríamos o “resgate” para uma
área segura para testes e reparo da “possível “ pane.
No dia seguinte iniciamos os trabalhos. Giramos no solo.
Executamos um “pairado” a baixa altitude por 10 minutos para deleite dos
transeuntes da Praça. Pedimos para a polícia isolar uma área de decolagem....
decolamos na direção do mar e voamos sobre ele até pousarmos em segurança na
Base Aérea da FAB em SBSV, aeroporto soteropolitano.
Durante uma semana voamos todos os dias cumprindo 6 horas de
voo por dia testando todos os equipamentos da aeronave, mecânicos , hidráulicos
e eletro/eletrônicos, buscando a origem da pane . Nada encontramos. O Lynx 27
não apresentou nenhum problema. Estimamos que poderia ter sido uma
interferência eletromagnética no nosso estabilizador proveniente de várias
antenas de Salvador , ou de uma das antenas do Grupo Tarefa da US Navy ou
Marinha da Venezuela (vai saber...). No final da tarde ligamos para o
Comandante Chrockatt e expusemos a situação.
“ Se vocês tem confiança na aeronave , podem regressar agora
para a Base “ ....Ele foi simples e direto.
Pegamos nossa bagagem no Hotel de Trânsito. Dispensamos o
“Acarajé “ que comeríamos naquela noite , fizemos o plano de voo e decolamos
“instrumento noturno “ para Caravelas.
O Aeródromo de Caravelas (SBCV), com suas grandes pistas em
X , próximo ao litoral Sul da Bahia, entre nada e coisa nenhuma na época, foi
construído pelos americanos durante a Segunda Guerra Mundial, como ponto de
abastecimento estratégico para o esforço de Patrulha aérea do Atlântico ,
contra submarinos alemães.
Foi um agradável voo noturno sobre o mar iluminado pela
radiante lua com céu estrelado. O Lynx 27 se comportando como um verdadeiro
Lince sem surpresas até chegarmos em Caravelas. La como é mundialmente
conhecido pelos aviadores , “reside” um CB (nuvem Cumulus Nimbos) terror da
aviação, e ele estava em casa. Quando fomos obrigados a entrar no CB cumprindo
o procedimento de aproximação IFR (regras de voo instrumento) aí sim o Lince
começou a trepidar. O Russo segurava o “bicho” como um “domador de feras”
experiente. Eu de olhos esbugalhados por trás da viseira do capacete , consegui
ver as luzes da pista em meio a uma fresta do CB , e disse ao Russo pela
fonia.:
“ To vendo a Pista”
“ Onde ?” .... ele perguntou . “ Ali”.... apontei
respondendo.
“ Estou entrando em AUTO-ROTAÇÂO********. ...Fica de olhos
nos instrumentos , me canta rotação e altitude! “ .... ele determinou com
firmeza ...e transmitiu para a rádio de Caravelas :
“ Radio Caravelas .... Marinha 3027... com pista no visual
... na final para pouso !”
Pousamos com segurança. O “domador de feras” dominou mais
uma.
Fomos recepcionados pelo Suboficial da FAB encarregado do
Aeroporto sob sua responsabilidade. Ele nos ofereceu a única Kombi da FAB que
havia , para que fossemos para a cidade distante uns 10 Kms do aeroporto numa
estrada de terra ( agora de barro em função do temporal que havia se abatido),
para o pernoite no único hotel disponível da cidade. Aceitamos e depois de
fecharmos o Lince , nos dirigimos para a Kombi com as cores da FAB , sem
bateria , sem freio e sem motorista disponível. Por incrível que possa parecer
, o trio do HA-1 conseguiu fazer Kombi pegar no tranco (e na lama) com ajuda do
Comandante do Aeródromo de Caravelas , da FAB. Finalmente chegamos ao Hotel de
Caravelas , naquela época, com divisória entre quartos muito finas de
compensado e um único banheiro coletivo que, para acessá-lo, tínhamos que
cruzar a Recepção do Hotel. Essa noite foi “histórica” e merece um livro. Como
foge ao escopo desta publicação , prefiro deixar para uma próxima oportunidade.
No dia seguinte , decolamos com tempo bom e chegamos a São
Pedro da Aldeia sem novas surpresas. Nos apresentamos ao Comandante Chrockatt:
“Missão cumprida “ .... disse o Russo.
“ Bom trabalho... a OPERAÇÂO MILITAR está sendo cumprida de
acordo com os interesses do Brasil”.
Fomos para o CPC ( Casa da Praia Clube) na Vila de Oficiais
da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia bridar mais uma missão IMPORTATE
cumprida.
O Almires******* , eterno encarregado do bar do CPC,
testemunhou quando ergui minha caneca de Lince e propus um brinde:
“Ao COA Russo...ao HA-1 , a Força Aeronaval e a Marinha do
Brasil .... saúde ....Tim ... Tim “
Roda pé de página
*OPERAÇÂO MILITAR : Declaração prevista na legislação de
“tráfego aéreo “da época , que quando “declarada” pelo Comandante de uma
aeronave militar, eximia o controlador e todos os órgãos de controle oficiais ,
da RESPONSABILIDADE de qualquer danos causados por acidente da aeronave.
O militar , comandante da aeronave , assumia toda
responsabilidade de cunho jurídico, indenizatório e de carreira por qualquer
dano causado a terceiros por sua decisão individual.
Para executar esta “declaração” , o militar tem que ter
absoluta certeza dos riscos que está assumindo em contrapartida aos interesses
que estão envolvidos . Era uma decisão muito corajosa e difícil de ser tomada
com rapidez. Daí a “raridade” de ocorrências desse tipo, historicamente.
** CMG (Ref.) Mario Cezar Postarek
*** CMG (Ref.) Herbert de Sá Jacobs Chrockatt (já falecido)
****Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia
*****termo de chamada na fonia , da Torre de SBES
******termo usado para classificar a praça mecânico que
acompanha a aeronave , fazendo parte da tripulação, (infelizmente a memória me
impediu de lembrar o nome deste importante personagem , na história)
*******Funcionário civil encarregado “histórico “ do bar do
CPC , hoje pai de 2 oficiais das Forças Armadas
********Procedimento para descida rápida com motores
desacoplados dos rotores , normalmente utilizada em emergência de mal
funcionamento de motores..
Homenagem a Confraria de todos os TOP GUNs da Marinha do Brasil
Abaixo alguns Veteranos Top Guns , que representam todos aqueles que emprestam as suas competências para um Brasil forte , respeitado em todos os mares do planeta
OBS : outras fotos serão acrescentadas a esta galeria a medida que eu as receber, portanto aguardo contribuições (de grupos veteranos , preferencialmente)
Vídeo sobre a Marinha do Brasil
REVISTA MARÍTIMA BRASILEIRA
no Instagram
Grande Pirata. Muito bom publicar mais essa historinha no blog. Muitos não a conheciam, por não terem acesso à RMB. A satisfação de dar o pronto após uma missão cumprida, não importa como, e receber em troca um sincero reconhecimento, não tem preço pra nós Piratas.
ResponderExcluirPela época, eu devia estar embarcado também nessa Unitas. Se vc e Russo ficaram a bordo, certamente eu estava numa das naus. Tenho vagas lembranças desse episódio.
A propósito, aguardo com ansiedade as historinhas daquela noite no hotel de CV, devemos rir muito. Abraços e... cuidado com o gancho!!!
Caro amigo fiel leitor , ex chefe graxeiro daquela época difícil Compa.
ExcluirCertamente você era um dos "piratas alados " nessa DRAGÃO XXII.
Meu amigo Barreira ainda "engatinhava" na "caverna dos Linces", e mirava nos ensinamentos dos "Linces Criados". Me orgulho de tudo isso daí essa publicação fazendo justiça a atitude do saudoso Comandante Chrockatt que, na minha opinião, sacrificou o prazer de voar , em benefício de tornar o HA-1 umas das referências de Aviação Naval ,,,operativamente confiável que é hoje.
Obrigado pelo seu comentário.
Quanto a noite "exótica" no hotel de Caravelas, em algum momento (apropriado) será contada, Só como "spoiler" ...imagina o Russo com seus 1,95 de altura , cruzando a recepção (cheia de velhinhos vendo televisão) , coberto apenas por uma toalha de "rosto" , em direção ao único banheiro coletivo do hotel para tomar banho , todo sujo de lama !!!...
Aguarde ... " Coming soon on this Blog "
Abraço..
Boas histórias..
ResponderExcluirTemos algumas do tempos que esse pirata não tinha asas...
Um abraço
meu caro amigo Anônimo
Excluirobrigado pela avaliação das minhas histórias. Aquelas do tempo que este pirata não tinha asas , podem ser boas ou não ....afinal ...pirata ...é pirata (com ou sem asa) kkkkk ....o importante é ter ...histórias
Forte abraço (cuidado com o gancho)