Amigos da Pirataria Alada meu cordial ...."Feliz Ano Novo "
Neste final de dezembro de 2023, após um ... delicioso Natal familiar carioca, já retornando a minha querida praia santista, tentando retomar a rotina de caminhadas meditativas , cá estou novamente "deitando letras na tela".
Hoje resolvi caminhar na praia , depois de uma noite bem dormida , após a noite anterior ter sofrido com um pesadelo onde um bando de cangurus me perseguiam (não sei por que , pois, minha relação com tais marsupiais, sempre foi respeitosa , durante minhas temporadas australianas} . Fato é que durante meu pesadelo , tentei me safar mergulhando no mar (até onde eu sei , cangurus não nadam ). Não adiantou , pois os cangurus do pesadelo continuaram me perseguindo pulando sobre a água (por incrível que possa parecer ). Em vista disso resolvi parar de sonhar e acordei assustado , interrompendo a interminável perseguição. Ufaaa... ainda bem , porque não tenho a menor ideia do que os cangurus fariam comigo se me pegassem.
Como ia dizendo , iniciando a minha jornada de caminhadas meditativas, ao sair do meu prédio , quase fui atropelado na calçada da esquina por uma senhora (acima do peso) conduzindo uma patinete elétrica de aluguel (acima da velocidade autorizada para pedestres sobre a calçada). Me desviei evitando um acidente que poderia ser “danoso” (para ambas as partes , já que a senhora demonstrou na manobra não ser habilitada no modelo de equipamento motorizado).
-“ Isso aqui não é CICLOVIA !” Gritei inconformado
-“ ... e ISSO NÀO É BICICLETA !” Gritou a senhora acima do peso de volta .
Pensei comigo : “ela está certa”, uma vez que ainda não construíram uma “PATINETOVIA”.
Segui minha , curta e arriscada , caminhada em direção à praia. Lá chegando iniciei a fase inicial da minha caminhada meditativa . Sentindo a brisa fresca marinha e a deliciosa temperatura da água do mar acariciando meus pés ,uma daquelas musiquinhas antigas “chiclete” ( do Ultraje a Rigor) dominaram minha mente entre o som suave das pequenas ondas quebrando e as conversas “paralelas” dos caminhantes praianos nesta manhã radiante sem nuvens. na minha praia predileta. A musiquinha de Roger Rocha Moreira de 1985 (quando o Brasil exigia as “Diretas Já” ) dizia assim :
Daqui do morro dá pra ver tão legal
O que acontece aí no seu litoral
Nós gostamos de tudo, nós queremos é mais
Do alto da cidade até a beira do cais
Mais do que um bom bronzeado
Nós queremos estar do seu lado
Nós 'tamo entrando sem óleo nem creme
Precisando a gente se espreme
Trazendo a farofa e a galinha
Levando também a vitrolinha
Separa um lugar nessa areia
Nós vamos chacoalhar a sua aldeia
Mistura sua laia
Ou foge da raia
Sai da tocaia
Pula na baia
Agora nós vamos invadir sua praia
Mistura sua laia
Ou foge da raia
Sai da tocaia
Pula na baia
Agora nós vamos invadir sua praia
Sua praia
Agora se você vai se incomodar
Então é melhor se mudar
Não adianta nem nos desprezar
(Se a gente acostumar a gente vai ficar)
A gente tá querendo variar
E a sua praia vem bem a calhar
Não precisa ficar nervoso
Pode ser que você ache gostoso
Ficar em companhia tão saudável
Pode até lhe ser bastante recomendável
A gente pode te cutucar
Não tenha medo, não vai machucar
Mistura sua laia
Ou foge da raia
Sai da tocaia
Pula na baia
Agora nós vamos invadir sua praia
Mistura sua laia
Ou foge da raia
Sai da tocaia
Pula na baia
Agora nós vamos invadir sua praia
Oh-oh
Percebi que a praia já estava com movimento acima do normal logo cedo. Ficava claro que a maioria dos frequentadores , não eram locais de Santos (mais conhecidos como “turistas”). As atitudes e vestimentas comprovavam isso. Enquanto meditava sobre o assunto , uma bola de futebol novinha correu na minha direção, na areia dura. Percebi que um garoto de uns 5 anos, corria atras dela com semblante preocupado. Num momento saudoso dos meus filhos nessa idade, segurei a bola para evitar mais correria sob sol quente do garoto preocupado.
Imediatamente entreguei a bola ao menino e reparei um pai a certa distancia , constrangido por ter chutado a bola para o filho , com intensidade superior a necessária, e ao mesmo tempo envergonhado pela atitude do filho em relação a mim .
“- ENDERSON .... pede desculpa pro TIO ! “ Ordenou o pai, com o sotaque da região do agronegócio paulista.
O garoto se abraçou com a bola (certamente presente de Natal)... virou as costas e se afastou sem dizer nada.
Continuei minha caminhada meditativa e atingi a ponte de caminhantes praianos que cruza o Canal 5. A maré estava vazante e nessa situação , o degrau de acesso a ponte fica pouco mais alto todos os dias, porque a areia é devolvida ao mar pela maré.
-“ Nossa que degrau alto. Será que o prefeito daqui não percebeu isso “. Disse a senhora muito bem maquiada para desfilar seu biquini de grife famosa , para o marido ao seu lado, que não respondeu.
Depois de ultrapassar o canal 5, reparei numa nova barraca de praia , muito bem equipada para servir coquetéis alcoólicos variados ostentando bandeiras de muitos países ,inclusive de Israel, Ucrania, Rússia e USA (países envolvidos em guerras) além de outros da moda do Oriente Médio . Me pareceu que os proprietários não estavam lá muito preocupados em tomar partido nessas desavenças internacionais. Afinal estamos no verão brasileiro, onde nossos impostos “bancam “ os custos de vários voos para retirarem das áreas de conflito os brasileiros (ou não) de dupla nacionalidade, que por opção viviam nessas áreas deflagradas.
Mais adiante , depois de várias barracas de praia , inclusive uma delas bastante animada e barulhenta , que ostentava uma única bandeira listrada com todas as cores do arco íris, além de pessoas “economicamente “ vestidas e decoradas por grandes tatuagens. Pareciam estar muito alegres e ambientadas na minha praia predileta.
Cheguei ao canal 6, meu ponto de retorno na caminhada. Agora teria o sol pelas costa naquela manhã. Isso me permitia uma visão mais apurada a distância , sem o sol diretamente nos olhos sem óculos Ray-ban ( uma raridade que me permito contrariando os especialistas oftalmológico. Pura ignorância minha ... reconheço... mas pirata é caolho por construção ).
Ao retornar foquei o olhar a distância e reparei algumas moças espaçadas ao longo do meu trajeto , todas isoladas se contorcendo . Imaginei serem adeptas de exercícios físicos de contorcionismo ou uma nova técnica de YOGA divulgada por alguma “influenciadora da moda” .
Ao me aproximar da primeira “contorcionista” , percebi que era apenas uma moça procurando o melhor ângulo para uma “self” que provaria a todos (quando compartilhada) , além de seus dotes físicos , a sua expressão de felicidade incontida de estar na linda praia . Ao me aproximar , ela me chamou ...
-“ A água dessa praia toda é limpa. Ela é escura porque estamos numa foz de rio , e a areia é mais escura misturada com a terra do rio”. Respondi apontado a entrada do canal do Porto, e completei.
-“ Se a Senhorita quer uma água mais “bonita” , você pode ir para o Guarujá , ali do outro lado do canal. Lá a água é mais “bonita” , porém mais “suja” porque está mais poluída , porque não há lá um emissário submarino que joga esgotos diretamente no mar próximo e não em correntes marítimas que os espalham em alto mar “. Respondi apontando a entrada do canal portuário e depois o píer do emissário submarino de Santos á distância na outra longínqua extremidade da praia de Santos , distante mais de 7 quilômetros.
-“Ahh...obrigado”. Foi a resposta agradecida da moça contorcionista de Self .
Continuei minha caminhada embalada pela música chiclete .... “ Nós vamos invadir sua praia ...”
Neste momento meu pensamento viajou até o maior Desembarque Anfíbio na Normandia , durante a Segunda Guerra Mundial, conhecido como “Dia D” ou “Operação Overlord”.
Diz a história que a famosa operação “Dia D” foi um desembarque anfíbio na costa francesa ocupada pelos nazistas inimigos, realizada pelos aliados liderados USA , junto a Ingleses e Canadenses. Foi uma verdadeira carnificina que reverteu os rumos da Segunda Guerra. A Operação Anfíbia exige um perfeito PPM (Processo de Planejamento Militar ) , para que obtenha sucesso devido a complexidade e diversidade de elementos , envolvida.
A minha caminhada progredia , em meio a uma grande quantidade (e diversidade) de seres humanos aproveitando seus momentos de lazer e festas, de final de ano. Infelizmente , para os “locais” , essa diversidade e atitudes sazonais, incomodam. Mudam completamente a tranquilidade costumeira da minha praia predileta , na maior parte do ano.
Associei aquela movimentação a uma Operação Anfíbia de desembarque numa praia defendida, tal qual o Dia D. Batizei minha situação momentânea de “Invasão do ano A” .
As diferenças entre as operações , eram claras. Na Normandia foi anfíbia , partindo do mar . Já na do ano A, foi aero terrestre apoiada por carros , motos, ônibus e outros veículos , inclusive helicópteros de alguns invasores abastados , partindo principalmente do interior do Brasil . Assim sendo foi uma invasão perpetrada por Forças Aliadas , sem uso da força ( fato que dificulta a “defesa” do território ).
Continuando minha caminhada meditativa, evitando as felizes crianças que desfrutavam as pequenas ondas que quebravam delicadamente na área de caminhada além das bolas de frescobol não rebatidas pelos aprendizes do esporte , lutava mentalmente entre as várias LAs (Linhas de Ação ) de defesa, propostas pelo meu “brainstorm solitário. Todas LAs foram derrotadas pelo teste de AEA (Aceitabilidade, Exequibilidade e Adequabilidade) do meu PPM particular.
Quando atingi a fase final da minha caminhada meditativa, optei por mergulhar no mar para refrescar as ideias. Funcionou !
A musiquinha chiclete que permanecia me embalando mentalmente...aumentou o som na estrofe:
...... Agora se você vai se incomodar
Então é melhor se mudar
Não adianta nem nos desprezar
(Se a gente acostumar a gente vai ficar)
A gente tá querendo variar
E a sua praia vem bem a calhar
Não precisa ficar nervoso.... Agora nós vamos invadir sua praia....
A água estava deliciosa e fria na parte mais funda . Depois de algumas braçadas , interrompi o exercício e fiquei boiando de barriga pra cima isolado , distante da areia . Fechei os olhos curtindo o sol na cara e pensei : “ que delícia ... sou privilegiado .... a minha praia estará aqui por todos os dias da minha vida . Deixa os “invasores “ aproveitarem um pouco .... afinal a “Invasão do ano A”....acontece todos os anos só por poucos Dias Ds ... e é executada por Força Amiga....aliada.
Ouvi um apito distante....abri os olhos e percebi que era o Guarda Vidas do alto da sua cadeira de observação gesticulando autoritário para que eu voltasse para areia, preocupado com meu distanciamento , em função da corrente marítima. Ele está certo . Não sabe que ali estava meditando um “Pirata local”. Voltei nadando e me desculpei com o Guarda Vidas cumprindo sua função.
Feliz Ano Novo pra todos... e Benvindos a minha praia. Aproveitem a *Invasão do ano A"
em segurança.
Eu estava te procurando naquela noite só prá tomar umas e desejar um Feliz Ano Novo...
(mensagem que recebi do meu amigo Sunahara ,,, direto da Austrália )
VC e suas caminhadas com reflexões!!!
ResponderExcluirE bem generoso, em aceitar invasores anuais de datas festivas!!!
Maravilha!!!
Bos entradas de Ano Não vo!!
Abraços!
Amigo Petras
ExcluirInvasões de Força Amiga , são aceitas de acordo com as Relações Internacionais.(não é generosidade)....já Invasão por parte de "amigos"... é prazer... não generosidade.
de qualquer forma ... que 2024 seja melhor pra todos. Precisamos disso (sem muita discussão).
Boas entradas ... ( e saídas)
Abraços
Grande Amigo Pirata Alado, muitas caminhadas e reflexões, o que importa é estamos curtindo a vida - FELIZ ANO NOVO, um 2024 pleno de realizações e com muita saúde
ResponderExcluirForte abraço 🤗
GALVÃO
Grade Pirata Amigo (ou vice versa) Galvão.
ExcluirMeu caríssimo seguidor. Você está certíssimo. O que importa é que estamos curtindo a vida.
Que assim continue por muitos anos mais ( inclusive o próximo ).
Forte abraço ... meu amigo
Grande Lince
ResponderExcluirAchei muito interessante a analogia. Nos tempos de CN e EN os meios de transporte e principalmente a infraestrutura não permitiam esses "desembarques". Infelizmente nos dias de hoje a "Normandia" é diária nas praias do Rio. Nem sempre "forças amigas".
Abs e Feliz ano novo com muitas caminhadas e muita saúde. Obs: use óculos.
Caro Pirata Alado Lince Ipanema Planaltino amigo
ExcluirComo sempre seus comentários são benvindos e "corretos".
Que os próximos anos sejam felizes pra todos nós ... com ou sem óculos..
Grande abraço ... com gancho ou sem gancho , amigo Pirata
Grande amigo M. Barreira
ResponderExcluirE assim você encerra 2023 com mais um Alegre e reflexivo texto. Demonstrou que na EN fostes um bom aluno de História Naval, citando a Operação Overlord e que na EGN não dormisse nas aulas de PPM. Obrigado mais uma vez pelas belas "estórias" narradas nesse ano que ora finda. E que em 2024, ano das Olimpíadas na nossa conhecida cidade -luz, Paris, você nos bri de com mais delas.
A você e toda sua família um Feliz 2024.
"Je vous embrasse, et bonnes fêres de fin d'anée"
Athayde
Grande Amigo Pirate Tatá de France
ExcluirMais uma vez obrigado pelo comentário. Nós, frequentadores da "rede de Ensino Naval " aprendemos sobre tudo. As matérias ministradas não incentivavam o sono. Aprendemos muito sobre ... a vida em geral ...afinal , Pirata , tem que ser "eclético".
Paris... está logo ali. Vamos matar saudades esportivas ano que vem ( principalmente porque "nós dois" mostramos para eles como se joga vôlei durante nossa estadia na Provence) ... kkkk
Feliz todos próximos anos ....que cada qual seja melhor que os outros
"Heureuse nouvelle anné, mon ami"
Oi sogro, continue com suas meditações, pois suas reflexões cotidianas são muito oportunas. Foi ótimo tê-los conosco neste Natal. Que 2024 seja repleto de alegrias e momentos especiais. Abraços, Raquel.
ResponderExcluirMinha Querida Nora Predileta Raquel.
ExcluirObrigado por tudo (particularmente por este ultimo Natal familiar)
Que o próximo ano seja mais alegre que e com mais momentos especiais.
Beijo do Pirata
Como sempre vc arrasou...Sereia
ResponderExcluirMinha querida Sereia,
ExcluirVocê exagerou no seu comentário ...(você é suspeita),
Tenho que me desculpar publicamente por chamar Santos de "minha" praia. Na verdade, ela é "nossa". Você é que me enfeitiçou com seu canto ...e compartilhou a "sua" praia com este Pirata errante. (e eu gostei ... e fiquei...chamando de minha... mas na verdade... é " NOSSA ").
Agora.... a palavra "nós"...já se tornou sinônimo do "eu" ... deste velho Pirata.
Não tem mais retorno ....Você conhece algum Pirata que não tenha sido "enfeitiçado" por uma Sereia ?..... Eu (ops ... nós) não conhecemos !!!
Beijo carinhoso do SEU Pirata ( só precisa tomar cuidado com o gancho as vezes .... mas você sabe disso , né ? )
Mais um texto leve, mas de reflexão profunda, caro Lince Líder, ops…, Pirata Alado!
ResponderExcluirQue venha 2024 nos trazendo boas notícias, muitas risadas e bons momentos e mais textos inspirados como este!
Feliz 2024!
Meu caríssimo Pirata Alado (Anônimo) PLI...meu amigo que atravessa portais ( segundo nossa amiga Pamela).
ExcluirObrigado pelo comentário neste espaço literário piratesco.
Que 2024 ... e todos seguintes nos tragam boas noticias , muitas risadas e , principalmente , bons momentos ( a pirataria alada e todos precisam disso ).
Quanto aos textos inspirados , eles vem dependendo da brisa marinha que sopra na praia....espero que continue soprando por um bom tempo .
forte abraço meu amigo Lince Supremo
Grande amigo Barreira. Como de costume, suas reflexões (estórias) são ótimas. Que em 2024 continuemos nossas caminhadas, curtindo a vida, cada um da forma que mais gostar. Forte abraço.
ResponderExcluirGrande Pirata Alado Delfinho , meu amigo de longa data. Companheiro certo de horas natalinas francesas incertas. kkkk
ExcluirBom tê-lo a bordo novamente. As "estórias reflexivas" ...se são ótimas , a culpa não é minha.... e sim dos personagens reais , que as inspiram. Transmitirei a eles , o seu cumprimento.
Forte abraço meu amigo. Curta 2024 como melhor lhe convier. Nos veremos por aí pelos " mares" da vida
Grande Pirata Alado Guru. Excelente meditação que me fez caminhar (mentalmente) pela praia de Santos, coisa que fiz algumas vezes naquelas diversas viagens ".....EX" a bordo daquelas Naus de Guerra voando as verdadeiras Máquinas de Guerra. Parabéns pela descrição das meditações, não deixa nada a desejar para a tecnologia de realidade virtual. Forte abraço.
ResponderExcluirAo meu querido amigo " Anônimo " (que me classifica de GURU).
ExcluirObrigado pelo comentário elogioso e saudoso dos bons tempos das "...EX" , seja a bordo navegando ou voando nas "Máquinas de Guerra " , ferramentas da PAZ , que todos nós Piratas (alados ou não)desejamos. Assim cumprimos nosso dever patriótico. ...
Que bom que a realidade "real" dos nossos tempos não deve nada para a realidade "virtual"., dos novos tempos.
Tenha, você e família , muitos excelentes novos anos .... meu amigo.
( da próxima ... se identifica pra me ajudar kkkk).
Grande abraço (cuidado com o gancho)
Desculpe-me por não ter me.identificado. Sou o Carneiro.
ResponderExcluirMeu principal Escudeiro e fiel amigo de tantas "...EX".... e tantas outras situações.
ExcluirEu que peço desculpas por não ter identificado pelas palavras carinhosas a identidade do Grande Pirata Alado Lince Líder e principalmente amigo Carneiro.
Nossas vidas se cruzaram desde São Pedro até o Nau da Barra .
Obrigado por tudo ... pelas palavras na minha despedida de Comando ( fixadas na parede da "minha Caverna do Lince" particular) até seu convite para participar da formatura de "Maquinas de Guerra" com o Bravo Colibri. Acho que aquele dia me realizei como Pirata Alado . A sua generosidade como Lince Líder me autorizando, como Pirata Alado comandando um Colibri , liderar por alguns minutos, sob os céus da nossa querida Macega aquela comemorativa formatura de Super Lynx. Além de inesquecível, oficialmente irregular e histórica... pra mim (e para meu Chefe Beto de 2P ) foi "impagável". Você foi corajoso!!! Um verdadeiro Pirata Alado Lince (ou vice versa).
Transmita a Carla esse carinho e agradecimento que a Sereia e este Pirata emocionado tem pelo casal.
Forte abraço meu amigo
Forte Abraço e Feliz Ano Novo.
ResponderExcluirAnônimo Carneiro ....Feliz todos os anos
ExcluirCaro conterrâneo de Sampa, suas narrativas são realmente muito legais. Feliz 2024 para o amigo e digníssimo família.
ResponderExcluirMaurillo
Meu caro amigo conterrâneo Bandeirante Maurillão ,
ExcluirSeja muito bem-vindo a bordo deste espaço literário piratesco.
Além do prazer , é uma honra contar com os comentários do primeiro Almirante da Turma , e Engenheiro Naval do seu quilate .
Tenha você e sua família todos os próximos anos com saúde e alegrias batendo umas bolinhas no Piraquê.
Forte abraço ( Huurrra Meu...bem paulistano )
Caro Pirata. As reflexões descompromissadas de um Pirata Alado com raros pendores para a narrativa o permite traçar esse inédito, curioso e pitoresco paralelo entre a Invasão Farofeira do Ano A com o Desembarque do Dia D. Kkkkk. Só você mesmo, caro amigo de sempre, a quem aproveito para desejar um 2024 incrível e de outras ótimas reflexões. Abçs!
ResponderExcluirCompa
Meu Caríssimo seguidor Pirata Alado (ex chefe ) Compa Amigo Confrade
ExcluirMais uma vez muito obrigado pelo comentário (sempre elogioso).
O meu "incrível 2024" já começou ... com o aviso do DETRAN-SP que minha CNH vence dia 8 jan (data marcante de festejos planaltinos comemorativos da tentativa de "queda da Brastilha" ). Fiquei feliz de saber que agora , ano que comemoro 70 aninhos, a validade da CNH cai para 3 aninhos ,...ou seja ,,,diminuiu o tempo que ficarei sem ter o "prazer" de pagar a taxinha ...para comprovar que ainda sei pilotar essa máquina ...extremamente complexa que nos transporta (cada vez mais autônoma) ,,,, conhecida como "CARRO".
Caro Compa...já estou com saudade ... da puxada de "fuminho" na varanda da Confraria das terceiras quintas de cada mês (espero que assim continue neste "incrível" 2024.... ( pelo menos no número este ano já se apresenta como ... diferente !).
Fraterno abraço meu amigo
Viva 2024!!!
Caríssimo... Realmente esses cangurus noturnos são um perigo...
ResponderExcluirTambém essas invasões de aliados a regiões praianas são famosas e se repetem como as ondas do mar...
É um "fenômeno" natural..
Abraços
Querido Plinhão... Amigo Pirata ,colega da Rede de Ensino Naval.... e de algumas antigas estórias alemãs em Kiel (entre outras por aí ).
ExcluirComo bom Pirata ... você percebeu que "cangurus noturnos" são no mínimo estranhos ! Sorte que nosso colega de Rede de Ensino, Pirata Japonês Sunahara de passagem pelo Outback, encontrou com um dos meus perseguidores noturno ... e me mandou um Whatzapp (que publiquei no fim das minhas reflexões ). Tá tudo explicado !
Os "fenômenos naturais praianos " continuarão ocorrendo. ( espero que por muitos anos mais para " nós dois " comentarmos....kkkk)
Valeu meu amigo. Obrigado pelo comentário.
Fraterno abraço
Ajuste do altímetro 1020. Lince direita 5 na Gate. Reduza para 60. Sinal Charlie para 2024. Feliz Ano Novo ! Abraços na Pi.
ResponderExcluirCaro Ilcão meu amigo Pirataço
ExcluirObrigado pelo comentário.
Lince direita 5... na Gate... iniciando descida.
Lince pousado em 2024.....( e feliz da vida pelos amigos que tem) .
Que todos próximos anos sejam ótimos pra todos nós.
Forte Abraço do Pirata .
A Sereia Pi manda beijo
E bora que a praia é nossa, Josezinho!
ResponderExcluirTamo junto... Amiguinha 🤜🤛
Excluir