Amigos da pirataria alada... Meu cordial “NAMASTÊ “
A palavra tem origem na crença de que todos são essencialmente divinos, e que cabe a cada um despertar essa divindade. Na cultura iogue, a saudação acontece quando a alma de uma pessoa reconhece e presta homenagem à alma de outra.
Dito isso, essa estória começa no ano de 1984. Naquela época
o pirata que vos fala envergava o macacão de voo do HA-1 ( Primeiro Esquadrão
de Helicóptero de Esclarecimento e Ataque Anti-Submarino).O Esquadrão da
Aviação Naval da Marinha do Brasil, operava 9 aeronaves SAH-11 Lynx (as mais modernas aeronaves navais da
época). Era um projeto da Westland
inglesa que incorporava grandes inovações. Uma aeronave compacta (para pouso a
bordo de Fragatas ) rápidas com grande capacidade de armamentos ( 4 mísseis ou
2 torpedos e bombas de profundidade) e grande potência oferecida por 2 motores
a turbinas Rolls Royce GEM 2 (projetados exclusivamente para essa aeronave).
Inglaterra e Brasil foram os primeiros países a incorporarem esta novíssima
aeronave em suas Marinhas.
Como todo “ protótipo”, o novo motor GEM 2 apresentou uma série de problemas de “apagamento em voo”. O Esquadrão HA-1 criado em 1978 chegava a 1984 com vários “apagamentos de motor” com pouso monomotor seguro , em pistas ou a bordo das Fragatas no mar. Eu mesmo já havia passado por 2 experiências dessas : A primeira em 1982 , juntamente com meu guru “Russo Postarek”, embarcado na
Fragata Independência ,durante a Operação Fraterno na Argentina (pós Guerra das Malvinas ). O segundo apagamento de motor ,(com o "escudeiro Paula Pinto de copila" ) foi noturno na mesma Fragata Independência ,em 1983. O Comandante da Fragata na época (dos dois eventos) era o Capitão de Mar e Guerra Mauro Cesar (que viria anos mais tarde ser Ministro da Marinha . Na segunda vez ele comentou depois do pouso monomotor em segurança :
- Tenente Barreira , estamos ficando experientes nessa
emergência !
- É verdade Comandante , respondi.
Em 1984 fui enviado para Brasília para fazer o curso de
Segurança de Voo no CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes
Aeronáuticos ) órgão instalado no prédio do Ministério da Aeronáutica ( na
época , hoje FAB) na Esplanada dos Ministérios em Brasília.
Era outubro daquele ano, mês que a FAB no dia 23 comemora do
“ Dia do Aviador \ Dia da Força Aérea Brasileira. ( não por coincidência , data
do primeiro voo de Santos Dumont a bordo do 14 Bis nos campos de Bagatelle –
Paris ) .
O Centro Comercial Gilberto
Salomão faz parte da história de Brasília. São mais de 50 anos de estórias
entrelaçadas. Nos reinventamos sempre para acompanhar os desejos dos
brasilienses, mas o que nunca muda é a nossa relação de carinho com a cidade e
com o nosso público.
Fiz contato com o proprietário de um ambiente apropriado ( A
CÔRTE ) . O proprietário se prontificou em fechar o estabelecimento para o
nosso evento particular a noite por um preço fixo compatível ,considerando
comes e bebes , onde só seriam admitidos participantes com um convite
específico emitidos por nós. Com o preço estipulado, dividi por 60 (alunos) e
rachamos a despesa (em comum acordo ). Cada qual pagaria individualmente a sua
parcela , considerando que os oficiais e instrutores do nosso curso seriam
nossos convidados isentos de pagamento. Todos concordaram e pediram que caso
quisessem convidar amigos “extra curso” , estes pagariam uma parcela semelhante
a que nós pagávamos. Me pareceu justa a reivindicação. Como organizador e após
ouvir o “colegiado “ aceitei e fui providenciar
a emissão dos convites a serem distribuídos aos pagantes , para garantir a
reserva do local, pagando antecipadamente ao proprietário do estabelecimento “ A CÔRTE “. Eu teria uma
semana para organizar tudo , convidando oficialmente, oficiais e instrutores do
CENIPA.
No final daquele dia, um soldado me entregou uma caixa
contendo centenas de cartões convites numerados, profissionalmente produzidos e
editados. Passei a entregar os cartões convites, mediante pagamento daqueles
que estavam patrocinando o evento. A notícia vazou para o prédio do Ministério
da Marinha ao lado. Comecei a receber pedido de aquisição de convites de todas
as “ instituições brasilienses “. O evento começou a dar lucro e fiquei
assustado. A comemoração estava começando a sofrer um “disparo de rotação “.
Não era justo ganhar dinheiro como ” promotor de eventos”. Consultei o
colegiado e decidimos renegociar o valor do evento com o proprietário da CÔRTE.
Ficou acertado que ,pelo valor do lucro que havia , o “comes
e bebes” seriam “ TOTALMENTE FREE “ , até o valor já pago pelo “lucro” , enquanto
houvesse consumidores.
Resumindo a estória ... Foi um dos maiores eventos sociais da
história do Gilberto Salomão de Brasília em 1984 . A comemoração
“Dia do Aviador” promovida pelos alunos do CENIPA, causou engarrafamento
e ficou famosa.
Nem tudo foram flores naquele ano . Perdemos um dos 9 LYNX SAH-11 para NETUNO , que arrancou um deles de cima do convés da Fragata Niterói , por meio de uma onda desproporcional em meio a uma tempestade noturna no traves do Cabo de Santa Marta, quando a aeronave se preparava para decolar em busca de tripulantes de uma embarcação chinesa que havia naufragado. Os nossos 3 tripulantes que foram lançados ao mar revolto , conseguiram sair da aeronave submersa e foram resgatados pela Fragata , com danos leves. O LYNX 3020 foi para o reino de NETUNO
COA (Comandante Operativo) de SAH -11 Lynx, embarcando nas Fragatas e por vezes dando instrução de voos por instrumento ou fazendo papel de “checador de cartão IFR “. Os problemas do motor do LYNX continuavam após um período de evoluções técnicas.
Num destes voos de requalificação de voo por instrumentos,
regressávamos de Salvador , acompanhados por outro Lynx. A pernada de Vitória
para São Pedro da Aldeia estava sendo executada no período noturno . Cumprindo a
rotação de pilotos nas funções de cabine, o nosso Lynx estava sendo conduzido
(1P) pelo Capitão de Fragata Cyrino (que havia recém passado o comando do Esquadrão).
Co pilotando (2P) estava atento o Primeiro Tenente Paulo Ricardo (recém
embarcado após brilhante formatura no Curso de Aviação para oficiais) ...e este
Pirata Alado na posição central do banco de passageiros , atento ao painel
iluminado do Lynx. Estávamos sobrevoando Macaé na fase final de aproximação
para nossa Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia . Comecei a perceber uma variação
no som do rotor principal. Me pareceu que algo estranho estava ocorrendo . Me
fixei nos instrumentos e percebi que a
rotação do rotor principal começou a aumentar . Fiquei alerta , até que iniciou
um disparo. Os indicadores de torques de cada motor se descasaram e um deles caiu a ZERO ( primeira indicação de
PERDA de MOTOR !... ). O procedimento seria apagar o motor com torque “zerado”
cortando o envio de combustível evitando incêndio no motor . Certo ? ... só que
não !
O motor que está “disparado “ carrega toda indicação de torque , zerando esta indicação para o motor que está normal. Se for cortado o fluxo de combustível do motor que indica torque zero (mas na verdade é o que está funcionando normal)... ele apaga e aumenta o disparo do rotor principal e o caos é estabelecido levando ao descontrole do LYNX . Os três pilotos a bordo , reconheceram a tempo a real emergência e cada um , inclusive o Pirata passageiro, que assumiu uma função controlando as manetes do fluxo de combustível.
O farol de busca do Lynx foi acionado ....iluminando a pista
alinhada na nossa frente onde os caminhões de bombeiros e ambulâncias já nos aguardavam.
Pousamos em segurança
com um Lynx pilotado a “6 mãos”, em meio a todo aparado de segurança de Macaé .
Cortamos os motores aliviados . Nos cumprimentamos pela
eficiência do trabalho em grupo padrão HA-1.
Entre aqueles que se aproximaram do LYNX pousado um deles leu
meu nome fixado no “courinho do macacão de voo”
e me perguntou :
- Você é aquele BARREIRA da festa do Aviador no Gilberto
Salomão anos atrás ?
- Sou ! respondi surpreso .
- Sou o Coronel Chefe do CENIPA daquela época . Agora sou o Administrador
aqui do Aeroporto de Macaé. Aquela festa foi o máximo. Benvindo a bordo , em
segurança, à Macaé . Disse o Coronel da Reserva da FAB , colocando-se a nossa
disposição para qualquer providência.
Esse foi o primeiro “disparo de rotação” ocorrido num Lynx
SAH-11 . Depois , outros ocorreram sem maiores problemas . As outras
tripulações já sabiam como agir nesta difícil identificação do “real problema “.
Esta é a filosofia aprendida naquelas semanas de Curso de Segurança de Aviação
proporcionada pelo CENIPA .... em Brasília , acessível à todos Aviadores...civis
ou militares...
By Pirata Alado
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS :
Aos meus amigos (também Piratas Alados ).
Comandante Wagner (Babi) e Comandante Fleury por terem sido meus colegas de curso do CENIPA e companheiros de organização , do evento de comemoração do Dia dos Aviadores , no Gilberto Salomão. Em 1984.
Ao meu grande amigo Pirata Alado
Lince Supremo , Almirante Paulo Ricardo , fiel escudeiro e companheiro de cabine no evento do primeiro "disparo de rotação do Lynx SAH-11". Foi ele que me lembrou dos fatos ocorridos naquela cabine , como testemunha ocular, auditiva e ... presencial (além de ter sido o encarregado de providenciar os reparos necessários e o retorno em voo do nosso LYNX ... para "casa".
Ao CENIPA
Pelos ensinamentos ministrados, que "anonimamente " salvam muitas vidas.
Minha saudosa lembrança ao meu grande amigo, Pirata Alado Lince Escolano , um dos sobreviventes da tripulação do Lynx 3020 arrancado do convés da Fragata Niterói , que depois nos deixou precocemente e voou para a "Alpha Crucis "
meu sincero
NAMASTÊ
à todos
🙏
FELIZ DIA DO AVIADOR
( "NAVAL" incluso )
Amigo Barreira,
ResponderExcluirMais uma grande história.
Já estou aguardando a próxima.
Forte abraço e saudações marinheiras.
Maurillo
Maurillão
ExcluirJá posso classificá-lo como " fiel seguidor " ( além de amigo " ATACante" ).
Obrigado pelo comentário. Outras virão ... ao seu tempo.
Fraterno abraço
☠️
Mais um relato sensacional! Parabéns da Sereia
ResponderExcluirQuerida Sereia...Alada ( as vezes ).
ExcluirSeu cumprimento é sempre inspirador...( o que ajuda a me fazer dormir ...sem roncar)
Cá entre nós...e que ninguém nos ouça..: não sei como você me aguente há tanto tempo 🤔
😇
Alto padrão, Pirata Alado !!
ResponderExcluirQuerido(a) Anônimo(a)
ExcluirMuito obrigado pelo Alto padrão!
O ego do ☠️ agradece
🙏
Caro Pirata, aquela época foi inesquecível, com tantos episódios legais e outros nem tanto. Vou aproveitar o tema - disparo de rotação - e tentar ampliar o seu conceito para algumas fases por que passou o HA-1. A gente em determinadas ocasiões costuma "disparar a rotação" também, e temos de saber administrá-la, sob pena de tudo desmilinguir em volta. O HA como um todo também sofreu vários "disparos" ao longo de sua rota, e o conjunto dessas "panes" foi o ingrediente necessário para se promover correções de rumo e afinal ter alcançado o nível de excelência que o ocupa hoje no ninho dos Piratas Alados. Vida longa aos Linces!!!
ResponderExcluirSábio amigo Pirata Alado Compa...fiel seguidor.
ExcluirMuito bem associado os " disparos de rotação " da época. Alguns de motores e outros mais " humanos e diversos ".
Uma vez alguém me disse ... que : " o tempo cura tudo ". Na época não acreditei...No entanto , com tanto tempo passado...eu concordo plenamente.
O tempo já curou , além de disparos de motor ... outros disparos profissionais ...e algumas vezes ...disparos emocionais e sociais ...
Tudo é uma questão de ... TEMPO.
Valeu Compa .
Fraterno abraço.. e 🙏
( acho que vou começar a fazer Yoga 🤔 )
Seus relatos são inspiradores. Parabéns pelo dom da escrita
ResponderExcluirRosele Raposo
Muito obrigado Rosele
ExcluirComentários elogiosos me incentivam a deitar letras sobre lembranças, enquanto elas ainda me povoam
Fique bem
Respeitoso beijo do Pirata 🙏
Prezado Pirata Alado Barreira, parabéns por mais um excelente relato de fatos que tivemos a oportunidade de vivenciar e de outros que apenas ficamos sabendo, devido à boa repercussão que tiveram nos ambientes Navais.
ResponderExcluirSe não me engano, nesse seu segundo pouso monomotor, o noturno a bordo, eu tive a oportunidade de ser o seu 2P.. E o aprendizado foi de grande valia para um segundo pouso monomotor noturno a bordo, tendo como 2P o excelente Pirata Alado Ernesto.
Forte abraço e, por favor, continue nos presenteando com essas impagáveis recordações.
Complementando o comentário anterior, pois não percebi que sairia como anônimo, aqui é o PP, que foi o seu 2P no segundo pouso a bordo mono, o noturno.
ResponderExcluirAbraço
Grande amigo Pirata Alado Paula Pinto ( o PPI ). Muito bom tê-lo a bordo dessa " nave literária ".
ExcluirEm primeiro lugar..me desculpe por nao ter lembrado ( e citado ) o meu escudeiro naquele " apagamento de motor noturno na Fragata Independência . Naquela noite formamos um dupla que brilhou profissionalmente . ... Foram dias complicados e emocionantes naquela época. Agora , passados mais de 40 anos , lembramos com orgulho do resultado...O HA-1, se tornou uma referência de Aviação na Marinha.
Muito obrigado pelo comentário.
Forte abraço meu amigo 🙏
Mais uma excelente história, Pirata Alado! Além de me remeter aos bons e velhos tempos no nosso inesquecível HA-1, ainda me fez relembrar praticamente de toda uma carreira, pois também cursei no CENIPA, em duas oportunidades. Infelizmente, não tivemos um congraçamento final de curso à altura, mas também não tínhamos O Pirata Alado entre os alunos, apenas alguns discípulos, que jamais superariam o mestre.
ResponderExcluirA excelente história também me traz ao presente, já que sou um cidadão brasiliense, agora.
Em suma, mais uma memorável história que ficará na minha caixola.
Obrigado, Pirata Alado!
Esperando uma visitinha do Pirata Alado para um puro malte em nossa residência brasiliense e...... no Centro Comercial Gilberto Salomão!!
Caríssimo Pirata Alado Lince (ou vice versa)...além de fiel escudeiro e grande amigo VOUGA.
ExcluirVocê como seguidor assíduo se torna suspeito. No entanto, como amigo sempre me sentirei honrado pelas suas palavras.
Como um certo " colega aviador "...um tal de Richard Bach disse certa vez " - nada acontece por acaso. " Você como eu , " cenipado " e admirador da nossa cidade capital...conseguiu captar os vários aspectos dessa estória piratesca . Foram memórias diversas que moveram o Pirata a contá-la.
Obrigado pelo comentário. A vida continua...e Gilberto Salomão continua no mesmo lugar. Oxala qualquer hora a gente se encontre para brindarmos presencialmente.
🍻...Tim... Tim!
Fraterno abraço meu amigo
🙏
Obrigado mais uma vez pela oportunidade de ler, e reler, sobre este evento ocorrido com o senhor, onde pude recordar que estava cursando o CAAVO-90, esse mesmo que o senhor foi o Encarregado…
ResponderExcluirA demora em comentar o post cabe ao fato de gostar de ver seus posts em momentos de tranquilidade, tornando a leitura super agradável.
Uma vez mais gostaria de agradecer todos os momentos de cabine no “EC-135” da OMNI, bem como nos momentos de descanso, desfrutando de uma pizza com coca-cola…
Deus continue me propiciando essas leituras e, com isso, saber que ainda muitos posts estão por vir…
👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Meu caro amigo Marcus Vinicius e fiel escudeiro de OMNI.
ExcluirMuito obrigado pelo carinhoso comentário.
Agora... com rugas talhadas pelo tempo vivido numa atividade cheia de surpresas e aventuras de todos os tipos , ando num período "meditativo". O melhor de tudo isso foi a convivência com profissionais , por vezes colegas de profissão (irmãos por opção), e por vezes profissionais de formação muito diferente da nossa (vários estrangeiros de culturas diversas ). Essa convivência "exótica "me proporcionou muitas "es/histórias " e ...alguns amigos verdadeiros (você faz parte desses "alguns").
Me alegra saber que a minha memória (ainda ativa) , me permite contar algumas passagens , de forma divertida . Nada como uma boa pizza com coca-cola....em boa companhia depois de missões aéreas bem cumpridas tendo muitas vezes como pano de fundo praias e mares nordestinos (ou não).
Acho que ELE não tem nada contra mim...para limitar que futuros posts ... continuem sendo publicados.
Fique bem meu amigo Marcus Vinícius ... o NAVAUS .
Fraterno e saudoso abraço
👍🏻🙏🏻
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